Fingerstyle Violão , Debate, como estudar para fazer?

Autor Mensagem
fabibi
Veterano
# mai/10
· votar


Comecei a pesquisar sobre fingerstyle agora, queria saber qual é a ligação desse estilo com a música erudita?Todas músicas eruditas podem ser consideradas finger?OU não?

Iniciantes de finger estudam quais compositores?E de nivel intermediario?E avançado?

erico.ascencao
Veterano
# mai/10
· votar


fabibi: qual é a ligação desse estilo com a música erudita?Todas músicas eruditas podem ser consideradas finger?OU não?

São coisas parecidas, mas diferentes, entende? Em termos de técnica são muito parecidos, mas o fingerstyle é menos formal. Esta formalidade do estilo erudito implica em regras de postura para o instrumentista, tipo de intrumento (cordas de nylon são lei), etc.

Iniciantes de finger estudam quais compositores?E de nivel intermediario?E avançado?

Um bom passo inicial, acredito eu, seria estudar leitura de partitura. Se você já sabe isso, procure partituras intermediárias de violão erudito mesmo. Paralelamente às partituras, procure criar arranjos para músicas bem simples.

Passos seguintes seriam pegar arranjos de fingerstilists famosos como Andy McKee e afins.

Alvaro Henrique
Veterano
# mai/10
· votar


fabibi
Vale a pena dar uma olhadinha nas páginas anteriores desse tópico, pois esse assunto já foi discutido.

Não, não são a mesma coisa. A origem da confusão: depois que "Beatlezaram" o mundo e "tocar violão" virou sinônimo de "cantar batendo acordes", é muito achar que bastou o violão solar pra ser violão erudito. Só é violão erudito se tocar música erudita, há uma relação inequívoca entre técnica e repertório.

Se o violão estiver solando e não for música erudita, não é violão erudito. O que vai ser, depende do caso, mas com certeza não é violão erudito.

Se vale a pena estudar violão erudito pra tocar outra coisa que não seja música erudita? Não só vale como muitos dos maiores violonistas que não tocam música erudita o fizeram. Aqui no Brasil, aliás, a maioria dos principais solistas de violão estudaram violão erudito.

A propósito, deixa eu aproveitar a oportunidade para divulgar meu site novo. O endereço continua o mesmo, http://www.alvarohenrique.com , mas o visual, quanta diferença!

fabibi
Veterano
# mai/10
· votar


Entendii..
muito obrigada!

Juneba
Veterano
# mai/10 · Editado por: Juneba
· votar


eu diria que fingerstyle seria o estudo classico do violão, classico não de erudito, mas sim, que é o estudo mais complexo que podemos fazer, juntando harmonia, melodia, baixos e ritmo. seria tocar violão classico, pois existe arranjo de musicas populares para violão classico.

bem aqui estão videos de músicas tocadas no famoso violão classico.





como podem perceber, o vionista usa a tecnica e é preso há varios fatores, como não mostrar o dedão.


agora um pouco de violão fingerstyle






a técnica pode ser alterada, e misturasse principalmente percusão, como ritmos mais agressivos, e uso de qualquer coisa para emitir o som desejado..

resumindo, musica erudita é um gênero, assim como folk, rock , axé.

existem maneiras de se tocar o violão, popular, classico, fingerstyle, flamenco ( não é certeza) ...

flw

Alvaro Henrique
Veterano
# mai/10 · Editado por: Alvaro Henrique
· votar


Na verdade não existe uma maneira "clássica" de tocar o violão.

Pra todas essas regrinhas de método de violão é possível citar pelo menos um GRANDE violonista erudito que não as segue. Por exemplo, olha só a postura com que toca o violonista que fez a gravação de Bach mais falada dos últimos tempos:



Você falou de polegar da mão esquerda. Pois bem, apesar desse não ser o melhor exemplo, veja que John Williams, o violonista de maior prestígio da atualidade tem momentos em que o indicador quase encosta no polegar, dando volta no braço.

Já encontrei vídeos em que isso dá pra observar melhor.



Você também falou de efeitos percussivos. Olha só:




Não existe maneira clássica de tocar violão.

O que o violão clássico trabalha - e não é só ele - é com alguns princípios básicos já formatados para iniciantes. Principios que levam em conta ergonomia e fisiologia.

À medida em que o músico se aprimora, é inevitável criar a sua própria técnica.

Além disso, mesmo esses "princípios básicos" ainda estão em produção. A gente só começa a ter uma "Escola de Violão" como tal nos anos 1940, e a partir da entrada do violão nas universidades mundo afora, na década de 1980, muita coisa nova apareceu. Hoje já dá pra falar claramente de escolas distintas, dentro do universo de violonistas que tocam música erudita. E várias dessas diferenças tem origem em recursos de outros gêneros, como o flamenco, a música pop, ou mesmo de outros instrumentos, como o piano e o violino.

No fim, é tudo tocar violão e ponto.

No máximo, dá pra falar em tocar violão de aço x tocar violão de nylon, tocar com dedo x tocar com palheta, etc. Qualquer diferença que aparece não é por conta da técnica, é em razão do repertório ou de quem foi seu professor.

Juneba
Veterano
# mai/10
· votar


Alvaro Henrique, po alvaro valeu, desculpa ai se falei besteira, nem vo editar, meu post lá encima pro pessoal todo não confundir.

kiki
Moderador
# mai/10
· votar


Alvaro Henrique
po, legal! pra variar, outra aula.

e os beatles, influenciaram o violão erudito???
=]

Alvaro Henrique
Veterano
# mai/10
· votar


Olha, alguns compositores eruditos fizeram arranjos ou composições originais a partir de canções dos Beatles. Os mais famosos são o Concerto "From Yesterday to Penny Lane", do Leo Brouwer, em que um dos movimentos segue abaixo...



... e o Toru Takemitsu, o compositor japonês de maior prestígio, que fez alguns arranjos para violão solo.



Fora esses arranjos / versões que de alguma forma entraram no repertório como peças "crossover", nem tem como ter mais nada. O grande mérito dos Beatles foi no aspecto sociológico, de comportamento, questionamento de valores, moda, até, vá lá, "filosofia de vida".

Juneba
Veterano
# mai/10
· votar


Alvaro Henrique, quer dizer então que por exemplo , a divisão de violão popular e erudito é equivocada? por que você mencionou que tudo é tocar violão, ou a divisão é meramente didatica?

Alvaro Henrique
Veterano
# mai/10
· votar


Sim, essa divisão é equivocada.

Quando um cara diz "toco piano", você pensa num cara que senta no piano e toca alguma coisa.

Quando um cara diz "toco violino", você pensa num cara que pega o violino e sai tocando algum coisa.

Quando um cara diz "toco bateria", você pensa num cara que senta na bateria e toca alguma alguma coisa.

Só que aí quando um cara fala "toco violão", você pensa num cara que canta. Enquanto ele canta, ele até faz umas coisinhas com o violão pra se acompanhar, mas o centro das atenções, e o principal motivo pelo qual você escuta o cara, é o que ele canta.

Aí inventaram essa IDIOTICE: "ah, quando o cara canta é violão popular, quando não canta é clássico, e eu sou um retardado, dããããã"

É simples: quem canta, canta. Se canta e solta pipa ao mesmo tempo, problema, o que ele faz é cantar. Quem toca violão apenas toca violão, igual quem toca guitarra, violino, piano, bateria, caixa de fósforo, punh***...

Freddie Freeloader
Veterano
# mai/10
· votar


Alvaro Henrique
Aí inventaram essa IDIOTICE: "ah, quando o cara canta é violão popular, quando não canta é clássico, e eu sou um retardado, dããããã"

É simples: quem canta, canta. Se canta e solta pipa ao mesmo tempo, problema, o que ele faz é cantar. Quem toca violão apenas toca violão, igual quem toca guitarra, violino, piano, bateria, caixa de fósforo, punh***...


hahahahahaha
+1 procê mestre hehe.

Juneba
Veterano
# mai/10
· votar


Alvaro Henrique, entendi agora alvaro, mas eu penso que pelo menos por organização esses termos servem, principalmente quando vamos procurar algo no youtube, e essa realmente é a imagem geral que as pessoas tem de quem toca violão.

Alvaro Henrique
Veterano
# mai/10
· votar


Sim, apesar de idiota e errada, essa nomenclatura pegou no Brasil, e somos forçados a usá-la eventualmente.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Alvaro Henrique

Mas esta divisão existe também para Piano, pelo menos aqui no Brasil, e também para o canto.
Eu não acho que a divisao entre clássico e popular está meramente no cara cantar e usar o violão pra acompanhamento, até porque se o cara toca um Choro instrumental, ele vai ser chamado de Popular e não de clássico.

E embora você considere esta divisão falha, eu acho ela muito útil, quando eu pego algum evento que diz: Violão clássico ou se diz violão popular, já tenho uma idéia do que esperar e assim posso decidir se vou ou não.

Alvaro Henrique
Veterano
# mai/10 · Editado por: Alvaro Henrique
· votar


Mas aí é diferente. Quando o cara fala que toca piano popular, você entende que o cara toca piano e o repertório que ele toca é de música popular, idem pra canto.

A merda é que o que chamam de violão popular é canto. Aí os caras acham que se não canta é clássico.

Como na verdade o sufixo popular e clássico na verdade só diz sobre o repertório que o cara toca, não na forma ou que instrumento ele toca, atualmente ele tem entrado em desuso. Porque está muito raro encontrar músicos por aí que nunca tocaram uma composição de cada gênero. O próprio Baden Powell, cujo trabalho tem como foco a música popular, gravou Bach por mais de uma vez. E aí, se na mesma noite ele toca Bach e Tom Jobim, como fica, ele é violonista popular das 20 às 20:30 e violonista erudito das 20:30 às 20:40?

Por isso, retomo o pensamento original: na prática, tudo se chama apenas tocar violão e pronto.

Esses termos usados pra designar nichos, subnichos, subsubnichos são tão sem pé nem cabeça que não se sustentam. Parece coisa de gente insegura que restringe um grupinho que só tem ele e mais dois pra poder dizer que naquele subsubsubsubnicho ele é o melhor do mundo.

thiago_tino
Veterano
# set/10 · Editado por: thiago_tino
· votar


Olá galera...

Acabei de me inscrever nesse fórum por ter visto esse tópico sobre fingerstyle. É um estilo que me interessa muito e que tenho grande admiração por quem toca!

Eu até já arrisquei algo:





é bem iniciante... mas já ta valendo! rs

A primeira pergunta que eu tenho a fazer é se alguém sabe se aquelas dedilhas que o Sungha Jung usa são comercializadas? Ou será que ele mesmo personalizou?

Eu já tentei usar umas aqui e não deu certo. São muito incomodas, além de escapar muito. Aquelas parecem ser bem anatômicas, sendo assim, confortáveis e firmes!

Minha unhas eu já desisti... qdo não quebram, gostam muito rápido! E olha que como muita cenoura e beterraba! kkk

esse vídeo mostra bem qual é:



Se alguém saber onde se encontra... por favor, dá um grito ae!

Valeu!

ps (off): Se alguem saber tbm como faço para melhorar a qualidade dos meus vídeos (tanto áudio como vídeo) eu agradeceria mto tbm! O que uso aqui é uma camera digital 12 MP comum, e edito com o Vegas. Se ajudar, tenho mesa behringer fx 1222, eq voxman 15 bandas e o sound forge instalado tbm! Compensa gravar separado, editar e juntar depois?? Não sei bulhufas sobre esse assunto!

Carregando
Veterano
# set/10 · Editado por: Carregando
· votar


esse cara tbm é um monstro no fingerstyle... e no site dele tem um DVD com musicas do jackson 5, arranjadas, ensinadas nota por nota, e com tab... é uma boa



thiago_tino
Veterano
# set/10
· votar


A primeira pergunta que eu tenho a fazer é se alguém sabe se aquelas dedilhas que o Sungha Jung usa são comercializadas? Ou será que ele mesmo personalizou?

Eu já tentei usar umas aqui e não deu certo. São muito incomodas, além de escapar muito. Aquelas parecem ser bem anatômicas, sendo assim, confortáveis e firmes!


Nada galera??

Alvaro Henrique
Veterano
# set/10
· votar


Vai no site do Sungha Jung. Lá está escrito sobre isso.

Se você tivesse tido a iniciativa de ir no google (imagino que você saiba o que é google) e ir no site do cara, já estaria com a resposta há três dias atrás.

thiago_tino
Veterano
# set/10
· votar


Vai no site do Sungha Jung. Lá está escrito sobre isso.

Se você tivesse tido a iniciativa de ir no google (imagino que você saiba o que é google) e ir no site do cara, já estaria com a resposta há três dias atrás.


Alvaro Henrique?

Vc me lembra outro Alvaro... o Alvaro Jr. do audiolist.org!
Um cara com um conhecimento imenso sobre audiofilia, porém "xarope" como vc!

Participo de varios outros fóruns, e muito importantes por sinal. Sei claramente sobre o "pesquise antes de perguntar", o que acarreta na minha humilde resposta que é "se perguntei é pq já pesquisei e não achei nada".

Mesmo assim agradeço a informação prestada.

Alvaro Henrique
Veterano
# set/10
· votar


Não pesquisou não. Vi no site do Sungha Jung agora há pouco. É a pergunta de número 8 da seção FAQ.

Com folgado eu faço questão de ser xarope. Tanto que não vou dar o endereço. Você vai ter de largar de ser preguiçoso e buscar no google.

thiago_tino
Veterano
# set/10
· votar


Com folgado eu faço questão de ser xarope. Tanto que não vou dar o endereço. Você vai ter de largar de ser preguiçoso e buscar no google.

Preguiçoso? kkk

Ok Ok...
Mas vamos parar por aqui. Não quero arrumar confusão só com 3 posts! Deixa pra acontecer mais pra frente. kkk

Vi que por aqui funciona igual o sistema do autoforum.com.br! Novato não tem vez. Só não se esqueça que vc tbm pode ser novato de algum outro forum, e eu não. ok?

Mesmo assim, ainda agradeço sua "presteza".
Abraço.

erico.ascencao
Veterano
# set/10
· votar


thiago_tino: Minha unhas eu já desisti... qdo não quebram, gostam muito rápido! E olha que como muita cenoura e beterraba!

Eu sugiro que você deixe a unha crescer um pouco (digamos, parte branca da unha com 2 ou 3 mm) e passe casco de cavalo semanalmente - sim, o produto chama casco de cavalo, é só chegar na farmácia e pedir "me vê um casco de cavalo".

thiago_tino
Veterano
# set/10
· votar



Eu sugiro que você deixe a unha crescer um pouco (digamos, parte branca da unha com 2 ou 3 mm) e passe casco de cavalo semanalmente - sim, o produto chama casco de cavalo, é só chegar na farmácia e pedir "me vê um casco de cavalo".


Bacana... é uma excelente idéia tbm!

Valeu.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# set/10
· votar


mó fight aqui! huahauhauh

ztteretete
Veterano
# set/10
· votar


É muito difícil, estou tentando aprender.

thiago_tino
Veterano
# set/10
· votar


É muito difícil, estou tentando aprender.

Difícil é mesmo!

Mas nada que horas trancado no quarto não resolva.

Estude! Vale a pena.

erico.ascencao
Veterano
# out/10
· votar


[meu querido diário]
Ultimamente tenho acordado meio fingerstilist. Dias atrás eu estava tão nesta pegada que não via a hora de chegar em casa para pegar o violão e tocar o meu velho repertório. Dá até vontade de vender toda a tralah guitarrística em nome de um violão top e só.
[/meu querido diário]

Yeti
Veterano
# out/10
· votar


Tem o JAW no youtube, ele faz umas modificaçoes nos arranjos de caras do tipo tommy emmanuel, naudo e etc

http://jaw.iinet.net.au/stuff/tab.html

É o site dele, tem tab de todos covers qe ele fez+vídeom, espero ajudar um pouco. Quanto a parte teorica eu n sei.. to aprendendo a tocar come as you are do nirvana (fingerstyle)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fingerstyle Violão , Debate, como estudar para fazer?