Exercício para decorar as notas no braço do violão/guitarra

Autor Mensagem
Rick Rock
Veterano
# fev/11


Peguei esta imagem em um site onde diz que a técnica para decorar as notas no braço do violão é a seguinte:

Clique aqui para ver a imagem

Comece tocando o C (Dó) na 6ª corda (Corda mais grossa, 8ª casa) Então toque o C na 5ª corda (3ª casa) tai toque na 4ª corda (10ª casa) continue assim até a 1ª corda e depois faça o caminho inverso. Depois vai pra proxima nota (Db ou C#) e faça a mesma coisa até completar todas as notas

Regras que eu lembro
1. Não tocar cordas soltas.
2. Use um mesmo dedo para tocar todas as notas...
3. Faça com um metronomo.
4. Comece devagar e depois vai aumentando a velocidade...

Gostaria de saber se alguém mais conhece outra técnica para compartilhar com os iniciantes.

PS: Copiei de la e colei aqui, não é de minha autoria, apenas achei interessante e quis divulgar para quem ainda não conhece nenhuma técnica como eu. A única coisa que fiz foi colorir as notas para ficar mais fácil de achar cada uma delas.

Espero que ajude alguém.

Abraço

jonas.hetfield
Veterano
# fev/11
· votar


CAGED

Caike_bend
Veterano
# fev/11
· votar


Pra decorar, eu fiz assim: Decorei as notas das 2 últimas cordas (A e E), dai depois fui vendo as oitavas.. Decorei o braço todo assim.

dom de Deus
Veterano
# fev/11
· votar


Rick Rock

puxa achei interessante e vou tirar um tempo pra fazer isso!

valeu

dom de Deus
Veterano
# fev/11
· votar


jonas.hetfield


CAGED

se explica em miudos pra nois!

StratoBlues
Veterano
# fev/11
· votar


Rick Rock

Pegue a tônica de cada shape da pentatônica em cada tom. Comece pelo E, e vá seguindo a afinação, até ver que em cada shape a tônica está em uma diferente corda. Logo saberá as notas em todas as cordas.

Eu pelo menos aprendi mais fácil assim.

Abç

Jube
Veterano
# fev/11
· votar


Decorei construindo acordes

dom de Deus
Veterano
# fev/11
· votar


Jube


construindo acordes

vc treinou a construção de acorde pelo braço todo?
interessante, vale a pena? são as triades né?

valeu!!

Juneba
Veterano
# fev/11
· votar


construir acorde é o jeito mais fácil depois de umas 25 escalas prontas tu tá fera.

dom de Deus
Veterano
# fev/11
· votar


Juneba


25 escalas prontas

dom de Deus
Veterano
# fev/11
· votar


Juneba


como assim 25 escalas prontas ?

Rick Rock
Veterano
# fev/11
· votar


jonas.hetfield
Sou iniciante, por isso não entendi. Poderia explicar melhor por favor?

StratoBlues
Pegue a tônica de cada shape da pentatônica em cada tom. Comece pelo E, e vá seguindo a afinação, até ver que em cada shape a tônica está em uma diferente corda. Logo saberá as notas em todas as cordas.

Eu pelo menos aprendi mais fácil assim.


Seria pedir muito você fazer um tutorialzinho ou indicar algum lugar que explique esta técnica com mais clareza? Ou então dizer o que devo estudar para entender o que disse? Pois estou no comecinho ainda, não manjo quase nada de teoria, estou sem grana pra pagar um professor no momento, só vou poder pagar a partir de abril, enquanto isso estou tendo que me virar na net. Valeu

Juneba
Acho que o dom de Deus é iniciante assim como eu, então reforçando...como assim 25 escalas? rs

Abraço a todos que deram as dicas, mesmo que não tenha entendido muito, deve ter tido muita gente que entendeu.

MKazan
Veterano
# fev/11
· votar


eu concordo com a turma do CAGED

Rick Rock
CAGED é uma técnica que, dentre outras coisas, te ensina a montar qualquer acorde que você queira em qualquer região do braço assim você não fica preso a aqueles modelos padrão de acordes.

Vá atras disso e seu problema quanto a saber o endereço das notas estará resolvido.

Rick Rock
Veterano
# fev/11
· votar


MKazan
Muito obrigado velho, em poucas palavras ajudou e muito, não sabia que tinha tópicos a respeito disso, e tem bastante, principalmente no fórum de guitarra.

Pra quem mais tiver interesse, dentro deste TÓPICO , além dos esclarecimentos que o pessoal dá, tem diversos links de tópicos, de um site e sugestão de apostila, é só sair lendo e clicando que informação tem de monte.

Mais uma vez obrigado MKazan

CAGED na veia hehe

duily
Veterano
# fev/11
· votar


Rick Rock
muito bom msm, eu sempre tive essa msm dificuldade. e to pesquisndo muito sobre o sistema 5 ou caged

dom de Deus
Veterano
# fev/11
· votar


duily
Rick Rock


vou pesquisar tbm!!

dom de Deus
Veterano
# fev/11
· votar


acho eu, que toda teoria que a pessoa puder ter ainda é pouco!!

duily
Veterano
# fev/11
· votar


Rick Rock
dom de Deus
me add no ae no msn para podermos discutir, pq so lendo acho que nao absorvo tanto

duilyshintani@hotmai.com

tito lemos
Veterano
# fev/11
· votar


Rick Rock
Vc pegou isso do justinguitar.net né? O Justin Sandercoe é um dos melhores "webteachers" de guitarra!

Rick Rock
Veterano
# fev/11
· votar


duily
Está add Valew

tito lemos
Nem cara, peguei aqui mas é provavel que quem tenha postado neste site aí tenha pegado de onde você falou.

Abraço

duily
Veterano
# fev/11
· votar


Rick Rock
nao recebi,

duilyshintani@hotmail.com

faltou o "l" hehe

Pé de chinelo
Veterano
# fev/11
· votar


Rick Rock

Regras que eu lembro
1. Não tocar cordas soltas.
2. Use um mesmo dedo para tocar todas as notas...
3. Faça com um metronomo.
4. Comece devagar e depois vai aumentando a velocidade...


1. Porque não tocar cordas soltas? elas fazem parte da escala de Dó também, não vejo problema

2. Acho que é ao contrário né, a idéia é usar todos os dedos e não um só...

3. Metrônomo ajuda muito, mas é bom já dominar um pouco a escala antes de usa-lo

4. Sim, sempre

Abraços!

Rick Rock
Veterano
# fev/11
· votar


Pé de chinelo

Pois é, você tem razão, é que do jeito que copiei de la, colei aqui. Mas é que as cordas soltas a maioria do pessoal, ou pelo menos eu, mesmo sendo iniciante sei decor e salteado. Mas é uma boa ir tocando as soltas também e acostumar tocar os bordões sempre com polegar e as primas com i, m e a

Abraço e valeu a dica

geracaoanos2000
Veterano
# jun/11
· votar


Ressuscitando aqui o tópico, apesar de não ser tãoo antigo assim. A minha técnica usada para aprender a localização de notas, foi o seguinte. Eu tocava a corda solta(qualquer uma delas, geralmente começava da 1º)e apertava a casa 1 e simultâneamente solfejava a nota, e a 2º e a 3º e a 4º casa e assim sucessivamente. Fazia em todas cordas e casas na forma ascendente e descente, um pouco de cada dia, mas todo dia. Este exercício possui dois pontos positivos de aprendizado:

1º Aprendizado sobre a localização das notas. (Importante praticar o dito acima, olhando para o braço do violão).

2º Afinação do ouvido.


É isso, abraço à todos, e sucesso para todos nós.


geraçãoanos2000

Rick Rock
Veterano
# jun/11
· votar


geracaoanos2000

Valeu a contribuição aí cara, quanto mais tecnicas melhor rs...aí vai misturando tudo, quando cansa de uma técnica começa outra, desse jeito não tem como não decorar rs.

Abraço

PigO
Veterano
# jun/11
· votar


ae gostei dessa forma de decorar, eu tava decorando por casa, tipo na 1ª casa depois na 2ª casa e assim por diante, tava na 5ª, ou seja sei ate a 4ª, vo treinar da maneira que vc colocou ai, achei interresante

rodrigo monteiro
Veterano
# jun/11
· votar


Dica: tem um programa que se chama Advanced Fretpro, dá pra ver no google e ele é gratuito, sem problemas.

Ele faz uma espécie de "jogo" onde ele indica uma nota do braço do violão e você tem que adivinhar qual é. É bem legal, dá pra praticar todas as cordas, só duas, só uma.....

É impressionante o quanto ele pode te ajudar! Não é um método de aprender as notas, mas sim de praticar e consolidar as notas na cabeça...

Rick Rock
Veterano
# jul/11
· votar


rodrigo monteiro Obrigado pela dica, vou baixar e fazer uns testes aqui. Valeu mesmo

Para quem quiser entender melhor o CAGED que foi mencionado neste tópico, no vídeo abaixo a partir dos 09:25m o Philippe Lobo explica direitinho como funciona.



Abaço

Artusl
Veterano
# jul/11
· votar


Po gente podem até acha que eu to errado mas quando eu tava no inicio (a pior parte ) pq tem que se dedica. Eu n pensei em decora as notas eu simplesmente aprendia a musica e depois quando eu ia aprender outra que rinha a mesma nota eu tentava lembra. assim eu decorei todas. Que dizer todas as que eu sei hahahaa

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# jul/11
· votar


Rick Rock
Interessante cara.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Exercício para decorar as notas no braço do violão/guitarra