Campo harmônico da música "Cuide bem do seu amor" dos Paralamas

    Autor Mensagem
    mauriciogp
    Membro Novato
    # nov/17 · Editado por: mauriciogp


    Ola pessoal,

    Gostaria da ajuda de vocês para entender o campo harmônico da música "Cuide bem do seu amor" dos Paralamas do Sucesso. Seguindo a cifra sugerida pelo grande músico Philippe Lobo e disponibilizada aqui no cifraclub.

    A música está no Tom de F#
    Pensando nos reais acordes sujeridos, não ajustados para a forma de E.
    Disponibilizo minha prévia análise:

    Estrofe 1 - G#m B - Aqui é fácil porque é II, IV.
    Estrofe 2 - G7M B - Não tenho certeza, acredito que aproveitando o B modulou-se a música para a Escala aumentada de Sol onde se encontram as notas G7M e B. No final retorna-se ao tom de F# fazendo um - IV I VII.
    Estrofe 3 - Primeira frase: Mantém-se em F# - IV, IV, II e (Modula-se novamente para Escala aumentada de Sol) finalizando com GM7(6).
    Estrofe 3 - Segunda frase: Mantém-se em F# - IV, IV, II, V, I, [F#m e Em7(9) não tenho idéia de onde veio isso], finalizando-se no Tom da música - F#.

    Alguém pode me ajudar, estou certo em falar sobre a Escala aumentada de Sol? Alguém tem idéia de onde vem os acordes F#m e Em7(9) na segunda frase da estrofe 3?

    A quem possa ajudar, obrigado.

    mauriciogp
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Acho que consegui entender ...

    Respondendo minhas próprias questões:

    > Alguém pode me ajudar, estou certo em falar sobre a Escala aumentada de Sol?
    R. Acredito que sim mantenho a modulação para Escala aumentada de Sol.

    > Alguém tem idéia de onde vem os acordes F#m e Em7(9) na segunda frase da estrofe 3?
    R. Fa# Frigio.

    = ]

    LeandroP
    Moderador
    # nov/17
    · votar


    > Alguém pode me ajudar, estou certo em falar sobre a Escala aumentada de Sol?


    Não.

    > Alguém tem idéia de onde vem os acordes F#m e Em7(9) na segunda frase da estrofe 3?


    Vem de outra tonalidade. A música modula, ou seja, muda de tom, e é apenas isso.

    Leia os tópicos existentes sobre campo harmônico ;)

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Campo harmônico da música "Cuide bem do seu amor" dos Paralamas