Dúvidas sobre intervalos.

    Autor Mensagem
    Matt Demon
    Veterano
    # abr/10


    I ae galera, eu to com umas dúvidas sobre os intervalos que são as seguintes:Tipo eu tava lendo um tuto que explicava os intervalos e tals mas umas coisas não ficaram muito claras para min tipo, não entendi a diferença de um acorder maior para um menor, la dizia que dependia da terça que se conta 4 casas é maior e se conta 3 é menor, mas tipo oque me impede de contar uma a mais é falar que é maior ou contar uma a menos e falar que é menor, oque determina isso?Outra duvida é sobre a 5 e a 9 tipo na escala a 5 se relaciona com a tônica pq ela é destacada?Pq a sétima não se relaciona com a tonica por isso dizemos que um acorde tem 7, mas se a 5 é de boa pq é destacada?E esse negocio de nona?Tem sete nostas só como assim nona?Desculpe se as dúvidas são meio primarias mas é que eu to começando.Vlws aew a ajuda.

    xavy
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    amigo a formação dos acordes se dá com a Tônica, Terça e Quinta corretO? A quinta dá certo porque pertence a formação mas qualquer acorde pode ser acrescentado de outras notas, podendo ocorrer harmonia plena ou uma certa desafinação "dissonantes"

    e a escala possui 7 notas sim, mas existe oitavas... de C até C é uma oitava... C9 é o C natural acrescentado de uma nota D que é a nona da escala de C é só vc contar
    C D E F G A B C D
    I II III IV V VI VII VIII IX ...

    com o tempo tu vai entender melhor... do jeito que eu coloquei acho q num vai dar pra vc entender não mas boa sorte... rsrs

    kiki
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    Matt Demon
    olá, seja bem vindo ao fórum!

    regra numero 1: use a busca!

    tem muitos tópicos sobre o assunto, por exemplo estes:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/106016/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/74638/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/99310/

    Matt Demon
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Sim, tipo agora entendi o esquema de nona mas queria saber pq se destaca a 5 se ela entra em harmonia com a tônica sempre?

    Tipo pq tem nota b5, se a 5 é F e ela entra em harmonia com o b.

    Uma outra dúvida, a dos acordes maiores e menores alguem sabe me responder?

    kiki
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    Matt Demon
    olá.
    voce leu os topicos que eu citei?

    sim, a 5a é sempre harmonica com a tonica. a quinta é justa, não tem maior nem menor.

    Tipo pq tem nota b5, se a 5 é F e ela entra em harmonia com o b.
    não entendi.

    não entendi a diferença de um acorder maior para um menor, la dizia que dependia da terça que se conta 4 casas é maior e se conta 3 é menor, mas tipo oque me impede de contar uma a mais é falar que é maior ou contar uma a menos e falar que é menor, oque determina isso?
    não dá pra entender sua duvida, tente ser mais claro.

    o acorde é maior quando tem a terça maior (2 tons de distancia da tonica).
    o acorde é menor quando tem a terça menor (1 tom e meio de distancia da tonica)
    só isso.

    Matt Demon
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Tipo não sei como ser mais claro, se as notas nunca mudam então como vo saber se por exemplo o D é menor ou Maior?Uma outra coisa só tocar as cordas soltas também são notas então, agente conta elas na formação do acorde?

    Matt Demon
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Eu olhei sim, mas la não tinha minha dúvida.

    xavy
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: xavy
    · votar


    na formação de acordes as cordas soltas também contam
    tipo a nota C...

    nas cordas presas temos
    C na 3ª casa da 5ª corda(A) - TÔNICA
    E na 2ª casa da 4ª corda(D) - TERÇA
    C na 1ª casa da 2ª corda(B) - TÔNICA

    mas e onde esta a QUINTA? pra formar o acorde completo?
    a corda G aparece na 3ª corda solta e faz esse papel da QUINTA, portanto faz parte da formação...

    as notas podem aparecer também em mais de um local.

    espero que tenha entendido amigo... continue estudando que entenderás...

    boa sorte

    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    Boa tarde!!!

    Matt Demon
    Eu olhei sim, mas la não tinha minha dúvida.
    Cara, se não tinha, era só fazer a pergunta num deles, pois passaria a ter e consequentemente ficaria mais completo.
    A idéia aqui é criar tópicos sobre assuntos e não pra cada pergunta...

    Regras do Fórum Cifra Club
    1. Criação de tópicos
    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Tópicos repetidos podem ser apagado caso a moderação ache necessário.

    Valeu!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre intervalos.