Ao trocar encordoamento, a corda sol arrebenta Ja troquei 4x O que pode ser?

    Autor Mensagem
    YpiOkA
    Veterano
    # jul/07


    Bom galera comprei um eagle Ch 70F...
    Otimo violao e talz, um som otimo....

    Mas ao trocar o encordoamento dele, a corda sol não está segurando...
    Qdo vai chegando na sua afinação correta, ela estoura...
    Já a troquei umas 4x...
    Oque pode ser?

    Spike good
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Se tratando da sol é difícil de acreditar que essa corda esteja estourando.
    Qual a marca e o calibre que você usa? Se ela estiver apenas se soltanto, você vai precisar descobrir a melhor forma de prender ela na tarracha.

    kiki
    Moderador
    # jul/07
    · votar


    YpiOkA
    é aço ne? a corda estoura ou solta? a sol é dificil de estourar...

    estoura onde? na pestana, na tarracha, na ponte??

    de mais informações pra gente tentar ajudar.

    guschard
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    c ela estoura na pestana ou na ponte, por ser por causa d alguma parte mais aspera...

    Fox_scc
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    O que pode partir uma corda dessa foram, é o rastilho ou a pestana, caso estejam afiadas. Não é comum em violões, mas a solução pode ser limar um pouco por onde a corda passa no rastilho ou na pestana.

    Será que vc n esta afinando uma 8a a cima?

    NerdKiller
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: NerdKiller
    · votar


    pessoal to com esse mesmo problema em violao folk da eagle so que o problema ta acontecendo com todas as cordas ( calibre 009 aço ).

    ja arrebentei 7 cordas SOL mas tipo... as outras cordas nao arrebentaram mas tao quase la! so nao arrebentaram mesmo por milagre da ate medo de tocar no violao! o braço nao ta empenado nem nada... to achando mto estranho isso, ja comprei corda de todos os tipos e nada resolve...

    Esse violao ficou muito tempo parado e resolvi dar uma manutenção nele agora mas nao ta dando! Alguem sabe dizer o q pode ser?

    EDIT: Ja ate verifiquei se nao tava afinando uma oitava acima... to usando afinador entao deve estar certinho sei lah

    NerdKiller
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    ajuda?

    Fox_scc
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    A corda arrebenta, parte? ou solta o pino, que prende a corda no cavalete?

    kiki
    Moderador
    # jul/07 · Editado por: kiki
    · votar


    NerdKiller
    como assim quase arrebenta? corda de aço não vejo como pode quase-arrebentar. nylon dá, ele vai desfiando, etc.). não deu pra sacar isso.

    afinador não é garantia de estar na oitava certa, pois ele reconhece a mizinha e a mizona, e serve pra baixo tambem. mas contrariando o nosso colega Fox_scc, acho muito dificil afinar uma oitava acima. as corda estouraria muuuito antes.

    repetindo as perguntas: onde arrebenta? é sempre no mesmo lugar? ou ela tá se soltando?
    são coisas muito diferentes.
    pode estar soltando o pino no cavalete; pode estar soltando na tarracha, por estar mal colocada; pode estar arrebentando na ponte ou na pestana, por mau acabamento que deixa rebarbas; pode estourar na tarracha, por que voce prende ela errado e a corda se corta; pode ser encordoamento ruim, e estoura em qualquer lugar mesmo.

    isso não tem nada a ver com braço empenado. já seria outro problema. braço empenado não vai estourar corda.

    deem mais informações, para ficar mais claro o problema.

    ps.: e o dono do topico, que sumiu?

    Lúthien Tasardur
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Um profº de violão onde estudo tava falando, tipo vc afina qdo ficar muito tensa pare..até acostumar depois volte a aperta

    maggie
    Veterana
    # jul/07
    · votar


    Já tentou mudar a marca da corda?

    Um profº de violão onde estudo tava falando, tipo vc afina qdo ficar muito tensa pare..até acostumar depois volte a aperta
    Tem esse macete também...
    Não afine a corda logo de cara, tensione ela e deixe um tempinho pra "acostumar". Depois tensione mais etc.

    pr0view
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    vai ve os caras estao deixando pouca corda frouxa para apertar, pode ser isso

    NerdKiller
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    gentem eu toco violao ha mto tempo... esse violao nunca teve misterio pra trocar a corda... sempre troquei normalmente eu nao sou leigo...

    ja usei varias marcas de corda e realmente nao da pra ver onde arrebenta pois eu quase sempre quando a corda arrebenta eu viro a cara pro outro lado e xingo 200 palavroes :D

    kiki
    Moderador
    # jul/07
    · votar


    Lúthien Tasardur
    bom, não custa prevenir. mas nunca vi isso acontecer, sempre afinei direto (violão, nylon ou aço, guitarra, baixo) e nunca estourou por isso.

    pr0view
    ???
    num intindi.

    NerdKiller
    quando a gente diz pra ver onde arrebentou, não quer dizer que tem ver na hora exata em que arrebentou. é só esticar a corda e ver onde ela chega. acho que é perceptivel a diferença se a corda estourou na ponte ou na pestana.

    Krist Novoselic
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Rapaiz a corda sol dos violoes é a mais facil de quebrar,, eu so quebrava ela, nao sei uma explicação pra isso não..

    Fox_scc
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    NerdKiller,

    vc não sabe dizer se a corda quebra perto do cavalete, ou perto das tarraxas?

    kiki
    Moderador
    # jul/07
    · votar


    Krist Novoselic
    a corda sol do violão aço é enroladinha tambem, ne? eu não uso muito aço...
    deve ser por isso.
    a corda do nylon que mais estoura é a ré (a ultima que é enroladinha). mas na guitarra é a mizinha.

    mas reforço a pergunta que eu e o Fox_scc estamos fazendo:
    onde ela estoura?

    Midgard
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Midgard
    · votar


    nao da pra ajustar o tensor?

    NerdKiller
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Fox_scc
    com certeza é perto das tarraxas pois meu violao eh daqueles que voce encaixa a corda com um pino com aquela bolinha na ponta.

    Fica parecendo que a corda "nao alcança" aquela afinação...
    estou desconfiado que seja porque eu nao estou enrolando a corda toda na tarracha. eu coloco a corda pelo furo e depois que afino eu tiro o que sobrou com alicate.

    Alguem sabe dizer se eh isso que pode estar errado? Porque com as minhas guitarras eu faço assim.

    Fox_scc
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    NerdKiller,

    dá uma olhada por onde a corda passa no capo, ou no próprio pino da tarracha, se não há nenhum saliencia, ou deformidade, tipo um quina afiada, que possa cortar a corda...

    pr0view
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    kiki
    antes começar a apertar a tarraxa, tem q dexa um poco de corda frouxa, hehe nao sei com explicar

    kiki
    Moderador
    # jul/07
    · votar


    NerdKiller
    acho que esse jeito de colocar a corda não tem nenhum problema.

    o fato de encaixar a corda com o pino não impede da corda estourar no cavalete. mas pelo visto tá estourando perto do headstock. verifique se a pestana não tem rebarbas, e as tarrachas também.

    pr0view
    acho que entendi... mas é difícil deixar ela totalmente puxada tambem, ne?

    YpiOkA
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Bom galera levei o violao num luthier essa semana, e ele disse q eu usei um tipo de encordoamento que o violao não era "acostumado", o que fez o violao desrregular e talz..
    Perguntou até msm se eu havia apertado o tensor, pois as cordas estavam duras pra tocar e etc...
    Ele deu uma regulada no tensor, e acertou um pouco a "base" onde ficam as cordas, pois segundo ele elas estavam com uma diferenca de alguns milimetros não entendi aonde...

    A corda estava arrebentando na parte do braco, e foi realmente pelo que ele explicou. Eu nunca tinha prestado atencao nos detalhes de encordoamentos tipo tensao extra ligth, light etc. Pra mim a unica diferenca seria a expessura do encordoamento, 0.9, 0.10 e etc...
    Mas agora tá de boa, e ainda valeu de experiencia, pois gastei 25 R$ pra aprender a prestar mais atencao nas coisas hehehe..
    Valeu pela ajuda galera..

    YpiOkA
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    ja arrebentei 7 cordas SOL mas tipo... as outras cordas nao arrebentaram mas tao quase la! so nao arrebentaram mesmo por milagre da ate medo de tocar no violao! o braço nao ta empenado nem nada... to achando mto estranho isso, ja comprei corda de todos os tipos e nada resolve

    Kra dá uma olhada nessa questao do tensor...
    Qdo comprei meu violao, antes msm de ter esse problema com a corda Sol, eu achava as cordas dele muito duras, pareciam que estavam esticadas demais e era froids tocar com elas assim pois os dedos iam pro saco...
    Mas o luthier disse qe deu uma aliviada no tensor do violao, e com isso conseguiu que as cordas fiquem mais "macias", muito melhor pra fazer bends e etc..
    Dá uma olhada nisso, qq coisa tamo aqui...

    Mega
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    isso nunca aconteceu comigo, em nenhum dos meus instrumentos, nem mesmo no meu antigo violão (Um Kashimão do mal)

    lucianomartins7
    Membro Novato
    # ago/13 · Editado por: lucianomartins7
    · votar


    isso vem acontecendo comigo constantemente também.
    a solução que encontrei foi afinar meio tom abaixo pelo menos da pra tocar Guns... rs

    Manny Ray
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    lucianomartins7

    Mas não é o certo.. todo violão tem que dar pra afinar na afinação padrão. Leva num luthier pra ver se o braço não tá empenado, olha a pestana e rastilho também e tal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ao trocar encordoamento, a corda sol arrebenta Ja troquei 4x O que pode ser?