【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda

Autor Mensagem
instrumentista
Membro Novato
# 01/out/21 23:35
· votar


Dudunobre
Fala meu bom, então não conheço muito os cort além da série gold (que atualmente tá bem cara por conta do dólar) mas pelo que vi esse ndx20 é um violão com o corpo "magro" então a chance dele não ter tanto grave é grande viu. É o seguinte, o que mais dá grave é a altura da caixa, quando mais alta mais o som tem corpo, evidentemente que o shape influencia, mas a altura é um fator mais determinante, é a primeira coisa que os músicos procuram quando gostam de um formato (shape) mas querem mais volume e mais graves, exemplo é o Nick Lucas, que tocava em um violão de corpo médio/pequeno mas com a caixa de um violão grande. Resumindo, eu procuraria um violão com caixa mais alta, se você quer grave, e ai pode ser difícil achar algo de fábrica que seja "deep body" e não seja um Jumbo ou Dreadnought. Dito tudo isso o que eu recomendo é o meio termo, dificilmente um músico no Brasil usa todo potencial de um Dread ou Jumbo (nossa música não tem repertório pra isso, por exemplo, não é comum ter mandolins e banjos nas músicas), um modelo orquestra/auditorium já é o suficiente, da pra tocar tanto dedilhado como com palheta, e tem o som equilibrado... eu procuraria por isso, um modelo médio com escala longa (645mm ou 25.4'') e com o corpo "alto" entre 8,5 e 10,5cm de altura, espero ter ajudado.

gabrielmonteirom
Membro Novato
# 11/out/21 17:54
· votar


LimaGuitar86
Boa tarde galera.

Entre os dois violões abaixo, quais vocês acham melhor?

PHX Camerata Classico Estudante LCS 05

ou

Rozini Studio Nylon RX 210

Obrigado...


Cara.. eu tenho o LCS 05, é um violão muito bom, acabamento muito bom, o som é ótimo e bem alto (pelo tampo maciço), vem com cordas Savarez original..
Porém eu tenho a mão pequena, e o LCS 05 é bem padrão classico, pestana de 52mm, acabo sofrendo um pouco.
Já o RX 210 tem pestana 47 mm, se você tem a mão pequena vai ser bem mais confortável.. É bem bonito, tampo maciço também, e está mais barato que o LCS 05.
Agora se fizer questão da largura do braço ser maior, vai de LCS 05 sem erro.

gabrielmonteirom
Membro Novato
# 11/out/21 17:58
· votar


Aproveitando que estou por aqui, vou pedir ajuda também hehehe.

Como disse acima, eu tenho um Phx Camerata LCS 05. Comprei ele depois de 8 anos com um Tagima Dallas aço, porque resolvi que queria tocar erudito (rsrs). Mal sabia eu que essa vontade duraria apenas alguns meses.

To com o LCS 05 faz 2 anos, e com vontade absurda de voltar para o aço, principalmente por minha mão ser pequena para a escala dele e eu estar sofrendo com tendinites faz um bom tempo. O novo tá na faixa de 1200 a 1300 no mercado livre, então eu tentaria vender por uns 1000 reais pois está em perfeitas condições.
Minha vontade era de pegar um Takamine usado ou um Fender usado (dreadnought), desde que eu não precisasse investir muito.. mas eles subiram muito o valor.
O que eu consigo com o valor do LCS 05 + uns RS800? Vale a pena procurar um usado, ou ir para um novo?

Tiagolafre
Membro Novato
# 12/out/21 14:25 · Editado por: Tiagolafre
· votar


O que eu consigo com o valor do LCS 05 + uns RS800? Vale a pena procurar um usado, ou ir para um novo?

Não sei se te ajudo, mas ontem eu tava falando com o luthier (levei meu Tagima Dallas Mahogany para regular) e perguntei qual seria a melhor compra até 2mil reais. Segundo ele, nessa faixa de preço Giannini, Tagima e Takamine são as melhores opções. Não citou um modelo específico.

brunor8s
Membro Novato
# domingo às 10:04 · Editado por: brunor8s
· votar


Bom dia galera!
Precisando de uma opinião de vocês:

Recentemente eu havia comprado um violão da marca PHX, modelo AH-106BKM-40, que é um mini jumbo cutaway preto fosco com corpo anatômico (leve curvatura no tampo para deixar o ponto de contato mais confortável). Eu gostei bastante do violão, principalmente pois além de ser muito bonito, tinha uma sonoridade que era exatamente o que eu procurava: bastante destaque e projeção nos médios e graves, dando aquele som bem cheio ao usar acordes abertos.

O grande problema veio 2 meses depois: um dia, do nada, o tampo do violão simplesmente rachou. Ele estava bem acondicionado, sem incidência de sol e era usado apenas em casa mesmo, então não entendi como pôde apresentar tal problema. Depois disso, o pós-venda para conseguir resolver a situação foi um martírio. Tive que fazer reclamações constantes em reclame aqui, redes sociais e afins para me darem uma solução, e quando finalmente me mandaram um "novo" violão, imediatamente notei que me mandaram um item de mostruário, pois ele estava com algumas manchas e arranhões. Com isso, novamente tive que devolver, porém desta vez pedindo reembolso.

Em resumo, a situação é: estou com R$1500 na mão e quero comprar um mini jumbo bom e bonito. Várias vezes passou pela minha cabeça dar outra chance ao violão da PHX, pois realmente eu havia gostado dele, mas por outro lado, fica o medo de não ter sido um fato isolado, e de a qualidade deixar mesmo a desejar, me causando novos problemas com ele no futuro.

Uma opção que tenho considerado também é o modelo GL36 da Eagle. Eu até já cheguei a tocar em um violão deste modelo, mas muito tempo atrás, e não me lembro como é o som dele, porém não o encontrei em nenhuma loja aqui em BH para testar.

a) Quanto você tem ou pretende gastar?
Até R$ 1.500,00.

b) Qual o uso que você dará ao equipamento?
Estudar, tocar em casa, roda de amigos/família. Praticamente não vou utulizar ele plugado, então a parte da captação/equalização não é super determinante.

c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
Tenho um violão nylon Tagima Vegas, com som mais suave e aveludado e quero agora um aço de som mais cheio para ampliar as possibilidades de repertório.

d) Qual é o seu nível técnico?
Intermediário, autodidata.

e) Quais as características que um violão deve ter para atender às suas necessidades?
Médios e graves mais encorpados e cheios, agudos não muito estridentes, cutaway, de preferência preto.

O que me sugeririam?

1) Arrisco dar mais uma chance para o PHX que já sei que curti o som?
2) Os violões da PHX costumam ter boa qualidade? Será que só dei azar mesmo ou é um problema da marca?
3) O Eagle GL36 atende bem dentro das características que citei?
4) Tem algum outro violão nesta faixa de preço que considerem melhor?

Me desculpem pelo tamanho do texto, mas eu queria contextualizar com a história toda. Desde já agradeço!

dicq
Membro Novato
# domingo às 17:56
· votar


Tive uma situação parecida com o violão da redburn, porém o pos venda deles foi excelente. Comprei um rb100, violão excelente, e o cavalete estava alto. Depois de 10 meses da compra, entrei em contato com eles e prontamente retiraram na loja que comprei e alguns dias depois recebi um novo, da 2a geração, sonoridade espetacular. Vale a pena dar uma olhada nos violoes deles.

anderson_gesteira
Membro Novato
# domingo às 22:30
· votar


brunor8s Cara, meu primo com um violão da PHX teve um problema parecido, o tampo do dele está descolando na parte de trás, e ele cuida bem do violão. Mas mesmo assim podem ser casos isolados. Pra sua situação indico o folk da Michael, que tenho um (não sei dizer o modelo de cor), mas ele me atende bem com um som com bons graves e tem disponível com cutway e preto também ( o meu é natural e sem corte)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda