Como passar lustra-moveis, limpar e cuidar bem do seu violão

    Autor Mensagem
    raules
    Veterano
    # nov/11


    Criei esse tópico porque não vi nenhum semelhante até então, caso exista algum já, por favor, feche...
    Caso não exista, se alguém de experiência pudesse postar aqui, sobre os cuidados com o violão, como por exemplo onde passar o lustra-móveis nele, quais lugares passar, sobre o verniz, a pintura, se pode por adesivos nele, e qual as consequências disso, e como limpa-lo, seria de grande ajuda eu acho ;X

    Edson Caetano
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Seu violão é um móvel? para passar lustra móveis
    Seu violão é um quadro? para colar figurinhas

    Na verdade cada fabricante indica o material correto para limpeza do instrumento, normalmente cera de carnaúba, bem de leve com pano limpo

    Tem curioso que usa estes trecos esquisitos, até mesmo cera automotiva, entre outros abrasivos, cuidado para não estragar de vez o que estava bom, muitas vezes pano umedecido com água já resolve

    Cordas, não existe milagre, enferrujou coloque novas, nada de ferver, nada de inventar, com o paninho tira o excesso de suor das mãos, e com outro limpa as cordas

    Para resumir, o básico é o melhor

    thefuga
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: thefuga
    · votar


    Edson Caetano
    Seu violão é um móvel? para passar lustra móveis

    De que são feitos seus móveis ? Não são de madeira com verniz por cima ?
    Uso "lustra móveis" em móveis e na minha guitarra e violão. Não tem nenhum problema neles, nenhuma ranhura ou desgaste ou arranhões fortes. Tudo que tem de "marcas" foi de bater em algum lugar mesmo.
    Adesivos sim podem deixar marcas.

    Sinceramente eu acho que é impraticável as recomendações para cuidar dos instrumentos. Acho que já vi recomendarem 3 (ou mais até) produtos, um pra cada área (corpo, cordas e escala e sei lá mais oque). Aí recomendam que lave as mãos antes de tocar, depois que passe um pano com X produto no corpo, Y produto nas cordas e Z produto na escala. Aí em um ano o cara gastou duzentos reais em produto, perdeu horas limpando o instrumento, horas essas que poderiam ser usadas para treinar. Cedo ou tarde ele alguma cosia vai acontecer e vai dar uma danificada na pintura. E aí, adianta tomar trocentos cuidados ?
    Eu particularmente acho que tem que limpar quando tá sujo. Passo lustra moveis no corpo e no braço mesmo, limpo a escala com um pano pra tirar a sugeira (quando tá muito sujo) e já era. Acabamento tanto na escala, braço e corpo ficam como novos.

    Acho que o melhor cuidado que se pode ter é guardar bem e realmente cuidar com oque "importa". Se não tiver esses cuidados, não adianta passar mil produtos toda vez que tocar e deixar o violão tomando sol o dia todo. E ainda assim se os móveis de madeira/verniz não estragam, porque o violão/guitarra, etc... estragariam ?

    raules
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    @Edson Caetano

    Você falou falou falou, e em fim, não disse nada cara...
    Existem muitas pessoas que tocam violão, e tem várias opiniões a respeito disso... há qm nao leva a sério, e qr sim fazer tatuagem no violão, ou colar adesivos...
    e há um universo muito amplo de pessoas que tocam violão, nao se pode dizer "o básico tá legal"...
    Se você tem um filho, por exemplo, poe um lençol pra proteger ele do frio, na hora do banho molha um pano na pia, e passa nele e pronto?
    Existem pessoas que gostam de cuidar do que tem... eu por exemplo queria saber ond é e não é adequado passar um lustra-móveis, pra deixar o violão bonito, brilhoso etc...
    Mas eu criei esse tópico para várias pessoas tirarem suas dúvidas... e não para serem esculachadas ...

    @Thefuga

    Eu concordo com tudo que você falou, mas como eu tava falando, existe um universo muito amplo de pessoas que tocam violão, sempre tem um perfeccionista pra querer usar todos eses produtos, etc...
    e vários outras pessoas com maneiras e gostos diferentes, e repitindo, foi por isso que criei esse tópico, pra esclarecer pra quem vier aqui, sobre todos esses produtos, maneiras de cuidar do violão, etc ;x

    thefuga
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    raules
    Hmm, é mais uma "enquete" então ? Pois pra mim lustra móveis vai em tudo que tiver madeira e eras isso. Pode vir o melhor luthier do planeta me dizer que é errado porque vai danificar, mas minha guitarra nunca demonstrou efeitos "colaterais" e faço isso desde que tenho ela, então pra mim o certo é isso rsrs

    Natanael Gama
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    raules

    Eu uso LUSTRA MOVEIS e nunca tive nenhum problema!

    é obvio q Vc deve usar pouco e com cuidado pra não deixar o violão oleoso e nem com cheiro forte, agora pras escalas uso óleo de peroba mesmo bem pouco só pra hidratar (tem óleo de limão da DUNLOP proprio pra escalas e é Excelente). Pra cordas tem um produto da Dun Lop q é muito bom principalmente se Vc usar encordoamento caro ele ajuda bastante as cordas ficarem novas por mais tempo

    http://www.playtech.com.br/ch/prod/467/526/0/limpador-dunlop-p-cordas- 6582.aspx

    Agora quanto a usar ADESIVOS não aconselho é melhor Vc evitar pois ao retirar o adesivo quando ele ficar velho vai sobrar resto de cola no violão q só sai com alcool ou outro abrasivo e é nesta hora q vem o prejuízo

    renanzinho07
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    raules

    Cara eu tenho um Violao na cor NATURAL,e sempre alguns falavam para nao passar ilustramoveis,mais ae fui la e pensei,pow se movel e feito de madeira e violao tambem,entao por que nao usar??Fui la e usei,meu violao ja esta com 2 Anos e sempre usando ilustramovel e NUNCA aconteceu nada e pelo contrario deixa muito bonito o violao brilhando e talz!So aconcelho a NAO passar nos trastes nem nas cordas!!!!se seu violao e PRETO vai fica melhor ainda,so vai ter que ilustrar mais para ele nao ficar manchado!!!

    Abraço

    amador_ssa
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Esse óleo da DUNLOP que o Natanael Gama citou é realmente muito bom. Eu não conhecia, ja ouvi algumas pessoas no fórun falar, ai um Luthier que foi ver a parte de captação perguntou se eu não queria roldanas, limpeza, e outras coisas mais... rsrs dai eu fiquei meio assim pelo acrescimo do valor, afinal eu vou pagar pelas roldanas, certo, mas pensei, vou pagar pro cara passar pano úmido no violão?mas conversamos, chegamos num acordo e depois que o cara usou um produto que tava com o rótulo meio rasgado mas percebi ser este óleo, rapaz... a escala mudou de cor total, ou melhor, voltou a cor original! Violão ficou parecendo novo, achei que ele passou um pouquinho demais porque o mesmo ficou oleoso por um tempo... mas deu vida ao corpo do violão (com outro produto) e deu muita vida a escala que ficou deslizando bom pra solar!

    Nilton Rafael
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Eu uso lustra móveis nos meus violões há anos e não tive nenhum problema até hoje, o único violão que não uso lustra móveis é no hofma que é fosco e por isso um paninho seco já deixa ele bem limpo.

    figueredo
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Seu violão é um móvel? para passar lustra móveis
    Seu violão é um quadro? para colar figurinhas
    calmaaaaa

    Random_Rampager
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Se vocês tem um violão vagal de 100 conto, então passem lustra móveis, encham o bagulho de adesivo e tal. Se tens um instrumento decente, trate com cuidado, pra não ficar parecendo aqueles adolescentezinhos que pagam grana que não tem numa dose de whisky 12 anos pra pagar de bomzão, e metem nele um energético fabricado mês passado porque não tem muita idéia do que estão fazendo. :)

    thefuga
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: thefuga
    · votar


    Random_Rampager
    whisky 12 anos
    energético fabricado mês passado

    Essa é uma das cenas mais ridículas e inexplicáveis que eu infelizmente vejo rsrs
    Os caras levam anos para produzir uma bebida feita para ser apreciada pura ou no máximo com gelo (que eu ainda acho frescura demais) e metem energético por cima. Pow, compra um Drurys né... rsrs

    Random_Rampager
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Essa é uma das cenas mais ridículas e inexplicáveis que eu infelizmente vejo rsrs
    Os caras levam anos para produzir uma bebida feita para ser apreciada pura ou no máximo com gelo (que eu ainda acho frescura demais) e metem energético por cima. Pow, compra um Drurys né... rsrs


    Eu também sempre vejo, e é bem por aí. Se você vai tacar energético e fuder o sabor do whisky, melhor economizar uns trocados e pedir um mais barato mesmo. E eu tenho que concordar, gelo é meio que frescura de nego que não guenta beber puro.

    Lan_Pirata
    Membro Novato
    # fev/20
    · votar


    Acredito que Toda duvida seja valida, a humildade de se reconhecer que não sabe, é maior do que arrogância daquelas que acham que sabe.

    "O Instrumento é seu você faz o que você quiser"
    Opinião é a coisa mais barata no mundo
    ( e essa foi a minha haha )

    O Violão De baixo custo, que é a nossa realidade aqui no Brasil
    Laminado, é de madeira e acabamento em verniz ( a maioria)

    Não tem problema algum usar Lustra moveis ( cuidado apenas na composição)
    Verifique se é especial para madeira e se protege
    Usei um que era com cera de carnaúba muito bom!

    Limpe antes com um pincel, para eliminar toda poeira

    e na escala como é uma madeira superior e natural, é recomendado por luthier, limpar e hidratar com óleo de peroba
    Na duvida existem videos no YT que mostra o procedimento.

    Abração.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como passar lustra-moveis, limpar e cuidar bem do seu violão