Como resolver o trastejamento sem levar ao luthier?

Autor Mensagem
Cobainst
Veterano
# fev/09


Seguinte galera... de uns tempos pra cá, as cordas do meu violão começaram a trastejar (muitO) e jah tentei akele truque do papelzinho + n adiantou!

vcs conhecem outra coisa pra tentar?

e se n tiver jeito, qnt um luthier cobra pra resolver esse meu problema?

vlw

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# fev/09
· votar


sao cordas de nylon ou aco?

MMJr
Veterano
# fev/09 · Editado por: MMJr
· votar


O violao esta muito seco???
Se no caso for tampo macico....

erico.ascencao
Veterano
# fev/09 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Cobainst
de uns tempos pra cá
As cordas estão velhas (mais de 6 meses, por exemplo)? Esta pode ser a primeira coisa a ser investigada.

Cobainst
Veterano
# fev/09
· votar


japaubatuba

cordas de aço.


MMJr

erico.ascencao

o violão é novo deve ter uns 2 meses d uso só...

TG Aoshi
Veterano
# fev/09
· votar


Olha, sem querer ser chato...

Existem milhares de motivos pro violão estar trastejando, se você não consegue nem idenficar a causa, não é mais interessante mandar pra um luthier?

^_^"

MMJr
Veterano
# fev/09 · Editado por: MMJr
· votar


O TG Aoshi esta totalmente certo nessa questao...

Cobainst,
Voce entende como funciona o tensor???
Voce sabe verificar a curvatura do braco??/
Se o seu violao for com tampo macico???...(como eu ja citei acima a questao da umidade)..
De uma olhada nessa pagina....

http://soulfaceguitars.blogspot.com/2008/04/2-passo-da-manuteno-regula gem-do-tensor.html

Cobainst
Veterano
# fev/09
· votar


MMJr

Voce entende como funciona o tensor???
Voce sabe verificar a curvatura do braco??/
Se o seu violao for com tampo macico???


não entendo muito de tensor...

eu acho que o braço não esta empenado ñ...

como vou saber se o violão é com tampo maciço? que diferença isso faz?

TioAle
Veterano
# fev/09
· votar


Cobainst
muitas possibilidades podem ocasionar o seu problema, problema no próprio traste, alinhamento de trastes, o problema pode ser no nut, pode ser no rastilho, no braço, tensor, nas próprias cordas....

maggie
Veterana
# fev/09
· votar


Dá pra fazer uma gambiarra, colocando um pedaço de palito de fósforo por baixo das cordas, antes do rastilho perto da mão do violão.

Mas é uma solução temporária.

MMJr
Veterano
# fev/09 · Editado por: MMJr
· votar


como vou saber se o violão é com tampo maciço? que diferença isso faz?

O tampo macico sofre alteracoes com a variacao da umidade...Tipo, o violao com o tampo macico normalmente vai apresentar uma leve curvatura para cima e se a madeira secar demais essa curvatura vai sofrer uma deprecao e ficar com a superficie reta ou com uma curvatura para baixo...comsequentemente abaixando tambem o cavalete eo rastilho...fazendo com que a "acao" fique mais baixa....
Veja a ilustracao abaixo..que voce vai entender melhor....

http://www.taylorguitars.com/global/pdfs/guitar_humidifier.pdf

Qual e a marca e o modelo do seu violao????

Valeu...

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# fev/09
· votar


Cobainst

aumenta a tensao das cordas!

tipo se vc costuma usar 0.10 coloque 0.12 essa tensao extra deixa as cordas mais alta!

Cobainst
Veterano
# fev/09
· votar


MMJr

é um Phoenix w212 EQ...

japaubatuba

Eu estava msm pensando em mudar para 0.011... axo q vou fazer isso.. vlw

Cobainst
Veterano
# fev/09
· votar


maggie

Pois é, jah tentei essa do palito e n deu certo ... =/

MMJr
Veterano
# fev/09 · Editado por: MMJr
· votar


O seu violao e o modelo com fundo de fibra??
a pouca informacao que eu achei e que o tampo e laminado...entao aquela coisa de estar muito seco e o tampo curvar para baixo ja cai por terra....Isso so acontece com tampo macico...(ou pelo menos com uma maior amplitude que chega a influenciar na acao das cordas)...
A sugestao do japaubatuba de trocar as cordas faz sentido....
Valeu japa...

edalko
Veterano
# fev/09
· votar


Cobainst

Se a guita é nova e vc comprou em loja, leva lá e diz pro vendedor que está trastejando.
Geralmente instrumentos tem 3 meses de garantia, e os caras (se for loja seria) nao vao perder um cliente por causa de uma simples regulada no violão.
Se não for regulagem, se for algo ocasionado por torção de braço etc, eles te trocam o produto.

Agora se vc não entende lhufas sobre luthieria, como parece, nem invente de meter a mão no instrumento porque vc perde a garantia e vai fazer bobagem.

edalko
Veterano
# fev/09
· votar


Cobainst

Se a guita é nova e vc comprou em loja, leva lá e diz pro vendedor que está trastejando.
Geralmente instrumentos tem 3 meses de garantia, e os caras (se for loja seria) nao vao perder um cliente por causa de uma simples regulada no violão.
Se não for regulagem, se for algo ocasionado por torção de braço etc, eles te trocam o produto.

Agora se vc não entende lhufas sobre luthieria, como parece, nem invente de meter a mão no instrumento porque vc perde a garantia e vai fazer bobagem.

Cobainst
Veterano
# fev/09
· votar


MMJr

Sim é com fundo de fibra, modelo ovation...

vlw kra !

toty
Veterano
# fev/09
· votar


uma vez meu violão estava trastejando, ( era um violão velho) derrepente tive uma brilhante ideia:
retirei o traste em questão, e coloquei um brabante em baixo, para poder levantar o traste, por que era somente ele que estava bichado, e funcionou!!!!!

Cobainst
Veterano
# fev/09
· votar


Essa semana vou levar meu violão na loja. Axo q ele ainda tah na garantia, e eles vão ter q resolver essa história.. vlw galera

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# fev/09
· votar


Cobainst

é o melhor que vc faz

guitarg3
Veterano
# fev/09
· votar


o meu tava trastejando.. sabe o q era? ele veio regulado de fabrica para corda 0.10 e eu puis 0.09 nele.. dps q percebi isso e coloquei corda 0.10 nele parou de trastejar.. talvez seja isso =)

Cobainst
Veterano
# fev/09
· votar


guitarg3

eh pod ser tbm... + eu axo q isso ñ vai resolver o problema do meu pq tah trastejando mto, mto msm!

eu vou ver com o kra dah loja, ele vai t q dah um jeito...

vlw

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# fev/09
· votar


Cobainst
eu vou ver com o kra dah loja, ele vai t q dah um jeito...


boa decisão =)

Cobainst
Veterano
# fev/09
· votar


japaubatuba

Seguinte cara, eu ñ lembro qnto tempo é d garantia... normalmente eh 3 meses certo?

Cobainst
Veterano
# fev/09
· votar


Galera...

aconteceu uma coisa estranha hj!

Hoje eu estava tocando meu violão (o q trasteja) e resolvi remover os pedacinhos d papel q eu coloquei pra n trastejar (pq n estava adiantando nada), e ai qndo fui tocar o violão d novo o violão simplesmente "voltou ao normal". Até ai tudo bem... + agora pouco qndo fui tocar ele de novo as cordas voltaram a trastejar! o.O

algm me explica oq tah acontecendo?

Abraços.

Headstock invertido
Veterano
# fev/09
· votar


Levando num luthier

Cobainst
Veterano
# fev/09
· votar


xD

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# fev/09
· votar


Cobainst

simples mudança de temperatura pode fazer com que esses fenomenos aconteçam
solução coloque um jogo de corda mais pesado!

HackerGuitar
Veterano
# fev/09
· votar


maggie
Dá pra fazer uma gambiarra, colocando um pedaço de palito de fósforo por baixo das cordas, antes do rastilho perto da mão do violão.

Eu já fiiz isso... =D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como resolver o trastejamento sem levar ao luthier?