Como cuidar bem do seu violão!!!

    Autor Mensagem
    the_madmax
    Veterano
    # abr/05


    Ae galera, gostaria que vcs postassem ae como cuidar bem do seu violão, tipo:
    pra limpar ele é melhor só um paninho seco ou algodão, ou entaum seria melhor alguma produto, e qual?
    como guardá-lo, pendurado, deitado, com as cordas pra baixo? valeu a quem ajudar....

    Filipe_
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    ae cara!
    blz?

    seguinte... tem gente q usa so flanela seca, tem gente q passa cera ( d carro msm), tem gente q usa produtos especiais... acho q vc vai encontrar algum topico sobre isso na busca. quanto a guardar, acho q o mais indicado seria o suporte, mas acho q o q conta mesmo é vc nunca apoiar o peso do violao no braço, pq pode empenar. é isso ai, espero ter ajudado.

    um abraço

    Denfelix
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Oi, amanhã irei postar um tópico q criei por sua causa...depois dá uma lidinha! É sobre a diferença de clássico, erudito, popular, etc...

    Bom, qt ao cuidado com o violão o q eu aconselho p/ limpar é um pano seco com "lustra-móveis" (todo mundo deve conhecer). É claro q isso só serve p/ os violões envernizados, se seu violão for fosco, isso vai ser prejudicial. No caso do fosco, um pano seco basta!!!
    P/ guardar, claro q se vc tiver um CASE (aquelas caixas de madeira ou outro material resistente no formato do violão e q geralmente são térmicos), vc vai poder colocá-lo da maneira q quiser (em pé, deitado, etc). Se vc ñ tem um case, mas tem uma BAG (capa de espuma), já ñ vai ser legal guardá-lo em pé, pq ele tende a empenar. Se vc ñ tem nem CASE nem BAG, guarde ele sempre deitado com as cordas p/ baixo, pq dessa forma o peso do violão vai impulsionar o braço p/ trás e ñ p/ frente, evitando empenações. A vantagem do CASE TÉRMICO é q a temperatura vai ser pouco influenciável na afinação e na tensão da madeira, o q evita a empenação tb. E evita, claro, os indesejáveis arranhões e quebras por esbarrões em paredes, chão, etc!!!
    Sempre q for trocar as cordas, passe DE LEVE um bombril nos trastes p/ limpá-los e evitar q a sugeira grude neles e q, com o passar do tempo, ñ queira afinar e depois tenha q lixá-los por causa disso.
    P/ as cordas de aço existem nas lojas de música um produto q é antiferrugem, p/ as de nylon, troque-as no máximo de 3 em 3 meses, pq elas perdem o brilho por causa do suor das mãos. E, se vc ñ tiver o produto p/ limpar suas cordas de aço (seja em violão, guitarra, baixo...) carregue sempre uma toalhinha p/ enxugá-las assim q terminar de tocar p/ evitar q o suor seque nelas, pq é isso o q causa, em grande parte, a ferrugem. Algumas pessoas usam flanelas, mas ela ñ são mais aconselháveis, pq foram descobrindo q qd vc enxuga com elas, entra pluminhas entre o revestimento dos bordões e a corda perde a sonoridade, então, opte pelas toalhinhas q ñ soltam plumas, ok?!!! ;.)

    Um abraço!!!

    gabriel pedroza
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    veihh...num sei se isso eh verdade naum mas eh oq pode estar acontecendo nu meu violaum(novaum!)
    "Cordas velhas, podem gerar trastejamentos"
    eh seriu isso?
    e só mais uma pergunta...se eu trocar minhas cordas 09 por uma 010
    vai para essi "trastejamento"??(naum eh em todas as casas)

    the_madmax
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    gabriel pedroza

    Véi, naum te aconselho a fazer nada na loka, naum coloca 010 no seu violão 09 que vai acontecer como o meu que empenou um poko, acho que a corda velha naum seja o motivo, mas troca primeiro pra ter certeza, se continuar trastejando procura um luthier!!!

    Como aqui naum há luthier se fosse eu e lixaria um pokin os trastes do violão que talvez resolveria e naum prejudicaria muito o violão e sua afinação!!!!!!!!
    abçs!!!

    jean_ps
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    affz....meu violao ja ta tdo rebentado fudido ....cuidar?! eu naum!! eu cuido da minha guitarra!!e minha amore!!so isso

    antrax_gabriel
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Alguem poderia indicar um luthier em curitiba????????
    Valeu

    SoldierOfFear2
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Sem esquecer de dar comida e água todo dia e de limpar a sujeirinha.

    wesley2
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    serio??????presisa dah comida e agua mesmo?????????
    jah ouvi falar nisso em outros lugares e eu pensava q era zuera....

    SoldierOfFear2
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    wesley2
    Quer dizer que o seu violão estava passando sede e fome todo esse tempo? Vou te denunciar pra sociedade protetora dos cordófones.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como cuidar bem do seu violão!!!