formaçao de acordes - pergunta esclarecedora

    Autor Mensagem
    Gbm7
    Veterano
    # dez/04


    To querendo saber o seguinte:
    em G temos G B D para triade e G7M temos G B D F# para tétrade.
    a pergunta é:

    Quando se tem G7/4 temos G C D F. Cadê o B (a terça Maior)?

    alguem teria algum materia aprofundado em formação de acorde?

    anonimo_83
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Gbm7
    Se vc diz q simplesmente nao aparece por causa do violao (do desenho do acorde) nao se preocupe, geralmente certos acordes perdem uma ou mais notas da sua formação basica para q seja acrescentado novas notas, (mas isso só por causa do Braço do violao q dificilmente vai poder inclusive dispor das notas na sua ordem correta) se vc for montar na partitura todas as notas estarão la!!

    Abraços!

    PauloDeBarcellos
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Gbm7

    O q o Balbino Junior falou está correto. Só gostaria de acrescentar que se o acorde for G7/4sus (quarta suspensa) ele não tem terça mesmo, daí o nome quarta suspensa.

    Como o Balbino falou, muitas vezes pela limitação de termos só quatro dedos disponíveis na mão esquerda e seis cordas pra fazer acordes, é necessário descartar uma ou mais notas. Via de regra a quinta é a primeira a rodar, e depois, por incrível que pareça, a fundamental. As mais importantes, as que são o "resumo", a "alma" do acorde (tétrade) são a terça e a sétima, sendo a terça a mais importante de todas. Por isso eu acredito que o acorde q vc deu como exemplo seria o G7/4sus, um acorde dominante muito usado, por sinal, em que a terça maior sobe um semitom e vira a quarta suspensa.

    []s

    Greenwood
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Balbino Junior
    PauloDeBarcellos

    Gente, estava estudando harmonia esses dias, e um autor sugeriu que fosse evitada a repetição da terça, pois "enfraquecia" o acorde. Qual a opinião de vcs?

    Marisco
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Greenwood
    Isso é um fato, a 5a. pode ser omitida, dobrada ou triplicada, mas a terça, quando dobrada, enfraquece o acorde. Isso ocorre, acredito eu, devido as relações de consonância/dissonância entre os intervalos das notas que formam o acorde.

    PauloDeBarcellos
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: PauloDeBarcellos
    · votar


    Greenwood
    Marisco

    É isso mesmo. A terça é a que tem a "personalidade" mais forte. É que nem doce de côco, demais enjoa. Já a quinta e a fundamental são basicamente só encheção de linguiça, então não importa muito se é omitida, dobrada, etc.

    Gbm7
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    e sobre as notas omitidas?
    alguem pode falar um pouco sobre isso. eu meio q boio sobre esse assunto.

    Valeu galera pelas dicas das notas limadas (5º). O lance de limar a fundamental é estranhom naum entendi. Poderia ser explicado melhor?

    PauloDeBarcellos
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Gbm7

    Ok, vejamos por exemplo o acorde C6/9 (dó com sexta e nona). Se vc fosse fazer o acorde completo, seria C, E, G, A, D, certo? A triade de C mais a sexta e a nona. Mas para simplificar vc limaria o G (5a.) e para simplificar mais ainda a fundamental - o próprio C (um acorde de dó sem o dó!!!). Então ficaríamos com as notas E, A, D. Ainda assim a essência do acorde seria mantida. Ainda mais se houver um baixista tocando o C q vc está omitindo. No caso de estar tocando solo, o cérebro do ouvinte vai preencher a lacuna por causa do contexto harmônico (acordes q vem antes e depois desse C6/9).

    Marisco
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    PauloDeBarcellos
    Muito boa a explicação.

    Gbm7
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    valeu....

    karnack_jm
    Veterano
    # out/05
    · votar


    PauloDeBarcellos

    é necessário "cortar" a tônica e a quinta ou é apenas uma opção??

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a formaçao de acordes - pergunta esclarecedora