Intervalos...

    Autor Mensagem
    xxxlkz
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: Moderador


    Bom muitos se atrapalham nos intervalos e eu como mero mortal tambem me enrolo ... , tipo eu ja to sabendo +- as notas no braço da guitarra mais as intervalos naum consigo guardar , tipo 0,5 tom , 3,5 T e bla bla , alguem tem algum macetinho pra estudar intervalos?? ...preciso urgente senaum naum posso estudar modos nem nada... quero ver no final da minha vida , minha memoria vai estar taum Fulll eheheh ...

    Paulo Feresin
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    ah... o macetinho é estudar msm veio.. num tem jeito!

    xxxlkz
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    hauiahuai ... eu crente que alguem ia me dar um macete pra decorar tudo as distancias eheheh , to brincando eheheh , mais to vendo que vo ter que sentar a bunda gorda e estudar eheheh ... valewzz aew Paulo ...

    inthelight
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    decora...olha a tabelinha todo dia q vc guarda..naum demora mto

    Paulo Feresin
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Paulo Feresin
    de nada ahuhauaa

    tbm tenho mó dificuldade com isso... meu professor me ensina uns esquemas, mas é meio foda de explicar aki....

    xxxlkz
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    -----------------uma dúvida ...

    em uma escala , quando eu falo que preciso duma segunda menor e quando eu falo nona menor ... sendo os intervalos os mesmos ???

    ou por exemplo .: #4/ #11 ou b5 .... é muito xato de guardar , mais pelos nomes que pelos intervalos , cada intervalo tem seus , 2 , 3 ou 4 nomes , preciso saber todos?? e pq tantos nomes para um mesmo intervalo ??? se eu tenho uma escala assim

    I + IIm + IV + V+(aumentada ) por exemplo , qual a necessidade de eu saber que a quinta aumentada chama-se tambem sexta menor ou 13 aumentada ??? seria apenas estético ou tem algum explicação para isso??

    xxxlkz
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    inthelight

    eheheh ... realmente não seria complicado se eu tivesse uma denominação apenas para cada um dos intervalos agora ter que guardar 4 nomes para um intervalo é muito xato e da muito mais trabalho ... se fosse apenas um nome seria mil xxx mais facil naum ?? mais vo tentar guardar tudo os nomes akieheheh ...

    kunst
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Upp....Up..... Up na minha dúvida aew ... realmente é importante que me esclarecam isso ...

    xxxlkz
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    kunst
    bom .... a dúvida éra minhas mais ta blza eheheh ....



    mais eu preciso tambem que me ajudem ... valewz aew ...

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
    · votar


    xxxlkz

    ou por exemplo .: #4/ #11 ou b5 .... é muito xato de guardar , mais pelos nomes que pelos intervalos , cada intervalo tem seus , 2 , 3 ou 4 nomes , preciso saber todos?? e pq tantos nomes para um mesmo intervalo ??? se eu tenho uma escala assim

    Na prática tem um macete sim pra esses caso de 9 ou 2, 13 ou 6, etc.

    Se temos no nosso sistema tonal 7 notas musicais, e elas se repetem (...dó, ré, mi, fa, sol, lá, si, dó, ré, mi, fa, sol, lá, si, ....), então basta subtrair 7, quando o nome do intervalo ultrapassar o 7.

    Exemplo: pra saber qual é a 9a de dó, ao invés de você contar a escala até o 9, você subtrai 7 e terá o 2... é mais fácil do que contar a escala toda. Outro exemplo: se você quiser saber a 13a, subtraia 7 e terá a 6a.

    Assim fica mais fácil.

    xxxlkz
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    LeandroPanucci

    Brigadaum pelos macetinhos , ja guardei aqui ... ;)

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    xxxlkz
    "e pq tantos nomes para um mesmo intervalo ???"

    Veja bem... o nome do intervalo vai ser dado pelo numero de notas envolvidas nele, por exemplo:

    C e E -> de C para E, existem 3 notas: C, D e E. Entao eh um intervalo de terça.
    C e G -> de C para G, existem 5 notas: C, D, E, F e G. Entao eh de quinta.
    E assim vai...

    Depois entram as classificacoes: menor, maior, aumentado, etc...

    Mas, voltando sobre a questao dos varios nomes... o que voce vai ter que observar eh quais sao as notas envolvidas e aplicar essa primeira regra que falei. Por exemplo:

    Suponha que sua escala seja: C D Eb F# G Ab Bb

    O intervalo entre C e F# eh de 3 tons. Repare que, nesse caso, existem 4 notas nesse intervalo (C, D, E e F#). Portanto ele vai ser uma quarta aumentada.

    Agora, suponha que sua escala seja: C D Eb F Gb Ab B

    O intervalo entre C e Gb tambem eh de 3 tons. Mas, repare que agora existem 5 notas (C, D, Eb, F e Gb). Portanto eh uma quinta diminuta.

    Moral da historia: o nome do intervalo vai depender das notas que estao sendo analisadas.

    Ajudei?

    Paulo Feresin
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    LeandroPanucci
    Exemplo: pra saber qual é a 9a de dó, ao invés de você contar a escala até o 9, você subtrai 7 e terá o 2... é mais fácil do que contar a escala toda. Outro exemplo: se você quiser saber a 13a, subtraia 7 e terá a 6a.

    pra achar a 9 td bem... mas pq a 13?

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Paulo Feresin
    Assim como a 9º eh a 2º, uma oitava acima. A 13º eh a 6º, uma oitava acima. :)

    prog_jam
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Paulo Feresin
    na realidade, se tu não tocar bossa nova [A/B#9(17)] por exemplo, não vai precisar saber mais que o 13, que é como o Label expliou.

    prog_jam
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    expliCou...
    jejej

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
    · votar


    Paulo Feresin

    Acordes com 13ª são montados sobre acordes dominantes (acorde maior com sétima menor), e acordes com 6ª são montados sobre acordes maiores (maior com sétima maior).

    Portanto, se ver um G13 por exemplo, mesmo que a 7ª menor não esteja explícita no acorde, ele está na escala deste acorde. Agora se ver um acorde G6, mesmo que a 7ª maior não esteja no seu nome, ela está na escala deste acorde.

    É muito comum as pessoas usarem a grafia errada pra ambos acordes, por tanto fique atento!

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
    · votar


    O maior intervalo é o 13.... não existe 14, 15, 16, 17... isso tudo é balela, fogo na güela!

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
    · votar


    Dentro da oitava (compasso simples):

    1 ou T, 2, 3, 4, 5, 6 e 7


    Ultrapassando a oitava (compasso composto):

    8, 9, 11 e 13


    Sem milongas!

    inthelight
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Dentro da oitava (compasso simples):

    1 ou T, 2, 3, 4, 5, 6 e 7


    Ultrapassando a oitava (compasso composto):

    8, 9, 11 e 13


    Tipo, agora fiquei com uma dúvida: esse negocio de intervalos maiores q 8 serem de outra oitava eh apenas no aspecto melodico, naum é?

    Pq um acorde com 9, essa nona naum está necessariamente na oitava seguinte. Em acordes intervalos maiores q 8 seriam a ornamentação, e menores q 8 seriam as funções, naum eh isso?

    xxxlkz
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Ow pessoal ... valewzz pela ajuda ....

    ow curti o Macete do Black Label ... alias macete naum , uma logica nos intervalos , consegui guardar bem desse jeito valewzzz aew brother ...e valew pelas outras respostas do pessoal ... ;)

    xxxlkz
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Black Label

    Aewww vei ... vai sempre seguir esse raciocinio ???

    uma escala

    C D F Ab B C por ex.:

    viajei na escala , portanto se quiser analisar o intervalo de C á Ab tem 5 tons o intervalo , mais tem 3 notas portanto é uma terca menor ? algo assim ....

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    xxxlkz
    "uma escala

    C D F Ab B C por ex.:

    viajei na escala , portanto se quiser analisar o intervalo de C á Ab tem 5 tons o intervalo , mais tem 3 notas portanto é uma terca menor ? algo assim ...."


    Entao, cara... o raciocinio eh aquele mesmo. Mas, duas observaçoes:

    - De C para Ab tem 4 tons.

    - Por mais que as notas E e G nao aparecam na escala, elas devem ser contadas. Entao seriam as notas... C, D, E, F, G e A. Sao 6 notas, portanto um intervalo de sexta. Nesse caso, uma sexta menor.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
    · votar


    inthelight

    Não sei! Estou falando da parte harmônica. No glossário de acordes tem algumas convenções. Não que eu ache aquilo uma regra, mas é o que mais se vê em songbooks. Eu chamo na minha cabeça de 9 e não de 2... é o número que vem na minha cabeça quando penso neste intervalo... acho que é por ver C9, Cadd9, Am7(9)... eu nunca vejo o número 2... vou consultar um numerologista pra saber se tem alguma relação com o cosmos he he he he

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    inthelight
    LeandroPanucci

    Eh isso mesmo. Se pensar em intervalo melodico, daih existe 2º, 9º, 10º, 17º, 25º, etc... Mas, pensando em intervalos harmonicos, usa-se 9º ao inves de 2º, 11º ao inves de quarta e nao sao os outros, tipo 10º ou acima de 13º. Nao sei regra exata pra isso.... tambem procurei algo, mas nao encontrei.

    inthelight
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    BlaCk LaBeL
    LeandroPanucci

    Esse esquema que eu postei eu vi numa coluna do Conrado Paulino. Ele falava que numa cifra, qdo vc vê numeros menores que 8, eles são as dissonancias, ornamentações. E menores que 8 seriam as funções. ou seja:

    Se vc vê um acorde C9, é um C E G D

    Mas se vc vê C2, já sabe (como o numero é menor q 8) que esse 2 está substituindo a terça.

    Naum sei se isso é "padrão" ou "correto", mas me parece bem prático

    LeandroP
    Moderador
    # jan/05
    · votar


    inthelight

    É verdade, parece mesmo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Intervalos...