Fingerstyle Violão , Debate, como estudar para fazer?

Autor Mensagem
Juneba
Veterano
# jan/10


bem galera, toco violão não muito, mas eu ando apaixonado pelo estilo fingerstyle de tocar, vide sungha jung, e afins, e então, queria saber o que eu tenho de estudar, para conseguir fazer meus propios arranjos, se tem alguma tecnica propia, se alguém aqui pratica e tals.

flws

Bruh_figura
Veterano
# jan/10 · Editado por: Bruh_figura
· votar


Olha existem vários fundamntos para se fazer um arranjo no fingerstyle..um livro q eu indico (não apenas para isso) que é excelente de violão é o Guitar Bible do Eric Roche..la ele demonstra inclusive ateoria dos arranjos montando passo a passo através de tablaturas que podem ser acompanhadas pelo cd...me ajudou e mt!
abs

erico.ascencao
Veterano
# jan/10
· votar


Juneba
De vez em quando eu pratico. Pra fazer os arranjos você precisa saber a harmonia da música de cabo a rabo, pra depois tirar a melodia principal e aí sim tentar juntar os dois.

O arranjo em si é a dificuldade e não a falta de técnica, pois montar um arranjo envolve identificar uma melodia principal, juntá-la à harmonia e fazer este todo fazer sentido.

O que você pode tentar estudar em termos de técnica é violão clássico. Pegue no site delcamp.net uma coletânea de partituras divididas por níveis. Os dois primeiros são bem tranquilos, e conseguindo tocar as músicas destes dois níveis você já pega aquele jeitão de tocar fazendo melodias e baixos. Quanto à harmonia, enquanto você for tentando criar o arranjo você será forçado a buscar diferentes posições pra tocar um mesmo acorde.

AFSVilela
Veterano
# jan/10
· votar


Cara, eu costumo tocar muito coisas do tipo fingerstyle, não copiando arranjos ou fazendo covers, mas sim porque eu toco na igreja. Aí, acontece que, durante a mensagem, eu mantenho o fundo, dedilhando algum hino, juntando a harmonia e a melodia. Como nós cantamos centenas deles (eu, ao menos, conheço mais de mil), criar um arranjo para cada um é inviável. Então, tem que ser no improviso.

Daí, em mais de dez anos tocando, fui juntando um leque razoável de arranjos para cada combinação de acordes, conhecendo n maneiras de montar cada acorde, e aperfeiçoando a técnica para manter a fluência entre as mudanças.

Então, o que começou simplesmente com melodias stacatas acompanhadas por acordes dos mais simples, foi aos poucos ganhando mais sensibilidade e complexidade. Assim, hoje dá pra pegar e tocar, mesmo sem ter ensaiado antes, a maioria das músicas cantadas. Claro, há exceções. E, obviamente, quando vou tocar alguma pela primeira vez, o arranjo não sai lá grande coisa, a não ser que se trate de seqüências muito manjadas.

O problema é que esse tipo de coisa eu fui aprendendo sozinho e aos poucos, então sistematizar isto de forma a ensinar fica difícil. Inclusive, já tentei ensinar, mas fico meio confuso em como passar a técnica.

Mas, em suma, é preciso paciência. Tocar um cover simples de algum fingerstylist(?) conhecido pode não levar tanto tempo. É um começo, mas tocar covers não quer dizer que se domina a técnica. Para mim, o importante é criar uma gama de arranjos próprios, definir seu estilo. Tem algo que eu não uso, porque tenho preguiça de aprender =\, mas muitos gostam, que são as afinações alternativas. Para certos estilos, como blues, ajuda muito tocar em open D, por exemplo.

Falei demais e não disse nada... =\
Vou procurar algo que contribua mais com o tópico. Abraço.

Juneba
Veterano
# jan/10
· votar


hum entendo, todo mundo está ajudando bastante.
então em suma, para eu tocar fingerstyle , tenho de conheçer e executar bastante acordes em varias formações, e conseguir executar as melodias não?
então tenho de estudar variações de acordes, e executar solos bem feitos? dedicando me bastante , toco a 7 meses, será que com + uns 2 anos, já toco algo no estilo do sungha jung?

Bruh_figura
Veterano
# jan/10
· votar


Juneba
Olha eu toco a uns 4 anos ja..acredito que com 2 vc consiga..eu tenho uma tablatura aqui de jumb do van halen se vc quiser pra ja ir vendo..
O fingerstyle é complicado pq vc divide em 3 a musica a base a harmonia e a melodia..vamos fazer o seguinte mais tarde vou postar aqui um resumão pra vc ter por onde começar e se vc quiser me avisa q eu posto jump.
abs

Alvaro Henrique
Veterano
# jan/10 · Editado por: Alvaro Henrique
· votar


No Brasil, em que não há muitos violonistas de fingerstyle propriamente dito (tocando em violão de aço, com a técnica de mão direita do fingerstyle, etc.), a melhor alternativa pra você tocar esse repertório Sungha Jung da vida é procurar um professor de violão erudito, pois ele vai te proporcionar tanto a leitura de partituras, a técnica pra tocar melodia e acompanhamento ao mesmo tempo, e a teoria musical pra conseguir fazer os arranjos.

Se você encontrar um violonistas de fingerstyle mesmo (se for guitarrista que toca violão de aço é capaz de você entrar numa roubada), aproveite a sorte!

Mas tenha paciência. Pra tocar esse repertório do Sunga Jung precisa de pelo menos um ano de estudos intensos. E bota intenso nisso.

Tenho alguns alunos com esse perfil (incrível como o Sungha é mais citado que gente muito boa que está na estrada há muito mais tempo, como o Tommy Emmanuel), que parecem estar gostando do trabalho. Se você mora em São Paulo e quiser marcar uma conversa sem compromisso, estamos aí.

Juneba
Veterano
# jan/10
· votar


Bruh_figura, aceito o jump é claro, já imprimo e vou trabalhando nela, junto com outras musicas que to aprendendo.


Alvaro Henrique, eu sei ler a clave de sol, eu sei tocar teclado, mas professor não tem jeito mesmo, não tenho dinheiro ainda mais agora que meu pai bateu o onibus dele, e ta tendo que reformar.
cara não entendi, essa de guitarrista que toca violão de aço, por que meu violão é de aço, mas tenho um de nylon também, isso ia implicar no som? o no jeito de tocar? por que meu nivel de dedilhado e tudo é igual nos dois violoes , só timbre do de aço que gosto mais

vlw, e continuem postando dicas por favor.

LeandroP
Moderador
# jan/10
· votar


Juneba

Um lance legal é conhecer as vozes de um acorde e os encadeamentos mais comuns, se familiarizar com os sons dos acordes, em toda região do braço, usando cordas soltas também... e muita inspiração.

Alvaro Henrique
Veterano
# jan/10 · Editado por: Alvaro Henrique
· votar


Juneba, em diversas cidades há boas escolas de música gratuitas. Em algumas capitais, a melhor escola de música é pública e gratuita. Se informe.

Se a coisa está ruim mesmo, veja a possibilidade de fazer aulas mais espaçadas. Sei lá, a cada duas semanas, uma por mês, já vale. Investir R$ 100 em aulas com um bom professor dá muito mais retorno que R$ 200 em livros e materiais didáticos que provavelmente você não vai compreender na totalidade e sem ninguém pra checar seu progresso.

É bom que você já sabe ler em outro instrumento, é uma etapazinha a menos. Mas ler ao violão tem suas próprias idiossincrasias.

Sobre o lance do guitarrista que toca violão de aço, é um lance de formação mesmo. Um guitarrista tem uma educação, um preparo, que é totalmente diferente do que o Sungha Jung e outros precisam ter. Aí o cara não vai te oferecer o que você busca. Já um violonista erudito (desde que não seja da turma dos xiitas) tem uma formação muito próxima à dos Sungha Jung, e ele vai poder te oferecer o conhecimento que você precisa.

LeandroP
Moderador
# jan/10
· votar


Alvaro Henrique

+1

Juneba
Veterano
# jan/10
· votar


Alvaro Henrique, o foda , é que eu moro meio que interior, ai é complicado aqui não tem, e professor é 105 conto aqui, nao tenho essa grana agora, ainda mais com esse incidente.
o lance do guitarrista saquei, não tem jeito mesmo de eu aprender só?? esse estilo ai, por que até agora eu aprendi tudo sózinho tanto o teclado como o violão.
só precisei de apostilas e de dicas, pra prosseguir o estudo.

Alvaro Henrique
Veterano
# jan/10 · Editado por: Alvaro Henrique
· votar


Aonde você mora, exatamente? Tem escolas boas em cidades do interior. Em Minas, por exemplo, há uns 20 conservatórios públicos e gratuitos que produzem bons músicos. E pode ter um professor camarada por aí. Sem saber aonde você está, fica difícil te ajudar mais diretamente.

E, sei lá, você pode procurar alguém com mais condição pra adotar suas aulas de música. Não é difícil encontrar aquele vizinho ou tio que gosta de música e fica feliz de ver alguém querendo progredir. Quem sabe se você pedir a ajuda dele com esses R$ 105 ele te apóia?

Olha, aprender, se aprende até dentro de uma caverna no meio do mato. Se você for realmente esforçado, é inevitável que você vá melhorando. Só que ainda não conheci nenhum auto-didata que se sai bem de verdade nesse estilo de tocar tão exigente. Ou você acha que o Sungha Jung ao invés de chorar já saiu da barriga da mãe tocando Billie Jean?

Juneba
Veterano
# jan/10
· votar


Alvaro Henrique, alvaro henrique tipo, ceilandia, não é interiorzão é 30km da capital, é uma cidade bem desenvolvida, é a maior cidade daqui, mas pelo menos eu não conheço um guitarrista aqui perto que me ensine isso a não ser o da escola, que mesmo assim não tem a tecnica do sungha, eu ja sei tocar mta coisa no violão já, eu só queria mesmo assim, saber por onde começar e tals, o treino eu treinava sózinho, e a formação de acordes, eu estudava aqui mesmo., só na minha sala tem 8 pessoas que tocam violão, e to do nivel deles já, dos qual 5 tem mais de 2 anos que tocam, tamo sempre competindo, ou seja, determinação que não vai me faltar, mas precisava duns caminho pra eu seguir.

Alvaro Henrique
Veterano
# jan/10
· votar


Velho, sou de Brasília, então pra mim está fácil te dar uma dica. Na capital não faltam opções. Um grande violonista de Brasília mora no Setor O, o Alessandro Borges. Ele dá aulas na Escola de Música de Brasilia, que é gratuita. Veja em www.emb.com.br como ingressar nessa que é uma das melhores escolas de música do país e é pública e gratuita.

Em Taguatinga também tem muita gente boa. Uma boa dica no Centro-Oeste é checar as igrejas evangélicas (principalmente adventistas), pois eles costumam ter uma educação musical muito boa e oferecem bolsas.

Não deixe de visitar esses sites para mais informações de como conseguir um professor em Brasília:
www.bravio.mus.br (Associação Brasiliense de Violão)
www.bravio.blogspot.com
www.alvarohenrique.com/professores.pdf
E, obviamente, não perca a chance de estudar DE GRAÇA numa das melhores escolas de música do Brasil: www.emb.com.br

Juneba
Veterano
# jan/10 · Editado por: Juneba
· votar


cara, amanhã vou ligar lá na emb, vou ver como faço matricula e tals, lutar por essa vaga.

edit: não sou tão chegado em erudita, mas eu gosto de musica, e erudito é musica então concerteza, vo aprender gostar.

dom de Deus
Veterano
# jan/10
· votar


tou boiando

alguem podia postar algum vidio sobre esses estilo falado ai, fingerstyle , Sungha Jung

MMJr
Veterano
# jan/10
· votar


dom de Deus

Tai brother...

http://www.youtube.com/watch?v=OaU0C87P4AM

Fingerstyle e uma expressao em ingles...(Finger = dedo / Stiyle = estilo)...

Portanto:
Fingerstyle = Dedilhado

Valeu....

dom de Deus
Veterano
# jan/10
· votar


MMJr

esse garoto é igrivel

já vi vario vidios dele

diria sem medo de erra que ele é um profissional.


valeu pela idicação do vidio

Marcos Francês o lindo Galã da Periferia
Veterano
# jan/10
· votar


fingerstyle na verdade seria o violao clássico tanto q os arranjos sao conhecidos tb como Classical arrangements, eu sei tocar algumas musics acho até bem fácil quando se tem a tablatura, mas fazer arranjar uma musica pra violao clássico q deve ser dificil

Marcos Francês o lindo Galã da Periferia
Veterano
# jan/10
· votar


aquele koreano Sunga toca legal mas os arranjos próprios dele sao toscos demais (pelo menos eu acho)
pra mim artista bom tem q saber compor tb...
acho o Andy Mckee maravilhoso, as musicas dele tocam meu coraçao e meus mamilos ficam arrepiados

denier
Veterano
# jan/10
· votar


tbm estou começando a tocar esse estilo, a uns 4 messes deixei a guitarra de lado "mais vou voltar rsrs" Eh muito bom

no link to tocando uma musica do Andy Mckee http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/224828/

eh um estilo muito bom... Ouça bastante ateh enjoar...

Um esquema bom eh vc pegar e tocar por notas a letra da musica
cantar a musica no violaão, dpois vc emenda com os acorde e base
muitas vezes a nota da voz esta encaixada no proprio acorde e talz, toque muito sem enjoar e isso comçara a sair naturalmente !!

Ah tenha boas cordas para que o baixo do acorde soe por um bom tempo !!!!

denier
Veterano
# jan/10 · Editado por: denier
· votar


duple post !

Alvaro Henrique
Veterano
# jan/10 · Editado por: Alvaro Henrique
· votar


Fingerstyle tem muitas semelhanças com o violão clássico, mas são coisas diferentes.

Entre as diferenças mais óbvias, fingerstyle utiliza violão de aço amplificado, violão clássico emprega violão de nylon acústico (só se amplifica quando não tem mais opção) e na mão direita o fingerstyle pode utilizar três técnicas: palheta, palheta + dedos ou somente dedos. Além disso, o uso de dedeira é comum. No violão erudito ó se toca com os dedos, e dedeiras emitem uma sonoridade inadequada.

Tem muito mais diferenças, inclusive sociológicas - o violão fingerstyle é associado à comunidade branca estadosunidense, o violão clássico à Europa e à América Latina, etc. Mas como o fingerstyle só foi começar a se diferenciar do violão erudito por volta dos anos 1950, a maior parte das coisas são realmente iguais.

denier
Veterano
# jan/10
· votar


Alvaro Henrique


Ai eu senti sabedoria rsrs !!!

Marcos Francês o lindo Galã da Periferia
Veterano
# jan/10 · Editado por: Marcos Francês o lindo Galã da Periferia
· votar


Alvaro Henrique
ah tah vc explicou legal. mas tem mto fingerstyle q usa violao d nylon tb soh esqueceu d fazer esse comentario mas ficou mto bom seu post

erico.ascencao
Veterano
# jan/10
· votar


Juneba
Um bom começo seria você se arriscar a fazer um arranjo para uma música simples. Uma dica que eu dou é pegar músicas com acordes simples (maiores, menores e no máximo os com sétima) e que tenham um arranjo simples (voz e violão, piano e voz, etc). Legião Urbana é uma boa pedida. Botando a mão na massa você vai sentir as dificuldades básicas e vai perceber o que precisa aprimorar.

MMJr
Veterano
# jan/10
· votar


o fingerstyle pode utilizar três técnicas: palheta, palheta + dedos ou somente dedos.

Apenas acrescentando...

Fingerstyle eh uma tecnica que usa "apenas" os dedos....
Quando se usa palheta o termo americano eh FLATPICK...ou Flatpicking...E o uso da palheta e dos dedos juntos esta mais para um FREE Style.....

Uma outra grande diferenca entre o Violao Erudito/Classico e o Fingerstyle/Dedilhado eh a rigidez das regras....
No Erudito voce tem te respeitar toda uma postura e posicao do corpo e maos em relacao ao instrumento....Ja o fingerstyle te da libedade de se posicionar e tocar de "qualquer maneira" sem regras de posicionamento e tal....E eh claro, no erudito se toca por partitura e no fingerstyle, geralmente, por tablatura...



Valeu...

erico.ascencao
Veterano
# jan/10
· votar


MMJr
No Erudito voce tem te respeitar toda uma postura e posicao do corpo e maos em relacao ao instrumento
Se bem que eu já experimentei tocar naquela "posição de tiozão" e vi como é melhor: as costas doem menos, o braço que você usa no braço do violão fica mais confortável, o acesso ás últimas casas é facilitado...

Juneba
Veterano
# jan/10 · Editado por: Juneba
· votar


galera, eu liguei hoje na escola, só que ninguem atendeu, quem tiver arranjos de fingerstyle poderia me passar?
to aceitando qualquer um , ai pra já ir pegando o jeito.
edit: continuo agradecendo todas sugestões, e vo começar a estudar um poco a teoria da formação dos acordes, e melodia, valeu todo mundo que ta postando e continuem postando. se alguem tiver algum video ai querendo mostrar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fingerstyle Violão , Debate, como estudar para fazer?