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Dalmonius Veterano |
# jan/11 · Editado por: Dalmonius
Eu já pesquizei e não achei nada, também porque não sabia o que presquizar então... Sei que o exemplo vai ser muito escroto para vocês não achei outra musica que faz do mesmo jeito
http://www.youtube.com/watch?v=95C5G2f5MkE
Esse video do restart os caras usam dois violões um com um capo na 1ª casa e o outro parece que tem um na 7ª casa, o que tá com o capo da 1ª casa toca uma sequencia de acordes, e o outro com o campo na 7ª casa acho que faz umas triades... o capo eu testei aqui e a afinação ficou 1 oitava acima fora a corda B que ficou em F# mas sem problema se apertar a casa 8 dela mesma e fica G.
agora as duvidas...
São mesmo triades?
Eles usam o capo para deixar as possiveis triades mais agudas e se destacar melhor encima dos acordes?
ps: não sou fã deles, minha irmã é, quando vi ela assistindo o video fiquei curioso por isso.
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polezel10 Veterano |
# jan/11
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Só uma coisa: Pare de ouvir esse caras (se é que são caras), manda sua irma parar tbm! ahsuahsuahs
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GuiMolusco Veterano |
# jan/11
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ps: não sou fã deles, minha irmã é, quando vi ela assistindo o video fiquei curioso por isso.
sei...
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kiki Moderador |
# jan/11
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Dalmonius Como usar dois violões juntos? existem milhares de possibilidades eu diria que infinitas
procure no youtube:
- hotel california acustico (eagles) - patience (gnus'n'roses) - bachianinha (paulinho nogueira) - duofel - badden powel - segovia
assista todos os tipos de acusticos mtv
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zackslashvai Veterano |
# jan/11
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ps: não sou fã deles, minha irmã é, quando vi ela assistindo o video fiquei curioso por isso.
humm, muito suspeito!!!
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Dalmonius Veterano |
# jan/11 · Editado por: Dalmonius
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polezel10 Eu não ouço e_e
GuiMolusco Eu já disse que não ouço, mas não vou insistir se você não quizer acreditar...
kiki Ouvi a hotel california, um cara faz uma base de acordes e o outro sola encima dela, patience faz a mesma coisa já a bachianinha é toda solada, um faz a base e o outro o solo tem umas partes que solam juntos, gostei muito dessa musica. as outras vou ouvir depois, mas isso já me abre uma idéia maior do que posso fazer com dois violões mas a duvida é que quero saber o que eles fazem... Um violão faz uma base e o outro faz triades dos mesmo acordes? No refrão dá pra perceber também que a segunda guitarra (a com o capo na 7ª casa) faz uns acordes mais agudos, quero saber oque esse segundo guitarrista faz... fica bom encima dos acordes e eu gosto dessa progressão, o que os guitarristas fazem, mas o canto e essa voz de viadinho letra total non-sense estraga tudo
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GuiMolusco Veterano |
# jan/11
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Dalmonius
man... bom, preferi naum assistir o video, mas tenho quase certeza d q são triades e triades com inversões
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Dalmonius Veterano |
# jan/11 · Editado por: Dalmonius
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Não sei pra que tanto ódio ou nojo seilá mas tem que ouvir pra saber se é mesmo ruim por todos os lados... Eu Já ouvi falar em inversões de triades, mas para teclado/piano mas como aplico essa inversão no violão? Dei uma pesquizada agora a pouco, a inversão tá nos baixos? se esse tópico bagunçar demais eu faço outro :B
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GuiMolusco Veterano |
# jan/11
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Dalmonius
funciona do msmo jeito q no piano/teclado
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T-Rodman Veterano |
# jan/11 · Editado por: T-Rodman
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http://www.youtube.com/watch?v=Yu8ElaMJ7zE
vamos la. tem vários jeitos: 1. solo e base 2. base e baixo - quando só se tem 2 violões. 3. base e reforço 4. base 1 e base 2 (oitavas diferentes). 5. Base palhetada e base dedilhada (talvez o modo mais comum com 2 violões)
6. em gravação de estúdio, tem a forma de se fazer algo chamado 'manada de violões, com muita gente tocando violão e se captando tudo através de um único mic condenser omnidirecional, pra fazer efeito na música, isso utilizado em música country, primariamente, pois é uma técnica criada por eles, em nashville. Com 2 violões daria para se fazer com captações diferentes. Eis o exemplo, com Bob Dylan e Roy Orbison segurando a base com 2 violões: http://www.youtube.com/watch?v=L8s9dmuAKvU
dá se para alternar as formas, de acordo com a necessidade.
Produzindo bem, como Eagles e Travelling Willburys, dá pra colocar até mais de 2 violões de base. Outro exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=YPAwrtm-JK8
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Daniel Orp. Veterano |
# jan/11 · Editado por: Daniel Orp.
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O único que salva dessa bandinha aí é aquele Pe Lu, eu já vi ele tocando violão ele toca legal (y o que não dá são essas vozinhas afeminadas horríveis e as letras babacas D:
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MMI Veterano
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# jan/11
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Dalmonius
Eu penso que não tem muita regra do que se pode fazer com outros instrumentos ou outro violão. A idéia é fazer algo diferente do outro violão, completar a música, mas eventualmente até tocar junto para reforçar algumas passagens. Já deram exemplos bons como o Duofel, onde todas as músicas são assim. Olhe um exemplo de um video, é um amigo meu, eu ajudei a gravar. Gravamos 3 violões, basicamente um é base, outro é baixo, outro é solo, acho que dá para sacar nas imagens. Se gostar, aproveite e dá uma votada para dar uma força! :)
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AFSVilela Veterano |
# jan/11
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Dalmonius o capo eu testei aqui e a afinação ficou 1 oitava acima fora a corda B que ficou em F# mas sem problema se apertar a casa 8 dela mesma e fica G.
Não entendi bem o que você falou, mas creio que se deva ao fato de que normalmente esse pessoal que faz versões acústicas de rock usa afinação em Eb (todas as cordas meio tom abaixo).
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Dalmonius Veterano |
# jan/11 · Editado por: Dalmonius
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MMI Gostei muito desse som ae cara, votei um 10 lá, haha.
AFSVilela Eu disse que um violão tá uma oitava acima do outro '-'
T-Rodman você abriu ainda mais as minhas idéias sobre como usar dois violões, nem tinha pensado em usar um como baixo, mas não acho boa idéia...
Como coloco um violão uma oitava acima da base normal? Eu entendi como funciona, mas não etendi comofaz.
E a base + dedilhado tem algum padrão dentro da base que eu tenha que usar no dedilhado ou é só usar qualquer dedilhado que eu queira em cima de qualquer base? Se eu colocar um ritmo no violão ele não vai acabar matando o dedilhado?
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Pinhata Veterano |
# jan/11
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MMI o vídeo o de seu amigo é bom mas as "carinhas" que ele faz tocando ninguém merece hein! hehehe
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kiki Moderador |
# jan/11
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Dalmonius voce tá ainda com a cabeça muito "dura"... =p
não existe só solo e base eu falei pra voce de videos bem variados pra voce perceber isso. bachianinha não tem nem solo nem base, são dedilhados a música inteira (alias, tem varias versões diferentes dela).
a primeira coisa que eu acho que voce tem que aprender é como montar acordes, e como funciona o CAGED (use a busca!) assim voce aprende a fazer a mesma base de jeitos diferentes.
em cima disso voce trabalha batidas, dedilhados, firulas, etc.
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MMI Veterano
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# jan/11
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Dalmonius
Valeu. Observe que um deles basicamente faz o baixo...
Pinhata
Se fosse algo ligado a visual, esse video estaria disputando os últimos lugares! hahahahaahaha Até tem algumas mulheres participando ali, mas o resto iria tomar um zero...
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Ivan C. Veterano |
# jan/11
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Poxa, sei que é um pouco fora do tópico, tem até um tópico disso. Mas vamos lá, 2 pessoas pra 1 violão. também é legal, se feito essa troca e levar pra dois violões, fica legal também.
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Ivan C. Veterano |
# jan/11
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kiki a primeira coisa que eu acho que voce tem que aprender é como montar acordes, e como funciona o CAGED (use a busca!) assim voce aprende a fazer a mesma base de jeitos diferentes.
Isso de fazer o acorde de maneiras diferentes, seria tipo o lá na 2a casa, e o lá em pestana na 5a(Formato de Mi) ?
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Pé de chinelo Veterano
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# jan/11
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Dalmonius
Como já disseram tem inúmeras maneiras de gravar 2, 3 violões
o que muita gente faz é mudar o som de um violão em relação ao outro da banda como por exemplo diferenciar as equalizações ou tocar em oitavas diferentes, como é esse exemplo do capo ai que disse
pq se for pra ter 2 violões fazendo sempre a msm coisa, perde um pouco o sentido!
Ivan C.
Isso de fazer o acorde de maneiras diferentes, seria tipo o lá na 2a casa, e o lá em pestana na 5a(Formato de Mi) ?
é isso, mas fica na forma do Fa só por causa da pestana
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kiki Moderador |
# jan/11
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Ivan C. Isso de fazer o acorde de maneiras diferentes, seria tipo o lá na 2a casa, e o lá em pestana na 5a(Formato de Mi) ?
sim
tem muitas outras possibilidades alem disso. um mesmo acorde pode ser feito pelo menos de umas 5 maneiras diferentes.
por exemplo:
A
e-0--5--5--9---9-------------------------------------- B-2--5--2--10--10------------------------------------- G-2--6--2--9---9-------------------------------------- D-2--7--2--11--7-------------------------------------- A-0--7--4--12----------------------------------------- E-0--5--5---------------------------------------------
esse é o tal CAGED (são cinco formas, C A G E D) alguns desses exigem muita abertura de dedos, não é viavel... mas voce pode fazer só um pedaço:
e-5----------------------------------------------------- B-2----------------------------------------------------- G-2----------------------------------------------------- D-2----------------------------------------------------- A------------------------------------------------------ E------------------------------------------------------
sacou?
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Dalmonius Veterano |
# jan/11
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Eu já conheço o CAGED, são shapes (desenhos) dos acordes que podem variar no braço do violão inteiro de Dó, Lá, Sol, Mi e Ré, como exempo de F é o shape de E uma casa a frente... sobre CAGED acho que eu já domino, só não consigo executar muito bem a de G.
Então não tem regra em usar dois violões? Se eu usar por exemplo um violão fazendo um Am no shape normal... no segundo violão eu usar um Am em shape de D na 7ª casa... rola?
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Pé de chinelo Veterano
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# jan/11
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Dalmonius
shape de D na 7ª casa seria G (com baixo na corda D, 5ª casa)
o Am mais próximo disso seria na 9ª casa, no shape do Dm (com baixo na corda D, 7ª casa)
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thifm Veterano |
# jan/11
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Uma coisa bacana que dá pra fazer é condução de vozes... Enquanto um violão faz um caminho (pode ser no baixo), o outro violão pode seguir por outro... até que os dois se encontrem...
Esse conceito é muito usado. Você lê partitura? Então procura um songbook chamado "A modern method for guitar" (Berklee)... la existem exemplos de duetos para violao/guitarra!
Abs
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Dalmonius Veterano |
# jan/11 · Editado por: Dalmonius
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Pé de chinelo Ah, eu confundi... usei shape de acorde maior pra fazer menor. E eu interpretei certo, na verdade eu disse 7ª casa na corda D onde fica a nota A (baixo), usando o shape de Dm vira um Am certo? :B Se eu usar esse principio acho que vai ficar legal, vou testar no guitar pro hoje mais tarde
thifm Não, ainda não leio partitura, mas eu vi que no metodo 1 ele ensina sobre partituras, mais tarde vejo isso direito. Tem alguma versão desse livro em português?
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PabloVieira Veterano |
# jan/11
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Pergunta pro Dado Villa Lobos, ele é craque em fazer isso.
Repare que nessa música ele acompanha as bases do Renato Russo, que usa mais os baixos do que as primas, com tríades e arpejos.
Se você olhar nessa música, o Renato toca sozinho, mas tem uns takes em que a câmera mostra o Dado montando shapes de D (Ré maior) nas casas mais pra frente, tentando acompanhar a música. No final ele preferiu não tocar, mas dá pra você entender o que ele faz...
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caiqueml Veterano |
# jan/11
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Aproveitando o tópico... Sempre tive essa dúvida, dá pra usar um violão amplificado por um mic e pela saída de linha ? usando um cabo p10 e um mic ? o som fica bacana ? ja vi vídeos de gravação onde o cara usava 3 mics pra captar o som de um violão..
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Pé de chinelo Veterano
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# jan/11
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Dalmonius
É isso mesmo!
caiqueml
Sim, é muito comum nas gravações gravar o mesmo violão em linha (plugado) e microfonado!
ou vc pode usar mais de 1 mic tb, pode gravar duas vezes em linha e mudar as equalizações.....tem várias formas
abs!
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T-Rodman Veterano |
# jan/11
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caiqueml dá-se para usar o violão: 1. com o captador interno dele, se o mesmo tiver. Tem violão que tem até 2 sistemas de captação, como o Epiphone EJ-200
2. com um captador removível - tem do barato e tem até uns captadores premium no mercado.
3. Microfone dinâmico - apontado para o bocal do violão.
4. Microfone condenser aberto - com uma certa distância do bocal do violão
5. microfone condenser direcional (uma ou duas unidades) - quando sozinho, no bocal. Quando em par, um vai apontado para o bocal, o outro vai apontado para o braço do violão.
- qualquer tipo de captação dessas citadas é utilizada hoje em dia. Sempre que possível, gravam todos os tipos de captação possíveis, para se aproveitar alguma coisa na hora da mixagem. Daí o resto da mágica vai do produtor. A teoria é essa.
amplexos
T.
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MMI Veterano
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# jan/11
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caiqueml T-Rodman
Tem até mais opções para se gravar com dois microfones, uma idéia bem legal. A famosa gravação em XY é muito legal, funciona legal e dá para mixar bem legal com pan bem opostos e separados. Fica muito bom, acho uma das melhores formas de se microfonar um violão. Os mics podem ser dinâmicos ou condensadores.
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