mauriciogp Membro Novato |
# nov/17 · Editado por: mauriciogp
Ola pessoal,
Gostaria da ajuda de vocês para entender o campo harmônico da música "Cuide bem do seu amor" dos Paralamas do Sucesso. Seguindo a cifra sugerida pelo grande músico Philippe Lobo e disponibilizada aqui no cifraclub.
A música está no Tom de F# Pensando nos reais acordes sujeridos, não ajustados para a forma de E. Disponibilizo minha prévia análise:
Estrofe 1 - G#m B - Aqui é fácil porque é II, IV. Estrofe 2 - G7M B - Não tenho certeza, acredito que aproveitando o B modulou-se a música para a Escala aumentada de Sol onde se encontram as notas G7M e B. No final retorna-se ao tom de F# fazendo um - IV I VII. Estrofe 3 - Primeira frase: Mantém-se em F# - IV, IV, II e (Modula-se novamente para Escala aumentada de Sol) finalizando com GM7(6). Estrofe 3 - Segunda frase: Mantém-se em F# - IV, IV, II, V, I, [F#m e Em7(9) não tenho idéia de onde veio isso], finalizando-se no Tom da música - F#.
Alguém pode me ajudar, estou certo em falar sobre a Escala aumentada de Sol? Alguém tem idéia de onde vem os acordes F#m e Em7(9) na segunda frase da estrofe 3?
A quem possa ajudar, obrigado.
|