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XandeMenegussi Veterano |
# dez/10 · Editado por: XandeMenegussi
Olá pessoal !
Vou lhes contar um pouco do meu progresso no estudo do violão. Acredito que muitos irão se identificar e aprender um pouquinho com este tópico. (leiam que valerá a pena) A poucos dias entrei de cabeça na teoria musical, a fim de me libertar das cifras e finalmente "aprender" a tocar violão. Pois é, como muitos, eu decorei dezenas de acordes comecei a tocar dezenas de músicas... o problema é que se eu não olhasse diretamente a cifra, eu me sentia como um camaleão em um show do Restart, ou seja, totalmente perdido (não curto Restart tá :P).
Percebi que se eu tivesse uma pastinha com cifras eu tocava várias músicas muito bem, mas se eu não estivesse com ela... eu não sabia tocar violão. A saída que encontrei foi decorar as cifras.. péssima idéia.. quando decorava uma cifra inteira, tinha que tocá-la todos os dias para não esquecer. Isso era frustrante. Algumas até eram fáceis, pois era um única sequência que se repetia a música toda... mas e quando haviam acordes invertidos, fora da "sequência" ?
Foi então que iniciou-se minhas férias e decidi: Vou me libertar das cifras e aprender a tocar violão !
Então, comecei tentando tirar músicas de ouvido... foi um desastre.. eu sabia aproximadamente 50 acordes e tinha que colocar apenas os acordes "certos" na música para que ela ficasse "bonita".. foi aí então que descubri que essa "beleza" da música era pura matemática e que já existia um estudo sobre como deixá-la assim.. foi aí que eu descubri o Campo Harmônico.
Estudando muito Campo Harmônico (e ainda sei muito pouco) aprendi que cada música seguia um conjunto de acordes possíveis que eram ditados pelo Tom
Descubri que o primeiro passo era descobrir o Tom da música e apartir do Tom, tentar (isso mesmo, tentar) "encaixar" os acordes do Campo Harmônico do respectivo Tom.
Aí encontrei esta tabelinha: Link direto da tabela
Nela eu pude ver todos os acordes possíveis de cada tom. Peguei então e escrevi ne meu pulso esquerdo o conjunto (Campo Harmônico) de C (Dó Maior), me tranquei no meu quarto e comecei a tentar (tentar novamente, nada é mágica) a encaixar os acordes que a tabela "deixava". O resultado? FOI ÓTIMO ! Tirei 4 músicas de ouvido em duas horas ! Fui então no cifraclub para ver se a cifra estava correta, e ELA ESTAVA !
Peguei a mesma música e tentei em outros Tons, e a musica ainda era "bonita" (harmônica) !
Me aprofundei um pouco mais no Campo Harmônico e aprendi que cada acorde do conjunto de um Tom é chamado de Grau, e esse grau é escrito em número Romanos. Exemplo: No Campo Harmônico de D (Ré), possuímos os seguintes acordes: D Em F#m G A Bm C#º e cada um é um grau do seu respectivo campo harmônico, ficando assim:
D Em F#m G A Bm C#º --> Acordes I II III IV V VI VII --> Graus.
Apartir daí, aprendi que o sétimo grau (VII) raramente é utilizado, e que não é necessário aprendê-lo agora (Além de serem acordes difíceis). E para que serviam estes graus ? Me perguntei... Então descubri que cada um desempenhava uma função, Função Tônica, Função Dominante e Função Sub-Dominante.
Aí então me dei conta de que não era necessário toda aquela tentativa e erro da qual eu utilizava (Mas ainda desempenha papel importante). Descobri que existia uma lógica entre esses graus para que eles combinassem ainda mais para formar a música.
E foi aí que eu parei, apartir daqui ficou tudo muito confuso. E espero que me ajudem ;)
Finalizando, o campo harmônico não é uma "Lei", nem todas as músicas o seguem á risca, ele é só um toque para você saber quais acordes combinam. A genialidade de um músico muitas vezes pode se dar por criar um som extremamente agradável sem a presença total do campo harmônico.
Agora pergunto a vocês, aprendi certo até aqui ? Como prosseguir ?
Se tiver algum erro, me corrijam que irei editar o tópico.
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Jonhp Veterano |
# dez/10
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Mio não tem jeito!!!
Segue essa linha ai que tu fica bom mestre..
Aprenda sobre as funções e onde as funções são fortes e fracas, isso lhe dará uma nova visão sobre a musica. Estude acordes, suas variações, inversões, com 9, com 7M, com 5dim e assim vai. E vá devagar.. com certeza você será um super mestre violonista rs
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XandeMenegussi Veterano |
# dez/10
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Obrigado Jonhp !
Sua resposta é muito importante ! (Y)
Sobre as funções que tu falou, é sobre aquelas que eu citei no tópico (Função Tonal, Sub-Dominante e Dominante) ?
isuahisuahisuas, um mestre eu não garanto.. mas aprender realmente o que é música, isso eu irei tentar ;)
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mendigo_desabrigado Veterano |
# dez/10
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XandeMenegussi já estudou escalas e formação de acordes? :)
acho que seria interessante vc dar uma olhada nisso, vai abrir muito seus olhos tbm :P
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XandeMenegussi Veterano |
# dez/10
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mendigo_desabrigado
Obrigado pela sua resposta !
Pois eh, ouço muitos falarem em "estude escalas" mas a definição que eu tenho sobre elas é meio obscura..
Qual a sua principal função ? Harmonizar Solos ? Exercitar os dedos ?
Ouvi falar também que existem várias e que é bom saber muitas escalas diferentes... Mas para que saber várias escalas ?
Desculpem a pergunta, mas se estou perguntando é porque revirei todo o fórum e o Google e não achei uma explicação que me fizesse entender.
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kiki Moderador |
# dez/10
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XandeMenegussi legal seu tópico, apesar do texto um pouco longo, a explicação e a conclusão é boa!
realmente, com isso daí voce tira metade das músicas que existe! a outra metade é modal (não segue essa lógica de tom).
o campo harmonico é resultado das escalas. se voce pegar uma escala e for montando os acordes da nisso.
depois eu leio com mais calma e comento, mas me pareceu correta sua explicação.
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XandeMenegussi Veterano |
# dez/10
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kiki
Estou aguardando então, xD
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Na minha busca incessante por conhecimento, dirigi minha atenção às escalas e tive uma surpresa !
Neste vídeo, o cara ensina uma escala de Blues (depois dos 3:20):
A surpresa foi que eu já sabia esta escala e também a reproduzia o tempo todo ! Para mim era apenas um solinho perdido de alguma composição de Blues ! Eu chamava de "Paradinha loka de Blues" ! (PQP ! Eu sei, podem rir ! haha)
E agora pergunto, com ela em mãos, posso incrementá-la e criar solos mais complexos ? Essa é sua principal função ? (Além da formação dos acordes)
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mendigo_desabrigado Veterano |
# dez/10 · Editado por: mendigo_desabrigado
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XandeMenegussi as escalas é que dão origem aos campos harmonicos e aos acordes, como o kiki disse :D
olha só, pensa cmg:
escala maior de C=
C D E F G A B
campo harmonico de C
C Dm Em F G Am Bmdim
agora olha só
acorde de C = C E G acorde de Dm = D F A acorde de Em = E G B E POR AÍ VAI (preguiça de escrever todos)
então, perceba como todas as notas dos acordes do campo harmonico de C maior estão na escala maior de C
recomendo que vc pesquise: tríades maiores e menores (que são usadas pra formar os acordes básicos [sem sétima nona e etc])
e as escalas!
brilhou meu mundo qdo eu pesquisei isso, xD
e tbm, depois que vc pesquisar as tríades, comece a montar os acordes com as tríades.
bom, as escalas também são uteis pra improvisar/harmonizar solos, como vc disse, já que você vai saber quais notas vão cair de um certo jeito em cima de quais acordes.
edit: também da pra treinar técnica com as escalas, eu mesmo treino assim, ponho um metronomo e faço uma progressão de 3/4/5 notas por pulso em cima de uma escala pelo braço todo, indo e voltando.
DETALHE 2= o sétimo grau da escala maior é MEIO diminuto, e não diminuto, pelo menos é o que eu acho.
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Beatlemaniac Veterano |
# dez/10 · Editado por: Beatlemaniac
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na verdade esse é um tópico bem legal eu estou mais ou menos nessa onda tb, eu só sabia tocar por cifras, nos 7 meses de aula q tive de violão... depois resolvi aprender algumas escalas sozinho pra poder fazer solos, por necessidade quando fiz uma bandinha com uns amigos, axo que meio que "decorei bem", músicas baseadas em blues/rock seguem bastante a pentatonica, e axo q solo mto bem quando identifico o tom certim...
o que eu mais quero eh aprender a por a música na letra, quando vc tem a letra, escolher o tom que mais ou menos vc tem na cabeça quando compos e fazer o arranjo todo dela... esse tópico eh legal por mostrar mais ou menos o norte que tem que se seguir
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XandeMenegussi Veterano |
# dez/10
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mendigo_desabrigado
Cara, muito obrigado ! Tem algumas coisinhas aí que ainda não entendo bem, mas vou estudar muito essa semana (principalmente a formação das tríades e tal) sempre seguindo suas dicas! Se continuar assim vou ter que te arrumar um abrigo hein ! kkk
E isso aí, o tópico tá crescendo e ficando bom !
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mendigo_desabrigado Veterano |
# dez/10
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XandeMenegussi estamos por aqui pro que precisar, uashuashuash...
ah, minha ponte é "dashora", tem até wi-fi!! :P
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XandeMenegussi Veterano |
# dez/10
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mendigo_desabrigado
aiushaiusahiushaiusa ! O mundo hoje é assim, todo mundo conectado ! haha
Maas voltando ao assunto, observem este link: Padrões de Escala Maior
Logo abaixo, existem desenhos. (São as escalas, creio eu) Olhando para aquela desenho no braço do violão eu não entendi, mas olhando ao lado tem uma partitura e embaixo dela um tab. O tab eu entendi, ja pratiquei bastante todas as escalas desta página.
Agora eu os pergunto, é isso mesmo ? Essas são as escalas que eu preciso estudar ?
Obrigado.
P.S.: Puxa, este tópico tá ficando legal, se eu tivesse lido tudo que tem aqui quando comecei a tocar violao estaria muito menos perdido !
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Jonhp Veterano |
# dez/10
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Seu estudo meu amigo, deve seguir os seguintes passos.
Entendimento das funções dos acordes dentro do campo harmonico. Função Tonica Este são o I, III, VI Graus do campo harmonico, eles dão uma sensação de descanso a musica, uma sensação de estabilidade. Normalmente acordes utilizados em finalizações de musicas. Função Subdominante Este tem uma função suspensiva para a musica, ele dá uma sensação de crescimento. Função Dominante Este acorde tem função de preparação, normalmente ele prepara para o retorno a um acorde de função tonica, este acorde aparece com frequencia em musicas antes de acorde com funções tonicas.
Estas três funções são facilmente percebidas com um tempo de estudo em todos os tons do campo harmonico maior.
Formação do Campo Harmonico Maior
O Campo harmonico maior e formado baseado na escala maior, sem muitas enrolações com historia, para se entender perfeitamente o campo harmonico maior e necessario que haja anteriormente um estudo sobre os intervalos e notas enarmonicas.
Mas e interessante o estudo geral das escalas, inicialmente estude as escalas maiores em todos os tons, logo após estude as escalas pentatonicas (escala maior sem o tritono), estude escalas menores e pentatonicas menores, escalas de blues, assim terá uma excelente visão para solos e para improvisos.
Estude a formação dos acordes, esse e um estudo pós estudo dos intervalos e muito importante para a formação dos acordes do campo harmonico, juntamente a isso aprenda novos acordes e decore varios padrões.
Aprenda e domine o campo harmonico e o mais importante tire musicas hehe
Abraços
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XandeMenegussi Veterano |
# dez/10
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Obrigado novamente Jonhp !
Estou estudando pesado nesse assunto de Campo Harmônico e suas funções ! Outra coisa que estou dando muita atenção também é para as escalas.
Diga-me, quais escalas eu devo decorar para início ? Maiores, menores, pentatônica, Blues ?
Mais uma vez, obrigado !
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knigthjoker Veterano |
# dez/10
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sugiro nesta mesma ordem que vc citou axo mais facil de decorar e treinar
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Ivan C. Veterano |
# dez/10
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A saída que encontrei foi decorar as cifras.. péssima idéia.. quando decorava uma cifra inteira, tinha que tocá-la todos os dias para não esquecer. Isso era frustrante.
Bom, alguns tem essa dificuldade... eu já consigo pegar a música, tocar 4, 5 vezes e decoro.
obs: músicas. não solos, solos eu demoro um pouco mais pra pegar.
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kiki Moderador |
# dez/10
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Ivan C. pois é... eu decoro com alguma facilidade tambem
mas o conhecimento das sequencias harmonicas ajuda bastante a decorar
se voce entende harmonicamente uma musica, fica bem mais facil de lembrar depois...
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Espião Veterano |
# dez/10
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Xande Menegussi
Cara eu tô igual a vc. Estou aprendendo tb a tocar violão, vonheço algumas cifras e até toco umas músicas, mas se eu não ver as cifras não consigo mais tocar.
Eu tô na tua sombra nesse tópico que por sinal deveria ser lido por qualquer músico iniciante. Com a superajuda da galera tem nos tirados dúvidas e nos orientados no caminho certo.
A todos um grande abraço.
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XandeMenegussi Veterano |
# dez/10
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Pois é pessoal, alguns decoram fácil ! O problema é quando tem dois acordes diferentes no meio da música, com o tempo tu acaba esquecendo. É disso que estou falando, nada de decoreba sabem, ouvir uma música e sair "improvisando" e harmonizar a música sem nunca ter olhado a cifra ! Esse é meu objetivo.
Espião É cara, eu sabia que alguns iriam se identificar com esse tópico, não é possível eu ser o único com esse problema ! kkk
Outra coisa galera ! O pessoal diz pra estudar escalas e talz, só que é muito difícil achar a tablatura dessas escalas para praticar. Eu revirei tudo e encontrei só a de Dó Maior, o link dela ta aqui: http://novo.cifras.com.br/tutorial.htm?cod=escala-do-maior_113
Se o link não abrir, ta aqui a tab: e|-------------------0-1-3---3-1-0----------------------------- B|-------------0-1-3---------------3-1-0----------------------- G|---------0-2---------------------------2-0------------------- D|---0-2-3-----------------------------------3-2-0------------- A|-3-----------------------------------------------3-2-0------- E|-------------------------------------------------------3-1-0-
E agora, sei a de Dò maior... faltam Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Sí ? Além das outras escalas que quero pegar, como disse alí em cima.
Mais uma vez, obrigado galera !
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Yeti Veterano |
# dez/10
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Tenho violao há 1 ano e meio, passei basicamente mais de 1 ano só pegando algumas tabs na net e tirando, pedaços de músicas e tal, nao aproveitei muito esse tempo, eu poderia tá bem mais avançado. Só comecei a olhar pra esse lado teórico recentemente, bem recentemente mesmo, e esse tópico parece um bom começo!
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Espião Veterano |
# dez/10
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Dúvidas
Então, se falam muito em campo harmônico mas agora apereceu uma duvida cruel para um iniciante como eu. É a seguinte: Tem uma cifra de uma música do Metal Nobre de nome LOUVAIMetal Nobre de nome LOUVAI. Ela está no tom de F# mas inicia a musica em C#. Porquê?? Não deveria começar em F#???
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xavy Veterano |
# dez/10
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Espião
a nota C# está presente no campo harmônico de F#: ela é o 5° grau compreende?
nem sempre uma musica começa com a nota referente a sua tonalidade...
e XandeMenegussi se persitir vc vai descobrir muitas coisas legais... até me cativou a estudar teoria novamente kra!
Parabéns pelo interesse, e este teu topico já tá com pinta de VETERANO, vamos acompanhar seu crescimento e de outros companheiros por aki pelo jeito...
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DraKo Veterano |
# dez/10
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Cara teoria parece chato mais quando vc aprende e coloca em pratica nãotem coisa melhor, tanto no improviso como no treinamento do ouvido teoria é a alma da musica
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Thiago Affran Veterano |
# dez/10
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Caro XandeMenegussi...
Todas as escalas obedecem um certo padrão de digitação... Sendo assim sabendo a digitação da escala Maior, seja la em qual tom vc aprenda... vc saberá as outras... No seu Tópico acima você nos deu como base a escala de Dó Maior, para saber as restantes basta aplicar a mesma digitação mudando apenas a Tônica...
Espero q tenha ajudado... Abraços! PS:Essa digitação não é fica muito confortável... se vc quiser posso mandar uma outra... que fica muito mais confortável a qualquer tom da escala...
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Espião Veterano |
# dez/10
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Thiago Affran
Manda ai cara fica a vontade...
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XandeMenegussi Veterano |
# dez/10
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Thiago Affran
Obrigado cara, vou dar uma olhada em como formar as outras escalas apartir desta.
E por favor, nos mande a sua escala! Quanto mais tivermos, melhor ;D
xavy
Obrigado pelas suas palavras cara, você é quem me incentiva ;D Mas estou pretendendo fazer algumas aulinhas ano que vem para dar uma clareada em alguns assuntos que ainda não tenho total compreensão. Mas o conhecimento que está dissolvido na internet e no fórum CFF vai muito mais além do que aulas particulares, por isso eu não vou deixar de estudar por aqui também.
Contribuam com o tópico !
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mendigo_desabrigado Veterano |
# dez/10
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XandeMenegussi Quais são suas duvidas remanescentes? :)
se estiver ao meu alcance, posso tentar esclarece-las... :P
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Thiago Affran Veterano |
# dez/10
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Bom Aqui vai a digitação...
Representando a Escala de C(Dó) na tablatura.
E-------------------------3-5-7-8- (G-A-B-C) B-------------------3-5-6--------- (D-E-F) G-------------2-4-5--------------- (A-B-C) D-------2-3-5--------------------- (E-F-G) A---3-5---------------------------- (C-D) E-----------------------------------
Modulando para D(Ré) Fica Assim... E-------------------------5-7-9-10(A-B-C#-D) B-------------------5-7-8--------- (E-F#-G) G-------------4-6-7--------------- (B-C#-D) D-------4-5-7--------------------- (F#-G-A) A---5-7---------------------------- (D-E) E----------------------------------- Se perceber bem o desenho da digitação é o mesmo... só foi acrescentado mais 1 tom(ou 2 semi-tons - por isso o valor aumenta de dois em dois) movendo assim a escala em 2 espaços no braço do violão... Para obter todas as outras escalas maiores, (Lembre-se que para as outras escalas o desenho muda) basta movê-la para a tônica q deseja e aplicar o mesmo desenho
Obs: Para ficar mais confortável ao desenho faça a seguinte digitação no desenho da escala C(Dó) - Onde tiver o número 3 ponha o dedo 2 da ME(Mão Esquerda)- número 5 dedo 4 da ME - número 2 dedo 1 da ME - número 4 dedo 3 da ME. (Pratique bem na escala de Dó e depois aplique a mesma digitação na escala Ré e nas outras escalas que vc quiser. Lembrando que ambos- desenho e digitações serão o mesmo, ou seja, terão o mesmo padrão.
Mais uma vez espero ter ajudado. Quaisquer dúvidas pdem perguntar que se puder as tirarei. Abraços!
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Jube Veterano |
# dez/10
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Thiago Affran Gostei da sua explicação, colocar a escala aplicada no braço do instrumento é realmente uma abertura de mares para quem está começando
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prankstare Veterano |
# dez/10
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Agora me dizem: qual era o tal "segredinho" do uso das funções do campo harmônico utilizado pelos Beatles?
Alguém sabe?
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