Dúvida sobre Cifras/Formação de Acordes - Ambiguidade?

    Autor Mensagem
    riccieri
    Veterano
    # mar/10


    Olá violeiros do FCC =D

    Tenho uma dúvida assaz simples, mas não sabia nem como pesquisar no fórum (no sentido de que não sabia quais palavras-chave usar), então peço desculpas caso já tenha sido respondida.

    Seguinte:

    Tenho estudado um pouco sobre formação de acordes por conta própria (sou bem iniciante), e tenho uma dúvida sobre como representar acordes em uma cifra.
    Esses dias peguei a tablatura de uma música em C. Entre as batidas, ela varia entre essas duas formações:

    e|----0------3----
    B|----1------1----
    G|----0------0----
    D|----2------2----
    A|-----3-----3----
    E|-----------------

    Bom, pra mim elas só mudam porque a segunda formação contém a oitava da quinta, certo? (OMG, quantos ordinais numa frase só).
    Mas quando eu fui ver a cifra dessa mesma música, em toda essa parte só há a marcação C, sem nenhuma distinção...E é esse "detalhe" com o mindinho que dá o "tchan" na batida da música.

    Então vem minha dúvida: Numa cifra, não há como distinguir entre diferentes formações do mesmo acorde, como acima? Tipo, perde-se parte da informação mesmo?

    Abraços!

    LeandroP
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    riccieri

    Essas duas formas de tocar o acorde Dó estão certas. Depende da nota que você quer deixar na ponta (nota mais aguda do acorde). O acorde mais comum é com a 3a na ponta (corda Mi solta). Deste formato você pode utilizar a 8a da 5a (°.°) na ponta apenas com a movimentação do dedo mindinho. Na cifra, tanto um quanto outro está representado pela letra C.

    xavy
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: xavy
    · votar