【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda

Autor Mensagem
Vitu21p
Membro Novato
# jun/21
· votar


Estou em dúvida entre um rozini rx210 ou um eagle dh69, o que acham? Alguma dica?

Akiva
Membro Novato
# jun/21
· votar


Vitu21p
Já tive dois Eagle e curti muito, por isso seria minha escolha

Nonbiri
Membro Novato
# jun/21
· votar


Fala galera,
Tenho um Giannini Sevilha comprado usado em 2010 e nesses 11 anos toquei consideravelmente pouco. Levo como um hobby bem casual que vai e vem de acordo com as épocas.

Acabo me interessando por um pouco de tudo, arriscando alguns arranjos fingerstyle a algo mais pop rock só com acordes.

Sempre senti incômodo com o braço dele, talvez por ser modelo clássico imagino. Com isso, estava pensando em adquirir outro violão e depois vender o Sevilha. Sabem recomendar algum modelo na faixa de 800 - 1100 reais?

Gosto do nylon e nunca toquei em aço, mas não sei se será possível encontrar um de nylon com o braço um pouco mais fino.. estou realmente perdido nessa questão.

Lgabriel13
Membro Novato
# jun/21 · Editado por: Lgabriel13
· votar


opa cara, tem o rozini rx 210 que tem o braço mais fino e o giannini nw1, mas dá uma olhada aí pra ver oque tu curte mais

anderson_gesteira
Membro Novato
# jun/21
· votar


Nonbiri Acredito q essa opção esteja abaixo do seu orçamento, mas tem o Tagima Vegas que tem o braço mais fino e tbm mais estreito. Pode ser uma boa pra vc

Nonbiri
Membro Novato
# jun/21
· votar


Lgabriel13
anderson_gesteira
Opa pessoal! Agradeço as sugestões, mas dei uma refletida melhor que ocorreu uma reviravolta: vou para o aço.

Estava vendo modelos nessa mesma faixa, e cai nos seguintes:
Strinberg SD200C (folk)
Strinberg SA200C (artistic)
Strinberg SJ200 (jumbo)
Strinberg Forest FS1A (artístico)

Não sei exatamente o que caracteriza o modelo artístico... mas para pop rock e arranjos em fingerstyle, recomendam algum desses mais que os outros?

As madeiras deles são todas muito parecidas, e todos com nut de 43mm

anderson_gesteira
Membro Novato
# jun/21
· votar


Nonbiri nunca tinha visto falar em modelo artístico. O jumbo para fingerstyle ñ deve ser muito bom, já q por ele ser maior dificulta um pouco o dedilhado. O folk é um dos mais usados, por ñ ter um tamanho tão grande e uma resposta boa nos graves. Iria neste Strimberg folk

MateusJMDG
Membro Novato
# jun/21
· votar


Nonbiri Cara, nessa faixa de preço aí tem também um violão folk da Michael, VM925, com um som top, e eu particularmente acho melhor que esses strinbergs. E eles são bem bonitos e diferentes, que eu acho sensacional. Tem algumas cores diferentes e a versão com a sem cutaway. Acha a partir dos 850, sugiro dar uma olhada

anderson_gesteira
Membro Novato
# jun/21
· votar


MateusJMDG Eu tenho desse michal. Realmente é um otimo violão. Tenho ele a uns 3 anos e em tudo responde bem (uso com cordas 0.11). Ñ citei sobre ele pq achei q ele tinha testado aqueles e iria nestes

instrumentista
Membro Novato
# jun/21 · Editado por: instrumentista
· votar


Nonbiri
cara então, eu toco fingerstyle fazem uns anos, o folk é até OK, mas tem um som mais bonito quando tocado com força e palheta, fica um som mais cheio e tal, ele é mais "difícil" de tirar som com os dedos (todos os dreads são) o artístico é o que se conhece por OM, que é o mesmo shape que o John Mayer e Eric Clapton usam (o Clapton é na verdade um 000 14-fret, mas o shape é o mesmo o que muda é o tamanho da escala) a vantagem é que esse tipo de violão é versátil, você consegue tocar de tudo nele, e o melhor, por precisar de menos energia pra movimentar o ar dentro da caixa (já que ela é menor) você consegue tocar com os dedos precisando fazer menos força pra destacar as notas da melodia, ponto negativo= menos caixa menos volume e menos grave, porém não é tão gritante assim, você ainda vai ter graves e um volume considerável. Tanto é que esse modelo (OM) é a escola de quase todos os violinistas de fingestyle, Tommy Emmanuel, Joe Robinson, Emil Ernebro...

Tenho mais uma dica, procura achar algum violão com esse shape (a maioria das marcas tem um modelo desses por ser bem tradicional) com o nut um pouco maior, talvez um 45mm, pode parecer pouco mas faz uma grande diferença, principalmente na montagem de alguns acordes mais complicados, e geralmente quando o nut aumenta um pouco a distância entre a mizona e a mizinha também aumentam, o que ajuda e muito nos dedilhados, principalmente se você tem a mão maior.

Roy.Mustang
Veterano
# jul/21
· votar


Alguém conhece os violões Gonzalez?

Tiagolafre
Membro Novato
# ago/21
· votar


a) Quanto você tem ou pretende gastar?
Até R$ 1.000,00. Procuro um violão intermediário.

b) Qual o uso que você dará ao equipamento?
Estudar, tocar em casa, roda de amigos/família. Quero um instrumento que tenha um som legal tanto plugado quanto acústico.

c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
Tenho um violão aço (Tagima Dallas Mahogany). Quero um nylon agora pra variar o som e o repertório.

d) Qual é o seu nível técnico?
Iniciante. Estou estudando algumas técnicas e um repertório voltado para o pop rock, tipo rock acústico (Legião, Capital, Cássia Eller...). Basicamente batida com palheta e solos simples. Toco um pouco de dedilhado, mas quero aperfeiçoar isso para entrar na MPB.

e) Quais as características que um violão deve ter para atender às suas necessidades?
Cordas de nylon, braço mais fino para não ficar muito diferente do que tenho hoje, pra não sofrer tanto variando entre um e outro. E ser eletroacústico. Não quero um violão clássico, e sim um que me permita tocar pop rock e MPB.

Analisando opções nessa faixa de preço, cheguei ao Giannini GNF-3 CEQ. Alguém tem esse violão? Como é o som dele desligado? Ainda não o testei.

Agradeço os comentários!

andrew hammet
Veterano
# set/21
· votar


Salve, galera! Tô pra comprar violão e tô em dúvida entre dois modelos: Violão Giannini Travel CTG 36S e Tagima Baby TW-15.

Meu interesse é em um Baby e não quero gastar muito. Alguém conhece algum desses dois? Qual recomendam? ou tem algum melhor na mesma faixa de preço (por volta dos 700 reais) ?

gitorrent
Veterano
# set/21 · Editado por: gitorrent
· votar


Lendo o tópico vi muita gente perguntando dicas de qual violão comprar, acho que poss dar uma ajuda ao tópico.

Meu filho tem 14 anos faz aula guitarra e violão desdo os 9 anos, segundo seu professor tem um nível avançado.

Ele precisava de um violão melhor e fui com ele no sábado testar uns violões, apesar de tocar muito bem não é ligado em questão de marcas do fabricantes, foi um teste ás cegas, ele testou vários instrumentos de várias marcas e no final o que ele mais gostou foi um Lag Tramontane T70, e em segundo lugar um Gonzalez Luthier Elegant, testou os instrumento acústicos e plugados, só pedi ao vendedor que não fossem instrumentos acima de R$3000,00, no momento era meu limite, a guitarra a um tempo atrás já me custou R$5000,00.
Acredito que a melhor maneira de escolha é testar os instrumentos, ele escolheu sem saber de marca, modelo, tocou vários e escolheu o que achou com melhor som e tocabilidade.

Comprei o Lag T70 em uma promoção no Submarino com um cupom de R$200,00 e acabei pagando R$2169,00, antes de fechar a compra entrei em contato com a loja e já vão enviar o violão regulado sem cobrar mais por isso.
Desculpem o post longo, más espero ter ajudado.

jmarcosfilho
Membro Novato
# set/21
· votar


Boa tarde, estou em dúvida entre o Takamine GD51 ou o Cort core oc All Solid. Alguma opinião?
Obrigado.

instrumentista
Membro Novato
# set/21
· votar


jmarcosfilho bom, eu não teria duvidas em escolher um violão all solid, faz total diferença comparando com um violão só de tampo sólido, e se não me engano o GD51 é feito na China, e os Cort premium são feitos na Coreia. Mas tem um ponto a ser levado em conta, pelo que eu vi o Cort OC tem dois modelos, um de mogno no tampo e um de sitka, o som será bem diferente dependendo de qual você escolha. Comparando o tampo de mogno com o tampo sólido de spruce do Taka, o Taka terá um som mais brilhante, o de mogno será um som mais quente e com menos definição, agora se você pretende pegar o Cort com tampo de sitka será basicamente a mesma madeira do Takamine, com a vantagem de ser all solid. EU escolheria o Cort, independente da madeira do tampo, gosto do som de ambas as madeiras e um violão all solid, como eu disse,é muito superior.

LimaGuitar86
Membro Novato
# set/21
· votar


Boa tarde galera.

Entre os dois violões abaixo, quais vocês acham melhor?

PHX Camerata Classico Estudante LCS 05

ou

Rozini Studio Nylon RX 210

Obrigado...

Nonbiri
Membro Novato
# set/21
· votar


Fala pessoal!

Voltei a praticar violão depois de mais de 5 anos. Tenho um Giannini Sevilha GWNC1 de nylon comprado usado lá em 2009 e agora queria partir para um de aço.

Pontos que estou considderando:
- toco apenas por hobby;
- toco somente acústico;
- queria um violão que eu poderia ficar tranquilo por muitos anos, igual esse Giannini, que mesmo não sendo nenhum modelo top, até hoje está inteirinho;
- Os preços parecem estar todos inflacionados (devido a todo contexto mundial né) por isso fiquei receoso das escolhas... Com 2,5k a 3k qual recomendariam? Vale a pena esse salto de 1k extra em relação aos modelos de 1500-1800?
- Entre os Stringberg e Seizei nas faixas de 1300-1800 tem muita diferença dos Takamine, Crafter de entrada (GN11, GD11, que ficam ai na faixa de 1800-2800 dependendo do lugar)? Até que ponto é "só nome"?

Dudunobre
Membro Novato
# set/21
· votar


Olá amiguinhos. Tô namorando a ideia de comprar uma viola bem bacana, nada que passe dos 2000. Uma pena os valores de mercado não ajudar.

Tô mto interessado nos Cort. Não tenho mta experiencia com violões em marcas em geral mas confio nessa. Queria um Black.

Tem o CortSfx5, o Ndx20. Tem o de Cedro que não é preto, sfx Ced se não me engano. Tem o SRF E que é mais em conta.

Quais vcs recomendam? Não me atraio mto por violão com corpo grande, apesar de produzir um som mais encorpado. Me interessei pelo corpo do sfx 5, mas não sei se o som é mais fraco.

Alguma recomendação, sugestão?

Tiagolafre
Membro Novato
# set/21
· votar


Esse modelo aqui vale o preço??? (Cerca de R$ 1.500,00 incluindo frete)

Rozini-RX515

anderson_gesteira
Membro Novato
# set/21
· votar


Tiagolafre Meu professor tem um desses, e tem um belo som plugado e desplugado. Não posso dizer quanto tocabilidade pq eu msm ñ pude tocar com ele (meu professor é canhoto, então sem chances pra eu testar bem)

Tiagolafre
Membro Novato
# set/21
· votar


anderson_gesteira

Obrigado pelo relato!
Ele é um pouco mais caro do que eu estou buscando, mas é tampo sólido e de uma marca sempre elogiada. Por isso a dúvida se vale a pena gastar essa grana a mais.

anderson_gesteira
Membro Novato
# set/21
· votar


Tiagolafre Com tampo solido vale a pena sim. Isso não sabia se ele tinha. Não sei c atualmente o modelo tem, mas o dele é com captação fishman. C tiver ai vale ainda mais a pena. Pq vi pela foto que mudaram que antes ele tinha tarrachas blindadas (isso msm, eram 6 tarrachas individuais e blindadas, só vi esse violão de nylon com esse sistema) e na foto está o sistema tradicional. Mas se ainda tem a captação fishman ai ta bem valendo a pena

Dudunobre
Membro Novato
# set/21
· votar


Galera, ninguém aqui ainda me respondeu. Me parece que o tópico não anda mto movimentado.

Só fazendo uma breve atualização. Tive a oportunidade de ir a uma loja onde pude testar alguns violões da Cort.

Acho que tinha testado o MR600 e o L100F. Ambos são mto bons, mas aquele som mais encorpado do MR600 sai na frente. A dúvida é a seguinte: entre o MR500 e o MR600 só muda mais a captação mesmo? O MR600 é da fishman e o 500 da própria Cort, que dizem também ser mto bom. Tem o detalhe de que não devo tocar mto com ele.plugado.

Quanto a série SFX, o corpo dessa linha me agrada mais, acho mto massa um sfx5 preto, mas tenho receio deste não valer tão a pena em relação a um da série MR no que diz respeito ao som.

Tava vendo um MR500 que tem um numa cor mto linda.

Dudunobre
Membro Novato
# set/21
· votar


Só mais uma dúvida, pessoal. Acho que essa dúvida merece um post à parte: dá para customizar seu violão embelezando, sem nenhum prejuízo a madeira e qualidade sonora?

Pq tipo, caso eu pegue um mr500 ou mr600, eu gostaria de, futuramente, puder colocar aquela "linha" branca que fica em torno de todo braço, na parte de cima e de baixo, não sei se dá para entender o que tô me referindo. Acho que dá numa estética foda. Seria possível?

Tiagolafre
Membro Novato
# set/21 · Editado por: Tiagolafre
· votar


Anderson_Gesteira

Mas se ainda tem a captação fishman ai ta bem valendo a pena

A captação que vem nesse modelo é esta:
"ARTEC EDGE - ND 4B AFINADOR DIGITAL"

Sabe se é boa?

instrumentista
Membro Novato
# set/21
· votar


Dudunobre
da até dá, mas financeiramente não deve valer a pena, pra fazer aquilo ali é bem mais complexo que parece, o nome é filetamento de escala. O luthier precisa tirar todos os trastes, "recortar" os canais e ai então instalar o filetamento, fora que pra isso provavelmente precisa tirar o braço do instrumento pra poder fazer na parte que tá no braço e na parte da escala que fica sobre o tampo também. Só pra fazer esse serviço vai ficar uma fortuna, fora que não é com qualquer maquinário que da pra fazer não, como a escala já tá colada no braço é bem mais difícil fazer o corte, geralmente se faz essa instalação antes de colar a escala no braço. No fim das contas se tiver que tirar a escala vai ficar bem caro (300 reais só pra comprar uma peça nova de ébano), se for fazer na cnc vai ser MUITO caro, se for fazer na mão o cara tem que ser bom, e consequentemente vai cobrar uma nota pelo trabalho manual e técnico, eu diria que não vale a pena, melhor comprar um violão que já venha com isso instalado.

Caso esteja se perguntando se é possível pintar, até é, eu não faria porque tu tá jogando tinta numa peça de madeira crua que não tem nenhum verniz pra proteger a cor e nem a madeira (não se põe verniz em madeira densa de escala), e cá entre nós, vai ficar feio.

anderson_gesteira
Membro Novato
# set/21
· votar


Tiagolafre Já ouvi falar que é boa tbm, inferior a fishman, mas boa. Ai só testando pq nunca toquei em violão com captação desta marca

Tiagolafre
Membro Novato
# set/21
· votar


anderson_gesteira
Já ouvi falar que é boa tbm, inferior a fishman, mas boa. Ai só testando pq nunca toquei em violão com captação desta marca


Obrigado! Em breve testarei.

Dudunobre
Membro Novato
# set/21
· votar


instrumentista

Mto obrigado pelos esclarecimentos. Vou descartar essa ideia rs.

O ideal talvez seria comprar um já assim, como vc me falou, mas tô realmente na dúvida.

Tenho me.interessado mto nós cort, seja mr500 ou 600, seja os modelo sfx5 ou sfx10 que tem um corpo menor, mais compacto e confortável, então não sei se perde mto em termos de grave e som.

Descobri também outro modelo da Cort, o Ndx20. Esse é da linha "baritone" que parece ter mais corpo. Alguém tem experiências com esses modelos? Talvez o Ndx20 parece ter um bom equilíbrio, acho que é intermediário, mas corpo que a linha slim sfx e não tão grande quanto a série MR.

O NDX20 fica no preço do sfx10 que já é um mais top da linha sfx. Tô realmente indeciso. Se alguém puder compartilhar experiências com esses vilões Cort seria bom.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda