Fingerstyle Violão , Debate, como estudar para fazer?

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# jan/10
· votar


Juneba


Se você conseguir pegar de ouvido (e de olhos também, no caso), é um bom começo. Foi o primeiro arranjo que eu fiz. Diga-se de passagem fiz sem saber que isso se chamava fingerstyle.

Juneba
Veterano
# jan/10
· votar


cara fico mto bom, vo tentar tirar ele, assim que aprender here comes the sun, que peguei uma tablatura aqui na internet.

dom de Deus
Veterano
# jan/10
· votar


erico.ascencao


muito da hora!

Alvaro Henrique
Veterano
# jan/10
· votar


Juneba, como você liga num sábado de janeiro pra uma escola pública e quer que alguém atenda?

Erico, o que você fez não é fingerstyle. É só tocar violão.

Juneba
Veterano
# jan/10
· votar


custava nada tentar a sorte alvaro =)

Rato
Veterano
# jan/10
· votar


Juneba
toca knocking on heavens door


o/

Alvaro Henrique
Veterano
# jan/10
· votar


Pra entender melhor o fingerpicking, alguns vídeos do cara que provavelmente é o violonista de fingerpicking mais respeitado atualmente, Tommy Emmanuel:



Um trecho de vídeo-aula em que ele fala de harmônicos, utilizando a técnica de palheta + dedos, bem como a dedeira:



Talvez seja melhor ver o Michael Chapdelaine, um violonista que toca tanto fingerstyle quanto o "violão clássico" (hoje ele toca mais fingerstyle):





Aqui no Brasil não há nenhum violonista de destaque tocando fingerstyle. Os que mais chegam perto disso (mas na verdade fazem outra coisa) são o André Gereissaiti...



... e o Duofel



Mas, voltando ao que importa pro Juneba: pra quem está começando do zero, se preocupe em TOCAR VIOLÃO. Qualquer professor que te pôr pra TOCAR VIOLÃO, lendo partitura, sem cantar e sem ficar só "batendo" acordes, vai te dar a base pra fazer seja o "dito violão clássico", seja o fingerstyle do Emmanuel, sejam as pirações inclassificáveis do Gereissati e do Duofel. Porque, no fim das contas, é tudo tocar violão.

Will87
Veterano
# jan/10 · Editado por: Will87
· votar


Só tenho uma coisa a falar do Tommy Emmanuel... Monstro !!!!!
só por curiosidade que violao ele toca ?

MMJr
Veterano
# jan/10
· votar


Erico, o que você fez não é fingerstyle. É só tocar violão.


Galera vamos manter isso simples....

Fingerstyle = Dedilhado

Qualquer coisa dedilhada no violao eh e deve ser considerado como Fingerstyle....Nao importando a simplicidade ou a complexidade da coisa....

Sendo assim o [b]erico.ascencao[/] esta sim fazendo um Fingerstyle no video acima....

Valeu ....

erico.ascencao
Veterano
# jan/10
· votar


Fingerstyle é a técnica de violão na qual se toca as cordas diretamente com as pontas dos dedos, com as unhas ou com dedeiras; ao invés de tocar palhetando (tocando notas individualmente com uma única palheta) ou tocando acordes com batidas. O termo é frequentemente usado como sinônimo de dedilhado (mesmo que dedlihar possa se referir também a uma técnica específica). Músicas arranjadas para tocar ao estilo fingerstyle podem incluir acordes, arpejos e outros elementos como harmônicos artificiais, hammer on, pull off, utilização do corpo do violão como percussão e muitas outras técnicas. O dedilhado foi originado pelo violão clássico, que ainda é muito conhecido por sua vasta técnica de dedilhado.

Fonte: Wikipedia

guitartube
Veterano
# jan/10
· votar


Juneba

Tentativa de quem nunca estudou violão, muito menos o clássico.




flw!!!!

Alvaro Henrique
Veterano
# jan/10 · Editado por: Alvaro Henrique
· votar


Pois é, a tradução literal de fingerstyle é "estilo dedilhado", e realmente o fingerstyle, até os anos 1950 tinha características absolutamente iguais ao chamado "violão erudito", que é 100% tocado com os dedos.

Mas se você pegar o que os caras escrevem na capa de CD ou nem cartazes de show como fingerstyle vai perceber que a mera tradução literal ou essa definição da wikipedia não é condizente com o que todo mundo chama de fingerstyle.

Dá pra chamar o que o Tommy Emmanuel, o Chapdeleine, o Andy Mac Gee, entre outros, apenas de dedilhado? Não, a prática da vida é mais que isso.

É o dicionário e a enciclopédia que tem de se adequar à vida, não o contrário.

Ou seja, na prática, a teoria é outra.

P.S.: O Tommy Emmanuel é um cara que admiro bastante, apesar de eu não tocar fingerstyle. Ele realmente é um dos melhores violonistas em atividade, independente de estilo. O vídeo que citei acima era o mais visto no youtube. Ele tem outros muito bacanas.

MMJr
Veterano
# jan/10
· votar


Dá pra chamar o que o Tommy Emmanuel, o Chapdeleine, o Andy Mac Gee, entre outros, apenas de dedilhado? Não, a prática da vida é mais que isso.

Eh Claro que nao.....
Eles sao geniais.....
Cada um com o seu estilo e tecnica propria...
Dominio total do instrumento...
No meu ponto de vista :
Eles sim, estao "apenas" tocando violao.
Genialmente....

Valeu.....

erico.ascencao
Veterano
# jan/10
· votar


Alvaro Henrique
Bom, pelo menos os "astros do Youtube" Sugha Jung e Andy McKee são fingerstylers.

Juneba
Veterano
# jan/10
· votar


po galera, ta tirando bastante minhas duvidas, então o fingerstyle é nada mais que o dedilhado , eu to aprendendo essa versão do here comes the sun


em breve vo postar aqui, eu percebi também que alem desses astros, há muita gente no youtube não tão famosa, agora brasileiros bons que está dificil achar.

continuem postando =), valeu

ah, e quanto a escola de musica, eles estão sem vagas, falaram que talvez só no meio do ano, então vo proseguir com o estudo sozinho.

erico.ascencao
Veterano
# jan/10 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Juneba
Uma outra técnica interessante dos fingerstylers é o tapping. O Andy McKee abusa do tapping no clássico Drifting. Um outro cara que eu acabo de descobrir também manja muito desta técnica:





PS.: Notem a qualidade incrível da gravação. O braço inferior é afinado em D aberto e quando ele dá um "rezão" parece um piano.

Tetanossauro Rex
Veterano
# jan/10
· votar


Juneba
Parece que há uma confusão no tópico. Em que você tem dúvida: na prática ou na teoria? Porque a prática com o tempo se pega e até sozinho, como eu fiz e faço, agora, aprender a fazer os arranjos é outra coisa completamente diferente.

erico.ascencao
Veterano
# jan/10
· votar


Entrei em contato com este Mark Kroos pelo U2B. Ele deu algumas dicas legais para tocar este estilo:
- Cordas bem baixas, mesmo que haja um pequeno trastejamento.
- Este som limpo e bonitinho destas gravações vem 75% da captação e 25% da microfonação - isso porque ele falou que a captação deste Ovation é boa. Tocar plugado acaba por limpar a execução, principalmente eliminando aquelas trastejadas ao tocar e etc.

Juneba
Veterano
# jan/10
· votar


Tetanossauro Rex, cara realmente é na pratica eu, ja matei minha duvida, realmente eu to tomando vergonha na cara e tocando aqui. treinando para ficar bom.
erico.ascencao, vou ter de mandar regular meu violão também, ele é um hofma ye220, e as cordas estão bem altas desde de como vieram de fabrica, até hoje não estourei nem troquei nenhuma corda , e vai fazer 6-7 meses que estou tocando violão.

dom de Deus
Veterano
# jan/10
· votar


Marcos Francês o lindo Galã da Periferia


``aquele koreano Sunga toca legal mas os arranjos próprios dele sao toscos demais´´

eu queria toca tosco assim!!!!!!!!!!!!

Juneba
Veterano
# jan/10 · Editado por: Juneba
· votar


dom de Deus, tu não entendeu, ele ta falando dos arranjos dele propio, e se tu quiser tocar daquele jeito é so treino, ele demoro 3 anos pra tocar daquele jeito e é considerado um prodigio parece, mas eu acho q se tu treinar umas 4-5 horas, em 1 ano tu ja ta do nivel dele..qualquer um fica.

agora realmente outro bom fingerstyle, se acho q pode ser considerado é o igor








dom de Deus
Veterano
# jan/10
· votar


Juneba
esse estilo tem umas tecnicas diferente q chama a atenção,é legal, mas eu ``gosto´´ mais da coisa consevadora tipo o erudito.

o fingerstyle é mais puxado pro lado do rock pop, rock etc..
mas vi agulmas desse estilo q não é rock
tem muita coisa desse estilo que consertesa se aproveita

Murilo Martinez
Veterano
# mar/10
· votar


Ae pessoal....tudo certo???

Sou novo por aki...Queria dar saudações à todos que gostam desse estilo de tocar, a técnica Fingerstyle...
Queria dizer que todos artistas citados aki fazem jus a técnica, mas eu incluiria também o Don Ross, Antoine Dufour, Don Alder, Billy Mclaughin, Michael Hegdes, entre tantos outros fingerstyles modernos...mas para min o Mckke é fenômeno, impressionte, ta loco!

Um fato muito importante nessa técnica é a afinação do violão. Geralmente os violonistas não usam a afinação tradicional (EADGBE) nas músicas, o que deixa a sonoridade diferente e os tappins saem de acordo com a afinação usada na música...

O Juneba disse que não existe muitos violonistas brasileiros nesse estilo de tocar...rs...então aki vai:

Estou terminando as gravações do meu 1º cd instrumental, que se chamará "Sinfonia do Silêncio", previsto para ser lançado ainda este ano...Vcs podem conferir essa minha música (que estará no cd) no youtube:


http://www.youtube.com/watch?v=DSjqkb1IiD0


Se gostarem do som, podem divulgar, pois estou à procura de um produtor musical meio doido para investir em mim...rsrs
Achei muito legal este tópico para podermos conversar sobre a técnica e as novidades...

Vamos levantar a bandeira do fingerstyle nessa brasilzão do samba! !! rsrs

Abração....T++++

AFSVilela
Veterano
# mar/10 · Editado por: AFSVilela
· votar


Murilo Martinez

Cara, vi uns dois videos seus, e gostei muito. Execução nota 10, composições complexas e bastante feeling. Parabéns!
Tava vendo, qual é o violão que vc usa no video postado acima? Parece com um Yamaha CPX-700, mas não sei bem? Qual encordoamento e qual calibre você usou naquele video?

Tenho um CPX-900 e afirmo pra galera do tópico que é um ótimo violão pra fingerstyle.

Murilo Martinez
Veterano
# mar/10
· votar


Fala ADS Vilela, beleza velho?

Obrigado pelas palavras...

Então amigo, nessas músicas eu estava utilizando um violão velho meu, um Strinberg AW-50C...acredite...rs..No vídeo Duas Mães, utilizei um encordamento elixir 0.10...o som dessa corda é excelente!!!

Mas acabei de comprar outro violão. Comprei um Carfeter SM Rose

http://www.crafterguitars.com.br/v2/productos.asp?idg=40000152334J1TZP 1U

Nesse violão estou usando cordas elixir 0.11...Amigo, te garanto que o som é lindo!! Só q não é um investimento muito barato não..srrs...Mas seu violão é excelente para essa técnica..quem quiser saber, os violões de tampo sólido são fundamentais, devido ao brilho e a qualidade sonora do instrumento.

Quase comprei um CPX 900...a captação é muito boa...só q eu uso a madeira lateral como percussão e este violão possui uns sistemas (não sei se é bateria...fica ao lado do equalizador) que me atrapalha na hora de tocar...

Mas pra esse estilo meu sonho é um Taylor 314 CE ou superior...Um dia chego lá...rssrsr

Grande abraço
T++ amigo

Juneba
Veterano
# mar/10
· votar


Murilo Martinez, Eai , estava vendo seus vídeos e fiquei encantado cara, muito bom, já estou inscrito no seu canal no youtube.
E então também comecei o meu caminho rumo ao Fingerstyle, entrei numa aula de violão semana passada, aqui perto de casa, achei com um preço bom, com um maestro, pena que as aulas não são individuais, mas já quebra um galho, por que ele está ensinando bastante teoria, formação de acordes até mesmo para tocar parabéns pra você ele ensinou formação dos acordes, agora estou treinando bastante , decorando localização das notas no braço, fazendo uns exercícios de técnica e tals.
você poderia dizer, o caminho que você seguiu no fingerstyle? quanto tempo toca, se treina todos os dias? contar um pouco por que pelo visto você pretende se profissionalizar nisso e queria saber mais, ainda mais você sendo brasileiro.

Rato
Veterano
# mar/10
· votar


Murilo Martinez
incrível.

:)

AFSVilela
Veterano
# mar/10
· votar


Murilo Martinez

Hey, cara, me inscrevi no teu canal e te adicionei como amigo lá.

Só umas dicas: use e abuse dos tags, pois assim seus videos serão muito mais facilmente achados. Coloque tags com fingerstyle, nome das músicas, marca do violão, etc, etc. O Youtube é um ótimo canal para contatos profissionais. Eu mesmo já consegui uns dois trabalhozinhos para uns gringos através de contatos no Youtube (não como músico, mas como desenhista).

Aproveita e se inscreve no meu canal XD!
http://www.youtube.com/afsvilela

Murilo Martinez
Veterano
# mar/10
· votar


Diga lá Sr. Juneba, Tudo bem?

Amigão...eu toco neste estilo há 3 anos. Quando eu vi o Andy Mckee tocando Driffiting...fiquei chocado. E a partir daí começei a compor. No início é difícil..normal. Mas com o tempo as digitaçoes e os tappings vão saindo...com o tempo vc tb aprende a bater no violão..coitado..rs..Mas a percussão tb é muito interessante...

E treinar, se possível, todos os dias..Porque se vc fica um dia sem treinar, vc sente a diferença, se fica dois dias, a platéia percebe...rs..Mas confesso que sou um pouco "relaxado" tenho q treinar mais..

Mas minhas músicas não são nada lineares. Nunca fui de ficar "decorando" escalas e arranjos. Eu gosto muito de desafinar o violão em outros tons...Por exemplo: D# G# A# G G# D# , que é a afinação de minha última música.

Amigo, isso é muito legal, porque cada nova afinação é um novo universo para vc compor...Mas tem que se entregar às cordas, literalmente...
Como diz Almir Sater: "Deixar a mão guiar seus sonhos, nas terras do sentimento..Como faz um viajante sempre a procurar horizontes.." Salve, salve..! srs

Juneba, boa sorte a´nas aulas e qualquer coisa me dá um toque!

Forte abraço
T+

erico.ascencao
Veterano
# mar/10
· votar


AFSVilela: Tenho um CPX-900 e afirmo pra galera do tópico que é um ótimo violão pra fingerstyle.

Ele é um jumbo-que-não-é-jumbo? Ou é de corpo pequeno mesmo?

Murilo Martinez

Observando muitos fingerstylers eu percebi que eles usam violões relativamente pequenos. Os tradicionais jumbo e folk dificilmente aparecem. Seria então mais importante o conforto e a ergonomia dos violões pequenos do que propriamente a projeção sonora dos violões maiores?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fingerstyle Violão , Debate, como estudar para fazer?