Destro pode tocar violão como canhoto?

    Autor Mensagem
    TONANTE_AZUL
    Veterano
    # fev/11


    Galera, eu sou destro, escrevo com a mão direita, mas toco violão como canhoto. Já tentei aprender a tocar como destro, mas é como se minha mão esquerda travasse. Há algum problema em um destro tocar como canhoto?

    GuiMolusco
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    naum

    Angus Young 666
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    meu amigo é canhoto mas quando ele toca violao ele toca como destro

    knvb
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Sou canhoto e toco como destro, não há problema nenhum

    T-Rodman
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    o problema é aprender a primeira vez.
    Tanto faz aprender como destro ou canhoto, mas a partir que você já começou com um instrumento de um lado, dificilmente vai mudar a mão.
    Eu sou em tese canhoto - mas aprendi tanto a escrever quanto a tocar como destro.

    xavy
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Se vc conseguir tocar assim não tem problema algum.

    Luiz Frusciante
    Veterano
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

    fev/11

    Quando acabam as férias escolares?

    Angus Young 666
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Quando acabam as férias escolares?

    oq isso tem a ve com o topico

    Luiz Frusciante
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    nada, estou só imaginando, desculpe..

    MMJr
    Veterano
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

    fev/11

    Eu ja vi um cara jogando tenis de mesa/ ping-pong com uma garrafa de guarana.


    Valeu...

    Angus Young 666
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Eu ja vi um cara jogando tenis de mesa/ ping-pong com uma garrafa de guarana.


    outro comentario nada a ve com o topico ...

    Córtex Frontal
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Luiz Frusciante


    UHEUHSUFSU


    TONANTE_AZUL

    Cara isso é normal, aprender violao é trabalhoso, necessita de treino... diariamente e meses e meses para começar a sair algo melhor..


    Trocar de mao nao vai fazer tu virar um profissional e um mes.. vai ser a mesma coisa, e aprender como canhoto tem varias desvantagens, para aprender a teoria é mais chato, pois tem que inverter tudo, conseguir instrumento é mais dificil e as vezes mais caro..


    enfim, nao vale apena.. o que tens que fazer é simplesmente tocar

    kiki
    Moderador
    # fev/11
    · votar


    pra aprender tanto faz, nunca vi diferença em canhoto que aprende como destro, por exemplo.

    mas não vejo utilidade nenhuma em um destro aprender como canhoto.

    o maior problema dos canhotos é conseguir instrumento. as opções são mais limitadas, os preços são mais caros.
    a meu ver voce só perde fazendo isso.

    Angus Young 666
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    o maior problema dos canhotos é conseguir instrumento. as opções são mais limitadas, os preços são mais caros.

    é mesmo

    TONANTE_AZUL
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    gente, obrigado, mas eu queria relembrar uma coisa:
    É quase impossível que eu toque como destro (apesar de ser um). É como se meu cérebro não aceitasse a posição de destro, e quando eu tento fazer os acordes a minha mão meio que trava, e meu braço fica de um jeito estranho. Já tentei aprender a tocar como destro, mas não deu nada certo. Eu não vejo diferença nenhuma em tocar como destro ou como canhoto, mas é como o manolo kiki disse, os instrumentos são mais caros.

    E ai, os instrumentos são MUITO mais caros, ou é só uma pequena diferença de preço?
    Vlws

    DraKo
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    o problema não são so os preços mais tbm a variedade poucas marcas tem intrumentos para canhoto e qndo se axo pode estar cerca de 50%-70% (pesquisa Datafoda-se) não axo vantagem vc aprender assim

    Angus Young 666
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    nao interessa c os instrumentos sao caros ou sao dificeis de serem achados, eu quando comecei a toca violao tocava como destro pq eu achava q era destro mas eu troquei de mao eu ficou melhor,hoje sou canhoto e tenho uma guitarra de canhoto, vc tem q toca com o jeito q fika mais facil para vc tanto destro como canhoto.

    Córtex Frontal
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    TONANTE_AZUL
    É quase impossível que eu toque como destro (apesar de ser um). É como se meu cérebro não aceitasse a posição de destro, e quando eu tento fazer os acordes a minha mão meio que trava, e meu braço fica de um jeito estranho. J


    Cara, isso é normal quando estamos aprendendo a tocar algo, parece que nunca evoluimos.. O som sai horrivel, lento.. etc...

    Mas isso é só treino. se tu é destro mesmo (escrever, segurar talheres.. etc) nao tem porque nao consegiur aprender.

    TONANTE_AZUL
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Valeu galera pela ajuda! Pelo o que vocês falaram, consegui concluir algumas coisas:

    Vantagens em tocar como destro:
    Mais fácil de achar o instrumento
    Mais fácil de aprender a teoria
    Istrumentos mais baratos (em relação aos de canhoto)

    Desvantagens:
    Acho q nenhuma :p

    Vantagens em tocar como canhoto:
    Vai ser difícil alguem pedir o teu violão emprestado (já que é canhoto)
    É mais fácil de aprender com um professor (é como se estivesse olhando no espelho)

    Desvantagens:

    Não pode tocar no violão dos amigos destros
    Instrumentos mais caros e difícieis de serem encontrados

    Levando em conta isso, conclui que vou continuar a tocar como canhoto, ainda que mais pra frente eu tenha alguma dificuldade. Aliás, se fosse fácil, que graça teria né galera? :~)

    Obrigado a todos que me ajudaram

    MMJr
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: MMJr
    · votar


    Eu ja vi um cara jogando tenis de mesa/ ping-pong com uma garrafa de guarana.


    outro comentario nada a ve com o topico ...



    Angus Young 666

    Tecnicamente falando faltou interptretacao de texo da sua parte.
    Pessoalmente falando, como ser humano, faltou sensibilidade da sua parte para decifrar a minha mensagem.

    Com a afirmacao:
    Eu ja vi um cara jogando tenis de mesa/ ping-pong com uma garrafa de guarana.

    Eu apenas quis fazer uma analogia entre as duas situacoes, pois jogar ping-pong com uma garrafa de guarana e "tocar violao de ponta cabeca", sao duas coisas extremamente dificeis...Porem nao sao impossiveis de serem realizadas..

    Apos verificar que voce tem apenas 14 anos nao fiquei surpreso com o problema que voce apresentou em interpretar e entender o meu post e, ainda, me "negativar" junto aos organizadores do FCC.

    Mas... valeu....

    Procure prestar mais atencao na sua capacidade de interpretar textos....Isso pode te ajudar muito no futuro...

    Respeitosamente..
    MMJr.

    Angus Young 666
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    desculpa mesmo cara nao sabia q era essa a intençao.

    MMJr
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    desculpa mesmo cara nao sabia q era essa a intençao.


    Sim.
    Eu percebi...

    Mas nao da nada...

    Valeu..

    RaphaBR87
    Membro Novato
    # 31/ago/23 13:47
    · votar


    Tamo junto, irmão. Eu sou destro e toco como canhoto.

    Quer dizer, mais ou menos. Eu toco como "canhoto invertido" igual ao Scandurra.

    Agora tenho 2 guitarras canhotas (Brekler e PHX, ambas Strato) e estou devagarinho aprendendo a tocar como canhoto do jeito certo. Estou apanhando muito, não toco os acordes com a mesma agilidade do outro método, ainda, mas a intenção é "virar canhoto" de vez (na guitarra, pelo menos).

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # 31/ago/23 14:36
    · votar


    Destro pode tocar violão como canhoto?

    A única coisa proibida no violão é não tocar. :-)

    JJJ
    Veterano
    # 31/ago/23 17:02
    · votar


    Em 2011 podia, mas uns anos depois parece que saiu uma lei proibindo... :P

    Delson
    Veterano
    # 01/set/23 09:22
    · votar


    JJJ
    parece que saiu uma lei proibindo

    Até agora não tem nenhum parecer do STF proibindo.

    No meu caso é o contrário: Sou canhoto, mas toco como destro, então tem que ficar de olho em jurisprudências nesse sentido atualmente ;-)

    Delson
    Veterano
    # 01/set/23 09:22 · Editado por: Delson
    · votar


    duplo

    qew
    Veterano
    # 01/set/23 10:23
    · votar


    Sou canhoto, mas toco como destro, (2)

    aguardo manifestação do Makumbator de Morais sobre a questão

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Destro pode tocar violão como canhoto?