【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda

Autor Mensagem
Cloudkicker
Veterano
# 27/jun/22 19:29
· votar


brunelabrunastic

Não sei como anda a marca hoje em dia, mas violões da Rozini podem ser uma opção interessante. Se alguém puder confirmar ou sugerir outras opções, por favor...

brunelabrunastic
Membro Novato
# 28/jun/22 13:03
· votar


Cloudkicker
No caso do erudito, que características eud everia procurar em um violão pra decidir qual comprar? Sabe me dizer?

instrumentista
Membro Novato
# 28/jun/22 20:53
· votar


brunelabrunastic
cara não existe violão erudito, violão é violão. Tem de aço e nylon, violão erudito é um estilo de tocar o instrumento de nylon, se quer algo fiel e clássico é um violão com 6 cordas padrão espanhol de construção com tampo em abeto e laterais e fundo de jacarandá. Mas lembre-se, um violão com essas características pode ser usado pra tocar mpb... no mas, o "violão erudito" quem faz é o violonista, que toca da forma como se toca o instrumento erudito.

anderson_gesteira
Membro Novato
# 28/jun/22 21:00
· votar


brunelabrunastic o que pedem mais para um violão dito erudito que seja violão de nylon, sem cutway e apenas acustico (sem captação). Geralmente, quem toca erudito acaba fazendo o violão com luthier e não comprando modelos de fabricante

brunelabrunastic
Membro Novato
# 29/jun/22 15:04
· votar


anderson_gesteira
instrumentista
Vlw!!

Over-Drive
Veterano
# 22/ago/22 15:51
· votar


Fala pessoal, boa tarde.
Surgiu a oportunidade de comprar um Takamine GS 240, dreadnought, elétrico, sem cutaway. Tenho atualmente um Michael VM925. Procuro atualmente um violão com tampo sólido, já que o atual que eu tenho é de tampo laminado.
Alguém tem mais informações sobre esse violão? É de tampo sólido? É um modelo de qualidade?

LeandroP
Moderador
# 22/ago/22 19:53
· votar


Over-Drive

Difícil mesmo saber. Só quem tem este modelo pode ajudar. Pesquisei no site e não existe nada a respeito de GS-240. Encontrei um modelo G240 e aparece como uma série descontinuada. Na internet eu li a respeito do tampo ser em Abeto, e este modelo do site diz que é Spruce (confuso). Mas, nenhum deles afirma se o tampo é laminado ou maciço. Se tiver a oportunidade de levar o instrumento a um luthier pra se certificar, é melhor. Não sei te dizer se pelo fato do violão ser um "dreadnought" teria que ter o tampo maciço. Boa sorte!

instrumentista
Membro Novato
# 03/set/22 19:02
· votar


Over-Drive não achei muita coisa confiável sobre ele na internet, é um violão dos anos 90 então eu teria um pé atrás... os violões vintage bons são caros e muito bem conhecidos (vintage é qualquer coisa com 20+ anos) então há a chance desse ser apenas um violão comum, quanto ao tampo, se tiver a oportunidade de ver pessoalmente é fácil saber se é ou não laminado, se for um tampo maciço basta olhar no recorte da boca, os veios devem passar da parte da parte de cima (fora do violão) pelo corte indo em direção a parte de baixo do tampo (parte interna) sem interrupções, isso só vai acontecer em pedaços de madeira maciços, olhando por dentro também é possível ver se os veios batem com os veios de fora, mas essa olhada na boca já mata a charada.


LeandroP
Abeto e Spruce são a mesma coisa. Abeto é a tradução da palavra spruce pro português. Aqui no Brasil costumam traduzir para abeto somente o spruce europeu e o americano continua com o nome em inglês, mas no fim das contas é a mesma coisa, ambos são spruces, o que difere é a espécie. Dreadnought é apenas o formato do corpo do violão, não tem nada a ver com as características das madeiras que o compõe.

LeandroP
Moderador
# 03/set/22 21:00
· votar


instrumentista
Dreadnought é apenas o formato do corpo do violão, não tem nada a ver com as características das madeiras que o compõe.

Sim, sei que se refere ao modelo. Não sabia que, por ser um modelo dreadnought, o tampo deveria se sólido. Pelo o que entendi, tanto faz. Seria o que frequentemente chamamos de "folk" ou não tem nada a ver? Obrigado por esclarecer.

instrumentista
Membro Novato
# 04/set/22 13:11
· votar


LeandroP
isso o modelo é o que chamamos de folk aqui no Brasil, e realmente, tanto faz, tem folk com tampo maciço e com tampo laminado também.

Rgb-Keys
Membro Novato
# 06/set/22 17:51
· votar


Olá pessoal, sou novo aqui no forum. Estou com dúvida a respeito de qual violão comprar.

Toco contrabaixo a quase 1 ano e gostaria de comprar um violão para utilizar em meus estudos e eventualmente usar na igreja. Já ouvi falar de muitas marcas como: Rozini, Takamine, Yamaha, Crafter, Seizi, Tanglewood. Mas não desejo me apegar muito a isso, gostaria de ter um bom instrumento em mãos que possa me atender por um longo tempo.

Estou em busca de um violão que atenda esses requisitos:

1 - Cordas de Aço

2 - Faixa de Preço: 2000 - 3000 reais
(Pode chegar até 3500 mas só se tiver alguma opção que vale a pena)

3 - Gostaria de um instrumento que possa estar comigo por anos, não tenho pretensão de ficar comprando outros.

4 - Não tem problema se for usado.

Rgb-Keys
Membro Novato
# 06/set/22 17:53
· votar


Olá pessoal, sou novo aqui no forum. Estou com dúvida a respeito de qual violão comprar.

Toco contrabaixo a quase 1 ano e gostaria de comprar um violão para utilizar em meus estudos e eventualmente usar na igreja. Já ouvi falar de muitas marcas como: Rozini, Takamine, Yamaha, Crafter, Seizi, Tanglewood. Mas não desejo me apegar muito a isso, gostaria de ter um bom instrumento em mãos que possa me atender por um longo tempo.

Estou em busca de um violão que atenda esses requisitos:

1 - Cordas de Aço

2 - Faixa de Preço: 2000 - 3000 reais
(Pode chegar até 3500 mas só se tiver alguma opção que vale a pena)

3 - Gostaria de um instrumento que possa estar comigo por anos, não tenho pretensão de ficar comprando outros.

4 - Não tem problema se for usado.

instrumentista
Membro Novato
# 07/set/22 20:31
· votar


Rgb-Keys
Com 3500 eu iria num violão todo maciço de mogno, são instrumentos com um timbre mais amadeirado de fato, mas muito bons pra voz e violão, e também muito bons pra passar a vida com eles sendo bem sincero. Recomendo o rozini 540 por ser nacional, mas a cort também tem violões excelentes de material inteiramente maciço nessa faixa de preço, usado você consegue pegar um cort gold A6 ou D6 (eu sempre recomendo violões de corpo médio, então iria no A6), quem sabe da até pra pegar o A8 usado, ambos modelos da cort são totalmente maciços, com a diferença de possuírem tampo em spruce e laterais e fundo de mogno (no 6) e jacarandá (no 8), vão ser violões que vão te atender super bem pro resto da vida provavelmente, ou o também cort core OC, tem versão dele com tampo em spruce e em mogno, pode ser que fuja um pouco do seu orçamento atualmente eles subiram bem de preço, mas já vi eles por volta desse valor mencionado por você. De todos esses, eu focaria em achar o A6 usado, mas conservado, de todos é o violão mais versátil e na minha opinião (de quem já tocou em todos esses modelos) o melhor.

Rgb-Keys
Membro Novato
# 07/set/22 22:30 · Editado por: Rgb-Keys
· votar


instrumentista

Agradeço as recomendações!

Por onde moro tem alguém vendendo um Cort A8, é possível que eu dê uma olhada nele.

Aproveitando o momento, tenho uma dúvida a respeito dos violões de Nylon...Confesso que me chamam muito atenção, principalmente os modelos clássicos. Através de alguns vídeos que fui assistindo passei a me interessar em estudar o violão erudito, porém, meu orçamento só cabe um violão, seja Nylon, seja Aço.

Minha dúvida é a seguinte:

Usar o Violão de Nylon para aprender a tocar, mais a possibilidade de estudar o violão erudito é melhor do que comprar um Violão de Aço agora?

(O violão de Aço se enquadra melhor com o reportório que toco atualmente, mas fico na dúvida se o de Nylon poderia me oferecer mais conhecimento e aprendizado, me rendendo benefícios pensando a longo prazo.)

Se a resposta for sim, você teria algum recomendação de violão de Nylon?

anderson_gesteira
Membro Novato
# 08/set/22 17:16
· votar


undefinedRgb-Keys São universos ligeiramente diferentes, e você deveria ter os dois no caso. Precisa ver qual a sua prioridade atualmente, e no caso poderia pegar um bom violão de aço e mais pra frente pegar um violão de nylon, até porque se seu repertório é pra aço, pode ir dando uma estudada em violão classico com o violão de aço mesmo (até porque a galera recomenda um bom violão pra repertório de nylon, até mais caro que estes de aço e não sendo eletrico)

instrumentista
Membro Novato
# 10/set/22 12:56
· votar


Rgb-Keys
Como o amigo anderson_gesteira recomendou, eu iria no que toco agora. O futuro é incerto demais e pra COMEÇAR a estudar você pode começar no violão de aço, e futuramente investir em um violão de nylon. Também não há problema investir num violão de nylon e depois passar pra um de aço, porém vejo da seguinte forma: você vai está "prejudicando" seu repertório, utilizando um instrumento não adequado para ele, para "beneficiar" um repertório que você ainda nem tem, não faz muito sentido, você pode em todo caso futuramente trocar seu violão de aço por um de nylon, ou vende-lo e juntar dinheiro pro nylon.

Rgb-Keys
Membro Novato
# 13/set/22 19:12
· votar


Agradeço as recomendações dos dois, me ajudaram muito!

Agora tenho uma noção do que fazer :)

Trassi
Veterano
# 20/set/22 20:12
· votar


Olá pessoal. Simples e objetivo, quero adquirir um violão para meus estudos, sendo:

- Cordas de nylon;
- Valor 1.500 até 2 mil reais.

Pode ser acústico ou eletro acústico, o que quero é fazer uma boa compra com a grana que tenho, simples assim.

DOMDEDEUS
Veterano
# 20/set/22 21:30
· votar


Pode ser acústico ou eletro acústico,


Recentemente comprei um no site da Groove. Eles já mandam regulado
comprei o violão da série Brasil da Giannini com madeiras brasileiras
O meu foi o Giannini nw1 tampo maciço
Existe outro violão da série Brasil com ele todo maciço tampo e fundo

Vou deixar o review aí que o pessoal da Groove fez do violão igual que eu comprei
Lá no YouTube também você encontra o violão da série Brasil com outras madeiras brasileiras

Nessa série Brasil existe violões fabricado com a seguinte Madeira no ;
São Gonçalo
Pau Ferro
Cedro
Imbuia

Existe uma diferença no som de madeira para madeira que é fabricada no fundo também, de um para o outro Existe diferença no som, um mais agudo outro menos Agudo outro mais médio e etc

Lá no YouTube ele faz comparação entre As madeiras também e o som

Vou deixar um vídeo

Só sei que me arrisquei a comprar o meu e o som achei extraordinário

Nesta série o nut e rastilho já vem em osso

Depois também vou deixar o site desse caso queira dar uma olhada, eles tem violões de outra marca também


Vai na busca do site grovee e pesquisa violões Giannini série Brasil
Tem acústico eletroacústico dessa série e tem também o cutway

DOMDEDEUS
Veterano
# 20/set/22 21:35
· votar


violão séries brasil

DOMDEDEUS
Veterano
# 20/set/22 21:36
· votar


Este é o link do violão no YouTube☝️

DOMDEDEUS
Veterano
# 20/set/22 21:38
· votar


Este é o link da loja Groove

Over-Drive
Veterano
# 08/out/22 15:34 · Editado por: Over-Drive
· votar


Pessoal, ainda tô na busca por um violão dreadnought de tampo sólido.
Apareceu por aqui disponível os seguintes violões:
-Crafter HDC-200
-Takamine GD11
-Takamine EG320
-Crafter HD-500ce
-Cort AF510
-Epiphone AJ100

O pessoal conhece esses violões? Eu dei uma pesquisada, mas não consegui determinar se eram violões de tampo sólido ou tampo laminado.

Edit: mais uma dúvida: existe diferença sonora perceptível entre violões com cutaway e sem cutaway? Pergunto pois estava procurando mais os violões sem cutaway, por questões estéticas, mas parece que só tem disponível os com cutaway.

instrumentista
Membro Novato
# 12/out/22 11:51
· votar


Over-Drive
Cutaway não faz diferença nenhuma no timbre, tem gente que argumenta que tem menos área de vibração e blá blá blá, cara é uma região ao lado da escala (onde há um bloco de madeira que tensiona a região) e se tira sei lá 5% da área total do tampo, resumidamente: é longe da maior área de vibração do tampo e é uma área pequena, ou seja, não vai fazer diferença significativa no timbre, mas na estética sim, e eu sinceramente acho bem feio violão com cutaway, principalmente dreadnought.

Quanto aos modelos:
[/i]-Crafter HDC-200[/i]: tampo laminado
[/i]-Takamine GD11[/i]: tampo maciço (segundo a takamine)
[/i]-Takamine EG320[/i]: tampo laminado
[/i]-Crafter HD-500ce[/i]: tampo maciço em engelmann spruce (boa madeira, não sei se a melhor pra um dreadnought)
[/i]-Cort AF510[/i]: não é um dreadnought e parece ser laminado
[/i]-Epiphone AJ100[/i]: tampo maciço (segundo a marca)

De todos esses acho que o único que eu teria seria o HD-500 se eu conseguisse achar um HD-500 sem cutaway, provavelmente você acha se pesquisar por HD-500e (o "c" ali é justamente de cutaway), a série G da takamine é bem ruim na minha opinião, se paga muito mais pela marca do que pela qualidade do instrumento, eu sinceramente acho bem porco o trabalho que eles fazem nos violões dessa série, então o único desses que eu correria atrás serie do HD-500 mesmo.

dudurlzz
Veterano
# 06/nov/22 06:52
· votar


Salve galera do FFC, gostaria de sugestões de algum Violão Nylon elétrico pra tocar na noite, no valor máximo de R$ 1.000,00 (não compensa instrumento caro para fazer meus corres).
Nada muito gourmetizado, apenas para fazer voz e violão em espaços pequenos.
De preferência um modelo usado e com uma boa captação.
Abraço!!

Horyon
Veterano
# 24/nov/22 21:18
· votar


Boa noite pessoal.

Estou pensando em adquirir este violão Violão Rx 540, eletroacústico.

Testei ele pessoalmente na própria fábrica da Rozini e gostei bastante, porém fiquei na dúvida se vale o preço, cerca de R$ 4,500.00.

kiki
Moderador
# 22/dez/22 00:07
· votar


dudurlzz
Um modelo que tem um custo-benefício são os Di Giorgio Talent 1, nessa faixa de preço. O Talent 2 é um pouco melhor mas já é mais caro.

Horyon
Não sabia que a Rozini tava fazendo instrumentos nessa faixa de preço, interessante.
Nessa faixa deve achar muitas opções boas, recomendo dar uma pesquisada em outras marcas pra comparar.

raulpela
Membro Novato
# 18/jan/23 18:03
· votar


Violão Tonante Safira 41" ou Giannini GF-1D?

Não estou focado em nada profissional, apenas por hobby. Alguém poderia me dar uma luz?

Iwakura
Membro Novato
# 19/jan/23 08:52
· votar


Qual a melhor alternativa ao GS Mini de timbre encorpado? Violões pequenos costumam soar estridentes demais para os meus ouvidos. Tenho preferência por tampo laminado devido ao custo, mas estou aberto à consideração de tampo maciço se o timbre e a projeção compensarem.

Iwakura
Membro Novato
# 19/jan/23 08:55
· votar


Aproveitando, alguém já testou um Seizi mini/baby com tampo de mogno maciço?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda