É possivel ser musico sem teoria?

Autor Mensagem
leandrogf
Veterano
# ago/10


Estou com o violao a uns 5 ou 6 meses aprendendo sozinho, com os 2 primeiros meses de duvidas ridiculas , mas graças a foruns como esse e sites como o cifraclub estava indo bem, se eu nao encontrasse a barreira teorica: partituras , escalas e afins.

Nem penso em ter um professor, eu cheguei ate aqui, sera que nao posso ir mais alem sozinho?

Esse negocio de tirar a musica de ouvido e compor musicas so sabendo o basico, como acordes e tablaturas é possivel?

A pergunta ta feita: "É possivel ser musico sem teoria?" Ou com mais tempo eu posso entender essas teorias sem fim?

ZAS
Veterano
# ago/10
· votar


Se na pergunta substituirmos a palavra pelo significado, teremos a resposta:
É possivel ser músico sem princípios básicos e elementares da arte ou ciência? Assim, eu penso, a responta é não.

djvini10
Veterano
# ago/10
· votar


Depende de que tipo de musico você quer ser...

rhoadsvsvai
Veterano
# ago/10
· votar


a resposta é não.

até os genios musicais q não sabem teoria como o bb king , no subconciente deles ,eles sabem.

Juneba
Veterano
# ago/10
· votar


leandrogf, possivel é, mas cara a teoria tá ai pra ajudar não para atrapalhar ninguém, os campos harmonicos ajudam a saber acordes que vão soar bem, as escalas notas que ficam certas na música, por que não estudar ? é algo que vai te ajudar.

leandrogf
Veterano
# ago/10
· votar


é desse tipo de ajuda que eu preciso Juneba agora e sei que tenho que aprender campos harmonicos :D, mas olhando assim, essa tabela de campos harmonicos, parece algo em japones, vou tentar decifrar isso lendo algum texto, brigadao

algo mais para começar?

thaicovsky
Veterano
# ago/10 · Editado por: thaicovsky
· votar


leandrogf
algo mais pra começar?

Estuda formação de acordes

DINO EK
Veterano
# ago/10
· votar


se vc quiser virar percucionista e ficar batendo em tambor, nao precisa de teoria, é só entrar no ritmo, mas ao contrario, precisa sim!

fripp
Veterano
# ago/10
· votar


leandrogf
Discordo dos colegas rhoadsvsvai e ZAS. É possível. Os Beatles não sabiam nada de teoria, tampouco Jimi Hendrix. Mas, sem dúvida a teoria (e a técnica), conhecimentos acumulados durantes séculos, ajudam muito, mas também moldam o músico. O que quero dizer é que quando pego músicas que compus antes de ter um conhecimento musical maior, acho que era mais criativo. Ou seja, qdo você tem domínio sobre um tema, querendo ou não, você dialoga com este conhecimento. Eu te aconselharia a seguir sem professor, tirando música de ouvido mesmo, até que você sinta falta de um professor.

T-Rodman
Veterano
# ago/10
· votar


a maioria dos bluesman nunca aprendeu nada de teoria.
Eric Clapton aprendeu tentando copiar os sons que ele ouvia nos discos.

Vários músicos na história, como os já citados nesse tópico não tinham formação básica/clássica/popular de música, mas um dia ou outro eles acabaram aprendendo teoria, mesmo que de forma não convencional - isso é certo também.

Agora que formação musical é importante, é, dependendo cada vez mais da área de atuação da pessoa. Se for tudo relacionado ao universo indie/folk/blues - não necessariamente temos muitos artistas formados, e que apresentam técnicas de livro, mas muita coisa deles acaba sendo assimilada pela teoria com o tempo.

leandrogf
Veterano
# ago/10
· votar


fripp
fiz o cadastro no forum porque eu senti falta de professor, conheço umas 50 pessoas que tentaram aprender violao, so umas 10 ou 15 sabem, e sem professor, so conheço duas,e eu sou uma delas, sendo que o outro demorou 10 anos para tocar bem, mais nao sabe nada de teoria

T-Rodman
eh por isso que nao quero professor, muita gente por ai nao precisou, mais tambem nao tem teoria.

erick_guitar
Veterano
# ago/10
· votar


É possivel ser musico sem teoria?

Sem teoria = Instrumentista! Existem guitarristas que aprendem pela internet exercícios praticos, treinam e viram grandes guitarristas sem mesmo saber teoria, mas na minha opinião isso é errado.

Com teoria = Músicista! Ai sim estamos falando de músico de verdade, músico completo, que sabe o que está fazendo, que conhece o seu instrumento de trabalho.

E porque não ser músico com teoria?

Música é teoria, você fazendo um simples acorde em Em ja está colocando em uma pratica a teoria.

Teoria não opinião é obrigação de aprender primeiro para quem quer ser músico.

Essa é a minha humilde opinião

leandrogf
Veterano
# ago/10 · Editado por: leandrogf
· votar


eu "herdei" esse violao da minha irma, que ja desistiu, na verdade eu nao queria aprender a tocar, surgiu a ideia de comprar uma guitarra, mas minha mae nao concordou dizendo que ja tinha violao em casa, pra que guitarra?
peguei o violao e fui aprendendo sozinho mesmo, hoje prefiro um violao do que uma guitarra.
o ruim e que o violao e de pessima qualidade , de nylon, e logo logo compro um de aço

Lori_Dw
Veterano
# ago/10
· votar


leandrogf
Cara, respondendo sua pergunta, eu acho que é plenamente possivel vc saber tocar, sem saber sobre teoria!! Eu mesmo aprendi apenas a fazer as notas, e pronto, já estava tocando ... sem saber nada sobre formação de acordes, e sobre esses conceitos todos teoricos!!

Ainda hoje não sou alguém que se diga: noooossa como ele sabe teoria ... mas como nosso amigo erick_guitar disse ali em cima, o simples fato de vc fazer um acorde, e saber que tem que mudar pra outro acorde depois, já é uma teoria .... e mais, depois de um tempo, depois que vc está há um tempo tocando e se virando legal na pratica, vc vai sentir falta de ir mais a fundo, e vai querer saber algo mais sobre teoria!! Assim foi comigo ... mesmo que nao tenho muito "saco" tbm pra estudar, mas o básico eu sei, pra me virar!!

leandrogf
Veterano
# ago/10
· votar


outra coisa, minha mae quer que eu toque na igreja, eh uma igreja pequena, e acho que posso fazer isso tranquilamente, vendo os outros violinistas da igreja, acho que poderia aprender as musicas so dando uma olhada nos acordes pra nao esquecer, pois todos os acordes que eles fizeram eu conheço, acho um bom jeito de começar, nao é mesmo?
muitas vezes a igreja fica sem ninguem para tocar,
e de vez em quando levo o violao pra escola e a galera ate curte
mas eu estou meio indeciso, e se eu errar na hora "H"? e se eu tiver que improvisar?

erick_guitar
Veterano
# ago/10
· votar


leandrogf
minha mae quer que eu toque na igreja, eh uma igreja pequena

Primeiro -Conselho de mãe é a melhor coisa e ela está super certa!

Cara tocar em igreja vai te fazer crescer muito, guarda isto que estou te dizendo, porque se você começar a tocar mesmo, um dia la na frente você vai entender o que estou te falando!

A igreja na minha opinião é a melhor escola de música para um músico cristão!

Abraços

Lori_Dw
Veterano
# ago/10 · Editado por: Lori_Dw
· votar


vendo os outros violinistas da igreja
Vc quiz dizer violonistas né? Violinista é quem toca violino!!

mas eu estou meio indeciso, e se eu errar na hora "H"? e se eu tiver que improvisar?
Cara, errar todo mundo erra, as vezes na hora H, as vezes na G ... eu sou musico há quase 15 anos, eainda erro, tenho que improvisar ... se vc sabe tocar, vai saber contornar, improvisar, e o que mais for preciso!! Mas nao fique se amarrando, com medo e tals ... se vc se sente preparado pra tocar, siga em frente!!

Edit: Assino embaixo de td que o Erick disse!!

Penta_Blues
Moderador
# ago/10
· votar


Boa tarde!!!

leandrogf
A pergunta ta feita: "É possivel ser musico sem teoria?"
Longe de querer ser ofensivo, pois se trata de uma correlação.
Na minha opinião, sim, é possível, assim como um analfabeto pode falar.
Quem não tem a teoria pode até se expressar, mas será como um analfabeto musical.
Valeu!!!

Juneba
Veterano
# ago/10
· votar


cara, então faça assim e seja feliz, aprenda teoria da seguinte maneira.

- intervalos
- escala
- formação de triades
- formação de triades completas
- campo harmônico maior
- tetrades
- campo harmonico menor, natural , melódico e harmônico.
- escalas no braço
- formatos de arpejo
- modos gregos.

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/10
· votar


leandrogf
"É possivel ser musico sem teoria?"

Tocador de violão pode ser. Músico não!

fernando tecladista
Veterano
# ago/10
· votar


Os Beatles não sabiam nada de teoria, tampouco Jimi Hendrix.

tem que definir o que é saber teoria

porque falando assim, a frase acima passa a ideia de que os dedos desses caras se mexem por contra própria sem ele ter ideia do que acontece

a partir do momento que o Jimi Hendrix no inicio viu um cara tocando e ele perguntou o que é isso? e o cara respondeu: é uma penta, faz assim subindo e descendo.... isso já é teoria

quando alguem falou para o paul que nunca tinha pego um baixo que para tocar aquilo no inicio é usar as tonicas dos acorde alternando com as V já é teoria

=====================

É possivel ser musico sem teoria?
o que eu pesso:

se você (ou eu) fez a pergunta, é porque precisa
se não, você (ou eu) estariamos tocando por ai famosos, sem sequer saber que existe teoria para tocar instrumentos

eu nunca me perguntei se preciso aprender a tocar flauta indiana, mas já me perguntei se é interessante aprender, baixo, guitarra e bateria sendo que só toco teclado
eu nunca me perguntei se é interessante aprender musica dodecafonica, mas já me perguntei se é interessante fazer um reforço de aulas de harmonia e impovisação

dlmchmcr
Veterano
# ago/10
· votar


possivel é, mas seria melhor se você estudasse pelo menos os campos harmônicos,assim você saberá encaixar melhor os acordes

não sei o que estou falando,eu também não conheço os campos harmônico,só sei a escala pentatonica

leandrogf
Veterano
# ago/10 · Editado por: leandrogf
· votar


ate agora recebi muitas mensagens que ajudaram muito, brigadao
mas gostaria ate fazer outro post com a pergunta: É possivel ser musico sem entender partituras?

isto é , compor, tirar de ouvido, participar de uma banda....

nao conheço ninguem que entenda aquilo, ate porque parece que aquilo eh mais util para musica classica e outros instrumentos de sopro , violinos e afins.

E entao: Entender partituras é crucial para ser violonista ou guitarrista? Ajuda muito?

patudodi
Veterano
# ago/10
· votar


Eu acho que não precisa entender partituras não.
Se alguém teve paciencia pra escrever uma partitura, concerteza vão ter 2 pessoas que tiveram paciência para escrever uma tablatura! E mais 5 pessoas que tiveram paciencia para escrever uma cifra =)
Das partituras, ajuda vc conseguir tirar o tempo delas, mas desde que voce ouça a música já éo suficiente.

Quanto a teoria:
Vou acabar repetindo o que já disseram, mas vou falar mesmo assim.
Não, não precisa de teoria, mas ajuda(e muito)
Até onde eu vi você quer montar uma banda, e compor
A teoria ajuda demais nisso.

Use meu exemplo:
Dia desses brincava na minha guitarra e achei um negossionho legal, fui juntando umas coisas, e acabou que eu compus a intro de uma musica =) Depois de muito batalhar contra a música eu desisti, nao conseguia passar daquilo Meses depois eu vi algumas escalas, como funcionam, a formação de acordes...

E eu vi lá naquela minha intro que, sem querer eu tinha acertado as coisas segundo a teoria! E a partir dali eu consegui compor o resto da música, pois ja tinha entendido como que ia continuar e tal, agora só falta a letra=D ( Se alguem souber de algum lugar que fale como encaixar letra e melodia eu agradeço, pois tenho letras sem melodia e melodias sem letra +S)

Concluindo:Teoria não é importante para tocar numa rodinha de amigos, mas se vc quiser passar da rodinha de amigos voce tem que aprender teoria =)

Você vai ver que não é nenhum bicho de sete cabeças, e é até divertido de estudar(ou serei eu?).

Arimoxinga
Veterano
# ago/10
· votar


puts Alguém ai já ouvi falar de Luiz Gonzaga? tá bom tá bom não é violonista nem guitarrista mas... já ouviram falar de Jimi Hendrix?? já está resolvida sua questão!!!


Agora vou falar uma coisa que não tenho certeza mas acho que foi assim Beethoven fez oque fez e não creio que ele teve professor! e tantos outros!

agora logico que estudar ajuda!!


quando UM louco que ele faz a terra tremer!

Peace!!

Penta_Blues
Moderador
# ago/10
· votar


Boa noite!!!

leandrogf
Entenda desta forma: conhecimento nunca é demais.
Se vc quer levar a música a sério seja um músico o mais completo possível. E isso requer procurar aprender o máximo que puder e sempre.
Valeu!!!

rhoadsvsvai
Veterano
# ago/10
· votar


piadinha de plantão.

"É possivel ser musico sem teoria?

musico não.

mas baterista concerteza

Gus79
Veterano
# ago/10
· votar


leandrogf

cara, boas noticias: voce ja sabe teoria.

se nao soubesse, como faria um acorde?

veja, saber teoria nao e a mesma coisa que ter professor.

pra ser musico, precisa saber um pouco de teoria. ok, voce ja comecou a aprender.

mas pra ser musico nao precisa de professor particular nao...

Smothie
Veterano
# ago/10
· votar


Nao sei pq baterista pode nao saber teoria, ate agora pelo q eu saiba a musica e formada pro 3 principios basicos.
Ritmo, Melodia e harmonia.
Saber ritmo nao e saber teoria? Apesar de ser algo quase como que instintivo, mais um bom baterista que sabe dividir compassos, marcar o tempo certinho.
E a mesma coisa que falar que pra se guitarrista e so saber fazer barulho ou que ser baxista e so seguir o guitarrista..

Pedro_Borges
Veterano
# ago/10
· votar


leandrogf

Olha, grandes violonistas começaram sozinhos descobrindo melodias no instrumento e fazendo arranjos livres. É o caso, por exemplo, de Geraldo Azevedo e tantos outros feras que existem por aí. Porém, em um determinado momento eles perceberam que tinham aptidão e partiram para o investimento (estudo).

Veja a história fantástica do violonista brasileiro Naudo, para quem foi aberto um tópico recentemnte "Apresentando Naudo"

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É possivel ser musico sem teoria?