Como resolver o trastejamento sem levar ao luthier?

Autor Mensagem
Cobainst
Veterano
# fev/09
· votar


HackerGuitar

pois é... mas no meu caso n adianta nd =/

vou levar a viola pro kra dah loja dah uma olhada! xD

guitarg3
Veterano
# fev/09
· votar


como flei deve se a corda.. deve ta regulado o violao pra uma tensao e vc colocou corda de outra tensao.. vc ja trocou as cordas desse violao?

Cobainst
Veterano
# fev/09
· votar


guitarg3

sim, + eu axo q a tensão q veio d fabrica é 0.010
e foi essa tensão q eu coloquei xD

MMJr
Veterano
# fev/09 · Editado por: MMJr
· votar


Cabainst,
Manda um e-mail la pro fabricante e pergunte qual e a tensao das cordas que vem de fabrica.....
Se a resposta for uma tensao mais alta que 0.010 o problema vai estar resolvido.....

Esse negocio de: acho.. ou... me disseram.. ou ... ouvi falar....
Nao da certo....a melhor maneira e entrar em contato com o fabricante.....
Valeu...

http://www.phoenixinstrumentos.com.br/consumidor.asp

Cobainst
Veterano
# fev/09
· votar


MMJr

Vlw cara, vou fazer isso...

McHertt
Veterano
# fev/09
· votar


man....

li oque todos falaram...e agora com o que vc falou sobre retirar o papel e etc...
o post do japaubatuba eh a que mais se encaixa no seu problema em específico...

sobre vc colocar um corda com calibre maior...eh bom sim, pois o timbre, sustain melhoram e o som fica mais encorpado, além da corda ser mais resistente...
pra mim....trastejava muito pouco as vezes...mas com calibre maior resolveu esse problema...mas eu REGULEI meu tensor para evitar sair de um problema e entrar num pior!...

reavalie como vc está guardando seu violão...se sem capa num ambiente muito úmido, ou o inverso extremo como um lugar com muito sol...deixe ele respirar bastante, mas sem sol direto nele, cuide para naum guarda-lo apoiado pelo braço...isso irá gerar tensão excessiva que o tensor naum vai estar preparado para suportar e vai ocasionar problemas...enfim...tome os devidos cuidados e boa sorte!

(e minha opniaum sobre esse negócio de resolver problemas sem saber regular ou levar num profissional de confiança é...eles estaum aí pra isso...ficar orando e pedindo do céus resposta naum adianta! tem coisas que conseguimos ajudar aki...mas se naum sabe oq fazer e naum tem as manhas de mexer...leve pra quem sabe!pois tem pessoas que naum daum a mínima pro instrumento que tem e não se importam de fazer uma gambiarra e ferrar(ocasionalmente) com o violão(pois uma gambiarra pode ajudar, ou ferrar mais ainda)...mas pense bem...se daki um tempo alguem com um violão bom e caro, que naum entende muito da parada ler isso e fazer como estah aki...palitos e fios...podem acabar detonando com o violão q o cara suou pra comprar...e o FCC irá perder o crédito que tem de ser um ótimo fórum (pelo menos pra mim é)....desculpe, naum quero ser chato...acho muito engraçado essa parada de palitose etc...mas vamos deixar focado uma resposta sã e eficiente para os que virão a ler nossas bobagens terem solução pras zicas que rolarem!)

espero ter ajudado! vlw!

kramers2
Veterano
# nov/09
· votar


Eu comprei um violao da Takamine essa semana e ele veio tratejando. Levei em um Luthier e ele apertor o tensor (aquele parafuso no meio do braço) ate o Maximo O.o melhorou um pouco, mais o problema continua. Estou com medo de o tensor no maximo danificar o braço do violao. Esse Luthier nao tava com nada... nem conseguil indentificar onde estava o problema.

To pensando em levar na garantia e reclamar...

guitarg3
Veterano
# dez/09
· votar


faça isso!

MMJr
Veterano
# dez/09 · Editado por: MMJr
· votar


kramers2

Tem certea que ele apertou o tensor...????

Pois quando esta trastejando se deve soltar o tensor e nao apertar...

Quando voce aperta o tensor o braco vai vazer uma curva para baixo...diminuindo o espaco entre as cordas e o braco...consequentemente aumentando o trastejamento....

Quando voce solta o tensor o braco vai fazer uma curva para cima.. aumentando o espaco entre as cordas e o braco.....eliminando o trastejamento....

Porem tem queser verificado outras coisas com a pestana (nut) e o rastilho...


Valeu...

GloriaGaiaIA
Membro
# jun/13
· votar


Aproveitando o tópico...

Ganhei um violão, cordas de nylon, numa promoção. Como só tenho um de aço, pensei em ficar com ele pra usar e tal, mas praticamente todas as cordas (principalmente as mais graves) estão trastejando enlouquecidamente na segunda casa ( e só na segunda casa). Será que tem algo que eu possa fazer? Obrigada ! ;)

GloriaGaiaIA
Membro
# jun/13
· votar


Ah ! Reparei que o violão veio com uma chavinha... Dei uma mexida no tensor e melhorou muito ! Só não quero mexer muito, porque empena, né?! Mas acho que já está resolvido o problema ! =D

luthiergarrido
Veterano
# jul/13
· votar


Luthier o mais rápido possível!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como resolver o trastejamento sem levar ao luthier?