Autor |
Mensagem |
Loues Veterano |
# mar/10
Olá mais uma vez, frequentadores de todo Brasil!
Gostaria muito de saber a opinião de vocês sobre uma questão, que é, no mínimo, muito importante em relação ao meu progresso como musico: toco violão do jeito canhoto, e estou pensando em me tornar destro.
O fato de eu ser canhoto atrapalharia meu desenvolvimento da mão direita?
Por hora não tenho como bancar um professor. Começo sozinho no violão popular ou espero e começo só com supervisão?
Dá pra "se converter" tranquilamente ou devo esquecer essa idéia?
Agradeço antecipadamente, a boa vontade de quem me ajudar a esclarecer estas dúvidas, que tanto me incomodam...
|
kiki Moderador |
# mar/10
· votar
olá seja bem vindo ao forum primeiro de tudo: use a busca. eu ja vi varios topicos sobre canhoto, tanto no forum de violao como no de guitarra. vale a pena dar uma lida.
segundo: vou tentar ajudar.
algumas informações importantes: há quanto tempo voce toca? já estudou? eu acho que quanto mais avançado nos estudos, mais voce vai sentir dificuldade (psicologica) de inverter as coisas, pois é praticamente recomeçar os estudos. mantem apenas a teoria.
O fato de eu ser canhoto atrapalharia meu desenvolvimento da mão direita? eu acho que nao tem a ver uma coisa com a outra. tem muitos musicos bons que sao canhotos e tocam como destro.
Por hora não tenho como bancar um professor. Começo sozinho no violão popular ou espero e começo só com supervisão? se voce quer fazer erudito, tem que estudar com supervisão. mas ach oque voce deve se arriscar sim a aprender como destro por enquanto.
Dá pra "se converter" tranquilamente ou devo esquecer essa idéia? tranquilamente nao sei. que dá, dá.
tem um lance que eu ouvi falar, talvez algum dos eruditos aqui do forum saiba te responder melhor. me disseram uma vez que o violão erudito é todo "estruturado" pra destro, e que não costumam ensinar como canhoto. não sei se a informação procede.
espero ter ajudado.
|
erico.ascencao Veterano |
# mar/10
· votar
Loues: Dá pra "se converter" tranquilamente ou devo esquecer essa idéia?
Começando do começo: porque você quer "trocar de lado"?
|
Loues Veterano |
# mar/10
· votar
Vamos às respostas...
kiki É, eu até devia desenterrar um tópico daqueles, mas queria focar para questão do violão solo...
há quanto tempo voce toca? já estudou? eu acho que quanto mais avançado nos estudos, mais voce vai sentir dificuldade (psicologica) de inverter as coisas, pois é praticamente recomeçar os estudos. mantem apenas a teoria.
Comecei a tocar faz dois anos; um ano de auto didata, 3/4 meses de violão popular e 2/3 semanas de violão clássico(com professor). Depois disso, parei de treinar sério, parece que eu não tinha mais um caminho pra me guiar sozinho... Pode crer, hoje mesmo peguei meu violão e tentei só umas batidas (tá com corda de canhoto ainda) - o resultado foi tão assustador quanto a idéia de jogar toda técnica no lixo...
me disseram uma vez que o violão erudito é todo "estruturado" pra destro, e que não costumam ensinar como canhoto. não sei se a informação procede.
Não sou entendido no assunto, mais posso especular. Se não inverter as cordas, não dá pra tocar igual no erudito, a menos que a medicina evolua a um ponto de tu poder inverter a mão. Mesmo assim, isso já não seria violão erudito... Também acho que em na época em que começaram o erudito, canhoto era mandado pra fogueira... (àqueles que entendem do assunto peço desculpas pelas especulações, e que não levem tão a sério o que eu disse, xD)
Valeu!
erico.ascencao Começando do começo: porque você quer "trocar de lado"?
Um dia percebi que um percursionista pode tocar vários intrumentos da mesma família. Pensei melhor, e vi que isso também se aplicava, de certa forma, às outras famílias de instrumentos, mas, como canhoto, não consigo nem mesmo tocar outro violão que não seja invertido. Em músicas mais "toscas" até dá pra imitar, mas eu quero aprender violão instrumental, que não dá pra tocar com cordas ao contrário...
|
kiki Moderador |
# mar/10
· votar
Loues Também acho que em na época em que começaram o erudito, canhoto era mandado pra fogueira... nao, acho só que eles ensinam como destro mesmo. =p
mas voce toca sem inverter as cordas? por que é perfeitamente possivel aprender violao erudito se inverter as cordas. só tem que espelhar tudo. mas mesmo assim ouvi dizer que é preferivel tocar como destro.
|
Loues Veterano |
# mar/10
· votar
kiki mas voce toca sem inverter as cordas? por que é perfeitamente possivel aprender violao erudito se inverter as cordas. só tem que espelhar tudo. mas mesmo assim ouvi dizer que é preferivel tocar como destro.
Não, eu inverto elas. Eu inclusive acho muito mais intuituvo, muito mais mesmo, tocar se espelhando (literalmente) em alguém do que usar a mesma mão direita ou esquerda da pessoa; isso pra mim é tão verdade que quando eu vejo outro canhoto tocar de frente pra mim eu acho muito estranho... acho que isso contribuiu de certa forma pra mim ser canhoto (ou o fato de eu ser canhoto me faz pensar assim, não sei bem qual é causa e qual é consequencia).
O ruim de inverter as cordas é que não dá pra tocar na maioria dos violões, nem arranhar um pouco outros instrumentos de cordas trastejadas, do mesmo jeito que toco no violão... a técnica que eu aprendi ficou restrita a mais raros instrumentos adaptados, entendem?
|
Alvaro Henrique Veterano |
# mar/10
· votar
Sem inverter:
Esse é um assunto muito complexo, em que fica difícil dar pitaco.
Se me permite uma sugestão, se você vai aprender sozinho, melhor fazer o que é intuitivo pra você. Sem alguém acompanhando o que pode acontecer ao fazer o que é menos "natural", pode dar merda. E não falo só de violão. Já ouvi comentários de pessoas que foram aprender violão como destro depois de já ter prática como canhoto cujo cérebro entrou num pequeno curto-circuito e desenvolveram gagueira.
|
erico.ascencao Veterano |
# mar/10
· votar
Loues: eu quero aprender violão instrumental, que não dá pra tocar com cordas ao contrário...
Juro que não entendo porque você acha isto. Pode ser que seja difícil achar partitura pra canhoto (nem sei se isto se aplica...), mas também não acho que seja o caso trocar de mão.
Um dia percebi que um percursionista pode tocar vários intrumentos da mesma família. Pensei melhor, e vi que isso também se aplicava, de certa forma, às outras famílias de instrumentos, mas, como canhoto, não consigo nem mesmo tocar outro violão que não seja invertido.
Também não entendi o que você quis dizer com isso. Você quer chegar numa rodinha de violão, catar um violão do seu amigo e sair tocando, mesmo sendo um violão "destro"?
kiki: ouvi dizer que é preferivel tocar como destro
Manda um e-mail pra algum conservatório perguntando sobre isso. Se os caras "só ensinam pra destro", aí fudeu.
|
Alvaro Henrique Veterano |
# mar/10
· votar
Se o cara nunca afinou um violão na vida e vai começar do zero, realmente é melhor ensinar como destro, principalmente por conta de todos esses fatores "mundanos" da vida de um violonista, como poder escolher instrumentos, ter facilidade de adquirir e revender violões usados, etc.
Mas se ele já toca alguma coisa como canhoto, tem de ser tratado com muito cuidado esse assunto.
|
Loues Veterano |
# mar/10
· votar
erico.ascencao Juro que não entendo porque você acha isto. Pode ser que seja difícil achar partitura pra canhoto (nem sei se isto se aplica...), mas também não acho que seja o caso trocar de mão.
Na verdade eu até sei que dá, mas seria muito inconveniente "inverter a técnica". Partitura pra canhoto nem precisa (nem sabia que existia) do jeito que eu toco, eu inverto as mãos, e inverto as cordas pra compensar; eu toco igual o reflexo de um destro no espelho por assim dizer...
Você quer chegar numa rodinha de violão, catar um violão do seu amigo e sair tocando, mesmo sendo um violão "destro"?
Isso também, além do que já citaram do preço de equipamentos etc etc...
Alvaro Henrique Obrigado pelo conselho, e por dividir a experiência! Impressionante o cara do vídeo também, quem não vê não diz que ele toca de ponta cabeça!
Acho que vou ser violonista canhoto mesmo, tocando violão de canhoto (não igual o do vídeo com a mizinha em cima) que é melhor pra eu aprender... No fim, acho que pensar em virar destro foi uma viagem minha...
|
goodhatin Veterano |
# mar/10
· votar
Cara, eu toco tanto para canhoto quanto para destro. Sou canhoto, mas aprendi como destro e toco melhor como destro, já que eu peguei violões emprestados de pessoas destras. Não faz diferença nem visualmente nem tecnicamente. Recomeçar seria bobeira, a meu ver. Existem muitos bons guitarristas e músicos no geral que são canhotos, então seja lá o que te disseram é lenda.
Abrçs.
|
erico.ascencao Veterano |
# mar/10
· votar
Loues: Isso também, além do que já citaram do preço de equipamentos etc etc...
Se você for violonista mesmo, acho que você nem precisa se preocupar com a dificuldade de achar equipamentos pra canhoto. Como no violão não dá pra "fritar", logo um cutaway é bastante dispensável.
A única coisa que daria uma dorzinha de cabeça é o rastilho, que em violões com cordas de aço tem um formato diferente para acertar a entonação da corda si. É só mandar fazer um rastilho para canhoto num luthier e já era. Tem também o fato do escudo do violão ficar invertido, porém é uma mera questão estética.
|
Alvaro Henrique Veterano |
# mar/10
· votar
Violão pra destro é totalmente diferente de violão pra canhoto. Embaixo do tampo do violão há barras que determinam a sonoridade do instrumento, e ao inverter as cordas elas não funcionam como deveriam. É preciso que o instrumento seja feito pra canhoto desde o começo, mesmo que não seja cutaway.
|
Loues Veterano |
# mar/10
· votar
Alvaro Henrique Mas a diferença do som é grande de um para outro?
Uma curiosidade meio off: esse negócio de mão direita nas cordas e esquerda no braço sempre foi assim? É coisa de europeu? (aqui não me restrinjo ao violão, falo de todos instrumentos de cordas parecidos)
|
erico.ascencao Veterano |
# mar/10
· votar
Alvaro Henrique Dessa eu não sabia...
|
kiki Moderador |
# mar/10
· votar
Dessa eu não sabia...²
|
Alvaro Henrique Veterano |
# mar/10
· votar
Sim, Loues, a diferença é grande.
Embaixo do tampo um violão é assim: http://2.bp.blogspot.com/_qsSlubcxTBc/SUUIj9fTkpI/AAAAAAAAAaE/FNFk21Fa mDI/s320/braces6.gif
Embora no desenho pareça simétrico, a espessura das barras é diferente no grave pro agudo. Nessa foto, por exemplo, olhando com atenção dá pra ver que a parte de cima (a que as cordas agudas são presas) tem barras mais finas que a do lado oposto. http://4.bp.blogspot.com/_gRNs_hNYZ2U/SIIwSOnzPSI/AAAAAAAAALg/2f9Yf5rY B20/S660/DSCN2109.JPG
Ao que parece, a origem da forma de tocar os instrumentos de corda vem da lira. A mão esquerda segura o instrumento e a direita produz o som. http://aulete.uol.com.br/ilustracoes/lira.jpg
Foi mantida a questão da mão direita produz o som quando surgiram instrumentos com escala.
Agora note que o violão, um instrumento em que muita gente toca como auto-didata, é o único instrumento usado na música ocidental que tem uma versão pra canhoto. Sinal que um canhoto não vai morrer se aprender desde o começo a tocar como destro, assim como no violino, no alaúde, no piano, na flauta, etc.
|
dom de Deus Veterano |
# mar/10
· votar
Alvaro Henrique
gostei do post!!
|
Loues Veterano |
# mar/10
· votar
Também deconhecia essa questão da construção do violão. Quando algum dia eu for comprar um novo violão, eu vou lembrar disso!
Sempre achei que a mão direita é a que fere as cordas (ou maneja um arco, palheta, o que for) por que ela é que determina a dinâmica e boa parte do timbre durante a execussão das peças. Eu acho que essa mão é "mais expressiva", e, como a maioria da humanidade é destra, convencionaram essa posição por conveniência...
|
Marii_W Veterano |
# mar/10
· votar
Alvaro Henrique Gostei do post[2]
naum sabia disso...
|
dragon Veterano |
# mar/10
· votar
Já ouvi comentários de pessoas que foram aprender violão como destro depois de já ter prática como canhoto cujo cérebro entrou num pequeno curto-circuito e desenvolveram gagueira.
o loco bixo!(como diria o faustão)
|
Eddie.Rod Veterano |
# mar/10
· votar
Cara, eu toco tanto para canhoto quanto para destro. Sou canhoto, mas aprendi como destro e toco melhor como destro, já que eu peguei violões emprestados de pessoas destras. Não faz diferença nem visualmente nem tecnicamente.
Acho que posso ajudar com minha própria experiência. Sou canhoto e, quando comecei minha vida musical, tocava num violão destro que pertencia ao meu irmão. Lembro que todo mundo achava super estranho porque eu invertia todos os acordes. Daí pensei: "já que não posso ter um violão com as cordas invertidas no momento (na época não entendia nada sobre a constituição do instrumento), vou me dedicar a aprender como destro". E foi o que fiz. Passei a tocar como destro. Posso dizer que no início foi complicado sim. Mas foi complicado como seria para qualquer iniciante. Eu sabia como se compunham as notas, mas não tinha habilidade suficiente para colocá-las com firmeza, precisão e velocidade.
Com o tempo evolui e não senti problema nenhum. Comigo, pelo menos, não ocorreu nenhum "curto-circuito". Rsrsr.
Quando comecei a ter aulas de violão erudito, comentei isso com o meu professor e ele afirmou que este processo é completamente aplicável. E que o fato de eu ser canhoto e tocar como destro não causaria, tecnicamente ou psicologicamente, nenhum mal.
Sinto que o desenvolvimento técnico não é afetado por esse fator. Talvez muito seja lenda mesmo.
Bom, é isso!!!
Abraços!
|
Loues Veterano |
# mar/10
· votar
Eddie.Rod Pode crer, quando tocava no violão de outras pessoas (destras) invertendo as posições todo mundo estranhava... "Nossa, é muito estranho, como é que tu toca desse jeito!?" Huehuehue! Também lembro quando um amigo meu pegou meu violão emprestado e começou a tocar, depois de uns dois compassos ele falou: "Tem alguma coisa errada, tá desafinado esse teu violão!" Hueheuheu...
Parece que tem (tinha) um violonista brasileiro que tocava o vilão do avesso, com a mizinha em cima. Canhoto era o apelido do cara, não podia ser outro!
Legal saber a experiência de outros, deve ser normal canhotos auto-didatas com esses problemas...
|
Alvaro Henrique Veterano |
# mar/10
· votar
Gente, por favor, leiam com mais atenção:
Quando a pessoa nunca estudou violão na vida, como o EddieEddie.Rod o ideal é tocar violão como destro, assim como se toca teclado como destro, piano como destro, violino como destro, etc.
Quando a pessoa já toca como canhoto, pode ser muito negativo resolver trocar pra ser destro. Pode ser. Pode ser que não aconteça nada. Por isso esse processo tem de ser acompanhado por um professor. E como o Loues já falou que não vai fazer aulas, acho arriscado.
Mas cada um sabe (ou deveria saber) o que faz.
|