Corda Sol estalando na afinação!

    Autor Mensagem
    mr_smylle
    Veterano
    # jul/09


    O que pode ser isso?Qualidade da corda, ou a tarrcha?

    kiki
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    mr_smylle
    estalando onde?

    quando aperta? é nova?

    quando coloca corda nova ela dá uns estalos sim, por que tá acomodando os nós.

    pode ser a tarracha tambem.

    explique melhor, é dificil saber sem ver/ouvir.

    mr_smylle
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Assim, vou apertando a corda na hora da afinação ou afrouxar também. O som é " téc"!

    mr_smylle
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    A corda é nova também!!Mas se não me falha a memória, corda velha faz isso também. Dai, passa da afinação!

    kiki
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    mr_smylle
    deve ser a tarracha.

    ou ela é ruim (qual a marca do violão?), ou tá ruim (quanto tempo tem de uso?).

    mr_smylle
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Então a marca é eagle 12 cordas!!faz ai, uns 3 anos!

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    mr_smylle
    Provavelmente deve ser corda de aço, certo?

    Bem, um estalo comum ocorre quando você está colocando cordas novas. Enquanto você aperta a tarraxa, a ponta da corda que fica no cavalete vai se acomodando dentro do pinozinho que a prende, daí o barulho. Vale lembrar que a corda sol é a que mais sofre tensão num instrumento de corda (seja baixo, guitarra ou violão) na afinação EADGBe.

    Um outro tipo de estalo que pode ocorrer é na tarraxa. este estalo pode ocorrer devido à falta de qualidade da mesma. Pode ser tanto uma rebarbinha na engrenagem que esteja causando o barulho ou falta de lubrificação. Se você sente que a tarraxa está muito mole ou muito dura, procure o parafusinho que tem nela para apertá-lo ou soltá-lo, conforme for o caso.

    mr_smylle
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    O estalo parece vir da mão!!Mas quando como disse, isso acontece com cordas velhas também!!Acho que tudo leva a crer que seje a tarracha mesmo!!Lubrificação, acho que não é, pq a pouco tempo levei pra um luthier lubrificar!!Mas vlw pela dica!!

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    mr_smylle
    Pode ser que a corda esteja enroscando na pestana. Afrouxa um pouco as cordas e passa um pouco de grafite no sulco das cordas.

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Será que não é a forma como você colocou as cordas? Eu quando comecei a usar aço fui que nem um animal e meti um nó nas cordas, hehe... fazia esses estalos além de quebrar bem rápido.

    dom de Deus
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    erico.ascencao

    eu não sabia que a sol sofre mais tensão!!

    uma coisa eu sei que no meu instrumento ela é a mais teimosa pra afina!


    valeu té mais!

    André Slash
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Trastejamento talvez!

    mr_smylle
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    rodrigo monteiro!!Antes fazia isso!hauhauha!!Enrolava, depois apertava com a tarracha!!Vo ver se consigo passar grafite!!Dai, dou um retorno!!

    mr_smylle
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Mas eu teria que passar sempre que colocasse cordas novas ?Troquei as cordas ai umas 6 vezes!!E que eu me lembre, sempre fez esse estalo!!

    archmed-GuiTar_gUy
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    so posso afirmar q eh na tarracha ou no traste!!!

    Kelvin Hate
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    O meu violão e dos meus amigos tambem fazem o mesmo estalo e na mesma corda!Eu acho q isso é comum!

    archmed-GuiTar_gUy
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    O meu violão e dos meus amigos tambem fazem o mesmo estalo e na mesma corda!Eu acho q isso é comum!

    posso garantir q não eh não!

    Semp
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Estava com o mesmo problema com minha viola, mas mesmo com as tarraxas novinhas e as cordas também o problema continuava. Dai fiz como o rodrigo monteiro disse, afrouxei a corda e passei grafite no ultimo traste, que estava fazendo atrito com a corda. Problema resolvido!

    ks777
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    corda G é complicada.. é a q mais quebra em meu violão , fico até com receio de afinar!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Corda Sol estalando na afinação!