Problemas com violao trastejando

Autor Mensagem
vtful4
Veterano
# dez/11


Então gente , ja vi vários tópicos falando sobre trastejamento no violão , porém nenhum me ajudou muito. Então , eu tenho um violão hofma hmf 250 , há mais ou menos um ano e de uns dias pra cá , algumas cordas estão trastejando solta e em algumas casas também , levei ele na loja para ajustar o tensor , há pouco tempo , mas o problema ainda permance , o que pode ser ? Será que o ajuste não foi feito ? estou muito preocupado , se ouver algo que eu possa fazer , me expliquem ,por favor

WebTiago
Veterano
# dez/11
· votar


levei ele na loja para ajustar o tensor , há pouco tempo , mas o problema ainda permance , o que pode ser ?

Já tentou levar ao um LUTHIER bom de verdade? Loja custa vender instrumentos, imagina regular.

se ouver algo que eu possa fazer
Deixe para um profissionalno assunto. Mais se quiser jogar dinheiro fora, regulando você proprio, tem videos como fazer na internet. Só procurar no google.

Abraços

Doggy
Veterano
# dez/11
· votar


Seu violão tem tensor?
Se você sentir-se confortável em fuçar nisso (o que eu recomendo aprender: sempre bom saber regular o próprio instrumento) dá uma pesquisada em como ajustar a curvatura do braço com ele, eu mesmo já ensinei isso em alguns tópicos.

Se não: Leva num luthier.

monstrona
Veterano
# dez/11
· votar


vtful4
Tu já fizestes nivelamento de trastes?

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


monstrona

Tu já fizestes nivelamento de trastes?

Nivelamento de trastes num Hofma?

Doggy

Seu violão tem tensor?

Rapaz, olha como é feio o violão do muleque (ironc mode on/)

http://www.maiamusic.com.br/victor/templates/HOFMA/HMF250/HMF-250-SNT- 01.jpg

vtful4

Os caras da "loja" não regularam corretamente o seu violão. Alías, pouco vi caras em loja entendendo de regulagens de um instrumento.

Leve a um Luthier (pronuncia-se lutiê puxando a acento da letra E pra não passar vergonha)

Não confundam o cara com coisas que não estão acontecendo com o violão dele. Numa dessa ele troco as cordas de 0.010 pra 0.12 ou 0.13. e não regulou o tensor pra isso.

Rick Rock
Veterano
# dez/11
· votar


Caso queira arriscar fazer a regulagem do tensor sozinho, segue um link onde o autor explica como fazer. Eu nunca fiz pois o meu está regulado, mas da próxima vez que trastejar ou for mudar a tensão das cordas vou tentar fazer eu mesmo.

http://acordesdeviolao.com.br/2010/02/13/regulagem-de-violao/

Abraço

vtful4
Veterano
# dez/11
· votar


Gente , agradeço muito á todos voces por estarem tirando as minhas dúvidas.

Guilherme Nau
Obrigado pelo elogio no violão kkkkkkkkkk e nivelar os trastes eu nunca fiz isso.

Então gente , antes de eu ter levado meu violão na loja ele estava com cordas 0.10 e esses problemas de trastejamento ja estavam ocorrendo , até então eu levei o violao até a loja para trocar as cordas de 0.10 para 0.11 e fazer esse ajuste no tensor, porém o violao voltou igual ou pior. Antes de ter levado até a loja eu já tinha feito o ajuste conforme as instruções do blog que o Rick Rock citou , mas nao adiantou de nada , não sei se estou fazendo algo errado. Será que isso pode ser mesmo só questão de ajuste ? E gente ,a cidade de São José dos Campos , onde eu moro , até que é uma cidade consideravelmente grande , porém ,eu conheço somente dois luthiers aqui , inclusive um eu ja levei meu violao para reparar um outro tipo de problema , mas ele cobra na faixa de uns 60 reais para fazer o ajuste do tensor e eu nao estou muito afim de pagar tudo isso para "o cara apertar um parafuso" que é o tensor , vamos dizer assim. Me dê opiniões do que pode ser , e se é mesmo preciso levar ao luthier.

WebTiago
Veterano
# dez/11
· votar


E gente ,a cidade de São José dos Campos , onde eu moro , até que é uma cidade consideravelmente grande , porém ,eu conheço somente dois luthiers aqui

Aqui na minha cidade nao tem nenhum Luthier, nunca paguei nada, nem 1 centavo, nada. Eu mesmo faço

, mas ele cobra na faixa de uns 60 reais para fazer o ajuste do tensor e eu nao estou muito afim de pagar tudo isso para "o cara apertar um parafuso" que é o tensor , vamos dizer assim.
É essa faixa de preço mesmo, pode ser o tensor sim, o problema, é se você fizer caca no violão já era, perdeu o violão que custa mais dizer 500 reais.

Agora se você pagar 60 reais, o cara nao vai fazer caca(depende da experiencia do Luthier), ai você nao perde o violao que custa 500 reais.

Rick Rock
Veterano
# dez/11
· votar


vtful4

Vou falar uma coisa que já falei em outro tópico parecido.

Apertar o "parafuso" R$ 1,00
Saber como apertar R$ 59,00

Acho que o cara está certinho em cobrar isso, pois ele tem que valorizar o trabalho dele, ele certamente se esforçou para ter essa profissão que até então é meio rara, pelo menos na minha cidade só conheço um que saiba fazer bem feito.

Abraço

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


vtful4

Amigo, faz um favor pra gente? Posta uma foto do seu violão assim:

http://i1127.photobucket.com/albums/l624/siodoni/DSC00167.jpg

Pra gente ver realmente o que tem no seu violão.

vtful4
Veterano
# dez/11
· votar


Guilherme Nau Não estou conseguindo visualizar a foto que você postou

Rick Rock
Veterano
# dez/11
· votar


Aqui ta abrindo normal a foto.

vtful4
Veterano
# dez/11
· votar


Agora abriu , vou tirar a foto , mas tenho que postar na onde ?

WebTiago
Veterano
# dez/11 · Editado por: WebTiago
· votar


Agora abriu , vou tirar a foto , mas tenho que postar na onde ?

Tira a foto com a câmera, faz upload para o seu computador. Um dos melhores sites de hospedar imagem é o ImageShack.

Acessa ai: http://imageshack.us/

vtful4
Veterano
# dez/11
· votar


Então gente, aí estão as fotos , se voces acharem que nao estão muito boas é só falar que eu tiro outras.

http://imageshack.us/photo/my-images/846/dsc00774a.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/694/dsc00773gf.jpg/

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


vtful4

Po, ta trastejando com as cordas nessa altura?

WebTiago
Veterano
# dez/11
· votar


vtful4
Po, ta trastejando com as cordas nessa altura? 2


Como?? Nessa altura?? Ai deve ter uns 2.5cm

vtful4
Veterano
# dez/11
· votar


Po, ta trastejando com as cordas nessa altura?
E tem algumas cordas que ainda trastejam soltas , a D e a A , e tipo um
"chiado" não sei se isso é trastejar , mas acho que é sim viu.

vtful4
Veterano
# dez/11
· votar


Gente, estou achando que a foto deu a impressão de que as cordas estão muito altas , porém nao estao muito , olhando pessoalmente.

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


vtful4

Então bate a foto com a câmera mais pro meio do tampo sabe? Perto do mesmo lugar, atrás do cavalete em direção ao headstock.

WebTiago
Veterano
# dez/11
· votar


Uma vez, achei que o meu violão tava trastejando, blz. Fui ver e as cordas estava muito altas, pois eu particulamente prefiro alto do que trastejando. Depois enfiei a mao na boca do violão, para ver se achava o defeito. Fui ver, era uma das "ripas" do violão que estava solta. Só foi comprar cola de madeira, e colar novamente.

Como eu tinha falado, aqui na minha cidade não tem Luthier, então tenho que fuça no violão. E sempre, mais digo sempre, acho o problema.

E como diz, somente ter boa vontade em aprender, mais isso é pessoal, pois cada um tem o seu modo.

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


WebTiago

Isso aconteceu com a minha guitarra. Mas era nas tarraxas.

Mas existem uma grande diferença de um som de traste pra o de raspa de madeira.

Fora que o trastejamento você "sente" ele acontecendo.

WebTiago
Veterano
# dez/11
· votar


Guilherme Nau
Sim, realmente sente a vibração, mais fui somente observar esse ponto, depois de um tempo, quando me tornei mais avançado. Quando deu esse problema, eu era noob, rsrs.

Mais não é que, parece o mesmo som?? Para mim parece rsrs hehe

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


WebTiago

Seilá cara. Fiz uma drenagem no ouvido e to ouvindo bastante frequências agudas.

Ouço um suspiro e isso chega a machucar os meus ouvidos hauhau

WebTiago
Veterano
# dez/11 · Editado por: WebTiago
· votar


Guilherme Nau
Ouço um suspiro e isso chega a machucar os meus ouvidos hauhau

lol, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. E o som do MSN? E outras coisas, rsrs

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


WebTiago

Imagina o som daquele apito do ônibus hehe

Rick Rock
Veterano
# dez/11 · Editado por: Rick Rock
· votar


vtful4

Cara, tem que observar se é trastejamento mesmo, se quando a corda vibra ela encosta nos trastes fazendo o ruido de trastejamento, pois como disseram acima pode ser alguma outra coisa. Pra diagnosticar você precisa observar muito bem se encosta em algum traste ao vibrar a corda.

Se você ja levou pra regular o tensor e nada adiantou, pode ser que você precise fazer o nivelamento dos trastes. Ou seja, os trastes tem que estar todos no mesmo nível, bem alinhados, porque se tiver um apenas mais alto que os outros, a corda ao vibrar vai encostar neste, gerando o ruido que tanto incomoda.

Abraço

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


Rick Rock

Difícil é ele tocar e ver se acorda realmente toca nos trastes com a experiência dele.

jonfreitas
Veterano
# dez/11
· votar


se as cordas estão baixas, faz o seguinte.
olha a altura que a corda ta no primeiro e no ultimo traste. se tiver baixa na primeira e alta na ultima seu violao pode estar empenado, e causando esse som estranho.

já peguei um violão pra ajustar que tava assim, e só fui perceber quando tava quase tacando o bixo na parede de tanta raiva. isso porque eu tinha apertado na primeira e ultima casa nao achei nada, e os trastes estavam alinhados. pior que achar problema em computador.

vtful4
Veterano
# dez/11
· votar


Pô gente muito obrigado ae , por estarem me ajudando a diagonisticar o problema e acho que o que o jonfreitas disse está fazendo bastante sentido , pois a corda está bem baixa no primeiro traste e alta no último, Caso o violao está empenado , o que deve ser feito ? Fica muito cara para arrumar ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problemas com violao trastejando