Violão de nylon mais "evoluído"

Autor Mensagem
helderjrse
Veterano
# jun/09


Bom dia pessoal do forum cifraclub.

Eu sei que existem infindáveis tópicos sobre troca de violão aqui, mas não achei nenhum que se encaixe perfeitamente em minhas dúvidas e que seja atual (os preços de uns tempos para cá elevaram-se bastante!). Podem ter certeza de que pesquisei bastante e gostaria de ouvir a opinião de vocês.


Eu toco violão desde 2002, mas apenas como hobby. Toco basicamente sozinho ou para alguns amigos de vez em nunca. Esse tempo todo o violão que me acompanhou foi um Gianini Série Estudo nº 18. Mas, há algum tempo venho percebendo as limitações desse violão. Ele não sustenta algumas notas, outras saem com um som feio, etc.

Por isso resolvi trocar esse violão por um melhor, um violão que me faça perceber que valeu a pena ter gasto meu $$$ nele. Li bastantes opiniões aqui sobre marcas e modelos, mas fico com medo de trocar seis por meia dúzia, uma vez que na minha cidade não consigo encontrar as marcas sugeridas. Por isso, estou recorrendo a quem tem mais experiência para me indicar uma compra. Sem mais delongas, vou perguntar:

Ouvi algumas pessoas falando muito bem do Eagle CH 800, mas também ouvi outras falando muito mal. Me foi sugerido pegar um Di Giorgio Talent SL 1, assim como um Tagima Vegas. Mas, quanto mais eu leio, mais em dúvida eu fico. Estou disposto em pagar até R$ 800,00, mas não sei se algum deles é SIGNIFICATIVAMENTE melhor do que o violão que possuo atualmente. Por isso, pergunto, valerá a pena trocar? Existe alguma marca/ modelo que vocês indicam que me fará perceber que o instrumento é bem melhor do que o que possuo atualmente?

Eu sei que melhor do que tudo é testar o violão pessoalmente, mas as marcas consagradas são muito caras ou impossíveis de se achar em minha cidade.

Muito obrigado pelas opiniões, desde já!

Um abraço.

Pedro_Borges
Veterano
# jun/09
· votar


Eu pegaria um clássico da Yamaha. C70 ou C75. Se a grana der você pode pegar um da linha CG. CG 131 em diante que é show.

Espero ter ajudado.

Sds.

erico.ascencao
Veterano
# jun/09
· votar


helderjrse
Com R$800, procure modelos com tampo maciço. Tem bons modelos da Yamaha, tem uns Di Giorgio (Author e Estudante 38), tem os Giannini C1, C2, etc...

dibass
Veterano
# jun/09
· votar


erico.ascencao

o que vem a ser tampo maciço
???

MajorKong
Veterano
# jun/09
· votar


Com essa grana aí, o salto de qualidade não vai ser lá essas coisas não.

helderjrse
Veterano
# jun/09
· votar


Pedro_Borges
Eu vi em um site um Yamaha C80 por R$520,00. Teoricamente ele seria melhor que o C75, mas vi que o tampo dele é de Pinho. Será que é tão bom assim? Ele é um modelo Acústico. Os modelos da linha CG estão acima dos R$ 1.300,00, infelizmente, estouram meu orçamento. Eu fiquei meio "com a pulga atrás da orelha" porque achei o preço relativamente baixo, se comparado com o Talent e o Eagle (que estão por volta de R$ 650,00). Será que é pelo fato de esse modelo da Yamaha não ter captação? Eu nem faço questão dela, prefiro trocar a captação por um acréscimo em qualidade sonora.


erico.ascencao
Li algumas pessoas falando que o Estudante 38 era um bom para iniciantes, mas que depois a pessoa iria querer mudar para algo melhor, assim como eu estou. Sendo assim, acho que não seria o melhor para mim. Quanto ao Di Giorgio Autor 3, vi pessoas elogiando, dizendo que é um bom violão. Será melhor que os Yamaha ou do que a série Talent?


MajorKong
Você sugere então qual? Na sua opinião qual seria o violão que vale a pena trocar?

Para todos:
Vou ver se consigo o telefone de algum Luthier da minha cidade. Me disseram que por mais mediano que ele seja, o som será melhor do que o de um feito em série. A questão é se conseguirei montar um violão com R$800,00 com um Luthier. Eu preferia que fosse com cutway, mas não faço muita questão de que seja eletrificado com equalizador. Será que a eletrificação encarece muito os custos?

Muito obrigado, amigos!

Winning Eleven
Veterano
# jun/09
· votar


Existem captadores de até 30 conto. O preço só depende da qualidade do captador, e se ele tem pré ou não. Você pode usar um microfone também.

Pedro_Borges
Veterano
# jun/09
· votar


helderjrse
Eu vi em um site um Yamaha C80 por R$520,00. Teoricamente ele seria melhor que o C75, mas vi que o tampo dele é de Pinho. Será que é tão bom assim? Ele é um modelo Acústico.

Eu diria para você que o tampo de pinho traz uma qualidade impar: sonoridade alta com cordas de tensão light, que são as cordas que vem nesse violão. E mais, a maioria dos violões de alto custo, têm tampo de cedro oriental (cedar) que não é o mesmo cedro brasileiro e é semelhante ao pinho. Eu comprei recentemente um Crafter Folk tampo maciço desse cedro que estou falando.

E tem mais, a fidelidade sonora dos violões Yamaha é algo impresisonante. Eu tenho um C40M, o modelo mais simples da série e adoro ele. Vou até por um captador nele, ao invés de comprar outro violão clássico que já venha com captador.

helderjrse
Veterano
# jun/09
· votar


Pedro_Borges

Muito interessantes essas suas observações. E o que você me diz da sonoridade desse tipo de tampo com cordas tensão pesada/ extra pesada (prefiro essas)??

Como acho que você tem um certo conhecimento em violões Yamaha, gostaria de confirmar contigo se o C80 é o melhor da série C"XX".

Winning Eleven
"Pré" significa pre-amplificador? Qual a função dele em um captador de violão, especificamente?


Obrigado a todos que estão contribuindo!

erico.ascencao
Veterano
# jun/09
· votar


dibass
A maioria dos violões mais baratos é feito com chapas de madeiras bem finas coladas entre si, o que é mais conhecido por laminado. Tampo maciço significa que o tampo (parte da frente do violão) é feito em madeira maciça, ou seja, em uma única lâmina de madeira pura.

MajorKong
Só de você ir de um violão com tampo laminado pra um de tampo maciço há uma boa mudança sonora.


helderjrse
Só pra lembrar, a Di Giorgio tem o modelo Estudante 18 (com tampo laminado) e o Estudante 38 (com tampo maciço), certifique-se de que você nãonconfundiu um com o outro.

A Yamaha tem uma boa linha de violões, procure saber mais sobre eles. E não estranhe o Eagle e o Talent serem mais caros, provavelmente isso ocorre devido à captação mesmo. E os Talent são violões flat, ou seja, têm a caixa de ressonância um pouco mais fina que os clássicos.

Quanto ao violão de luthier, creio que seja difícil fazer um nesta faixa de preço. Um violão comercial deve atender bem as suas necessidades.

Pedro_Borges
Veterano
# jun/09
· votar


helderjrse

Pedro_Borges

Muito interessantes essas suas observações. E o que você me diz da sonoridade desse tipo de tampo com cordas tensão pesada/ extra pesada (prefiro essas)??


Olha para essa linha que citei, todos vem com cordas de baixa tensão e não recomendo trocar. Para cordas de alta tensão tem os modelos APX 5NA e APX9NA, porém o preço...

No seu caso, entendo que seriam outras opções.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# jun/09
· votar


Com R$800, procure modelos com tampo maciço. Tem bons modelos da Yamaha, tem uns Di Giorgio (Author e Estudante 38), tem os Giannini C1, C2, etc...

concordo plenamente! ainda mais com o author!

helderjrse
Veterano
# jun/09
· votar


japaubatuba

Olá! O Author 3, para você, é superior ao Yamaha C80 ou ao CG131s?

Também ouvi falar muito bem desse Author. Você sabe informar se ele possui captação?

Valeu!

helderjrse
Veterano
# jun/09 · Editado por: helderjrse
· votar


O negócio está preto... ando procurando preços de violão e eles estão cada vez mais caros. O Author 3, por exemplo, sai por volta de R$1080,00 =( Consegui achar numa promoção das Americanas por R$949,00. Eu vi gente dizendo que comprou esse violão por R$600 a 700 há uns 2 anos. Tá preta a situação!

erico.ascencao
Veterano
# jun/09
· votar


helderjrse
Procura no ML, pode ser que ache um preço bom. Procure também em lojas como Playtech, Made in Brazil, Foxtrot, Barramusic, Grellmann...

Winning Eleven
Veterano
# jun/09
· votar


"Pré" significa pre-amplificador? Qual a função dele em um captador de violão, especificamente?
É aquele negócio que serve pra controlar Grave, Médio, Agudo, Volume.

MMJr
Veterano
# jun/09 · Editado por: MMJr
· votar


helderjrse:

Definitivamente voce tem que "pular" para um violao com tampo macico....mesmo que voce tenha que esperar um pouco mais e juntar mais uma grana.....

Os yamahas C 70, C75 sao violoes com tampo laminado....( nao tenho nada contra os violoes da Yamaha...Eu tenho um Yamaha FG730S com cordas de aco que nao e o caso aqui )...

Tenha calma que o violao vai aparecer....

Valeu...

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# jun/09
· votar


helderjrse

cara o author é um violao feito com as melhores madeiras que existe em termos de violao o unico diferencial dele ser tao barato assim e por ele ser feito com jacaranda laminado que diga se de passagem ainda é superior ao mogno macico na minha opiniao em questao de preco eu acho que é a melhor opcao a nao ser que vc tenha coragem para desembolsar 2500 em um c6 da giannini

lembrando que exite ele versao acustica e eletroacustica que custa esses 950 reais que tu achou a versao dele nao eletrica deve estar na faixa dos 750 cara eu sou um cara que ja teve muito violao e se nao tivesse nenhum no momento e tivesse essa grana disponivel compraria o author da di giorgio ou o ew3 da giannini da linha exotic wood que é do msm nível

qt a ele ser superior ao yamaha c80 eu nunca toquei em um mas em termos de materia prima ele é superior

so quero avisar a vcs que esse fg730s da yamaha é um violaozinho vagabundo de segunda linha que nem é comercializado no japao essa linha é abaixo da linha que é fabricada para estudo procurem pela linha comercializada no japao que é a fs730s e deve custar em torno dos 300 dolares la!

abç

helderjrse
Veterano
# jun/09 · Editado por: helderjrse
· votar


erico.ascencao
Cara, um dos sites que você me indicou está com o preço do Author 3 muito bom! À vista (no boleto) ele sai por R$788,40. Achei "barato" até demais (em relação ao Playtech e outros). Fiquei meio desconfiado. Será que o site é de confiança? Alguém aqui já comprou nele para dizer se chega tudo certinho e tal? Olha aqui o link:
http://www.madeinbrazil.com.br/product.aspx?idProduct=02303&idDept=4



Winning Eleven
Captei vossa mensagem! =)


MMJr
Vou seguir seu conselho. Realmente, parece que o mínimo que posso fazer é pelo menos pegar um de tampo maciço.

japaubatuba
Sua opinião foi de muita valia! Estou muito propenso a pegar esse violão mesmo (Author 3). Como você tem um ótimo nível de conhecimento gostaria de perguntar uma coisa (mas qualquer pessoa que puder e quiser, pode responder também): se eu daqui a alguns anos quiser colocar um captador com eq, vou perder em qualidade sonora? Quanto?

A única coisa que não gostei no Author 3 é que ele não possui marcações. Existe alguma forma de contornar isso? Algum tipo de improviso caseiro ou Luthier põe essas marcações?

Desculpem-me por sempre trazer uma nova questão em meus posts, mas é que as dúvidas vão surgindo. Entretanto, acredito que todos do fórum acabam ganhando com as respostas.

Boa noite a todos!

Winning Eleven
Veterano
# jun/09 · Editado por: Winning Eleven
· votar


Se pra colocar essa captação tiver que furar o violão, sim vai perder qualidade sonora. Mas existem captadores esternos que têm eq externo também, mas nunca vi não sei como é. Mas ja vi também um que fica na boca do violao, além de não precisar furar, quase não dá pra ver ele. Igual a esses Fishman Elipse
http://www.stewmac.com/product_images/1sm/2105/Fishman_Ellipse_Aura.jp g http://www.acousticsound.kr/bbs/data/products/Fishman_Ellipse_Aura_Det ail2.jpg http://www.americanmusical.com/ProductImages/Large/p42669.jpg http://www.stewmac.com/catalog/images_2lg/2100_2lg.jpg

helderjrse
Veterano
# jun/09 · Editado por: helderjrse
· votar


Winning Eleven
Nossa! Bem interessante esse captador que você postou. Realmente deve preservar bastante a sonoridade.


Uma novidade a todos
Liguei para um Luthier aqui da minha cidade. Perguntei quanto sairia para montar um violão com ele. No início ele não quis dizer, daí perguntei das madeiras que ele usava e ele me disse que usa apenas madeiras nacionais, como o Cedro para o Tampo, por exemplo. No final da ligação perguntei se com R$800,00 daria para montar um violão e ele respondeu que sim. Só fiquei na dúvida, pois será que terá mais qualidade que pegar um Author 3? As madeiras são nacionais, enquanto o Author usa madeiras importadas. Meu dilema é porque não poderei testar o Author, já que só consigo encontrar pela internet. Mas também fico com medo de encomendar esse do Luthier e ele não ser essas coisas todas. Ai, ai, ai.

Pedro_Borges
Veterano
# jun/09 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Winning Eleven
Se pra colocar essa captação tiver que furar o violão, sim vai perder qualidade sonora. Mas existem captadores esternos que têm eq externo também, mas nunca vi não sei como é. Mas ja vi também um que fica na boca do violao, além de não precisar furar, quase não dá pra ver ele. Igual a esses Fishman Elipse

É isso que eu chamo e participação que faz a diferença. Você trouxe uma solução nova que eu nunca tinha visto falar. Parabens!

Bom, já que você é o pai da criança então nos dê maiores detalhes:
a) Como ficará a transferência para a mesa ou amplificador? Seria sem fio?
b) Onde encontrar esse produto no Brasil?
c) Qual seria o preço?

Pedro_Borges
Veterano
# jun/09
· votar


helderjrse

Olha, um Luthier não faz um violão por menos de R$ 2.000,00. Portanto, acho temerário qualquer valor abaixo disso. E tem mais, o mínimo de tempo que ele necessita para lhe entregar o instrumento é seis meses. Esses são os parâmetros para sua decisão.

Winning Eleven
Veterano
# jun/09 · Editado por: Winning Eleven
· votar


Pedro_Borges
Não sei detalhes desse captador, nem nunca vi pessoalmente só pela internet, então não posso falar mais sobre ele. Quanto ao preço achei no ebay entre 179 a 299 dólares, nunca vi pra vender no Brasil

helderjrse
Veterano
# jun/09
· votar


Pedro_Borges
Também fiquei bem desconfiado sobre esse preço. É melhor eu comprar algo de alguma marca já bem conceituada. Depois ele nem usa as madeiras que falou e eu compro gato por lebre.

helderjrse
Veterano
# jun/09 · Editado por: helderjrse
· votar


Meus amigos,
Eu agradeço a vocês por toda a atenção dispensada. Vou fazer uma pergunta que sei que é inocente, mas que gostaria de sanar:

Tanto o Talent SL1 quanto o Author 3 possuem tampo maciço em Spruce Canadense. Eu sei que o Talent é Flat e possui Cutway, além de ter caixa de ressonância em pau-ferro. Enquanto isso, o Author tem caixa de ressonância em Jacarandá da Bahia e não é cutway. Acredito que a diferença das madeiras na escala não influencie (pau-ferro e ébano da índia, respectivamente). Na opinião de vocês, existe diferença significativa na qualidade sonora desses 2 modelos? Ambos possuem tampo maciço da mesma madeira, mas com materiais diferentes nas caixa de ressonância. A diferença de preço é por volta de R$200,00. O que basicamente marcaria a diferença entre eles, em termos sonoros?

MUITO OBRIGADO!!

MMJr
Veterano
# jun/09 · Editado por: MMJr
· votar


so quero avisar a vcs que esse fg730s da yamaha é um violaozinho vagabundo de segunda linha que nem é comercializado no japao essa linha é abaixo da linha que é fabricada para estudo procurem pela linha comercializada no japao que é a fs730s e deve custar em torno dos 300 dolares la!


japaubatuba

O FG730S vendido aqui nos Estados Unidos por 299 dolares nao e um "violaozinho vagabundo" nao.... Ta certo que voce deve testar e escolher um entre varios....mas ele nao pode ser classificado como vagabundo...

Tem certeza que voce nao confundiu o modelo....alem do mais ele e com cordas de aco... e a questao aqui se trata de violao de cordas de nylon....


FG 730S...

http://www.schoolmusic.co.kr/shop/guitar/yamaha/fg730s/4216_1.jpg


http://www.schoolmusic.co.kr/shop/guitar/yamaha/fg730s/4217.jpg

http://www.schoolmusic.co.kr/shop/guitar/yamaha/fg730s/4219.jpg

http://www.schoolmusic.co.kr/shop/guitar/yamaha/fg730s/4224.jpg

http://www.schoolmusic.co.kr/shop/guitar/yamaha/fg730s/4226.jpg

http://www.schoolmusic.co.kr/shop/guitar/yamaha/fg730s/4225.jpg


http://www.yamaha.com/guitars/fg.html?CTID=600014


Valeu...

erico.ascencao
Veterano
# jun/09
· votar


helderjrse
Respondendo às perguntas uma de cada vez:

1) Comprando na Made in Brazil
Pode confiar. Eu comprei meu Di Giorgio Talent I lá, num fim de ano, e não tive nenhum problema.

2) Captação e marcação no Author
Este lance de colocar captação depois é uma faca de dois "legumes". Eu prefiro comprar um violão já elétrico do que mandar colocar uma captação, pois na segunda opção gasta-se mais dinheiro devido à captação e à mão-de-obra do luthier.

3) Talent x Author
Só o fato do violão ser flat implica numa perda de frequências graves. No fim das contas, o violão flat tem um timbre mais médio. Pra não deixar o som do meu Talent fraco, eu uso cordas de tensão pesada, que realçam estes médios, deixando o timbre estalado, principalmente nos bordões. Violões com caixa de ressonância no padrão clássico têm um som mais encorpado, e até arrisco dizer que mais equilibrado.

paulosp
Veterano
# jun/09
· votar


cara se vc for comprar violao pela net uma das lojas com preços mais em conta e a musical grellmann essa loja fica no parana, ja comprei um violao e uma guitarra e nao tive nenhum problema.

ai ta o site da loja faz uma pesquisa e você vai perceber que os preços sao otimos comparado com playtech e made in brasil.

espero ter te ajudado abraço.
http://www.musicalgrellmann.com.br

http://www.musicalgrellmann.com.br

helderjrse
Veterano
# jun/09
· votar


erico.ascencao
Valeu mesmo! Acho que vou descartar o Talent por enquanto. Estou mais propenso a pegar o Author 3 (mas dê uma olhada em minha dúvida logo abaixo, por favor).

paulosp
Realmente tem ótimos preços essa loja.


A todos
Vi um tópico em que o Johnny defende de forma veemente o Giannini C3. Segundo ele ele é melhor do que o próprio Author 3. E quanto a vocês? Se eu conseguisse ambos pelo mesmo preço, qual seria mais vantajoso em termos de qualidade? Juro que vou tentar testar ambos (se existirem em minha cidade)...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Violão de nylon mais "evoluído"