Grupo de Estudos - Formação de Acordes e Intervalos (oficial)

Autor Mensagem
qew
Veterano
# dez/08


a pedido do Bolo de laranja topico criado!

http://www.4shared.com/file/75088037/498a0185/Grupo_de_estudos_Frum_ci fra_club.html

Bolo de laranja
Veterano
# dez/08
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Opa,muito obrigado cara!

Abraço

C. Nascimento
Veterano
# dez/08
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Bolo poderia me tirar uma dúvida amigo?

Formação do acorde C => Dó

Se a formula é a seguinte: I + III + V grau, logo seria um C+E+G
então deveria tocar as tres notas ao mesmo tempo correto?

Sendo que olhando no braço do violão o dedo 1 fica em cima da nota "C" da segunda corda o dedo 2 na nota "E" e o dedo 3 na nota "C"
Não era pra ter uma nota " G" no quinto grau?

Desculpe a ignorância e que sou novato. Obrigado!

PanthFinder
Veterano
# dez/08
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C. Nascimento
Sim..mas na terceira corda vc esta tocando o "G", com a corda solta. ;D

C. Nascimento
Veterano
# dez/08
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PanthFinder
Sim..mas na terceira corda vc esta tocando o "G", com a corda solta. ;D

ah ta, então conto com a corda solta também né?

Logo poderia ser feito só pressionando com o dedo 2 e 3 tocando a corda G junto que seria um Dó tb?

Obrigado!

Kamus23
Veterano
# dez/08
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Olha bem o acorde de Dó...

Todas as notas que seus dedos pressionam e que as cordas ficam soltas são apenas o C > E > G

Nenhuma nota a mais...

ricre
Veterano
# dez/08
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qew
a pedido do Bolo de laranja topico criado!


Parabéns.:) o nosso fórum vai ajudar muito heheheheh.

PanthFinder
Veterano
# dez/08
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C. Nascimento
Tudo q vc tocar e tiver só C - E - G é um dó.

qew
Veterano
# dez/08
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C. Nascimento

sim ,vc "monta" o acorde como quiser!


e----3(sol)------0(mi)----------------------------------
B----5(mi)-------1(do)-------------------------------------
G----5(dó)-------0(sol)-------------------------------------
D----------------2(mi)----------------------------------
A----------------3(do)--------------------------------------
E----------------0(mi)--------------------------------------


nesse primeiro caso, vc "montou" o acorde, porem só toca as cordas que vc prendeu.

Bolo de laranja
Veterano
# dez/08
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Desculpa pela demora,vou responder já já a dúvida de cada um.

C. Nascimento


Bolo poderia me tirar uma dúvida amigo?

Formação do acorde C => Dó

Se a formula é a seguinte: I + III + V grau, logo seria um C+E+G
então deveria tocar as tres notas ao mesmo tempo correto?

Sendo que olhando no braço do violão o dedo 1 fica em cima da nota "C" da segunda corda o dedo 2 na nota "E" e o dedo 3 na nota "C"
Não era pra ter uma nota " G" no quinto grau?

Desculpe a ignorância e que sou novato. Obrigado!


Bom dia cara!

Como já disseram,qualquer lugar no braço do violão que você achar a tríade dó-mi-sol estára fazendo o acorde de dó maior.

Você pode também dobrar a tônica,a terça,ou seja,repetir as notas.

Sim,sol seria a corda solta,nem sempre as notas do acorde aparecem na ordem certa,no caso de E maior:



e------0----mi------------------0--------------------------
B------0----si------------------0--------------------------
G------1----sol#----------------4----------------------------
D------2----mi------------------6--------------------------
A------2----si------------------7--------------------------
E------0----mi------------------0--------------------------


Viram?

Abraço

C. Nascimento
Veterano
# dez/08
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Ok, dúvida retirada.

Obrigado!

Lendo a sua apostila já deu pra saber bem direitinho como se faz a formação!

Bolo de laranja
Veterano
# dez/08
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C. Nascimento

Lendo a sua apostila já deu pra saber bem direitinho como se faz a formação!

Não sabe como fico orgulhoso com isso,cara!

Abraço

Serek
Veterano
# dez/08
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Olá galera, minha dúvida é na formação de acordes como por exemplo: A/E e etc (acho que se lê como: "Lá com Mi")
Significa que na formação do acorde de lá
La + Dó# + E

e------0------------------------------------------------
B------2----Dó#-----------------------------------------
G------2----A-------------------------------------
D------2----E----------------------------------------
A------0----A------------------------------------------
E----------------------------------------------------

como fica quando é A/E?

Kamus23
Veterano
# dez/08
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Serek

Pelo pouco conhecimento que tenho, eu suponho que A/E é um acorde de lá só que com a tonica E

Tipo


e-0----------------------------------------------------
B-2----------------------------------------------------
G-2----------------------------------------------------
D-2----------------------------------------------------
A-x----------------------------------------------------
E-0----------------------------------------------------


Outro exemplo o G/B: No caso um G com tonica em B


e-3----------------------------------------------------
B-3----------------------------------------------------
G-0----------------------------------------------------
D-0----------------------------------------------------
A-2----------------------------------------------------
E-x----------------------------------------------------


Entendeu?

Abraços

Koisa
Veterano
# dez/08 · Editado por: Koisa
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Bolo de laranja


Suponhetamos que eu esteja fazendo o acorde D, eu estaria pressionando o F#, o D e o A.. As cordas soltas ficariam, D, A, E
Eu posso tocar esse E?? Ele preenchiria mais o som ou estragaria ele??
Mesmo caso se repete no B, Bm, feitos com a tônica na 5ª corda, eu posso tocar a sexta corda solta?? E por seguir, os acordes com pestana e tônica na 5° corda, posso tbm tocar a sexta corda (eu não aperto ela, apenas toco ela solta)??

qew
Veterano
# dez/08
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Serek

todo acorde tem uma nota considerada "baixo", se vc estivesse tocando baixo, o E seria tocado ao inves de A, no caso de A/E.
em Lá maior:

e---0(mi)----------------------------------------------
B---2(Do#)---------------------------------------
G---2(la)------------------------------------------
D---2(mi)------------------------------------------
A---0(la)-----------------------------------------------
E-------------------------------------------------


em A/E o "baixo" da nota fica no E, logo:


e-------0(mi)------------------------------------------
B-------2(do#)------------------------------------------
G-------2(la)-------------------------------------------
D-------2(mi)-------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E-------0(mi)--------------------------------------------


isso só fica mais perceptivel em dedilhado...


espero que o Bolo de laranja nao fique bravo por eu responder rsrs, aliás, se eu tiver errado alguem me corrija...

Kamus23
Veterano
# dez/08
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qew

Errado não esta, só que eu ja respondi e você repetiu a resposta hahahahahahahahaha...

Mas tudo bem...

qew
Veterano
# dez/08
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Kamus23

foi mal, qdo eu comecei a escrever, vc ainda nao tinha postado =/

sou lerdo... ¬¬

kiki
Moderador
# dez/08
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C. Nascimento
só pra acrescentar uma coisa: voce pode sim repetir as notas quantas vezes quiser dentro de um acorde. mas preste atenção, a terça é a que menos se repete em geral.

colocar muitas terças deixa o acorde meio "pesado", o que não ocorre com a tonica/oitava e a quinta. em geral a terça mais aguda soa mais leve tambem.

mas isso não tem regra, faça como seu ouvido achar melhor.

um bom treino é testar todas as maneiras que conseguir de montar um memso acorde.

pra isso ajuda conhecer o CAGED tambem.

Todos
to achando muito legal essa iniciativa dos grupos de estudos! parabens!

sinto não poder me envolver mais, mas meu trab ta me matando atualmente... que sabe mais daqui a um tempo.

kiki
Moderador
# dez/08
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Koisa
Eu posso tocar esse E?? Ele preenchiria mais o som ou estragaria ele??
Mesmo caso se repete no B, Bm, feitos com a tônica na 5ª corda, eu posso tocar a sexta corda solta??

sim!, "estraga" o acorde!

ou voce toca só da 5a corda pra baixo, ou segura a nota em questão. por exemplo:


D/F# Bm
e---2-----2----------------------------------------------
B---3-----3----------------------------------------------
G---2-----4----------------------------------------------
D---0-----4----------------------------------------------
A---0-----2----------------------------------------------
E---2-----2----------------------------------------------


Koisa
Veterano
# dez/08
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kiki


Então cara, mas eu segurando a sexta corda no Bm, esta errado, pois o acorde só vai até a quinta corda que é a tônica..

Bolo de laranja
Veterano
# dez/08
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Serek
Olá galera, minha dúvida é na formação de acordes como por exemplo: A/E e etc (acho que se lê como: "Lá com Mi")
Significa que na formação do acorde de lá
La + Dó# + E

e------0------------------------------------------------
B------2----Dó#-----------------------------------------
G------2----A-------------------------------------
D------2----E----------------------------------------
A------0----A------------------------------------------
E----------------------------------------------------

como fica quando é A/E?


Chamamos de acorde invertido quando a tônica não está no baixo.(nota mais grave no acorde)

Na primeira inversão:terça no baixo

segunda inversão:quinta no baixo

terceira inversão:sétima no baixo.

No caso de lá maior(A - C# - E),você joga a quinta no baixo(E),e continua a formar o acorde!


e-------------------5-----------------------------------
B---------2---------5------------------------------------
G---------2---------6------------------------------------
D---------2---------7------------------------------------
A---------0---------7------------------------------------
E---------0---------------------------------------------


Mais alguma dúvida?

Abraço

Bolo de laranja
Veterano
# dez/08
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Koisa

Suponhetamos que eu esteja fazendo o acorde D, eu estaria pressionando o F#, o D e o A.. As cordas soltas ficariam, D, A, E
Eu posso tocar esse E?? Ele preenchiria mais o som ou estragaria ele??
Mesmo caso se repete no B, Bm, feitos com a tônica na 5ª corda, eu posso tocar a sexta corda solta?? E por seguir, os acordes com pestana e tônica na 5° corda, posso tbm tocar a sexta corda (eu não aperto ela, apenas toco ela solta)??


Não,a formação do acorde ré maior é D F# A.Se você usar nota mais grave que a tônica(acorde no seu estado fundamental)você estará fazendo uma inversão,e não o acorde propriamente dito.

Isso também vale para o Bm.

Bolo de laranja
Veterano
# dez/08
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Pessoal,vamos organizar as respostar para evitar algo repetitivo!

procurem acrescentar em vez de repitir!

eu não leio os comentários anteriores por isso não sei quem está falando o que!

heheh

Abraço

Koisa
Veterano
# dez/08
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Bolo de laranja


E nos acordes menores?? É necessário a diminuição da terça em um semitom correto?? Suponhetamos um acorde que tenha duas terças, qualquer uma delas que eu diminuir um semitom é o suficiente para tornar o acorde menor??

Bolo de laranja
Veterano
# dez/08
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Koisa

E nos acordes menores?? É necessário a diminuição da terça em um semitom correto?? Suponhetamos um acorde que tenha duas terças, qualquer uma delas que eu diminuir um semitom é o suficiente para tornar o acorde menor??

Você pode fazer o acorde de qualquer modo,desde que a tônica esteja no baixo e possua a T,3 e a 5.No caso dos acordes menores T 3m 5J,você jamais poderá fazer o acorde com duas terças diferentes,uma maior e uma menor jamais.

Pro acorde ser considerado maior tem de possuir a 3M.

A diferença da tríade maior pra menor é justamente a terça.Caberia colocar as duas?Não.

Sim,é necessário a diminuição da terça na formação de um acorde maior pro menor.Não qualquer,e sim todas,pois a terça também é responsavel pela formação do acorde.

Não entendi muito bem a sua dúvida,se não for isso pergunte de novo :)

Abraço

Koisa
Veterano
# dez/08
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Bolo de laranja


Tbm não entendi muito bem sua resposta.. Kkkk.. Mas to começando a entender, depois de um ano de FCC minha mente esta iluminando..


Abrass.. Vlws..

Koisa
Veterano
# dez/08
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Ah, voltando a duvida, suponhetemos que eu vou tocar todas as cordas do violão ao mesmo tempo em um ritmo qualquer com o acorde Bm.. Qual das duas opções é mais recomendada?


A:


e--2---------------------------------------------------
B--2-3-------------------------------------------------
G--2--4------------------------------------------------
D--2--4------------------------------------------------
A--2---------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


ou B:


e--2---------------------------------------------------
B--2-3-------------------------------------------------
G--2--4------------------------------------------------
D--2--4------------------------------------------------
A--2---------------------------------------------------
E--2---------------------------------------------------


??

TG Aoshi
Veterano
# dez/08
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Koisa
Qual das duas opções é mais recomendada?

A primeira, a segunda já não é mais só um Bm.

Bolo de laranja
Veterano
# dez/08
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Koisa

A diferença do B pro Bm é de apenas uma nota,justamente a terça.

na segunda não é um B,é um Bm/F#.

Para o acorde estar no seu estado fundamental,a tônica tem de estar no baixo(nota mais grave do acorde).

Abraço

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