Intervalos...3ª´s , 5ª´s...relaçoes...

Autor Mensagem
xlakiaz
Veterano
# set/05


Salve Salve ... e aew pessoal tudo bem ?

è o seguinte , minha duvida com relação á intervalos ...
lendo um texto sobre eles(intervalos) me deparei com duas questões ...

1ª os acidentes não afetam o tipo de intervalo...
independe a relação tom, semitom para se analisar um intervalo???
por ex.: de C á E é um intervalo de 3ª , de D á F é um intervalo de 3ª tbm ?? na questaum de semitons e tons não importa , mesmo que o Fá fosse sustenido ou bemol??
Analisando o exemplo abaixo nos dois casos seria um intervalo de terça???
T T T ST
C D E D E F
I II III I II III
|______| |______|
3ª 3ª



2ª questaum , ¨...o intervalo de 5ª é preponderante na percepção musical...etc... , ocorre que o intervalo descendente de 5ª leva a uma nota que faz com a primeira um intervalo de 4ª (C - F , é de 5ª descendente e 4ª na ascendente)...... ¨
Ex.: de Dó á SOL ...
C D E F G C B A G F
|______| |______|
5ª 4ª
Porque esses Intervalos (de 1ª, 4ª, 5ª, 8ª) são chamados Justos ??é apenas uma convenção ou tem alguma explicação pra eles e porque o intervalo (de 2ª, 3ª, 5ª, 7ª) são maiores ???

Valewz pessoal espero que possa ter me explicado de forma clara ...aguardo ajuda ...=))

anonimo_83
Veterano
# set/05
· votar


Tentarei aqui responder suas perguntas, se por acaso ainda nao solucionar seu problema continue postando ate ter suas duvidas eliminadas ok!


Primiro lugar!

o Acidente e a distancia em tons ou semitos influi diretamente na nomenclatura dos intervalos!

Levemos em conta a ESCALA MAIOR! (ADOTAREMOS C MAIOR)

DO RE MI FA SOL LA SI DO

DO_RE (Segunda MAIOR)
DO_MI (Terça MAIOR)
DO_FA (Quarta JUSTA)
DO_SOL (Quinta JUSTA)
DO_LA (Sexta MAIOR)
DO_SI (Setima MAIOR)
DO_DO (Oitava JUSTA)

a partir dai podemos perceber que dentro de todas escala maior teremos esses intervalos respectivamente!.


Apos perceber isso vejamos o que cada acidente faz com nossos intervalos!

Temos basicamente dois tipos de intervalos devido a sua importancia dentro da escala!
TONICA- DOMINANTE E SUBDOMINANTE sao considerados JUSTOS devido as suas dissonancias dentro da sonoridade da escala!

Entao vejamos:

Quando o INTERVALO É JUSTO!
pode sofrer as seguintes alterações:
Subiu meio tom no intervalo é chamado de AUMENTADO!

Exemplo, DO_FA (Quarta Justa) DO_FA#(quarta aumentada) (NAO CONFUNDIR COM DO_SOLb, pq MESMO TENDO O MESMO SOM, MUDA-SE O NOME EM SUA NOMENCLATURA)

quando o intervalo justo sofre alteração de meio tom descendente é chamado de INTERVALO DIMINUTO!
EX. DO_SOL (QUINTA JUSTA) DO_SOLb (QUINTA DIMINUTA!)

No caso dos MAIORES!
é MAIOR subiu meio tom virou AUMENTADO
é MAIOR desceu meio tom vira MENOR
é MENOR desceu mais meio tom é chamado DIMINUTO!

Agora respondendo a sua perguta, um intervalo de terça indifere dos semitons pois de C-E ou de FA-LA ou de RE-FA ambos serao intervalos de 3ª, mas 3ª o que!?

Vejamos na escala!

vc mencionou RE_FA

na escala de RE temos 2 acidentes

RE - MI - FA# - SOL - LA - SI - DO# - RE

Logo se formos analisar, RE_FA veremos que meio tom foi subtraido do FA# da escala de re! Logo, essa será chamada de TERÇA MENOR enquanto de C_E terça MAIOR!

Duvidas!?

SO PRA ver se vc entendeu bem!?

Que intervalos sao esses?

a)- D-C
b)- Eb-B
c)- FA-SIb
d)- E-G
e)- B-D

Outra coisa sua duvida equanto a inversao dosintervalos!

MACETEZINHO> O NUMERO CHAVE È NOVE! TODO intervalo invertido tera seu numero obtdo de forma mais rapida da subtração do numero atual no numero 9
EX> o intervalo é de 5, invertemos temos 9-5=4 intervalo de 4
INTERVALO DE 6, 9-6=3 temos um intervalo de 3

e assim por diante!

Outra coisita!

TODO INTERVALO MAIOR quando invertido vira menor
TODO INTERVALO MENOR invertido vira maior
TODO INTERVALO DIMINUTO invertido vira aumentado e
TODO INTERVALO AUMENTADO invertido vira diminuto

Espero que tenha te ajudado!

abraços

thifm
Veterano
# set/05
· votar


Balbino Junior
aih... ó!!
Só pra provar q vc pode ser sociável!! hahaha.. brincadeira, meu...

parabéns pelo post!!

xlakiaz
Veterano
# set/05
· votar


Aeww Balbino Junior valew pela ajuda velhow... , não vou dizer que entendi tudo... , mais ja me esclareceu muitas coisas que tinha dúvida tbm ... , agora vou dar mais um estudada pra entender melhor o post ... brigadow...;)

Junião
Veterano
# set/05
· votar


Até que fim um tópico realmente útil! depois de tanta bobagem que apareceu por aí.....

Aproveitando Balbino, como é que é este negócio de acorde sus todo acorde com intervalo de 4 é sus? Mesmo sem nona ou sétima?

anonimo_83
Veterano
# set/05
· votar


Junião
Sim cara, acorde SUS é quando vc substitui uma nota da formação do acorde pela qual é chamada de "suspensa".

Por exemplo, DO MI SOL (C MAIOR) DO FA SOL (Csus4) Ausensia da terça que foi substituida pela quarta, pode ter setima, nona ou nao! isso depende!

OUTRO EXEMPLO RE FA# LA (RE MAIOR) RE FA# SI (Dsus6) e assim por diante! Espero que tenha ajudado!

Abraços

Junião
Veterano
# set/05 · Editado por: Junião
· votar


Ajudou sim cara , porque ele geralmente vêm escrito nesta forma só nos acordes onde a 3° é suprimida ex: 9° e 4°.vlw

JWellington
Veterano
# mai/07
· votar


Porque intervalo justo? Porque ele é justo?

Qual a finalidade de se estudar intervalos? Na prática qual a sua utilidade? É que peguei certa vez um curso de violão e o forte era intervalo mas nunca entendí pra que serve.

e aí me falem, por favor.

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


JWellington
Porque intervalo justo? Porque ele é justo?
eu não sou muito estudado, então posso estar falando besteira.

mas os intervalos justos são aqueles que soam mais "exatos". a tonica, a quarta e a quinta (que são o mesmo intervalo, dependendo do ponto de vista, lembre da regra do 9 que o balbino descreveu), e a oitava, que é a tonica.
eles não provocam sonoridades maiores ou menores, como os demais. é só ir testando, escolha uma tonica e vá tocando ela junto de seus intervalos. do+é, dó+mi, dó+fá, etc. e vá ouvindo o que acontece.

isso eu estou descrevendo o que eu aprendi no feeling, desculpe minha terminologia esquisita.

Qual a finalidade de se estudar intervalos? Na prática qual a sua utilidade? É que peguei certa vez um curso de violão e o forte era intervalo mas nunca entendí pra que serve.
estudando intervalo, voce tá estudando escalas e tonalidades. isso é fundamental. e também aprende formação de acordes. se quiser um acorde com sétima e nona, procure-as e coloque-as no acorde de alguma maneira. assim voce não precisa decorar todos os tipos de acordes possíveis (que são infinitos), mas monta-los e remonta-los quando precisar.

espero ter ajudado.

thifm
Veterano
# mai/07
· votar


kiki
Negativo!! Os intervalos são justos porque tem a ver com séries harmônicas. Quando você toca uma nota, você não ouve exatamente ela, mas, UMA COMPOSIÇÃO DE OUTRAS NOTAS!

Como assim?
Exemplo:
Quando você um Dó, você escutará: Dó, Dó (uma oitava acima), Sol, Dó (duas oitavas acima), e assim por diante. Na decomposição, são os sons que soam muito próximos... Faça um teste: pegue um piano e peça para alguém tocar: tônica, depois quarta e, por fim, quinta. Peça para a pessoa alterar a ordem... é interessante!

Bom, é assim que eu conheço a origem. Se estiver errado, por favor, me corrijam!! Afinal, o verdadeiro sábio é aquele que nunca para de aprender e aceita ser corrigido!!!

Abs!!

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


thifm
sei do que voce tá falando, é isso mesmo.
cada nota é sempre uma composição de harmonicos. a fundamental (por exemplo dó), o dobro (dó oitavado), o triplo (sól, 5a), o "quatruplo" (dó duas oitavas), etc.

mas exatamento por isso que essas notas soam "justas".
quando voce toca a tonica e a quinta (o famoso powerchord), a quinta praticamente é englobada pela tonica, dando um som quase unico, mas muito mais reforçado. e se puser a oitava reforça mais, mas ainda mantém uma unidade.
se puser uma terça, muda completamente o som.
a quinta tocada junto da tonica reforça os harmonicos.

é mais ou menos isso, não é?

JWellington
Veterano
# mai/07
· votar


thifm e Kiki
Eita pau !! complicou foi tudo esse negócio aí de intervalo justo agora não entendí nada. Vocês estão falando de intervalo ou de som real das notas.

Rodrigo_Iron
Veterano
# mai/07
· votar


JWellington
Porque intervalo justo? Porque ele é justo?

Qual a finalidade de se estudar intervalos? Na prática qual a sua utilidade? É que peguei certa vez um curso de violão e o forte era intervalo mas nunca entendí pra que serve.


Cara, os intervalos de 5ª,4ª e 8ª são justos pq são os primeiros a aparecerem na série harmônica(são os menos dissonantes, ou seja, os que soam melhor com a nota fundamental)
O que é Série Harmônica??

Vou tentar exemplificar melhor:

Quando você toca uma nota, com ela, soam varias outras frequências além da fundamental, exemplificando:

Quando você toca a nota Dó, soará um

Dó Dó Sol Dó ...(e continua, mas pararemos aqui pra explicação)

Então, vamos ver os intervalos entre cada nota da série e a anterior:

Dó-Dó= 8ª
Dó-Sol=5ª
Sol-Dó=4ª

Pronto, esses por serem os primeiros intervalos presentes na Série Harmônica são chamados de Justos, e são também os menos dissonates.

É importante estudar intervalos porque eles são a base para mta coisa, como formação de acordes, escalas e outras....


Se não entendeu pode xingar e perguntar de novo hehe
Abç...

JWellington
Veterano
# mai/07
· votar


Rodrigo_Iron
Acho que entendí agora me diz uma coisa a série continua Do Do Sol Do Do Sol Do Do Sol.... infinitamente?

Rodrigo_Iron
Veterano
# mai/07
· votar


JWellington
Acho que entendí agora me diz uma coisa a série continua Do Do Sol Do Do Sol Do Do Sol.... infinitamente?


Não, ela varia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rie_harm%C3%B4nica_%28m%C3%BAsica% 29

Ai tem uma tabela com os 15 primeiros harmônicos da série da nota Lá e Dó,da uma olhada...Fica assim como ta na tabela :

Dó Dó Sol Do Mi Sol Sib Do Ré Mi Fá# Sol Lá Sib Si Do ....

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


JWellington
cada nota sozinha tem seus harmonicos, sempre. esses harmonicos, junto de muitos outros fatores, dao timbre caracteristico de cada som (violao, voz, piano, sax, etc.), independentemente da altura (frequencia, do, re).

intervalos são pares de notas. mas sempre que tocadas juntas, as frequencias destas notas se misturam, assim como seus harmonicos. por isso intervalos como o de quinta e oitava soam justos, por que as frequencias fundamentais e seus harmonicos casam melhor.

sacou?

Rodrigo_Iron
legal isso, não sabia como explicar isso direito. na wikipedia ta mais completo.
os primeiros harmonicos soam mais, os ultimos tendem a não soar (isso varia com o trimbre do instrumento). por isso as notas dos primeiros harmonicos harmonizam mais facil que as demais.
note que as tres primeiras notas são um acorde maior (tres notas diferentes, por que a oitava se repete um zilhao de vezes).

Rodrigo_Iron
Veterano
# mai/07
· votar


kiki
(isso varia com o trimbre do instrumento).


Exatamente, timbre está totalmente ligado a série harmônica...Tem bastante coisa interessante nesse lado mais "matemático" na musica.

Abç

thifm
Veterano
# mai/07
· votar


Rodrigo_Iron
Valeu cara!! Sabia q a linha de pensamento era essa!! Só que vc explicou bem melhor!! hehehe

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


Rodrigo_Iron
Exatamente, timbre está totalmente ligado a série harmônica...
sim, mas além disso tem vários outros fatores. antigamente achavam que o timbre vinha apenas dos harmonicos, mas atualmente já se sabe que depende de todo um conjunto, que inclui os formantes (que é mais ou menos a equalização que o instrumento dá), etc. não sei muito disso, mas sei que é assim.

Tem bastante coisa interessante nesse lado mais "matemático" na musica.

e como! conheço um arquiteto e designer que estuda estas relações proporcionais/matematicas da música com a arte. ai vem número de ouro, sequencia de fibonacci, etc.
além disso, sacando essa proporção, dá pra entender como funciona a divisão das casas do violão, os harmônicos na corda, a escala temperada.

gabert
Veterano
# mai/07
· votar


Pessoal, nosso amigo Balbino resolveu "quase" tudo. Porém deixou esse intervalo que coloca muitas interrogações em quase todas as pessoas que estão iniciando no mundo da teoria musical. Vejamos:

TODO INTERVALO MAIOR quando invertido vira menor
TODO INTERVALO MENOR invertido vira maior
TODO INTERVALO DIMINUTO invertido vira aumentado e
TODO INTERVALO AUMENTADO invertido vira diminuto

Ele esqueceu (ou não sabe mesmo!!! ...só para provocar, hehehe) de dizer o seguinte:

TODO INTERVALO JUSTO quando invertido "PERMANECE" justo!!!!!!!

Isso é o que faz esse intervalo chamar-se dessa forma.

Inverta uma quinta justa, ela se torna uma quarta justa
Inverta uma quarta justa, ela se torna uma quinta justa

É simples!!! Quando se sabe, hehehe...

Um abração à todos!!!

PS* Um bom professor é imprescindível. Aqueles que ainda não tem, estão perdendo tempo... e tempo não se recupera jamais!!!

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


gabert
muito bom!

JWellington
Veterano
# mai/07
· votar


Gabert
É isso aí, esperou pra dar o cheque mate no assunto.

Como é que faz essa inversão? è pegar o intervalo e ler da ultima nota até a primeira ou trata-se de acordes pode dar exemplo:

Desculpem me minha ignorância

É como diz Gabert tem que ter um professor

Rodrigo_Iron
Veterano
# mai/07
· votar


JWellington
Como é que faz essa inversão? è pegar o intervalo e ler da ultima nota até a primeira ou trata-se de acordes pode dar exemplo:

Dó Sol = 5 J

Sol Dó=4J


Dó Mi = 3M

Mi Dó=6m


etc...

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


isso da inversão é muito interessante.

por exemplo, se voce toca um intervalo de quarta (sol + dó), é como se voce estivesse tocando um power chord (dó + sol + dó), sem a tônica. tem várias musicas que brincam com isso. por exemplo, uma riff do live and let die, do paul maccartney:

e|------------------|
B|------------------|
G|------------------|
D|--5---5---5---5--|
A|--5---3---4---5--|
E|--3---3---3---3--| (tá sem a batida)

outra curiosidade: o único intervalo em que a inversão continua o mesmo intervalo (além da oitava, claro) é o trítono, a quarta aumentada, ou quinta bemol. vulgo "biabolus in musica".

LeandroP
Moderador
# mai/07
· votar


gabert

Pegou na veia.

Na ânsia de aumentar o repertório muita gente despreza a teoria elementar... daí num futuro próximo o sujeito trava porque acha que o elementar é "perfumaria" no estudo musical.

gabert
Veterano
# mai/07 · Editado por: gabert
· votar


LeandroPanucci, meu Bruxo!!! Arranjei mais uma em estilo "chord melody" (sei que você curte). Uma bossa encardida do Tom Jobim. Abração meu velho!!!

Aqui vai o link:
http://www.badongo.com/file/2575501

LeandroP
Moderador
# mai/07 · Editado por: LeandroP
· votar


gabert

Velho, não consegui baixar. Manda pro meu nick arrouba gmail.

thifm
Veterano
# mai/07
· votar


LeandroPanucci
Fala Mr. Panucci... meu amigo, confesso.. por sua causa resolvi estudar teoria pra valer!! hehehehe

Abs

thifm
Veterano
# mai/07
· votar


gabert
Sempre presente com sua sabedoria!!! Abs

LeandroP
Moderador
# mai/07
· votar


gabert

Cara, recebi a música. Ficou ótimo o som. Você é dono de um talento muito apurado. Parabéns!!!

thifm

Fico contente de saber que influenciei alguém de forma positiva. Abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Intervalos...3ª´s , 5ª´s...relaçoes...