Dois violões e cifra - Como conciliar tudo?

    Autor Mensagem
    and92272
    Veterano
    # set/12


    Boa tarde pessoal!

    Em minha banda, temos um violão base e uma guitarra para solos e mais algumas "coisinhas", porém temos que arranjar mais um violão. A orientação é que o violão um toque o acorde natural e o segundo violão com a relativa menor com sétima: Exemplo:

    Violão 1 : C9
    Violão 2 : Am7

    Porém, isso não serve pra uma música TODA! Isso deve acontecer em uma ou outra música.

    A questão é: Quando esse primeiro modelo não estiver sendo seguido, seria correto os violões usarem oitavas diferentes?

    E outra pergunta:

    Em um show, é errado o músico usar cifras no palco para não se perder?

    Lelo Mig
    Membro
    # set/12
    · votar


    and92272

    Cara, em "base/contra base", o bom senso, feeling e ouvido, contam muito mais que a teoria.

    Claro, a teoria é necessária para você se situar e buscar um norte, mas não existem regras fixas.

    Pode-se trabalhar com 3as, 5as, 9as, e mesmo tônicas formadas em outra região da escala e ordens diversas. Não existe regra prá tal, o ouvido e bom gosto é que vão determinar.

    Quanto a usar cifras em palco, errado não é. Principalmente quando se trata de covers e repertório grande de bar e etc.

    Mas para shows, com set list menor e trabalho autoral eu acho feio.

    and92272
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Lelo Mig

    Eu imagino que o bom senso deve ser levado em consideração.

    Mas no sertanejo, por exemplo, você acha que faz sentido usar dois violões fazendo a mesma nota mas em oitavas diferentes? Na sua opinião, isso é desnecessário ou pode contribuir para uma boa harmonia de timbres?

    Lelo Mig
    Membro
    # set/12
    · votar


    and92272

    Necessário ou desnecessário é relativo.

    Se for um violão fazendo absolutamente a mesma coisa, acho desnecessário.

    Mas se o segundo violão, faz arpeggios diferente, trabalhando em terças, quintas ou mesmo oitavas, com direções e diferentes, inversões de acordes e etc, se bem feito, enriquece, sem dúvida, a harmonia.

    kiki
    Moderador
    # set/12
    · votar


    and92272
    A orientação é que o violão um toque o acorde natural e o segundo violão com a relativa menor com sétima:
    isso é uma das coisas que se pode fazer. existem milhares de outras opções.

    uma coisa boa é estudar formação de acordes e CAGED (que nada mais é do que um truque pra facilitar a formação de acordes).

    os dois violões podem tocar exatamente o mesmo acorde em regiões diferentes do braço, e fazendo batidas diferentes (ou um faz batida e o outro dedilhado).
    por exemplo:

    C C C
    e--3------------8------------12----------------------------
    B--5------------8------------13----------------------------
    G--5------------9------------12----------------------------
    D--5------------10----------------------------------------
    A--3----------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    além disso dá pra fazer solinhos, riffs, etc...

    and92272
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Legal!

    Mais dicas?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dois violões e cifra - Como conciliar tudo?