【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda

Autor Mensagem
Juba22
Membro Novato
# jan/22
· votar


Pessoal, estou procurando um violão equivalente ao Taylor Baby BT1 que apresente um bom custo x beneficio, isso existe? O Taylor está na faixa de $5.000 porém eu teria que gastar mais para colocar captação (pensei em colocar M80 como alguns artistas que sigo fazem, mas estou na dúvida porque atualmente gravo em Homestudio usando o Shure SM57 para instrumento e vi algumas recomendações de usar captação externa mesmo aqui no fórum)

Eu não conhecia o Rozini RX540 que recomendaram aqui no fórum e vi que o modelo RX540 ATF já vem com captação Fishman e sai por $5000, ou seja, na mesma faixa do Taylor e já com uma boa captação, mas tenho medo de estar comparando o “incomparável” porque quando se fala de Taylor a referência é alta.

Não sou profissional, mas quero investir num instrumento que realmente me de prazer em tocar e seja pra vida, então se houver outras sugestões além de Taylor/Rozini são bem vindas! Inicialmente pensei em gastar 3k mas já estou considerando gastar 5k para comprar algo que valha a pena e eu não me arrependa depois. Obg!

instrumentista
Membro Novato
# jan/22
· votar


Juba22
cara Taylor é referência nos modelos feitos nos EUA, Taylor chinês é referência lá fora porque é o que tem la fora. O Taylor baby por exemplo, eu acho caro pelo que entrega, acho super comparável um violão todo em madeira maciça com um violão solid top, ambos com um controle de qualidade bom e de marcas que se preocupam com o produto que entregam ao cliente final. Dito isso, acho uma boa pedida, mas não acho que vale pagar 2 mil por uma captação, com esse dinheiro você compra uma MUITO melhor, então eu "economizaria" a grana da captação e partiria pro violão acústico com a captação à parte, um K&K trinity seria INFINITAMENTE melhor, por um preço próximo ao que você pagaria de diferença entre o rozini captado e o sem captação, já vem com um pre amp (externo) e um mic absurdamente bom. Então eu diria que: não compre pelo nome, Taylor é magnifico, mas só dos 300 pra cima, as outras séries são no máximo boas e vendem mais pelo nome do que por qualidade. Captação vale mais a pena comprar por fora e pagar a instalação do que pagar pela captação que vem inclusa, e por ultimo, no seu lugar eu iria num violão todo maciço, por essa grana (5k) da pra comprar algum que seja novo ou usado, de luthier ou de marca.

Juba22
Membro Novato
# jan/22 · Editado por: Juba22
· votar


Muito obrigado pelos esclarecimentos, instrumentista! Me ajudou bastante.
Nos violões que eu tenho pesquisado por aqui 100% maciço na mesma faixa de preço encontrei além do Rozini RX540, também o Takamine GD71, o Cort CORE OC ABW - OPLB/C e o Walden D600ceg. Vi no fórum algumas sugestões de SEIZI também (modelos com KOA e outros Mogno). Pretendo ir na Teodoro Sampaio testar esses violões...

instrumentista
Membro Novato
# jan/22
· votar


Juba22
melhor coisa que tu poderia fazer... esses violões de fábrica é testar todos e ir no que tu gostou mais. De preferência testar vários da mesma marca, em lojas diferentes e tal, que ai tu vai ter certeza do que mais te agrada, eu sempre indico o RX540 porque ele é bem estável, todos que toquei estavam bons, uns melhores outros piores (coisa normal, as vezes regulagem, as vezes timbre) mas a variação foi bem pequena eu diria, e todo mundo que eu conheço que já tocou achou o mesmo, mas evidentemente que pra quem pode/consegue ir testar em várias lojas é o melhor.

Over-Drive
Veterano
# fev/22
· votar


Pessoal, eu tenho um Michael VM 925, daqueles Dreadnought sem cutaway.
Tô querendo fazer o upgrade no violão, pra um dreadnought melhor, de tampo sólido, e necessariamente sem cutaway.
Vocês podem me recomendar violões na faixa dos R$ 2.500,00 a R$ 3.000,00?

instrumentista
Membro Novato
# mar/22
· votar


Over-Drive
nessa faixa recomendo rozini ou seize, são instrumentos bem legais que tem boa qualidade de acabamento, também recomendo que tente testar os violões numa loja

Pupa
Membro Novato
# mar/22
· votar


Bom dia!
Pessoal, sou novo no Cifra Club e iniciante no violão.
Alguém tem dicas/recomendações de lojas no Rio de Janeiro para testar e comprar meu primeiro violão?
Obrigado!

Devas_r
Membro Novato
# mar/22
· votar


Bom dia. Já toco a 5 meses e me considero um novato avançado. Como a maioria, comecei com um violão de nylon (Rozini RX210) por não machucar tanto os dedos pra quem está começando. Esse problema (dedos calejados) já não me afeta mais e, estou interessado em adquiri um violão com cordas de aço, pois o meu estilo musical vai mais pra o Pop, Rock e um pouco de sertanejo e o timbre do violão de aço soa muito melhor que o Nylon para esse tipo de música. Recentemente toquei em um violão flat de um colega e fiquei impressionado com o conforto de tocar um, muito macio leve e fácil de abraçar, ainda mais considerando que sou bem baixo. Sei que a projeção sonora, em especial volume de graves são inferiores em modelos Flat, mas como não toco em igreja nem em barzinhos, toco apenas para min quase como uma terapia, não tenho necessidade de um modelo jumbo ou Dreadnought. Meu objetivo é conseguir prolongar o tempo de treino sem desconforto e subir um degrau de qualidade em relação ao meu primeiro violão (Rozini RX210) que é um excelente violão, mas é um violão de entrada e para iniciantes. Diante disso analisei alguns modelos e gostaria, com base na experiência de quem já tocou neles ou os conhece, uma opinião:
1º Rozini RX620: Violão da linha Premium da Rozini, pelo que já tem excelente construção, tampo sólido, a versão elétrica tem captação excelente Pressys+ da Fisham. É considerado Flat mas nem tanto, apenas pouca coisa mais fino que um violão tradicional.
Está custando entre R$1700,00 (na versão apenas acústica) e R$2500,00 (na versão elétrica).

2º Strinberg SF200C: Violão também com excelente construção e acabamento superior ao Rozini (ponto onde a Rozini ainda peca um pouco). É um modelo Super Flat, bem fino e leve. Na teoria, é inferior ao Rozini, pois tem tampo laminado e rastilho e pestana em plástico (algo que, se eu adquirir o mesmo pretendo trocar por osso e regular em um Luthier), entretanto custa metade do Rozini. Tem versões com tampo em Spruce e mahogany (não sei qual a diferença sonora entre uma madeira e a outra). Só tenho que, por ser muito fino, o mesmo perca d+ em projeção sonora. Como já disse, volume não é prioridade para min, mas tenho medo que nesse modelo o som não tenha vida e perca d+ nos graves. Era a minha primeira opção, até que vi o Rozini.
Está custando entre R$890,00 a R$1100,00.

3º Yamaha APX700II: Esse aqui é bem falado por absolutamente todos que já tocaram em um, praticamente sem defeitos, também não chega e ser tão fino quanto o Strinberg, mas é um modelo Flat, porém seu preço é quase proibitivo para min, só compraria o mesmo se ele fosse MUITO superior aos dois que citei acima e, em que pese seja um excelente violão eu dificilmente acho que a diferença de preço valha a pena.
Está custando entre R$3800,00 a R$4500,00.
Fiquem á vontade para sugerir outros modelos. Desde já agradeço a opinião de todos!

instrumentista
Membro Novato
# mar/22
· votar


Devas_r
cara, vou dar minha opinião sobre violão flat e ai indicar melhores opções pra você. |Violão flat é pra quem viaja e toca plugado, você perde muito em projeção, mas principalmente em range de volume, você ainda é iniciante, mas já já você vai perceber que é interessante ter um violão que você consiga fazer ele ter um som baixo (mas audível) e ao mesmo tempo muito alto, existem diversas música, inclusive no seu repertório favorito que requerem essas técnicas, então eu acho que um violão flat não é a melhor coisa pra quem vai tocar em casa, eu vejo ele sendo mais útil pra uso profissional.

Tem versões com tampo em Spruce e mahogany (não sei qual a diferença sonora entre uma madeira e a outra)
Num tampo laminado NENHUMA que não seja estética, ali não é madeira, é uma folha colada que só é diferente esteticamente, um violão com tampo maciço é INFINITAMENTE SUPERIOR, independente da madeira, se for madeira de verdade e feita pra fazer instrumento vai ser melhor no primeiro dia, mas principalmente com o passar do tempo.

Bom agora vamos as minhas indicações. Cara você consegue um violão bem portátil, mas com projeção, com volume e com qualidade acústica indo pra um violão OM, 00 ou Parlor (0) eles são relativamente menores que um dreadnought, o Parlor e 00 BEM menores, mas ainda tem qualidades acústicas que vão te permitir estudar tudo que você curte. O OM (maior deles) é BEM ergonômico, a cintura dele tem largura de 8cm, o que é bem fino, da pra abraçar tranquilamente sem cansar, até pra uma pessoa pequena. Indico procurar esses 3 shapes, você vai ganhar bastante em qualidade acústica e não vai abrir mão do conforto, EU iria em um OM/000, porque é bem versátil, da pra tocar tudo que tu curte, um Parlor talvez distorça muito quando você der palhetadas mais firmes e com mais força.

Vou deixar alguns modelos aqui dos 3 shapes numa faixa de preço de até uns R$3.000,00. Já que esse é o preço que você pagaria no rozini (que me parece ser o que mais faz sentido pra você, desses que você citou).

Violões:
1) Supreme Fuji (tem de tampo SÓLIDO em koa, "mogno" ou spruce, eu iria no de spruce por ser o mais versátil, mas o em koa é lindão).
2) Rozini RX220 ou o prórpio 620 (que eu acho que não é flat não, só é um auditório (OM) mesmo).
E qualquer outro violão de marca que seja tampo sólido, com o nome auditório ou OM, vão ser confortáveis, dependendo de onde você mora eu posso te emprestar meus violões pra você ver qual é melhor, tenho um OM e um 00, acho que você vai se dar melhor com um OM pela versatilidade, procure uma loja e teste esses que te indiquei e esses que você tá pensando em veja se o conforto é tão diferente pra você.

Devas_r
Membro Novato
# mar/22
· votar


Obg pela resposta. O ideal realmente seria testar os violões, mas aqui na minha cidade (Teresina-PI) tem poucas lojas de instrumentos musicais e o único que achei por aqui dos que citei foi o Strinberg, não cheguei a testar o mesmo. Não conheço muito os violões da Seizi e não sei sobre a qualidade dos mesmos, mas vou pesquisar sobre esse que você indicou. O RX620 apesar de alguns sites e reviews chamarem ele de Flat, pelas dimensões do mesmo no site da Rozini ele tem tamanho padrão. Ele é basicamente um Rx220 com Cutway.

instrumentista
Membro Novato
# mar/22
· votar


Devas_r
cara, posso te dizer, a linha premium da seize é bem legal pelo preço, são violões made in china, mas pelo que eu vi a fábrica lá é administrada por um luthier e aqui no Brasil o instrumento passa por uma análise criteriosa, e também leva o nome de um grande luthier brasileiro. Eu sou muito chato com violão e atualmente só possuo instrumentos de luthier, peguei em um seize e gostei bastante da qualidade de construção e o violão tem um som bem legal também, para a proposta e pelo dinheiro eu achei bem legal mesmo.

Devas_r
Membro Novato
# mar/22
· votar


O que você acha da linha premium da PHX, o PHX J White? Achei interessante porque eles tem um "rebaixo" no bojo no local onde se apoia o braço direito, aparentemente é uma forma de tornar o violão mais confortável sem perder a sonoridade.

instrumentista
Membro Novato
# mar/22
· votar


Devas_r
cara, já toquei em violão com arm rest, não é tão diferente não, sinceramente. É um conforto mais pro seu braço não ficar marcado/dolorido do contato com essa região do violão, que em alguns é meio "quadradona", não é uma coisa que me incomoda nem nunca incomodou, e não vejo ser uma vantagem decisiva não, eu não tenho nenhum violão com e não sinto falta

andrelbc
Membro Novato
# abr/22
· votar


Olá pessoal! Estudo violão clássico há alguns anos e estou para compra o meu segundo instrumento. Pretendo gastar de R$ 2.000 a R$ 2.500. Já estou pesquisando há algumas semanas e os modelos que mais me chamaram a atenção foram os seguintes:
Rozini rx213;
PHX Camerata lcs500/lcs501;
TS3/TS4 Irmãos Carvalho;
Giannini NWT1.

O PHX foi o único desses que eu consegui encontrar e testar nas lojas aqui da minha cidade, porém é o que menos estou inclinado a comprar porque eu não gostei do fato do cavalete dele ser parafusado.

Os violões dos Irmãos Carvalho me chamam muita atenção mas eu fico com dúvida se compensa o tempo de espera e o valor a mais em relação a um Rozini rx213, por exemplo. Além disso, também vi muitos relatos de acabamento ruim em alguns exemplares, apesar de que, eu provavelmente compraria no site guitanda e aparentemente eles fazem uma checagem a mais nos violões para ver se está tudo ok.

O Giannini me parece também uma boa opção, principalmente por ser todo maciço, além de ter verniz fosco (minha preferência). Entretanto, esse foi o que eu menos achei conteúdo na internet e também parece ter um acabamento mais simples do que os outros.

Gostaria de opiniões sobre esses modelos ou até sugestões de outros bons violões nessa faixa de preço.

PS: também cogitei um TS6, porém este fica no limite do orçamento e não sei como ele se compara com os outros em termos de custo/beneficio.

Rbpas
Membro Novato
# 10/mai/22 16:46
· votar


Olá pessoal. Sou novo no grupo. Já acompanhei alguns dos debates daqui e me ajudaram muito.
Estou pensado em mudar para um violão melhor. O que tenho hoje é muito para iniciante.
Já vi varias conversas aqui sobre o tópico.
Mas, nas minhas pesquisas, me deparei com um violão da yamaha TransAcoustic CG-TA que possui um recurso interessante.
Gostaria de saber se alguém já tocou nesse violão e se realmente o recurso funciona como prometido entregando um som de primeira.
Estou na dúvida se vale o investimento ou se melhor pegar um takamine na mesma faixa (e indicação de algum, pois não conheço muito da marca, apesar de já ter lido bons reviews a respeito).
Valeu!

instrumentista
Membro Novato
# 10/mai/22 21:16
· votar


andrelbc
não manjo tanto de violão de nylon brother, mas toquei um TS6 e achei honesto, pelo preço acho que é honesto e um bom custo x benefício, eu recomendaria comprar na groove (antiga 4garage), eles fazem uma inspeção pessoal em todos instrumentos o que garante que teu violão será de fato um dos bons, com uma regulagem boa e qualidade legal, eu acho que no cenário atual é a melhor opção, principalmente com o preço dos instrumentos importados feitos em larga escala com mão de obra duvidosa. De verdade, pelo preço acho que tu vai tá se dando bem.

instrumentista
Membro Novato
# 10/mai/22 21:29
· votar


Rbpas
cara... é um violão normal na minha opinião, toquei em vários violões com a tecnologia TA e sim, funcionam e realmente entregam o que prometem, agora vale a pena? Eu acho que é muita grana pra uma parada que não tem muito uso sendo sincero, se tu vai gravar ou se apresentar ai sim é legal e tal, mas pra tocar em casa estudando não vejo muita utilidade nos efeitos, não toquei nesse modelo em específico, mas toquei em alguns de aço e os de entrada eu achei que o preço não se justifica, no geral o violão é apenas ok mas custa o preço de um violão premium de outras marcas. A tecnologia não justifica o valor (na minha opinião), agora sobre indicação vou ficar te devendo, conheço muito pouco dos violões de nylon

Rbpas
Membro Novato
# 11/mai/22 10:03 · Editado por: Rbpas
· votar


instrumentista
Valeu pela dica. Já tinha ouvido falar dessa loja e já vi alguns vídeos deles no youtube. Bom saber que eles trabalham bem. Vi que eles também trabalham com violões de luthier para revenda.

Já tinha imaginado que seria isso. Pelo que já pesquisei, estou começando a pensar em pegar um violão nylon com um bom luthier ao invés de pegar algum de marca.
Valeu!

macedorafael
Membro Novato
# 31/mai/22 21:01
· votar


Boa noite galera. Vou comprar um Rozini Rx210.. gostaria de saber se existe muita diferença entre a versão acetinada/fosca e a com brilho? Quais vocês indicam. Valeu.

LeandroP
Moderador
# 31/mai/22 22:36
· votar


macedorafael

É uma questão meramente estética. Se não encontrar diferença no preço, escolha o que mais lhe agradar aos olhos.

LimaGuitar86
Membro Novato
# 02/jun/22 14:44
· votar


Pessoal, alguém ja comprou na groover (antiga 4garage)? Estou interessado em comprar um violão lá (Rozini RX210) e vi que eles fazem uma regulagem e inspeção. Quanto em média custa esse serviço? Pois estou com a opção de comprar na Carneiro Music tb. Vale a pena comprar la só por causa dessa regulagem? obrigado desde já.

ejames
Membro Novato
# 02/jun/22 16:11
· votar


LimaGuitar86
Cara, regulagem de loja assim costuma ser algo bem meia boca. Ajuste de altura, checagem de oitavas e só, coisa que qualquer um pode em casa com ferramentas básicas e um pouquinho de bom senso. Regulagem de verdade exige troca de cordas e pode incluir serviços como nivelamento e retífica de trastes, que são coisas mais complexas e que eu nunca vi em lojas (não posso falar que não existe nem se é o caso da loja citada).

Quanto em média custa esse serviço?
Daí você tem que ligar pra lá e se informar, né? As que eu vejo geralmente oferecem o serviço de graça após a compra, até mesmo por isso costuma ser algo simples. Não sei se nessa loja o caso é outro.

instrumentista
Membro Novato
# 04/jun/22 20:54 · Editado por: instrumentista
· votar


ejames
Regular altura não é fácil não. Altura de corda se regula em rastilho, pegar um rastilho e lixar pode acabar com o rastilho, se for angulado já era, precisa alterar com maquinário bem feito, se for flat é "mais fácil" mas ainda assim não é o ideal. Não se regula altura de corda em tensor, tensor é pra regular e alinhar ângulo de braço. Regular instrumento não é fácil assim não, tem que ter o mínimo de conhecimento e maquinário para.

ejames
Membro Novato
# 05/jun/22 15:32
· votar


instrumentista
Verdade, fui na mentalidade de regulagem de guitarra elétrica. Mas enfim: por exatamente esses motivos, a "regulagem" da loja deve ser só uma inspeção para ver se não tem nada muito fora do padrão. Como disse, eu pelo menos nunca vi loja executar serviço mais complexo.

instrumentista
Membro Novato
# 05/jun/22 19:09
· votar


ejames
também não.... mas parece que lá eles têm um luthier bem bom. Eu acho que valeria a pena se fosse garantido que o violão viesse com traste nivelado e altura boa, mas nunca comprei nada lá.

PS: Guitarra elétrica pra regular é uma maravilha, muito mais fácil e muito menos chance de você fazer uma besteira sem precedentes kkkkkkkkkk

Espanhol92
Membro Novato
# 07/jun/22 08:56
· votar


Pessoal, quero aprender a tocar violão e gostaria de uma dica na escolha do instrumento. Pesquisei alguns modelos e me interessei por alguns, são eles: crafter hd 100, cort ad 880, eagle ch 889 e rozini rx 315. Se puderem me ajudar ou até recomendarem outro violão além dos citados. Tenho 2000,00 reais de orçamento e gostaria de Um violão folk, eletroacustico, com cordas de aço.

Obs: não toco nada e não tenho ninguém para ir comigo a uma loja para experimentar o instrumento.

instrumentista
Membro Novato
# 16/jun/22 18:49
· votar


Espanhol92
eu tenho uma dica, não compre um eletroacustico. Geralmente é um investimento a mais que não justifica o valor, você tá começando, não vai fazer show então não há motivo algum pra tocar plugado... quanto ao afinador que geralmente vem com a captação é até legal, mas por muito menos você compra um afinador clip ou até de graça baixa um pro seu celular. A rozini tem violões bons e com esse valor você compra um até melhor que o 315 sem captação.

brunelabrunastic
Membro Novato
# 27/jun/22 11:25
· votar


Estou procurando um violão pra tocar erudito, queria gastar no maximo 1500 reais. Alguma recomendação?

Cloudkicker
Veterano
# 27/jun/22 14:15 · Editado por: Cloudkicker
· votar


brunelabrunastic

Se for iniciante, um Yamaha C40MII é um violão bem honesto pelo preço... menos de 800 reais: https://www.mercadolivre.com.br/violo-classico-yamaha-c40mii-para-dest ros-natural-matt/p/MLB16062884?pdp_filters=category:MLB2987#searchVari ation=MLB16062884&position=1&search_layout=grid&type=product&tracking_ id=ba933c14-030c-4e7f-88d2-db0ddae2f575

brunelabrunastic
Membro Novato
# 27/jun/22 16:27
· votar


Cloudkicker

Faz uns anos que não toco mas me julgaria intermediário, to disposto a dar uma investida a mais pra pegar um som legal.
Conhece algum até 1500?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda