Posso tirar o verniz do violão?

Autor Mensagem
vieira guitars
Veterano
# dez/11


Oi,estou querendo tirar o verniz do meu violao e deixar ele fosco mas nao sei se posso ou se afeta o som.
Se alguem ja fez isso me fale

kiki
Moderador
# dez/11
· votar


vieira guitars
pra que?
pretende fazer isso como?

o verniz serve pra proteger a madeira. eu nao tiraria assim por nada.

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


vieira guitars
Oi,estou querendo tirar o verniz do meu violao e deixar ele fosco mas nao sei se posso ou se afeta o som.
Se alguem ja fez isso me fale


Que viagem ein mano?

Violão fosco também tem uma camada protetora. Ele não é seco que nem o que você quer fazer aí.

E vai tirar como? Com uma espátula? Se for tirar teria que desmontar o violão e pedir para profissionais jogarem um jato de areia nas peças.

kiki
Moderador
# dez/11
· votar


Guilherme Nau
Se for tirar teria que desmontar o violão e pedir para profissionais jogarem um jato de areia nas peças.
nossa, mas ai seria muito violento, nao?

eu imagino uma coisa mais leve, tipo lixar na mão.
já vi gente que faz isso, arranca a pintura na lixa, mas fica com um acabamento todo torto, bem rustico mesmo. por que na mao nao consegue um resultado que fique homogeneo...

Lucas_oreia
Veterano
# dez/11
· votar


muda o som sim, o som vai ficar mais aberto!
Que violão que é?

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


kiki
nossa, mas ai seria muito violento, nao?

Não, seria rápido e rasteiro e bem feito. Ainda mais se for areia extra fina.

Mas se você tem um carinho pelo violão faz na base da lixa 10x10 hehe.

Picollino
Veterano
# dez/11
· votar


jato de areia no violão? pra tirar verniz? eu li isso?

vieira guitars
pra tirar o verniz é lixando mesmo. Desmonta as partes do violão - cordas, tarraxas, cavalete se sair, etc. e lixa com uma lixa fina, depois outra mais fina ainda, beeeem devagar, sem pressa, reparando cada canto, cada detalhe. Existem umas ferramentas pra prender a lixa e não usar só as mãos, daí o lixamento fica mais "igual"... depois vc pode simplesmente encerá-lo ou pintar com algum tipo de verniz fosco, acetinado, etc. Mas tem que ser muito bem feito, sem pressa, estudando cada passo, pois se errar mata o instrumento né!

outra opção, mais lógica é pôr seu violão à venda e comprar um com acabamento acetinado...

WebTiago
Veterano
# dez/11
· votar


Picollino

Pra que ensinar uma coisa errada?? Não ensina o cara tirar verniz! Vai acabar com o violão!

Esse mundo tá perdido hoje...

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


pra tirar o verniz é lixando mesmo. Desmonta as partes do violão - cordas, tarraxas, cavalete se sair, etc. e lixa com uma lixa fina, depois outra mais fina ainda, beeeem devagar, sem pressa, reparando cada canto, cada detalhe. Existem umas ferramentas pra prender a lixa e não usar só as mãos, daí o lixamento fica mais "igual"... depois vc pode simplesmente encerá-lo ou pintar com algum tipo de verniz fosco, acetinado, etc. Mas tem que ser muito bem feito, sem pressa, estudando cada passo, pois se errar mata o instrumento né!

2 perguntas:

1ª : Pra que tirar o verniz? Pra deixar o violão fosco? A bom, me respondam agora: Pra que fazer isso com o violão?

2ª: Pra que deixar o violão fosco e sem verniz? Pra ficar bonito? A bom, me respondam agora. Estética é tudo no som de um violão?

Picollino
Velho, se for tirar o verniz, que tira a tinta toda de uma vez e refaça todo o acabamento. Mais vale então comprar um violão novo, por isso o jato de areia.

Cada coisa...

isaiasll
Veterano
# dez/11
· votar


Não estraga o violão não cara

Spect
Veterano
# dez/11
· votar


Não entendo muito de violões, mas o acabamento é parecido com o de guitarras, então:
Se você tirar totalmente o verniz, vai precisar passar algo para proteger a madeira, e isso é bem trabalhoso. O que você pode fazer para dar aspecto fosco é passar nele a parte verde de uma esponja. Tem um tópico que fala sobre isso no fórum de guitarra.

dom de Deus
Veterano
# dez/11
· votar


vieira guitars

eu queria reformar um violão, lixei e ficou a coisa mais horosa!

mas lixei para pintar novamente.

mas desisti e quebrei e mandei pro lixo!

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


Spect

Funciona isso?

Odeio brilho na madeira

kiki
Moderador
# dez/11
· votar


eu acho que quem não quero brilho deveria comprar um violao fosco.
ou se acostumar com ele.

se for mera questao estetica, acho muito problema pra pouco resultado.
correr o risco de destruir o instrumento pra deixar mais bonito é um custo muito alto.

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


kiki

Takamine tem violões foscos e escuros?

Spect
Veterano
# dez/11
· votar


Guilherme Nau
Funciona isso?

Odeio brilho na madeira


Achei o tópico:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/225152/

É só ir procurando pelos posts do Ogner.

kiki
Moderador
# dez/11
· votar


o vieira guitars - dono do topico - nunca mais voltou pra dizer por que ele queria fazer isso...

Spect
cuidado, relic é bem diferente de tirar o verniz ou o brilho!
o acabamento da guitarra é beeeem mais pesado que do violao.
justamente por que a guitarra nao depende da acustica do corpo.

Guilherme Nau
nao faço a menor ideia, pesquise!
http://www.takamine.com/

Spect
Veterano
# dez/11 · Editado por: Spect
· votar


kiki
cuidado, relic é bem diferente de tirar o verniz ou o brilho!
o acabamento da guitarra é beeeem mais pesado que do violao.
justamente por que a guitarra nao depende da acustica do corpo.


Claro, mas eu queria mostrar o que o Ogner fez. Apesar do acabamento do violão ser mais fino, acho que se fizer com a esponja não vai agredir muito o acabamento.

Post do ogner:
Plha, muito cuidado..Nao passei bombril..Passei aquelas esponjas dupla face..Uma mais macia e a outra mais áspera...Passei justamente a passei ( minha mae passou) a áspera....BEM de leve, movomentos circulares hora pra um lado hora pra outro...Gostei do resultado....Minha guitarra é uma sunburst...Acho que é diferente das que são pintadas...Não sei...

De qualquer forma, se o cara estiver inseguro, é melhor não fazer mesmo para não se arrepender depois.

kiki
Moderador
# dez/11
· votar


Spect
é, eu tava ate agora lendo os posts dele, deve dar pra fazer isso em violao sim, resolveria o drama do Guilherme Nau.
mas ele (ogner) deixa bem claro: esponja comum do lado verde, bem de leve e com movimentos suaves.

serve pra tirar o brilho, nao o verniz.

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


kiki
serve pra tirar o brilho, nao o verniz.

Mais é isso mesmo que eu quero tirar.
Não fazer que nem o loco alí encima.

David Vampiro
Veterano
# dez/11
· votar


Cara poque vc nao vende o seu e compra um fosco?

jaimuller
Veterano
# dez/11
· votar


cara qualquer coisa que vc fizer no violao que ele nao tem de fabrica vai mudar o som,pode mudar para pior ou para melhor ai depende o que vc vai fazer!Muitooo juizooo rapaz!!!

vieira guitars
Veterano
# fev/12
· votar


OI voltei !!!
Eu consegui tirar o verniz com lixa fina e ficou lindo !!! mas o som mudou, pra melhor !!! vou ver se consigo mandar umas fotos pra quem nao acreditava que eu conseguiria.

kiki
Moderador
# fev/12 · Editado por: kiki
· votar


vieira guitars
manda ai!

mas tire fotos bacanas pra dar pra ver!
(leia: http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/170817/)

Guilherme Nau
Veterano
# fev/12
· votar


leia: http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/170817/

Bom demais esse tópico.

macaco veio
Veterano
# fev/12
· votar


claro que o som melhora, verniz nada mais é do que uma tinta incolor, enquanto menos tinta melhor, quer estragar um violão é pintar ele. Ja reparou que a maioria de violões pintados coloridos são ruim de som, e geralmente são de madeira ruim ai a tinta disfarça. Tambem sem tinta nenhuma a madeira fica exposta sem nenhuma proteção.

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# abr/12
· votar


Olá a todos! Esses dias, eu tirei o verniz somente do cavalete de um violão que eu tenho aqui e dei uma desbastada nele, pois era muito grosso e cheio de verniz. Antes, o som do violão era preso, ralinho, com pouco volume e com poucos graves. Agora, com o cavalete sequinho, ele virou outro violão! Está muito melhor! Estou pensando seriamente em tirar o verniz do tampo dele também...

Abs.

VitorH
Veterano
# abr/12
· votar


macaco veio
quer estragar um violão é pintar ele
fico faltando escrever ''mal feito'' ''/
Não acho que pintar violão seja acabar com ele muito pelo contrario se vc fizer tudo certo vieira guitars vai fica bonito sim e nao vai estraga nao amigo.
Fiz um topico ensinando a pintar violão tai. '' e tirar o verniz, tipo de lixas ta tudo no topico.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/283281/

e olha ai o meu como ficou sem verniz , e ao contrario do que falaram o som ficou melhor depois da reforma que fiz. Ta sem verniz o meu e vai fica porque gostei muito do resultado.
http://www.flickr.com/photos/78010499@N05/6841633464/in/photostream
http://www.flickr.com/photos/78010499@N05/6841633562/in/photostream
http://www.flickr.com/photos/78010499@N05/6841633400/in/photostream

Mesmo de tudo isso manin eu aconselho nao tirar o verniz , eu tirei pq sou meio sistematico quando quero algo. No meu caso o verniz so faz falta pelo fato de ter que tomar muito cuidado qualquer encostadinha arranha , mais em questao se sonoridade do violão no meu caso fico melhor como citei acima ... Essa é minha dica amigo.
Boa Sorte

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# abr/12
· votar


Oi! Tudo legal com vocês? Ontem, tomei coragem e tirei o verniz do tampo de um violão que eu tenho (um Giannini elétrico cutway). O som ficou ótimo, mais aberto, mais natural...gostei muito do resultado!
Acabei me questionando sobre uma coisa: se o som do violão fica melhor com pouco verniz no tampo e com o cavalete só na madeira seca, por que será que as grandes fábricas de violão brasileiras ficam enchendo os violões deles de verniz? Pra quê isso? Alguém pode me explicar? Seria um complô? Algum tipo de conspiração?

Abs.

VitorH
Veterano
# abr/12 · Editado por: VitorH
· votar


supermulti
Na minha opinião é pra resistencia do instrumento que eles fazem isso.
Por que o verniz consiste nisto ne proteger a madeira da um brilho bonito no instrumento . Por que olha ai no seu caso voce tiro e o som fico melhor e eu tbm ja passei por isso tirei e gostei.
Pra mim fazem isso por proteção ao instrumento mesmo.
Abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Posso tirar o verniz do violão?