como cuidar das cordas

    Autor Mensagem
    albertino
    Veterano
    # ago/06


    me indicaram pasta de dentes pra ver se sai a sujeira eu passei e saiu um negocio preto alguem ja temtou isso pra ver se funciona se funcionar me digam obrigado

    Digao
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    é só trocar elas...

    fã de mp3
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    me indicaram pasta de dentes
    Isso, daí pra limpar o corpo do violão você pode usar enxaguante bucal. É cada uma...

    Vinicius de Abreu
    Veterano
    # set/06
    · votar


    O ideal é passar uma flanelinha "por cima" e "por baixo" das cordas (e também no violão todo), toda vez que se termina de tocar.
    Isso prolonga a vida util delas, evita a oxidação que o suor das mãos causam.

    albertino
    Veterano
    # set/06
    · votar


    passei pasta de dentes mas ficou um negocio preto
    sera que ferver da certo

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # set/06 · Editado por: .:Anonimato:.
    · votar


    Não, já perguntei isso em outro tópico. Este truque é mais recomendado para cordas de contrabaixo devido a espessura e preço (rs) das mesmas. Você pode até tentar fazer isso, mas caso dê certo (e eu realmente espero que dê rs) creio que não vai valer o trabalho não! O melhor mesmo é a boa e velha flanelinha, mas caso você queira proteção extra parece que existe uma espécie de um óleo que se vende para aumentar a duração das cordas, pelo menos para guitarra existe. Informe-se em lojas de instrumentos musicais.

    Anyway, se você não quiser passar por nada disso existe uma solução mais econômica, fácil e prática: a não ser que você seja um artista, ou alguém muito metódico com relação a timbre, troque o seu encordoamento por um Canarinho, Rouxinol ou São Gonçalo da vida!

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Se você tem problemas com cordas que se desgastam rapidamente por causa do suor da sua mão, procure comprar um encordoamento D'addario tensão pesada (caso seja cordas de nylon, boa é uma que vem num pacote vermelho).
    A D'addario fabrica excelentes encordoamentos. Eu acho por cerca de R$ 22,00. Mas vale a pena. Comigo dura quase 7 meses!

    E claro, sempre passe um pano nas cordas e no violão pra retirar parte de seu suor.

    albertino
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Eu vio um encordomento Rouxinol e quero comprar ele alguem sabe se ele e bom mesmo ou e bobagem!


    e tambem como se faz palhetas alguem sabe !

    Pardal
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Rouxinol é bobagem Compra D´addário. Palheta, num sei naum, mas meu irmão pega peças de plástico de várias espessuras e corta no formato. Mas fica ruim... Eu num sei naum, toco clássico e popular tb, mas por causa do clássico sei que palheta limita muito a mão, e naum vale a pena... Se eu quiser dedilhar rápido, basta usar técnica flamenca, vica mais rápido que palhetada... Garanto. Dá pra utilizar a técnica em mais de uma corda, de tal forma que palheta é descartável... na minha sincera opinião!

    Blue Jazz
    Veterano
    # set/06
    · votar


    albertino

    Se você dissesse na sua pergunta se seu violão é de aço ou nylon teria facilitado muito as coisas. Mesmo sem saber afirmo o seguinte: limpe com flanela seca sempre depois de tocar, não use produtos para limpeza que não sejam específicos, não toque com as mãos engorduradas, troque as cordas antes que elas apodreçam (sim, elas tem um tempo de vida), guarde seu violão no estojo ou na capa tomando cuidado para evitar o empenamento do braço e, principalmete, ao contrário do que foi dito aqui: a não ser que possua um belo Tonante, não compre, de maneira alguma, encordoamentos vagabundos - o barato sai caro: não afinam, não duram, não tem sequer um som minimamente decente.

    GeorgeHarry
    Veterano
    # set/06
    · votar


    albertino

    o negócio preto deve ser o tártaro das cordas

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Se eu quiser dedilhar rápido, basta usar técnica flamenca, fica mais rápido que palhetada...

    Ei, mano! Cuidado! Fala isso no Fórum de Guitarra procê vê!

    Pardal
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Falo e não tem problema, pois fica mais rápido mesmo, pelo menos no violão! Na guitarra, é claro que não, mas no violão sim, por causa da tensão de uma corda de nylon, que influencia a amplitude de sua vibração (que é maior que corda de aço, apesar desta reverberar por mais tempo). Basta ver o Paco de Lucia, você já deve conhecê-lo...

    Mas o tópico não é sobre isso, então deixa de lado...

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Pardal

    Então, te proponho a demonstrar!

    Pardal
    Veterano
    # set/06
    · votar


    .:Anonimato:. :

    Se você não demosntra nem uma identificação, como ousa me pedir para lhe demosntrar algo?

    Ps: Não fica ofendido, não! Pode relaxar! Pô meu, leva a sério não!!! Mas ser anônimo e exigir algo de alguém fica feio, cara. E se você tá me desafiando pra demosntrar, das duas uma: ou você não conhece a técnica, ou conhece e não acredita que é mais rápido... Mas não fica ofendido não... Na guitarra, com palheta fica mais rápido que com a técnica flamenca...

    E eu não poderia demosntrá-la, não sei fazer direito... A técnica usa dois dedos, e eu só uso um, mas já fica mais rápido... Só pra você ter noção...

    Pardal
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Aliás, .:Anonimato:., tu é crente também! Oba, um irmão!!! Deduzi por causa da Harpa Cristã de outro tópico. Se não for, tudo bem, te perdôo... Tem também o Cantor Cristão, o Salmos e Hinos, o Hinário para o Culto Cristão... São ótimos, eu vivo fazendo arranjos para violão dessas músicas... É muito divertido!

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Pardal

    Manda teu MISNMISN pra gente conversar melhor, irmão!

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Sou da Assembleia de Deus e vc?!

    Pardal
    Veterano
    # set/06
    · votar


    .:Anonimato:.

    Batista, e não tenho MSN... Meu e-mail é pardal_sparrow_bh@hotmail.com...
    Já deu pra descobrir de onde eu sou... Tu é de onde?

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Pardal

    São Pedro da Aldeia, RJ!

    Pardal
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Sô di Bélô! Vê si pódi! Tu já foi no Palavra da Vida, em Atibaia SP?

    albertoellobo
    Veterano
    # set/06
    · votar


    albertino

    1) Nunca dixe o violão exposto fora da capa;
    2) Lave e seque bem as mãos antes de começar a tocar;
    3) Limpe as cordas cm flanelas ou Perflex, após tocar;
    4) Cuide de seu ácido úrico;
    5) Troque as cordas assim que perceber oxidação (para que elas não oxidem tb as tarrachas e trastes do violão).


    Fazendo isso, vc sempre terá cordas em bom estado, violão idem e som tinindo.


    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como cuidar das cordas