Dúvida sobre Cifras/Formação de Acordes - Ambiguidade?

    Autor Mensagem
    riccieri
    Veterano
    # mar/10


    Olá violeiros do FCC =D

    Tenho uma dúvida assaz simples, mas não sabia nem como pesquisar no fórum (no sentido de que não sabia quais palavras-chave usar), então peço desculpas caso já tenha sido respondida.

    Seguinte:

    Tenho estudado um pouco sobre formação de acordes por conta própria (sou bem iniciante), e tenho uma dúvida sobre como representar acordes em uma cifra.
    Esses dias peguei a tablatura de uma música em C. Entre as batidas, ela varia entre essas duas formações:

    e|----0------3----
    B|----1------1----
    G|----0------0----
    D|----2------2----
    A|-----3-----3----
    E|-----------------

    Bom, pra mim elas só mudam porque a segunda formação contém a oitava da quinta, certo? (OMG, quantos ordinais numa frase só).
    Mas quando eu fui ver a cifra dessa mesma música, em toda essa parte só há a marcação C, sem nenhuma distinção...E é esse "detalhe" com o mindinho que dá o "tchan" na batida da música.

    Então vem minha dúvida: Numa cifra, não há como distinguir entre diferentes formações do mesmo acorde, como acima? Tipo, perde-se parte da informação mesmo?

    Abraços!

    LeandroP
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    riccieri

    Essas duas formas de tocar o acorde Dó estão certas. Depende da nota que você quer deixar na ponta (nota mais aguda do acorde). O acorde mais comum é com a 3a na ponta (corda Mi solta). Deste formato você pode utilizar a 8a da 5a (°.°) na ponta apenas com a movimentação do dedo mindinho. Na cifra, tanto um quanto outro está representado pela letra C.

    xavy
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: xavy
    · votar


    este desenho parece com o Am7(mas a tônica em dó estaria fora de questão) rsrs para saber que o músico utiliza a nota sol na corda "mizinha" vc vai precisar de um ouvido um pouco mais apurado... mas para uma nota com "tchan" como vc disse costumo usar este desenho ae que acho ter um som bem mais bonito e encorpado:

    e|----------4----
    B|----------3----
    G|----------0----
    D|----------1----
    A|----------2----
    E|----------------- este é C9...

    kiki
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    riccieri
    Então vem minha dúvida: Numa cifra, não há como distinguir entre diferentes formações do mesmo acorde, como acima? Tipo, perde-se parte da informação mesmo?
    exatamente!

    cifra foi criado pra não ficar exato o arranjo.
    uma partitura dá as notas exatas a se tocar.
    uma partitura, mais ainda. dá as notas exatas e o ritmo.

    uma cifra dá o acorde. mas como voce ja percebeu, há inumeras maneiras de fazer o mesmo acorde (pesquise por CAGED). e voce escolhe qual prefere fazer.

    ouvi dizer, nao tenho certeza, que as cifras foram criadas para se tocar jazz, justamente por que dá a harmonia geral da musica, mas permite que os musicos improvisem os arranjos na hora.

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # mar/10
    · votar



    Então vem minha dúvida: Numa cifra, não há como distinguir entre diferentes formações do mesmo acorde, como acima? Tipo, perde-se parte da informação mesmo?


    Sim.

    É por essas e outras que músico de verdade precisa ler partitura.

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Numa cifra, já existem instruçoes correspondente a todas as notas que devem ser tocadas, não existe nenhum tipo de omiçao

    O que voce descreve ai em cima, é uma tablatura, em tonalidade de C maior, e nao uma cifra

    A musica cifrada é aquela com as letra da musica, mais os acordes com as letrinhas C,D,E,F,G,A,B e demais complementos M,m,+,#,b, dim, sus...

    Entendeu

    Se nao posso entrar na formçao de acordes para voce e ornamentos

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    demorei para escrever e posso ter me expressado mal, pois 2 colegas já tinham respondido

    Na minha opiniao, temos musicas.
    em Cifras
    em Tablaturas
    em Partituras

    A mais completa é claro, a partitura, pois dita alem da melodia, a harmonia, o ritmo, tudo, é a obra completa

    a tablatura, dita as notas, mas omite o ritmo, voce tem que se virar nos 30, ela nao é apenas em cima de acordes, harmonia, mas abrange tambem solo, riffs, grooves, etc...

    A Cifra, é a versao mais simples, mostra apenas os acordes, o resto o musico ou tira de ouvido ou inventa

    é isso que eu acho

    Até

    riccieri
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: riccieri
    · votar


    Alvaro Henrique
    É por essas e outras que músico de verdade precisa ler partitura.

    Edson Caetano
    A mais completa é claro, a partitura, pois dita alem da melodia, a harmonia, o ritmo, tudo, é a obra completa

    Tenho estudado um pouco a leitura de partituras =] Achei bastante interessante, mas deve demorar bastante tempo até se tornar algo fluente como ler uma cifra ou tab.

    kiki
    uma cifra dá o acorde. mas como voce ja percebeu, há inumeras maneiras de fazer o mesmo acorde (pesquise por CAGED). e voce escolhe qual prefere fazer.

    Vou pesquisar mais sobre isso. Até hoje tenho feito meio que "na raça" (procurando as notas no braço, aumentando o tom de acordes com pestana 'subindo' eles, etc). Isso é muito interessante pra eu conseguir fugir um pouquinho mais das pestana com desenho de A XD (não tenho abertura suficiente)

    riccieri
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    xavy
    mas para uma nota com "tchan" como vc disse costumo usar este desenho ae que acho ter um som bem mais bonito e encorpado:

    e|----------4----
    B|----------3----
    G|----------0----
    D|----------1----
    A|----------2----
    E|----------------- este é C9...



    O C9 seria assim, não?=x
    e|----------3(C - 8ª da tônica)----
    B|----------3(D - 9ª)----
    G|----------0(G - 5ª)----
    D|----------2(E - 3ª)----
    A|----------3(C - tônica)----
    E|---------------

    O que você postou, soou dissonante aqui ^^" (posso ter errado)

    kiki
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    riccieri
    Vou pesquisar mais sobre isso. Até hoje tenho feito meio que "na raça" (procurando as notas no braço, aumentando o tom de acordes com pestana 'subindo' eles, etc). Isso é muito interessante pra eu conseguir fugir um pouquinho mais das pestana com desenho de A XD (não tenho abertura suficiente)

    sim, mas esse metodo de "achar as notas" é a essencia do negocio. o CAGED é uma decorebinha pra achar isso mais rapido. no fundo é a mesma coisa.

    e abertura pega com o tempo, vai treinando.

    dom de Deus
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    kiki


    o que, que é CAGED?

    Matheus.Japponi__
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Matheus.Japponi__
    · votar


    o que, que é CAGED?

    Cadastro Geral de Empregados e Desempregados
    kkkkkkkkk

    Sei lá, deve ser uma sigla com os acordes, tipo um macete pra achar as notas como eles tão comentando

    [edit] A parada dos desempregados é sério tá! bota no google só =}

    kiki
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Matheus.Japponi__
    dom de Deus
    Sei lá, deve ser uma sigla com os acordes, tipo um macete pra achar as notas como eles tão comentando

    é isso mesmo

    é uma sigla com os acordes C A G E D, que são os "tipos" de posições que existem. qualquer acorde pode ser feito nestes 5 tipos.

    usem a busca!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre Cifras/Formação de Acordes - Ambiguidade?