função do acorde diminuto

    Autor Mensagem
    PotterGuitar
    Membro Novato
    # nov/14


    Como é classificado o Diminuto nessa Harmonia ?
    Dm - G -Em -C7- Fm- G - G#dim- Am


    Ele pode ser classificado como A.E.M ou diminuto ascendente?

    LeandroP
    Moderador
    # nov/14
    · votar


    PotterGuitar

    É um diminuto de passagem ascendente.

    dom de Deus
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    PotterGuitar
    o LeandroP falou tudo.

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    PotterGuitar

    Complementando o que o mestre LeandroP disse. O acorde diminuto ele tem tanto a função dominante como não dominante. A função dominante é muito simples, ele sempre vai ser sétimo grau de alguém. Esse teu exemplo, o G# é VIIº do Am, logo é de função dominante.

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    isso não tem nada a ver com o tópico, mas como eu faço esses tais acordes diminutos? Nunca consegui, pelomenos que eu saiba.

    PotterGuitar
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    daimon blackfire

    O Acorde Diminuto(Tétrade) é formado por Tonica,terça menor,quinta diminuta e sétima diminuta.


    Exemplo Gdim > G - Bb - Db - E

    eric bluesman
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    pela sonoridade da pra se ter uma base da função do diminuto assim como o meio diminuto , a chamada do diminuto da a sensação sonora de chamar para um segundo "ato" da música digamos assim , funcionaria como um acorde com sétima , que faz uma chamada para um refrão , o meio diminuto aproxima ao retorno da sua escala, bom pelo menos é assim que penso , de uma maneira simples e objetiva !!!

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    acho que entendi.

    eric bluesman
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: eric bluesman
    · votar


    daimon blackfire

    cara onten tava vendo alguns videos na internet sobre modos , as vezes é a forma com que se passa q fica dificil de se entender , parece algo de outro mundo , mas na verdade é somente uma visão diferente da escala maior, nesse caso dos meio diminutos por exemplo , se vc pegar como base a escala de C e simplesmente tocar os acordes vc vai perceber bem a idéia sonora que eles passam , vai chegar no meio diminuto e te chamar de novo pro C início .

    C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(5b)


    fazendo o mesmo teste com o diminutos usando um exemplo base tipo

    C7M C#° Dm7
    vc vai perceber ja a diferença que na verdade é de 1 nota nesse caso a sétima .

    falo assim mais na questão sonora pq fica mais claro e facil de sacar onde vc pode usar o acorde , mais é sempre bom vc pegar a parte teórica de campo hamônico pra entender as modificações dos intervalos do acorde , espero ter clareado mais pra vc, é pra isso que o forum existe . abraço.

    rcorts
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: rcorts
    · votar


    eric bluesman
    mas na verdade é somente uma visão diferente da escala maior

    É, mas essas simples EDIT: visão/ visões diferentes fazem toda a diferença. Se pensar nos modos apenas como desenhos diferentes da escala maior ou menor, realmente não faz tanta diferença, mas se enxergar as notas mais características, por exemplo a segunda menor do modo frígio, ou a 4ª aumentada do modo lídio e dar enfase nessas notas nas suas construções harmônicas ou melódicas, aí os modos passam a apresentar um outro mundo, com certeza.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/14
    · votar


    rcorts
    mas na verdade é somente uma visão diferente da escala maior


    Concordo com você. Se enxergarmos somente por este ponto de vista, a coisa esfria e perde todo o o valor. Só tem função na prática, no exercício da escala. Mas quando se observa a relação dos intervalos da escala com o seu acorde, as notas características, aí abre um universo paralelo, outro mundo que sempre esteve diante dos nossos olhos, ou melhor, ouvidos.

    eric bluesman
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    rcorts
    LeandroP

    sim , sim concordo com isso concerteza por conta dos intervalos característicos , a minha "crítica" é apenas com relação a forma que isso é passado pra quem ta começando no mundo dos intervalos , quando começei a estudar por exemplo estudei de forma tonal , quando o professor foi me passar ja de forma moldal , em vez de passar como "modos" ele me orientou a buscar o repouso dos intervalos , 4 aumentada e outros ou mesmo cromatizando , quando entendi a coisa ai sim ele me falou , olha lembra o lance dos modos ? então usando a idéia que estudamos vc encontra a 4 aumentada na escala de G (modo C Lídio) logo entao usamos C lidio pra esse intervalo em especial , e assim por diante , quer dizer antes sofria pra entender isso .



    olhei alguns videos , a forma de passar indo direto no shape e nao nos intervalos entorta as coisas pro estudante , pode ver quantos tópicos de modos gregos vemos aqui .

    rcorts
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    eric bluesman

    Entendo e concordo plenamente com o que você disse. Realmente tem gente que entende o conceito mas não sabe explicar mesmo. Falta lhes a didática.

    Outros acabaram de aprender os shapes, não compreenderam bem a ideia (musicalmente falando) e resolveram fazer um vídeo pra ganhar umas curtidas no youtube, e assim a roda gira....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a função do acorde diminuto