Violão Aço e Violão Nylon, qual é o mais versátil, ideal para "todos" os estilos musicais?

    Autor Mensagem
    Pr_Erick1989
    Membro Novato
    # mar/14


    Eu sei que alguns irão dizer que violão aço é bom pra rock, pop, sertanejo, folk, e o violão nylon é ótimo pra samba, mpb, jazz, pagode. Sei que o melhor é ter os dois, mas se você tiver a opção de escolher apenas um violão para tocar todos esses estilos musicais citados, qual será? A quem diga que isso não é uma regra, ou seja, que cada violão é pra um tipo de música, entretanto muitos admitem que cada violão fica melhor num estilo musical que outro. Estive conversando com um professor sobre isso ontem, e, apesar dele ser mais metaleiro, ele disse que o nylon parece um pouco mais versátil, pois os estilos que são mais pra aço, como o rock por exemplo, não ficam tão estranho, diferente do aço que não dá certo se você for tocar um clássico.
    Eu tenho um violão de nylon e estava pensando em adquirir outro, mas de aço, só que eu tô em dúvida. Talvez compre mais um violão de nylon.
    Quero a opinião de vocês sobre o tema, meus amigos. Qual é mais versátil?

    Slash_1989
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Pr_Erick1989
    Oi, tudo bem?

    Ao invés de mandar você usar a busca vou ser mais sensato e falar um pouco mais sobre a versatilidade dos instrumentos.

    Qual instrumento é mais versátil? Na verdade a resposta para essa pergunta é o velho clichê: é o músico quem deve ser versátil, não o instrumento. Violão não passa de um pedaço de madeira com cordas, claro que cada um tem seu timbre característico, mas ponha isso em mente: um músico versátil consegue tirar MUITO mais variedades de timbres de um único instrumento do que um músico medíocre com vários instrumentos.

    "Mas como isso é possível?"

    Pegada, meu caro! A forma como você toca as notas, a força e intensidade, se usa a unha ou só os dedos para dedilhar, etc....
    Por isso não existe violão melhor para isso ou para aquilo, tudo depende de como você toca o seu instrumento. Mas se você ja tem um violão de nylon, que tal um de aço para você sentir as nuances e ter mais variedade de timbres ainda?
    Mas lembre-se, seus dedos é que irão realmente tirar toda a gama de possibilidades de timbre que os instrumentos podem te oferecer.

    Bem, espero que minha resposta seja útil e que você gaste alguns minutinhos lendo e interpretando. Se fizer isso direito, creio que não precisará abrir mais tópicos repetidos por aqui.

    Tenha uma ótima sorte na sua vida musical e até o próximo tópico.

    MMJr
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Estive conversando com um professor sobre isso ontem, e, apesar dele ser mais metaleiro, ele disse que o nylon parece um pouco mais versátil, pois os estilos que são mais pra aço, como o rock por exemplo, não ficam tão estranho, diferente do aço que não dá certo se você for tocar um clássico.


    Toda regra tem sua _ _ _ _ _ _ _.





    Valeu...

    Alex guitar man
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Pr_Erick1989

    Se você pegar um violão de aço estridente e tocar perto do braço, usando mais os Denos do que as unhas, tera um som mais aveluadado, otimo pra Jazz, se ligar no amplificador e tirar agudos melhor ainda

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Pr_Erick1989
    Concordo com tudo que o pessoal já falou. Pegada faz toda a diferença e é o teu ouvido que vai te dizer o que se encaixa em cada situação, conforme você for amadurecendo.

    Mas respondendo mais diretamente a tua dúvida: se, como você mesmo disse, você já tem um de nylon, compra de aço! Em termos de versatilidade,nada vai ser melhor que ter ambos.

    Abraço.

    Alex guitar man
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Moderadores, não fechem o topico :)

    Vou gravar um video pra mostrar certinho a pegada que estamos falando

    Pr_Erick1989
    Membro Novato
    # mar/14 · Editado por: Pr_Erick1989
    · votar


    Concordo com o nosso amigo Slash_1989 e outros colegas que responderam a esse tópico. De fato, o dever de ser versátil é do músico, e não do violão. Toco desde 2003, e sempre toquei todos os estilos musicais no meu violão de nylon, velho de guerra. Graças a DEUS, a gente estuda bastante, conhece pessoas experientes e consegue fazer melhor a cada dia. Essa minha dúvida rolou, justamente, quando eu decidi comprar mais um violão. Apesar do meu amor pelo violão nylon (ja toquei muito violão aço, também, mas amo mais o nylon), talvez eu acabe comprando um de aço.

    Galera, se tiver mais ideias e opiniões, diz aí que eu escuto.

    JoseGeraldoMalakian
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Relativo, eu axo o aço mais versatil e ele se adapta melhor a mim já que tbm sou guitarrista e as vezes o utilizo para treinar musicas de guitarra (assim quando vou tocar na minha guita eu to com mais''pegada) eu n acho que musicas de nylon como mpb fiquem ruins no aço se vc n utilizar a palheta e tocar com o dedo medio e indicador de forma mais suavepor exemplo da uma quebrada no brilho e o nylon n brilha o suficiente pra um pop rock mas idai? se vc curtit o som e 50% dos ouvintes curtirem quese f... se é aço nylon tripa de macaco kkkkkkkkkk importante é ser feliz :)

    Pr_Erick1989
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Tentei marcar um usuário parq comentar o que ele disse e não consegui. Como faço para marcar um usuário?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão Aço e Violão Nylon, qual é o mais versátil, ideal para "todos" os estilos musicais?