【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda

Autor Mensagem
Juba22
Membro Novato
# 02/jan/22 06:36
· votar

Pessoal, estou procurando um violão equivalente ao Taylor Baby BT1 que apresente um bom custo x beneficio, isso existe? O Taylor está na faixa de $5.000 porém eu teria que gastar mais para colocar captação (pensei em colocar M80 como alguns artistas que sigo fazem, mas estou na dúvida porque atualmente gravo em Homestudio usando o Shure SM57 para instrumento e vi algumas recomendações de usar captação externa mesmo aqui no fórum)

Eu não conhecia o Rozini RX540 que recomendaram aqui no fórum e vi que o modelo RX540 ATF já vem com captação Fishman e sai por $5000, ou seja, na mesma faixa do Taylor e já com uma boa captação, mas tenho medo de estar comparando o “incomparável” porque quando se fala de Taylor a referência é alta.

Não sou profissional, mas quero investir num instrumento que realmente me de prazer em tocar e seja pra vida, então se houver outras sugestões além de Taylor/Rozini são bem vindas! Inicialmente pensei em gastar 3k mas já estou considerando gastar 5k para comprar algo que valha a pena e eu não me arrependa depois. Obg!

instrumentista
Membro Novato
# 04/jan/22 23:18
· votar

Juba22
cara Taylor é referência nos modelos feitos nos EUA, Taylor chinês é referência lá fora porque é o que tem la fora. O Taylor baby por exemplo, eu acho caro pelo que entrega, acho super comparável um violão todo em madeira maciça com um violão solid top, ambos com um controle de qualidade bom e de marcas que se preocupam com o produto que entregam ao cliente final. Dito isso, acho uma boa pedida, mas não acho que vale pagar 2 mil por uma captação, com esse dinheiro você compra uma MUITO melhor, então eu "economizaria" a grana da captação e partiria pro violão acústico com a captação à parte, um K&K trinity seria INFINITAMENTE melhor, por um preço próximo ao que você pagaria de diferença entre o rozini captado e o sem captação, já vem com um pre amp (externo) e um mic absurdamente bom. Então eu diria que: não compre pelo nome, Taylor é magnifico, mas só dos 300 pra cima, as outras séries são no máximo boas e vendem mais pelo nome do que por qualidade. Captação vale mais a pena comprar por fora e pagar a instalação do que pagar pela captação que vem inclusa, e por ultimo, no seu lugar eu iria num violão todo maciço, por essa grana (5k) da pra comprar algum que seja novo ou usado, de luthier ou de marca.

Juba22
Membro Novato
# 05/jan/22 13:25 · Editado por: Juba22
· votar

Muito obrigado pelos esclarecimentos, instrumentista! Me ajudou bastante.
Nos violões que eu tenho pesquisado por aqui 100% maciço na mesma faixa de preço encontrei além do Rozini RX540, também o Takamine GD71, o Cort CORE OC ABW - OPLB/C e o Walden D600ceg. Vi no fórum algumas sugestões de SEIZI também (modelos com KOA e outros Mogno). Pretendo ir na Teodoro Sampaio testar esses violões...

instrumentista
Membro Novato
# 07/jan/22 23:30
· votar

Juba22
melhor coisa que tu poderia fazer... esses violões de fábrica é testar todos e ir no que tu gostou mais. De preferência testar vários da mesma marca, em lojas diferentes e tal, que ai tu vai ter certeza do que mais te agrada, eu sempre indico o RX540 porque ele é bem estável, todos que toquei estavam bons, uns melhores outros piores (coisa normal, as vezes regulagem, as vezes timbre) mas a variação foi bem pequena eu diria, e todo mundo que eu conheço que já tocou achou o mesmo, mas evidentemente que pra quem pode/consegue ir testar em várias lojas é o melhor.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda