Dúvida na formação de acordes

    Autor Mensagem
    feliplf
    Veterano
    # dez/07


    Comecei a estudar violão sozinho, e para isso peguei um curso online do Fabio H. que encontrei no site cifraclub. Quando cheguei na parte formação de acordes, vi que o acorde C(dó) está formado pelas notas E C G, observando a posição formada, percebi que era diferente da posição comumente conhecida que é C E C. Outro acorde qua aconteceu a mesma coisa foi o G(sol), que está formado pelas notas D G B, sendo que o comumente conhecido é G G B. Para confirmar essa duvida peguei algumas cifras no site cifra clube, e lá mostrava que a posição dos acordes estava realmente diferente do que mostrava no curso.
    Como a formação de acordes é feita por uma regra, acredito eu que possa existir alguma exceção a regra, que possa justificar essas duas contradições encontradas por mim. POr que ocoreram essas contradições?
    Desde já agradeço a atenção
    Felipe Francischetti

    Edson Sousa
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    O piano nos porporciona tocar os acordes na posição fundamental, uma nota após a outra.

    C = C E G

    mas o violão não nos dá essa possibilidade, devido a afinação das cordas. então não importa se o acorde é composto por essas notas C E G, vc pode tocar C G C E G

    Você pode também repetir as notas do acorde, no violão se faz muito isso, para q se possa dedilhar todas as cordas, isso é comum. Abraço

    Penta_Blues
    Moderador
    # dez/07
    · votar


    Boa tarde!!!

    feliplf
    Não há contradição nisso. Apenas inversão, ou seja, a nota mais grave do Acorde não é a sua tônica, mas sim uma das outras notas que o compõe.
    Use a BUSCA para encontrar "Inversão de Acordes" e saber mais a respeito do assunto.
    Valeu!!!

    Mega
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Alguns acordes no violão não obedecem a chamada "ordem direta", que é você representar de forma ortodoxa os intervalos. A exemplo de acordes que obedem a digitação do "F" com pestana completa, cuja nota mais grave depois da tônica é a quinta justa, e a terça só vem aparecer depois do dobramento da tônica. E lembre-se, pela própria definição do que é um acorde: Conjunto de 3 ou mais notas, temos uma abrangência muito grande para as formações dos acordes. Não é a toa que existe o tal do CAGED, que dá 5 digitações para cada acorde que compõe o nome "CAGED". No mais, utilize a busca, você vai encontrar longas discussões a respeito de acordes, campo harmônico e por aí vai.

    alexiasinger
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    E isso mesmo que o pessoal disse. O violao nao pode muitas vezes tocar um acorde em ordem direta por questoes de mecanica do proprio instrumento. Note que avalias uma inversao olhando o baixo do acorde. Se o baixo e a tonica sao a mesma nota o acorde esta na posicao fundamental independente de haver supressao de notas ou estar na ordem indireta. E importante no inicio conhecer a formacao dos acordes principalmente para avaliar quais cordas voce pode ou nao deve tocar, podendo optar ate por simplificar (ou complicar, hehe) a posicao do acorde se uma nota ja esta sendo tocada e voce nao quer a duplicacao desta.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/07
    · votar


    feliplf

    Só pra complementar, as tríades podem se apresentar em posições "abertas" e "fechadas".
    A tríade fechada tem os intervalos nas seguintes disposições: T, 3, 5 ou 3, 5, T ou 5, T, 3 (inversões) e nunca ultrapassam a oitava.
    A tríade aberta não precisa seguir essas disposições de notas, podendo ser T, 5, T, 3, 5, T


    Exemplo em Dó maior:
    .
    tríades fechadas tríades abetras
    e--------------0--------||-------3---3---3--------
    B-------1------1--------||---5---5---1---5---5----
    G---0---0------0---5----||---5---5---0------------
    D---2---2---2------5----||---5---5---2---5---5----
    A---3-------3------7----||---3-------3-------3----
    E-----------3-----------||------------------------


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida na formação de acordes