Autor |
Mensagem |
hilariojuninho Veterano |
# jul/09
ola pessoal esse é meu primeiro topico aqui no fórum do cifra club . a respeito , ja utilizei a busca , mas não achei nada , ok?
minha duvida , é sobre a formação de acordes com numeros (ex:d9 , e7 , f#7 , Cm7/6 , .etc) minha dúvida é a seguinte : em tutorias de formação de acordes , quando se quer formar um acorde igual a esse ai que eu mostrei , o Cm7/6 , vc tem q fazer o seguinte :
formar o acorde de C (C, E e G) Diminuir a terça para ele ficar menor (Eb); Acrescentar a sétima menor (Bb); 4. Acrescentar a sua sexta nota (A).
essa sétima menor é oq? eu não tenho a minima noção do que que significam os acordes , com terça , com quinta , com sétima , e gostaria que alguem me explicasse como que isso funciona!
obrigado
|
Sedank Veterano |
# jul/09
· votar
Compre esse livro:
http://www.freenote.com.br/site_v3/produto.asp?shw_ukey=37629104908O4Z N8NE
Vai te ajudar bastante. Você faz aula?
|
sensei Veterano |
# jul/09
· votar
Vc precisa da tabela de intervalos.
Vou passar uma tabela que será bem pratica pra vc.
C : primeiro grau ( Tonica) D : segundo grau ( supertonica) E : terceiro grau ( mediante) F : quarto grau ( subdominante) G : quinto grau ( dominante) A : sexto grau (superdominante) B : setimo grau ( sensível) C : oitava (Tonica oitavada)
Tabela geral dos intervalos
C: Tonica ( T ) Db: segunda menor (2- ) D :segunda maior (2 ) Eb: terça menor ( 3-) E : terça maior (3 ) F : quarta ( 4 ) Gb: quinta diminuta ( 5-) G : quinta ( 5 ) G#: quinta aumentada ( 5+ ) A : sexta ( 6 ) Bb : sétima menor ( 7 ) B : sétima maior ( 7M) C : oitava ( 8 ) Db : nona menor ( 9- ) D : nona ( 9 ) D# : nona aumentada ( 9+ ) E : décima ( 10 ) F : décima primeira ( 11 ) F# : décima primeira aumentada ( 11+ ) G : décima segunda ( 12 ) Ab : décima terceira bemol ( 13b) A : décima terceira (13)
Veja você ,se reunimos o 1,3 e 5 graus de uma escala, estará formado o Acorde Fundamental, ponto de partida da Harmonia. Em Dó Maior esse acorde seria ( DO,MI,SOL) certo
E se quizermos transforma-lo em Dó menor, Basta diminuir em meio tom o terceiro grau. Até ai vc já sabe.
Agora Se juntarmos ao DÒ, MI, SOL, e a nota LÀ correspondente ao 6 grau,estará formado o acorde de Dó Maior com Sexta que se escreve D6 e assim sucessivamente.
Espero que tenha entendido, qualquer duvida é só perguntar denovo ok.
Abraço.
|
hilariojuninho Veterano |
# jul/09
· votar
Agora Se juntarmos ao DÒ, MI, SOL, e a nota LÀ correspondente ao 6 grau,estará formado o acorde de Dó Maior com Sexta que se escreve D6 e assim sucessivamente.
valeu mesmo cara , me ajudou muito a entender o significado disso que eu não estava entendo de jeito nenhum
|
Saullito Batera Veterano |
# jul/09
· votar
7 menor é a 7 do acorde por exemplo C7, vocÊ pega a 7ª e abaixa um semiton, fica Bb.
Agora a 7+ é a sétima de verdade C7+ vocÊ pega a a 7ª da escala e joga no acorde e dá uma nota sí a mais ;)
|
sensei Veterano |
# jul/09
· votar
Outro acorde pra vc testar seu conhecimento
Acorde de C7/9
Dó Tonica do acorde Mi terça maior do acorde Bb sétima menor do acorde Re nona
No caso de Cm7/9
O acorde sofrerá uma mudança na terça
Obs:
Dó Tonica do acorde Mib terça menor do acorde Bb sétima menor do acorde Ré nona
Lembrando que quando são acordes dissonantes só permanece a Tonica e a terça e os demais tem alteração.
|
kiki Moderador |
# jul/09
· votar
hilariojuninho essa sétima menor é oq? eu não tenho a minima noção do que que significam os acordes , com terça , com quinta , com sétima , e gostaria que alguem me explicasse como que isso funciona!
mentira, voce sabe sim o que são. voce explicou direitinho no exemplo do Cm7/6. mas tudo isso são relações matemáticas, de intervalos numéricos. mas tem uma parte importante que voce não pode deixar de treinar. o ouvido. cada acorde que voce montar, ouça com atenção. primeiro treine a distinguir os maiores dos menores, e a sétima. depois vá treinando os demais (sexta, nona, etc.).
|
Kamus23 Veterano |
# jul/09
· votar
sensei
Parabens, explicou certinho, eu só não tenho paciencia de digitar tudo isso...
|