Duvida ao entende a escala e sua função

Autor Mensagem
Violão_Conhecimento
Veterano
# fev/11 · Editado por: Violão_Conhecimento


Gente é que é o seguinte gosto de violão popular e fase solos e tal..



Estou estudando Escalas, ja entendi o'que seria uma escala diatonica, maior e menor, ja tavo meio que pegando intervalo e tal,
mas quero saber sobre a escala... é como se assim tipo, eu tenho uma musica no tom de (C) e eu posso descobri quais acordes usa nela tipo seu eu pego a escala de (C) ai por exemplo, sei que se diminui o 3 grau em 1/2 terei um acorde menor, ai usando a ordem, jonicas,justas, etc... eu poderei descobri as seguites notas daquela escala,? como se fosse o campo harmonico
mas eu conseguiria descobrir aquilo pela escala ??

knvb
Veterano
# fev/11
· votar


cuma?

Violão_Conhecimento
Veterano
# fev/11
· votar


Alguem que entenda de escala e campo harmonico bem pode me ajuda ??

Com as regra da escala exemplo, Notas justas jonicas etc... eu consiguo descobri os acordes diminutas e menores certo?

Si eu por exemplo aplicasse tudo isso numa escala exemplo de (C) eu teria a mesma ordem do campo harmonico?? mas usando a ordem da escala para axa os acordes menores maiores etc

Si eu fo compara com o campo harmonico iria da a mesma coisa+-??

knvb
Veterano
# fev/11
· votar


Violão_Conhecimento

Escala de C

TRIADES
C - D - E - F - G - A - B
E - F - G - A - B - C - D
G - A - B - C - D - E - F

I: C (Jônico): C D E F G A B
II: Dm (Dórico): D E F G A B C
III: Em (Frígio): E F G A B C D
IV: F (Lídio): F G A B C D E
V: G (Mixolídio): G A B C D E F
VI: Am (Eólio): A B C D E F G
VII: Bm(5b) (Lócrio): B C D E F G A

Violão_Conhecimento
Veterano
# fev/11
· votar


KnvbEntão mas tipo cada um vai ter a sua função na escala tipo, o que vai descobri o acorde com setima, outro o diminuta serto?? ai tipo se eu pego uma escala ponho nessa ordem, Jonica dórico etc...

Provavelmente vou conseguir montar uma escala Por exemplo uma escala do campo harmonico de (dó)??

E alguem poderia me passa algum link ai que me encine melho a função do, Jônico,Dórico,Frígio,Lídio,Eólio,Lócrio

Eu sei que se eu diminui o 3º em 1/2 tenho o acorde menor e vi que isso tbm cai meio que no campo harmonico ,entaum essas escalas assim tem a ve tbm com campo harmonico??

MMJr
Veterano
# fev/11
· votar


serto??


Errado...

;-)


Valeu...

Violão_Conhecimento
Veterano
# fev/11
· votar


Então seria como cara a função disso?

Vc sabe?

Violão_Conhecimento
Veterano
# fev/11
· votar


Errado esplica o erro pf para min corrigi neh '--

Violão_Conhecimento
Veterano
# fev/11
· votar


aff alguem ai pode ajuda??
aew galera sempre que eu tive um, acorde relativo maior no campo harmonico esse acorde sera menor??

Tipo o acorde relativo maior do campo harmonico de Dó é Am
pq se anda 3st pra baixo ira vale o acorde relativo ai iria ser Am??

Violão_Conhecimento
Veterano
# fev/11
· votar


Alguem ajuda aewwww

dom de Deus
Veterano
# fev/11
· votar


pó neu ne aguda ai neu!!!!

Gaiteiro15
Veterano
# fev/11
· votar


Só não deu para entender a tua dúvida direito.

knvb
Veterano
# fev/11
· votar


Só não deu para entender a tua dúvida direito.(2)

tentei explicar, mas até eu tava ficando confuso já.

Violão_Conhecimento

Você precisa ter mais paciência, calma, está muito ansioso e isso só vai dificultar seu aprendizado.

erickx
Veterano
# fev/11
· votar


Violão_Conhecimento ?

Violão_Conhecimento
Veterano
# fev/11
· votar


Quero descobri se as triades vai te a função tipo de me ajuda a forma uma escala sertinha, com o diminuto tipo na hora do improviso ali entende??

E gostaria de sabe como isso poderia me ajuda no campo harmonico entendeu brother?
vlw abraços...

mas agora estou entendendo melho as coisas dividindo

estou estudando intervalo tipologia das triades, e campo harmonico
ESTOU INO NO CAMINHO CERTO?

Guitar_Gafanhoto
Veterano
# fev/11
· votar


como o ET Bilu diria...

Busque Conhecimento ...

mas escrever corretamente e usar a busca ajudam tb.

xanderayes
Veterano
# fev/11
· votar


Violão_Conhecimento
Meu amigo, quase todos os seus posts são ininteligíveis. Procure melhorar a sua escrita urgente.

Acho que entendi uma parte da pergunta.

Sim, os acordes relativos de C, F e G (que são maiores na escala de C) são Am, Dm e Em (todos acordes menores).

knvb
Veterano
# fev/11 · Editado por: knvb
· votar


Violão_Conhecimento

1. Não sei da sua formação, mas tente escrever corretamente, para mantermos o mínimo de uma comunicação eficaz.

2. Para descobrir a função dos acordes, estude Harmonização básica, harmonia funcional, usando a busca você encontra bastante material.

3. Para não se perder na hora de improvisar ou solar, use as notas do acorde que estiver tocando na hora!

Violão_Conhecimento
Veterano
# fev/11
· votar


Blz galera vlw principalmente vc knvb

To conseguindo tira minha duvida aki + - http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/80580/# obg a todos

Violão_Conhecimento
Veterano
# fev/11 · Editado por: Violão_Conhecimento
· votar


aew knvb to estudando triade e campo harmonico

dennermiranda
Veterano
# fev/11
· votar


Violão_Conhecimento

axo que o que vc esta se referir são as formações de acordes não e?
é o seguinte , em todo tom temos 1/8 (uma oitava), que sao compostas pelas 8 notas da escala ,

ex: C, D, E, F, G, A, B e C(tônica)

todo acorde, é formado pelo 1º , 3º e 5º da escala, no caso da formação do acorde de C maior , teremos entao:

1º:C 2º:E G

Na escala do violão partindo do baixo da nota, no caso o Dó maior, acharemos os 3º e 5º da escala, formando o acorde, isso se vale pra qualquer instrumento , a formação de qualquer acorde e feita com esses graus da escala. Entendeu?

Violão_Conhecimento
Veterano
# fev/11 · Editado por: Violão_Conhecimento
· votar


dennermiranda Sim entendo, para mim formar um acorde é so eu ve a Tríade 1 º2º 3º Grau e 3º... grau vai me dize se vai se um acorde maio ou menor??..

Outra duvidaaa aki

Por exemplo quero entende sobre a tipologia das tríade e intervalos:


A tipologia de intervalos ia ter a função exemplo vou faze, uma escala de (E) Usando T,T, ST, T, T , T, ST

Seria E F# G# A BC# D# E CERTO?

Mas por exemplo, para eu faze a configuração de intervalos nessa escala eu iria te que usa essa escala... ou a escala cromatica mas os acidendes e Bemois...?

Tipo comesando de (C) Escala Cromatica De (Dó)

EU Teria [ C Reb ,C#, D, Mib, D#, E, E#, F Solb F#, G Lab ,Sib, B B#, C ... [1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º]

Ai tipo alguem chega em mim e fala, ai me da a 6°Aumentada de (Dó )ai eu teria que faze o acorde de A# por esta 5 tons da (T) É como se fosse isso?

Ah e outra coisa tipo, eu quero o intervalo de 2° aumentada [ eu teria que conta 1/2tom da tonica no caso DO (DÓ) para o (Re#)? Eu iria te que conta 1 tom de do para (reb) para depois chega no (D#) ai teria o acorde 2° aumentada é meio que assim??

Ah intaum... a função disso tudo seria como por exemplo ,eu pego uma escala simples ai alguem fala para min da um intervalo de 5º Maior aii Na escala de (dó) mas na verdade seria uma 5º justa (G)
3T 1/2 da tonica

Então a função disso iria ser isso na musica?? consegui axa a nota certa para cade intervalo??

Pf não repare nos erros grafico me ajuda ai na duvida pois estou comesando agora na teoria musical...

Violão_Conhecimento
Veterano
# fev/11 · Editado por: Violão_Conhecimento
· votar


Obg aew vc fazem a diferença

Thiago Affran
Veterano
# fev/11
· votar


Cara fica díficil não reparar nos erros, pq tu falou 10 e eu entendi 0, não sei pq vc pegou a escala cromatica, tem nada haver com o que vc quer saber, e ainda pôs ela errada. Tenta explicar direito ai. Usa antes o word, escreve nele, ai vc usa a correção e depois posta aqui novamente pra ver se eu consigo te ajudar

Thiago Affran
Veterano
# fev/11
· votar


Também toco em igreja... Faço parte do ministério de louvor e dou aula de violão na mesma, se vc conseguir ser mais claro nos seus post talvez eu possa ajudar

Thiago Affran
Veterano
# fev/11 · Editado por: Thiago Affran
· votar


Amigo, entra aqui http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/250182/ talvez tenha algo que te ajude

Violão_Conhecimento
Veterano
# fev/11 · Editado por: Violão_Conhecimento
· votar


Thiago Affran aaf cara mas vc que n entendeu minha duvida
Pois muitos ja entendero por isso to aki ja perguntando outra coisa relacionada

Pois foi com ajuda de todos que consegui faze isso

A tríade de (C) na verdade cheguei a conclusão que seria

(T) 3m e 5J (C, E G,] mas em que isso iria altera na formação de acordes??

mas me ajuda nekele post falando da tipologia dos intervalos

Thiago Affran
Veterano
# fev/11
· votar


Violão_Conhecimento
Não falei q não iria ajudar, só disse q em qualquer lugar do mundo é necessário entender o que alguem esta querendo dizer, o que infelizmente não conseguir fazer com você e pedi pra que vc pudesse escrever novamente para eu poder lhe ajudar.

Agora vamos lá para suas dúvidas...

A tríade de (C) na verdade cheguei a conclusão que seria

(T) 3m e 5J (C, E G,] mas em que isso iria altera na formação de acordes??


Primeiro, Formação de Acordes Maiores, a Terça é maior e não menor. Esta fórmula q vc usou é para acordes menores e não maiores. Acordes menores e maiores são definidos pela posição da terça. Um intervalo maior de terça é aquele que tem 2 dois Tons e um intervalo menor de Terça é de um Tom e meio.

Quanto a tipologia... não consegui entender mto bem oque vc quer com isso? Quer saber a estrutura de formação de escalas?
pq se for isso para escala maiores T, T, ST, T, T, T, ST. Para escalas menores T, ST, T, T, T, ST, T.

Se tiver mais aguma dúvida é so falar

Violão_Conhecimento
Veterano
# fev/11 · Editado por: Violão_Conhecimento
· votar


Thiago Affran aéw n reparei pois o m menor era Maior mesmo

Ai tipo alguem chega em mim e fala, ai me da a 6°Aumentada de (Dó )ai eu teria que faze o acorde de A# por esta 5 tons da (T) É como se fosse isso?

consegue entende isso assim ,mas ou menos oke qro dize?

Violão_Conhecimento
Veterano
# fev/11
· votar


aew me reponde isso tbm aki a tríade de (D) seria (T)3M 6M ??

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Duvida ao entende a escala e sua função