Como usar dois violões juntos?

Autor Mensagem
Dalmonius
Veterano
# jan/11 · Editado por: Dalmonius


Eu já pesquizei e não achei nada, também porque não sabia o que presquizar então...
Sei que o exemplo vai ser muito escroto para vocês não achei outra musica que faz do mesmo jeito

http://www.youtube.com/watch?v=95C5G2f5MkE

Esse video do restart os caras usam dois violões um com um capo na 1ª casa e o outro parece que tem um na 7ª casa, o que tá com o capo da 1ª casa toca uma sequencia de acordes, e o outro com o campo na 7ª casa acho que faz umas triades...
o capo eu testei aqui e a afinação ficou 1 oitava acima fora a corda B que ficou em F# mas sem problema se apertar a casa 8 dela mesma e fica G.

agora as duvidas...

São mesmo triades?

Eles usam o capo para deixar as possiveis triades mais agudas e se destacar melhor encima dos acordes?

ps: não sou fã deles, minha irmã é, quando vi ela assistindo o video fiquei curioso por isso.

polezel10
Veterano
# jan/11
· votar


Só uma coisa: Pare de ouvir esse caras (se é que são caras), manda sua irma parar tbm! ahsuahsuahs

GuiMolusco
Veterano
# jan/11
· votar


ps: não sou fã deles, minha irmã é, quando vi ela assistindo o video fiquei curioso por isso.


sei...

kiki
Moderador
# jan/11
· votar


Dalmonius
Como usar dois violões juntos?
existem milhares de possibilidades
eu diria que infinitas

procure no youtube:

- hotel california acustico (eagles)
- patience (gnus'n'roses)
- bachianinha (paulinho nogueira)
- duofel
- badden powel
- segovia

assista todos os tipos de acusticos mtv

zackslashvai
Veterano
# jan/11
· votar


ps: não sou fã deles, minha irmã é, quando vi ela assistindo o video fiquei curioso por isso.

humm, muito suspeito!!!

Dalmonius
Veterano
# jan/11 · Editado por: Dalmonius
· votar


polezel10
Eu não ouço e_e

GuiMolusco
Eu já disse que não ouço, mas não vou insistir se você não quizer acreditar...

kiki
Ouvi a hotel california, um cara faz uma base de acordes e o outro sola encima dela, patience faz a mesma coisa já a bachianinha é toda solada, um faz a base e o outro o solo tem umas partes que solam juntos, gostei muito dessa musica.
as outras vou ouvir depois, mas isso já me abre uma idéia maior do que posso fazer com dois violões
mas a duvida é que quero saber o que eles fazem... Um violão faz uma base e o outro faz triades dos mesmo acordes? No refrão dá pra perceber também que a segunda guitarra (a com o capo na 7ª casa) faz uns acordes mais agudos, quero saber oque esse segundo guitarrista faz... fica bom encima dos acordes e eu gosto dessa progressão, o que os guitarristas fazem, mas o canto e essa voz de viadinho letra total non-sense estraga tudo

GuiMolusco
Veterano
# jan/11
· votar


Dalmonius

man... bom, preferi naum assistir o video, mas tenho quase certeza d q são triades e triades com inversões

Dalmonius
Veterano
# jan/11 · Editado por: Dalmonius
· votar


Não sei pra que tanto ódio ou nojo seilá mas tem que ouvir pra saber se é mesmo ruim por todos os lados... Eu Já ouvi falar em inversões de triades, mas para teclado/piano mas como aplico essa inversão no violão?
Dei uma pesquizada agora a pouco, a inversão tá nos baixos? se esse tópico bagunçar demais eu faço outro :B

GuiMolusco
Veterano
# jan/11
· votar


Dalmonius

funciona do msmo jeito q no piano/teclado

T-Rodman
Veterano
# jan/11 · Editado por: T-Rodman
· votar



http://www.youtube.com/watch?v=Yu8ElaMJ7zE

vamos la. tem vários jeitos:
1. solo e base
2. base e baixo - quando só se tem 2 violões.
3. base e reforço
4. base 1 e base 2 (oitavas diferentes).
5. Base palhetada e base dedilhada (talvez o modo mais comum com 2 violões)

6. em gravação de estúdio, tem a forma de se fazer algo chamado 'manada de violões, com muita gente tocando violão e se captando tudo através de um único mic condenser omnidirecional, pra fazer efeito na música, isso utilizado em música country, primariamente, pois é uma técnica criada por eles, em nashville. Com 2 violões daria para se fazer com captações diferentes. Eis o exemplo, com Bob Dylan e Roy Orbison segurando a base com 2 violões:
http://www.youtube.com/watch?v=L8s9dmuAKvU

dá se para alternar as formas, de acordo com a necessidade.

Produzindo bem, como Eagles e Travelling Willburys, dá pra colocar até mais de 2 violões de base. Outro exemplo:
http://www.youtube.com/watch?v=YPAwrtm-JK8

Daniel Orp.
Veterano
# jan/11 · Editado por: Daniel Orp.
· votar


O único que salva dessa bandinha aí é aquele Pe Lu, eu já vi ele tocando violão ele toca legal (y
 
o que não dá são essas vozinhas afeminadas horríveis e as letras babacas D:

MMI
Veterano
# jan/11
· votar


Dalmonius

Eu penso que não tem muita regra do que se pode fazer com outros instrumentos ou outro violão. A idéia é fazer algo diferente do outro violão, completar a música, mas eventualmente até tocar junto para reforçar algumas passagens. Já deram exemplos bons como o Duofel, onde todas as músicas são assim.
Olhe um exemplo de um video, é um amigo meu, eu ajudei a gravar. Gravamos 3 violões, basicamente um é base, outro é baixo, outro é solo, acho que dá para sacar nas imagens. Se gostar, aproveite e dá uma votada para dar uma força! :)

AFSVilela
Veterano
# jan/11
· votar


Dalmonius
o capo eu testei aqui e a afinação ficou 1 oitava acima fora a corda B que ficou em F# mas sem problema se apertar a casa 8 dela mesma e fica G.

Não entendi bem o que você falou, mas creio que se deva ao fato de que normalmente esse pessoal que faz versões acústicas de rock usa afinação em Eb (todas as cordas meio tom abaixo).

Dalmonius
Veterano
# jan/11 · Editado por: Dalmonius
· votar


MMI
Gostei muito desse som ae cara, votei um 10 lá, haha.

AFSVilela
Eu disse que um violão tá uma oitava acima do outro '-'

T-Rodman
você abriu ainda mais as minhas idéias sobre como usar dois violões, nem tinha pensado em usar um como baixo, mas não acho boa idéia...

Como coloco um violão uma oitava acima da base normal? Eu entendi como funciona, mas não etendi comofaz.

E a base + dedilhado tem algum padrão dentro da base que eu tenha que usar no dedilhado ou é só usar qualquer dedilhado que eu queira em cima de qualquer base? Se eu colocar um ritmo no violão ele não vai acabar matando o dedilhado?

Pinhata
Veterano
# jan/11
· votar


MMI o vídeo o de seu amigo é bom mas as "carinhas" que ele faz tocando ninguém merece hein! hehehe

kiki
Moderador
# jan/11
· votar


Dalmonius
voce tá ainda com a cabeça muito "dura"... =p

não existe só solo e base
eu falei pra voce de videos bem variados pra voce perceber isso.
bachianinha não tem nem solo nem base, são dedilhados a música inteira (alias, tem varias versões diferentes dela).

a primeira coisa que eu acho que voce tem que aprender é como montar acordes, e como funciona o CAGED (use a busca!)
assim voce aprende a fazer a mesma base de jeitos diferentes.

em cima disso voce trabalha batidas, dedilhados, firulas, etc.

MMI
Veterano
# jan/11
· votar


Dalmonius

Valeu. Observe que um deles basicamente faz o baixo...

Pinhata

Se fosse algo ligado a visual, esse video estaria disputando os últimos lugares! hahahahaahaha
Até tem algumas mulheres participando ali, mas o resto iria tomar um zero...

Ivan C.
Veterano
# jan/11
· votar


Poxa, sei que é um pouco fora do tópico, tem até um tópico disso. Mas vamos lá, 2 pessoas pra 1 violão. também é legal, se feito essa troca e levar pra dois violões, fica legal também.

Ivan C.
Veterano
# jan/11
· votar


kiki a primeira coisa que eu acho que voce tem que aprender é como montar acordes, e como funciona o CAGED (use a busca!)
assim voce aprende a fazer a mesma base de jeitos diferentes.


Isso de fazer o acorde de maneiras diferentes, seria tipo o lá na 2a casa, e o lá em pestana na 5a(Formato de Mi) ?

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


Dalmonius

Como já disseram tem inúmeras maneiras de gravar 2, 3 violões

o que muita gente faz é mudar o som de um violão em relação ao outro da banda como por exemplo diferenciar as equalizações ou tocar em oitavas diferentes, como é esse exemplo do capo ai que disse

pq se for pra ter 2 violões fazendo sempre a msm coisa, perde um pouco o sentido!

Ivan C.

Isso de fazer o acorde de maneiras diferentes, seria tipo o lá na 2a casa, e o lá em pestana na 5a(Formato de Mi) ?

é isso, mas fica na forma do Fa só por causa da pestana

kiki
Moderador
# jan/11
· votar


Ivan C.
Isso de fazer o acorde de maneiras diferentes, seria tipo o lá na 2a casa, e o lá em pestana na 5a(Formato de Mi) ?

sim

tem muitas outras possibilidades alem disso.
um mesmo acorde pode ser feito pelo menos de umas 5 maneiras diferentes.

por exemplo:

A

e-0--5--5--9---9--------------------------------------
B-2--5--2--10--10-------------------------------------
G-2--6--2--9---9--------------------------------------
D-2--7--2--11--7--------------------------------------
A-0--7--4--12-----------------------------------------
E-0--5--5---------------------------------------------


esse é o tal CAGED (são cinco formas, C A G E D)
alguns desses exigem muita abertura de dedos, não é viavel... mas voce pode fazer só um pedaço:


e-5-----------------------------------------------------
B-2-----------------------------------------------------
G-2-----------------------------------------------------
D-2-----------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


sacou?

Dalmonius
Veterano
# jan/11
· votar


Eu já conheço o CAGED, são shapes (desenhos) dos acordes que podem variar no braço do violão inteiro de Dó, Lá, Sol, Mi e Ré, como exempo de F é o shape de E uma casa a frente...
sobre CAGED acho que eu já domino, só não consigo executar muito bem a de G.

Então não tem regra em usar dois violões?
Se eu usar por exemplo um violão fazendo um Am no shape normal... no segundo violão eu usar um Am em shape de D na 7ª casa... rola?

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


Dalmonius

shape de D na 7ª casa seria G (com baixo na corda D, 5ª casa)

o Am mais próximo disso seria na 9ª casa, no shape do Dm (com baixo na corda D, 7ª casa)

thifm
Veterano
# jan/11
· votar


Uma coisa bacana que dá pra fazer é condução de vozes... Enquanto um violão faz um caminho (pode ser no baixo), o outro violão pode seguir por outro... até que os dois se encontrem...

Esse conceito é muito usado. Você lê partitura? Então procura um songbook chamado "A modern method for guitar" (Berklee)... la existem exemplos de duetos para violao/guitarra!

Abs

Dalmonius
Veterano
# jan/11 · Editado por: Dalmonius
· votar


Pé de chinelo
Ah, eu confundi... usei shape de acorde maior pra fazer menor.
E eu interpretei certo, na verdade eu disse 7ª casa na corda D onde fica a nota A (baixo), usando o shape de Dm vira um Am certo? :B
Se eu usar esse principio acho que vai ficar legal, vou testar no guitar pro hoje mais tarde

thifm
Não, ainda não leio partitura, mas eu vi que no metodo 1 ele ensina sobre partituras, mais tarde vejo isso direito. Tem alguma versão desse livro em português?

PabloVieira
Veterano
# jan/11
· votar


Pergunta pro Dado Villa Lobos, ele é craque em fazer isso.



Repare que nessa música ele acompanha as bases do Renato Russo, que usa mais os baixos do que as primas, com tríades e arpejos.



Se você olhar nessa música, o Renato toca sozinho, mas tem uns takes em que a câmera mostra o Dado montando shapes de D (Ré maior) nas casas mais pra frente, tentando acompanhar a música. No final ele preferiu não tocar, mas dá pra você entender o que ele faz...

caiqueml
Veterano
# jan/11
· votar


Aproveitando o tópico... Sempre tive essa dúvida, dá pra usar um violão amplificado por um mic e pela saída de linha ? usando um cabo p10 e um mic ? o som fica bacana ? ja vi vídeos de gravação onde o cara usava 3 mics pra captar o som de um violão..

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


Dalmonius

É isso mesmo!

caiqueml

Sim, é muito comum nas gravações gravar o mesmo violão em linha (plugado) e microfonado!

ou vc pode usar mais de 1 mic tb, pode gravar duas vezes em linha e mudar as equalizações.....tem várias formas

abs!

T-Rodman
Veterano
# jan/11
· votar


caiqueml
dá-se para usar o violão:
1. com o captador interno dele, se o mesmo tiver. Tem violão que tem até 2 sistemas de captação, como o Epiphone EJ-200

2. com um captador removível - tem do barato e tem até uns captadores premium no mercado.

3. Microfone dinâmico - apontado para o bocal do violão.

4. Microfone condenser aberto - com uma certa distância do bocal do violão

5. microfone condenser direcional (uma ou duas unidades) - quando sozinho, no bocal. Quando em par, um vai apontado para o bocal, o outro vai apontado para o braço do violão.

- qualquer tipo de captação dessas citadas é utilizada hoje em dia. Sempre que possível, gravam todos os tipos de captação possíveis, para se aproveitar alguma coisa na hora da mixagem. Daí o resto da mágica vai do produtor. A teoria é essa.

amplexos

T.

MMI
Veterano
# jan/11
· votar


caiqueml
T-Rodman

Tem até mais opções para se gravar com dois microfones, uma idéia bem legal.
A famosa gravação em XY é muito legal, funciona legal e dá para mixar bem legal com pan bem opostos e separados. Fica muito bom, acho uma das melhores formas de se microfonar um violão.
Os mics podem ser dinâmicos ou condensadores.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como usar dois violões juntos?