Campo Harmônico+Tirar Música de Ouvido

Autor Mensagem
johnnyalves
Veterano
# set/11
· votar


ai gente achei o que eu estava procurando...ta ai pra quem quiser...


Harmonia Quartal
A harmonia quartal se caracteriza por manter a relação intervalar de 4a. entre as notas que compõe um acorde. A harmonia quartal para acordes de três sons pode assumir três formas:
1.Duas quartas justas sobrepostas
2.Uma quarta justa e 1 quarta aumentada
3.Uma quarta aumentada e 1 quarta justa

Extensão da Harmonia Quartal
Pode ser acrescentada tanto uma quarta justa como uma aumentada. Exs.:

Obs.: Por quarta justa se pode fazer um acorde com todas as notas da escala.
Harmonia Quartal com Nota Adicionada
Duas quartas justas ou não, mais uma nota qualquer: o acorde mais comum por adição de quarta é o que adiciona uma terça à nota mais aguda. Ex:

Acordes de Empréstimo Modal (AEM)
Acordes de empréstimo modal (AEM) são acordes do modo (tonalidade) menor usados no modo maior paralelo e vice-versa. Tonalidade homônima ou parelela é quando temos tonalidades diferentes para a mesma tônica. Por exemplo, a tonalidade paralela de Dó maior é Dó menor. A tabela abaixo representa os tipos de acordes que podem ser utilizados nos graus indicados em substituição ao modo homônimo ou paralelo.

johnnyalves
Veterano
# set/11
· votar


topico morreu?

StratovariaCaster
Membro Novato
# out/15
· votar


Galera estou com uma duvida sobre harmonia. Estudando campo harmônico percebi que existem várias escalas de campo harmônico; Escala maior, escala menor harmônica, menor melódica, menor natural, e essas escalas são as mais usadas na nossa musica ocidental estou certo?! Me corrijam por favor se estiver errado. E observando novas escalas eu vi que existem também; Escala cigana, escala hexafônica, escala árabe. Ou seja; as notas podem ser colocadas em qualquer ordem, as escalas são apenas para "organizar" as notas de forma que elas soem de acordo com a escala? Então no campo harmônico de C seria possível teoricamente colocar notas que estão "fora" segundo a escala ocidental? Não sei se consegui explicar bem minha duvida, na verdade estou bem confuso.

LeandroP
Moderador
# out/15
· votar


StratovariaCaster

Na verdade os campos harmônicos são formados pelas escalas. Então com uma escala maior você monta um campo harmônico maior. Com uma escala menor você monta um campo harmônico menor. O mesmo pra menor harmônica e também à menor melódica. Então se você tem uma escala "exótica", aplique o mesmo princípio que utilizou pra harmonizar as escalas maior, menor, menor harmônica e melódica às escalas "exóticas". Daí que vem o campo harmônico, no sentido literal da palavra.

StratovariaCaster
Membro Novato
# out/15
· votar


LeandroP
Entendi amigo obrigado pela explicação! Eu tenho mais uma duvida, um amigo uma vez disse que em qualquer campo harmonico voce pode adicionar qualquer nota que voce quiser, não necessariamente estando dentro do campo harmonico. Então é como se os campos harmonicos citados ai em cima fossem a "regra" de uso das notas para soar como queira em cada situação?

LeandroP
Moderador
# out/15 · Editado por: LeandroP
· votar


Você pode tocar qualquer nota! Agora, a nota está dentro do contexto melódico que você está pensando? Ela soa legal? Por vezes penso nas "notas alvos / de repouso", "notas evitadas" e "notas de passagem / de aproximação". Se vai semitonar com algum grau do acorde e se isso também está no meu propósito. Tocando um acorde qualquer, é claro que as notas que mais combinarão com o acorde são as que fazem parte da sua formação, ou a sua respectiva escala pentatônica. As demais notas, tanto as do modo como a cromática, eu procuro perceber se a nota se encaixa no meu contexto, nas minhas frases.

StratovariaCaster
Membro Novato
# out/15
· votar


LeandroP
Exatamente o que eu precisava saber! era essa a duvida! obrigado amigo! Deus abençoe!

dom de Deus
Veterano
# nov/15
· votar


aqui está uma série de vídeo que achei no youtube que tem muito informação. estes vídeos não aborda assuntos mais pesado sobre harmonia . são vídeos para quem quer começar a tirar música de ouvido com auxilio do campo. aconselho a assistir todos. começa ficar mais interessante a partir do 2 vídeo mais o primeiro tem muitas informações boas também













dom de Deus
Veterano
# nov/15
· votar


vídeos sobre estes assuntos existem vários...............Mas os que achei de grande ajuda de verdade foram estes.

MCristao
Membro Novato
# dez/15
· votar


Teste as notas no baixo do violão e compare com a música que está ouvindo e depois tente acertar o acorde se é maior menor e etc
isso já ajuda muito

Edrocker
Membro Novato
# jul/16
· votar


Olá pessoal, boa tarde. Iria criar um novo tópico, mas como achei alguns sobre campo harmônico, decidi reviver um (não sei se fiz o certo ou se deveria ter criado um novo, se alguém puder, me esclareça)

Mas então...

Estou estudando um pouco de campo harmônico, e vi que se eu consigo descobrir o tom de uma música, eu devo descobrir o campo harmônico daquele tom e encaixar os acordes desse campo para que soe parecido com a música. É certa essa conclusão ?

Porque existem diversas músicas em que há variação de tom, então isso me obrigaria a misturar vários campos harmônicos ? Existem músicas que só utilizam um campo harmônico específico ?


Uma outra dúvida é sobre as notas...vi um sistema, que se não me engano é o CAGED...consegui pegar um diagrama no braço do violão que tem a localização das terças e quintas nos formatos desses acordes...aí pergunto, a partir daí, é só usar as sequências respeitando os intervalos, e terei os desenhos das escalas ?

Não sei se ficou meio confuso, mas...e se eu upei o tópico indevidamente, me desculpem, não o farei mais e criarei um novo.

Obrigado.

LeandroP
Moderador
# jul/16
· votar


Edrocker
Porque existem diversas músicas em que há variação de tom, então isso me obrigaria a misturar vários campos harmônicos ? Existem músicas que só utilizam um campo harmônico específico ?

Sim, existem músicas que ficam presas a um campo harmônico específico, e outras migram (modulam, mudam de tom e/ou de tonalidade). O porquê disso eu não saberia lhe dizer. Mas você pode analisar o que foi feito na música, compreender os graus e as suas funções dentro da harmonia.

o CAGED...consegui pegar um diagrama no braço do violão que tem a localização das terças e quintas nos formatos desses acordes...aí pergunto, a partir daí, é só usar as sequências respeitando os intervalos, e terei os desenhos das escalas ?

Sim. Eu mesmo vejo desta forma no braço. Visualizo as tríades, as tétrades, e por sua vez os intervalos vizinhos às notas do acorde, também as escalas possíveis que cobrem este acorde.

Edrocker
Membro Novato
# jul/16
· votar


LeandroP
Obrigado por responder. Eu quero aprender a não precisar ficar olhando cifras, quero escutar uma música, e a partir da tônica, tentar encaixar todos os acordes do campo harmônico...mas sei que isso não é regra, pois em várias músicas entram acordes de fora do campo e como você disse, há a modulação.

Se eu conseguir pegar as funções e as cadências harmônicas mais usadas já ajuda a compreender melhor essas variações, certo ?


E o CAGED parece ser legal pra você descobrir as notas no braço, já que pegando os desenhos desses acordes dá sempre pra saber a posição das terças e quintas, daí depois só completar de acordo com os intervalos

O negócio é aplicar isso na prática..ainda estou tentando

LeandroP
Moderador
# jul/16 · Editado por: LeandroP
· votar


Edrocker

Existem muitas ferramentas de condução harmônica, como as cadências que você citou (que é um universo de possibilidades). Há também outras formas de se conduzir acordes: por 4as e 5as, por exemplo. Se você pegar um C e pensar no próximo acorde como sendo o IVº, você terá C, F, Bb, Eb, Ab, etc. Um exemplo de condução por 5as, seguindo os mesmos moldes do exemplo anterior, teremos: C, G, D, A, E, etc.

Agora imagine, se você pegar uma evolução desse tipo com os acordes encadeados pelo seu respectivo IIm, V7, I:

C Am, D7, G, Em, A7, D, Bm, E7, A, F#m, B7, E

Migrar pra tonalidade paralela também é uma ferramenta muito comum.

Você tem algum material de apoio, como um livro? Se não tiver, recomendo o livro Harmonia & Improvisação, volume I, do Almir Chediak. O livro trata deste assunto com bastante clareza.

Edrocker
Membro Novato
# jul/16
· votar


LeandroP

Entendi. Eu possuo o livro Teoria da Música, do Bohumil Med, mas nunca parei pra estudar mais a fundo. Vou olhar com atenção a parte de harmonia. Vou tentar conseguir esse livro que me indicou. Muito obrigado.

LeandroP
Moderador
# jul/16
· votar


Edrocker

Este livro que te recomendei aborda desde a teoria elementar até harmonia funcional. Possui uma dezena de progressões harmônicas, marchas harmônicas, além de várias músicas analisadas e exercícios de harmonia em geral. Pela natureza das suas dúvidas me pareceu ser o ideal pra atender os seus interesses no momento. Qualquer dúvida fico à disposição.

Edrocker
Membro Novato
# jul/16
· votar


LeandroP

Entendi. Muito obrigado mais uma vez !!! Pode ter certeza, que como bom iniciante, vou encher o saco aqui no fórum..rsrs

Abraços

Edrocker
Membro Novato
# ago/16
· votar


Bom dia

Estou aprendendo a música "O Sol" - Jota Quest

Ela tem a sequência

A - E - G - D

Tom A

Aparentemente, há o acorde G que não estão no campo harmônico de A...e casa muito bem com a sequência

Fui ver o tom relativo, e se não estou errado é F#m...e aparentemente não tem o G também no campo harmônico de F#m..somente possui um G#Ø

Estou tentando entender isso

LeandroP
Moderador
# ago/16
· votar


Edrocker

Observe esses acordes e veja a relação com a minha postagem anterior.

Note a evolução em 5as.

Do A avança uma 5a e vai pro E
Do G avança uma 5a e vai pro D

Se a música mantivesse esse mesmo conceito, teríamos também o F e o C, depois o Eb e o Bb, e assim por diante.

LeandroP
Moderador
# ago/16
· votar


Você pode considerar o trecho onde os acordes são A e E como tom de A ou tom de E (tanto faz, depende da melodia original da música). O mesmo pra onde se tocam os acordes G e D.

Edrocker
Membro Novato
# ago/16
· votar


LeandroP

Entendi. Então as conduções por 4ªs e 5ªs também soam harmonicamente "corretas", dentro da harmonia, correto ?

LeandroP
Moderador
# ago/16 · Editado por: LeandroP
· votar


Edrocker

Exato! Você percebe essa lógica harmônica quando ouve.

Percebe que tem dois blocos, sendo um em A e E e outro bloco G e D?!

Eu penso dessa forma, e assim não fico quebrando a cabeça pra entender qual o campo harmônico da música.

LeandroP
Moderador
# ago/16 · Editado por: LeandroP
· votar


Edrocker

É um clichê esses blocos.

Tem uma música do Men At Work (não me lembro o nome agora), que utiliza dessa ferramenta, só que com powechords e inversões:


e---------------------------------
B---------------------------------
G---9-----9----------7----7-------
D---7-----6----------5----4-------
A---------------------------------
E---------------------------------
A E/G# G D/F#


EDIT:

Segue o link da música:
https://www.youtube.com/watch?v=RY7S6EgSlCI

Não é o mesmo tom, mas dá pra você sacar a ideia.

Edrocker
Membro Novato
# ago/16
· votar


LeandroP

Entendi. Me referi o tom A, porque na cifra em si ele só dá um tom da música..pra quem é iniciante como eu, é meio difícil saber que a música modulou, ou mudou de tom. De todo jeito, se eu ver um acorde fora do campo harmônico, posso suspeitar de uma modulação ou ao menos de um acorde de empréstimo modal, certo ?

E sobre clichê, seria mais ou menos uma sequência que é muito usada em várias peças, correto ?

Edrocker
Membro Novato
# ago/16
· votar


E sobre a condução por quintas, talvez seja por isso que os acordes tipo A5, E5,C5 e etc soam bem..parece que as notas se casam né..porque são notas harmônicas entre si

Edrocker
Membro Novato
# ago/16
· votar


Estou pensando muito em pegar os campos harmônicos, e estudar as cadências, daí acho que consigo até compor uma harmonia...(eu gosto de harmonia até mais do que a melodia..acho que a harmonia é alma da música, e uma harmonia bem feita é muito bonito de se ouvir)

Renato F
Veterano
# ago/16
· votar


Edrocker
E sobre clichê, seria mais ou menos uma sequência que é muito usada em várias peças, correto ?
Sim. Uma sequência de acordes ou notas.

E sobre a condução por quintas, talvez seja por isso que os acordes tipo A5, E5,C5 e etc soam bem..parece que as notas se casam né..porque são notas harmônicas entre si
Não. Condução por quintas é outra história. A5, E5 e C5, por exemplo, não são acordes (possuem apenas duas notas) e são conhecidos como Bicordes ou Powerchords. "Soam bem" porque as duas notas, a tônica e a quinta, geram um intervalo de 5ª Justa, que não tensiona. Essa falta de tensão é o que faz vc achar que eles "soam bem'. E não existem 'notas harmônicas', apenas intervalos.

Abraço e bons estudos.

Edrocker
Membro Novato
# ago/16
· votar


Renato F

Entendi...muito obrigado pelos esclarecimentos

LeandroP
Moderador
# ago/16
· votar


Edrocker
Estou pensando muito em pegar os campos harmônicos, e estudar as cadências, daí acho que consigo até compor uma harmonia

Consegue sim :)

Este tópico trata das cadências:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/262880/

Edrocker
Membro Novato
# ago/16
· votar


LeandroP

Na sua visão, qual a melhor maneira pra se aplicar toda essa teoria na prática..algum método ou caminho que eu possa seguir ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Campo Harmônico+Tirar Música de Ouvido