Campo Harmônico+Tirar Música de Ouvido

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# ago/16 · Editado por: LeandroP
· votar


Edrocker

Na prática acho que o legal é assimilar as sonoridades dos modos, das cadências, identificar nas músicas que você costuma ouvir as ferramentas harmônicas e melódicas utilizadas, experimentar todos esses sons, transpor, e tocar com paixão.

Edrocker
Membro Novato
# ago/16
· votar


LeandroP

Muito obrigado pela prestatividade com um mero iniciante. Acho legal quando a pessoa tem o conhecimento e possui paciência com os mais novos.

Ainda vou perguntar muito aqui rs..vou seguir essas dicas que você me deu

LeandroP
Moderador
# ago/16
· votar


Edrocker

Você não sabe o quanto podemos aprender quando compartilhamos conhecimento. É semelhante ao benefício de quem doa sangue. Estou à disposição. Boa sorte!

Edrocker
Membro Novato
# ago/16
· votar


Consegui o livro do Almir..agora to tentando entender as coisas...rsrs

ch4péu
Membro Novato
# abr/17
· votar


Oi rapazeada, cadastrei por identifcar com o post do XandeMenegussi.

Percebi que se eu tivesse uma pastinha com cifras eu tocava várias músicas muito bem, mas se eu não estivesse com ela... eu não sabia tocar violão.

Hoje tenho mais tempo para estudar o campo harmonico e sair dessa situação chata de cifras.
ahhahaha elas voam, molham e nao atendem ninguem!

@XandeMenegussi o material que voce desenterrou do google, voce ainda possui? Eu toco cavaco mas o campo eh universal.
Caso tenha e queira me enviar, meu email:
1chapeu1@gmail.com

abracos e obrigado a todos

ps: eae como voce esta hoje em dia?

Yuri ycs
Membro Novato
# jun/17
· votar


Pessoal, tenho uma dúvida aqui: o que aconteceria, se eu pegasse uma música em um campo harmônico maior, e a tocasse em um campo menor, ou vice versa? Isso é possível? Como ficariam as "emoções" o que é "alegre" fica "triste" e o que é "triste" fica "alegre"?

locostras
Membro Novato
# jun/17
· votar


Yuri ycs
Você tá falando do modo jonico e eólico?

LeandroP
Moderador
# jun/17
· votar


Yuri ycs

É possível sim. Não é só possível como é um recurso muito utilizado. Quando a tonalidade é maior e você sola menor, a intenção soa mais blues. Mas é preciso uma certa cautela, já que você está saindo da tonalidade original. Recomendo antes conhecer a regra, pra depois quebrar ;)

Yuri ycs
Membro Novato
# jun/17
· votar


LeandroP
Mas eu falo em relação a harmonia: se a música está em C, eu coloco em Cm e os respectivos acordes do campo harmônico de Cm ou Eb (não só solando, mas harmonisando também) o C seria Cm, o D, seria D5b, o Em, seria Eb, o F seria Fm....

locostras
Membro Novato
# jun/17
· votar


C D E F G A B C
Dó maior a escala acima
Tom tom semi tom tom semi tom
Modo jonio Escala maior natural
C E G dó maior entre o C e o E há dois tons.
Entre o E e o G existem dois tons.
Isto caracteriza o acorde maior.
D F A ré menor
C D E F G A B C
Ré Fa Lá
Entre o ré e o fa existe o mi semi tom e tom Re Mi Fa
Não existe acidente sustenido no E e B.
Entre o Fa e o Lá F G A existe tom e tom
No acorde de ré menor da escala de dó jonico existe um tom e meio e dois tons.
Um tom e meio entre a tônica do acorde de Ré o D e a terça menor. Isto caracteriza o acorde menor.
A terça menor de Re é Fa
Isto caracteriza o acorde menor. Uma terça menor D tom E semi tom Fa. Um tom e meio. E entre a terça menor e a quinta justa existem dois tons. F G A.
C E F G A B C na escala maior natural ou C jonico existe sempre uma relativa numa escala maior ou modo grego jonico, que no caso é sempre a sexta e A B C é lá menor o acorde menor A C E na escala C D E F G A B C ou seja relativa menor. Escala de Lá menor e se chama sexta relativa menor porquê sempre a relativa de uma escala maior, a escala da relativa será escala menor natural ou modo grego eólico.
Então Dó jonico C D E F G A B C terá o mesmo campo harmônico de sua sexta relativa menor A B C D E F G A e o que diferencia a escala menor da maior é a relatividade de referências das notas na escala.
Escala de Lá menor A B C D E F G A
Tom semitom tom tom semitom tom tom. Lá eólico ou escala de Lá menor.

kandrade1
Membro Novato
# jun/17
· votar


Até hoje busco um metodo pratico para estudar harmonia. Consigo compreender bem os temas abordados, mas na hora de passar pra o violão não da certo!

Alguem tem alguma dica ai? Já tiro muito coisa. Mas coisas mais sofisticados, com muitas modulações e emprestimos ainda não consigo!

Yuri ycs
Membro Novato
# jun/17
· votar


kandrade1
Da uma olhada no canal do João bemol no YouTube, o cara sabe tudo de harmonia

locostras
Membro Novato
# jun/17
· votar


Um dicionário de acordes...

LeandroP
Moderador
# jun/17
· votar


Yuri ycs
Mas eu falo em relação a harmonia: se a música está em C, eu coloco em Cm e os respectivos acordes do campo harmônico de Cm ou Eb

Acontece uma modulação pra tonalidade paralela (maior / menor).

kandrade1
Membro Novato
# jun/17 · Editado por: kandrade1
· votar


Yuri ycs

Valeu cara. Dei uma olhada no canal. Já me abriu alguns caminhos mesmo gostei muito. Procuro coisas desse tipo, de forma mais pratica.

locostras
Um dicionário de acordes...


Cara tenho estudado materiais de acordes. Tenho até um material do Mateus Starling bem legal. Tenho lido o Ian Guest - Harmonia, mas eu empaco nos exercicios... Por isso falo de um material mais pratico em relação a harmonia!

locostras
Membro Novato
# jun/17
· votar


Estude então modos gregos

Electrick
Membro Novato
# jun/17
· votar


Ótimo tópico amigo,

Bom é importante estudar e decora muito bem o campo harmônico, você deve decora-lo assim como te obrigaram a decorar a tabuada no ensino fundamental pois com ele você poderá tocar qualquer musica e mudar o tom de qualquer musica para se adequar a voz do vocalista.
Uma dica decore os acordes relativos que vai te ajudar bastante exemplo:
no campo harmônico de C = Do
C Dm Em F G Am G/B = B meio diminuto

Perceba que existem três acordes maiores e três menores, os acordes maiores sempre tem suas relativas exemplo a relativa de C é Am, então sempre onde estiver C vai ter o Am, outro exemplo
G Am Bm C D Em D/F# <== Veja que na escala de G temos o C então lá esta o Am.

O sexto grau sempre é a relativa da tônica então se você decorar somente as relativas vai ajudar muito pois na escala de C temos C F G como acordes maiores eu sei as suas relativas então pronto, sei que vai estar la o Am Dm e Em.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Campo Harmônico+Tirar Música de Ouvido