Posso tirar o verniz do violão?

Autor Mensagem
supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# abr/12
· votar


supermulti
Na minha opinião é pra resistencia do instrumento que eles fazem isso.
Por que o verniz consiste nisto ne proteger a madeira da um brilho bonito no instrumento . Por que olha ai no seu caso voce tiro e o som fico melhor e eu tbm ja passei por isso tirei e gostei.
Pra mim fazem isso por proteção ao instrumento mesmo.
Abraço


Pois aí é que está! Para proteger a madeira contra a umidade e as demais intempéries basta umas 2 camadas de verniz apenas, e não, afogar o coitado do violão em verniz como algumas fábricas fazem! É claro que o violão bem brilhante deixa ele mais bonito esteticamente falando...mas, se prejudica a sonoridade do instrumento, que vantagem tem? Isso está me cheirando a conspiração...

Abs.

VitorH
Veterano
# abr/12
· votar


É realmente tem umas marcas de violoes que parecem que eles dexam de molho uma semana no verniz.
supermulti Nem sempre atrapalha o som , pode acontecer de tirar e piorar ''/.

Isso está me cheirando a conspiração...
Acho que nao eles nao fazeriam uma coisa que prejudicasse a qualidade do instrumentos deles ..
Ah sei lá Luthiessss HELP xD
Abraço

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# abr/12
· votar


É realmente tem umas marcas de violoes que parecem que eles dexam de molho uma semana no verniz.

Eu não sei o que acontece com essas fábricas. Eles iriam economizar um dinheirão em verniz! Huahua!

Abs.

Guilherme Nau
Veterano
# abr/12
· votar


VitorH
supermulti

Os violões são envernizados pelo mesmo motivo que envernizamos nossos móveis

:)

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# abr/12
· votar


Guilherme Nau

Os violões são envernizados pelo mesmo motivo que envernizamos nossos móveis

Sim. Mas o problema é a quantidade de verniz empregada. Se você pegar um violão de luthier, perceberá que o cavalete, geralmente, fica sem verniz nenhum e que, no tampo, eles passam só um pouquinho de verniz (inclusive, dá prá ver até os veios da madeira se a gente olhar contra a luz). Se você pegar dois violões da mesma marca, porém, um envernizado e o outro com acabamento fosco, você também sentirá uma diferença na qualidade do som. E o que dizer dos violões antigos da Di Giorgio e da Del Vecchio? Quase não passavam verniz. Batendo o polegar direito no tampo desses violões, parece até que você está batendo num tambor, de tanto som! Huahuahua!

Abs.

Guilherme Nau
Veterano
# abr/12
· votar


supermulti

Deve ser algo de pressa dos caras.

Luthier tem tempo pra passar o verniz com todo cuidado.

Zakk lima
Membro
# fev/13
· votar


Brother, não dê ouvidos à esse pessoal.
Tem sim como, é só lixar com uma lã de aço.
Eu fiz isso com o meu, e pode ter certeza que meu timbre não ficou "aberto" rçrç.
Só te paciência e cuidado.
Tirando isso o processo é bem simples, e pelo que eu senti, melhorou muito em relação ao conforto!Não se preocupe, tire sem medo

py2ps
Veterano
# fev/13 · Editado por: py2ps
· votar


vieira guitars
Amigo o verniz é aplicado no instrumento por três motivos básicos:
proteção da madeira contra umidade, beleza e facilita a limpeza.
Caso queira retira-lo, com lixa e um pouco de trabalho é o que basta, para finalizar aconselho algumas de mão de cera.
Quanto ao resultado final vai depender de sua habilidade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Posso tirar o verniz do violão?