Problema com Trastejamento x Luthier decente

    Autor Mensagem
    BrunoYudi
    Veterano
    # set/11


    Olá, tenho um violão epiphon ej 200 ce, comprado no inicio do ano, logo que comprei de fábrica ele vem com as cordas muito alta, muito duro para se fazer as notas e tal, e eu criei um topico aqui pedindo ajuda, o pessoal recomendo eu ir a um luthier, e eu já aumentei o calibre das cordas para 0.11... porém ao voltar notei um trastejamento, voltei no luthier ele "arrumo" mas logo volto o trastejamento...dexei como estava pois era questão de ouvir bem
    meses se passaram e foi se agravando, e eu comecei a sentir bem desconfortavel com aquilo, e também a altura das cordas toquei em outro violão similar e ele estava perfeito, cordas baixas, e sem trastejar....com calibre 0.12

    decidi levar novamente a um luthier, porém em ourto, ah vale ressaltar o primeiro luthier é o da teodoro sampaio Wgabriel, LIXO , funcionários lixos, atendimento lixo, e serviço ruim, mandei 2x o violão e 2x a guitarra, só nao levei mais vezes porque a teodoro é longe de casa e é uma baita dor de cabeça.

    Dessa vez levei no Vellozo luthier por recomendações, coloquei 0.12 e falei do problema de trastejamento, voltou hoje, e continua com o mesmo problema, pior, na G ele trasteja MUITO e mesmo dando 0 nela, e a si também continua trastejando, não aguento mais . Não sei como resolver o meu problema, porque muita gente recomenda levar no luthier se vc não sabe mecher no seu instrumento, é o meu caso, porém ta com uma falta de profissionais no mercado, pior que eu falei, implorei pro cara quase para ele caprichar, pra ele resolver meu problema, falie que tinha mais de 4 instrumentos em casa só a procura de um luthier bom para fazer uma regulagem, e volta essa porcaria...
    a altura das cordas ta bem baixa, porém esse trastejamento que estressa muito.

    Gostaria de ajuda com ou o que fazer para arrumar o trastejamento, alguma solução simples, ou luthier bom em Sp/sp que não cobre o olho da cara, sendo que já paguei o olho da cara no vellozo 130reais, pretendo voltar lá para fazer ele arrumar essa merda ,mas nunca masi volto

    Higor Leal
    Veterano
    # set/11
    · votar


    vc disse que tava mt duro o violao, e aumento o calibre ? normalmente pra ficar mais macio agente diminui O.o

    BrunoYudi
    Veterano
    # set/11
    · votar


    eu sei , mas duro eu me referia a altura das cordas, executar as notas, era nitido as cordas altas do violão, bem mais altas que o normal. e eu queria um timbre mais grave, por isso aumentei

    MMJr
    Veterano
    # set/11 · Editado por: MMJr
    · votar


    Olá, tenho um violão epiphon ej 200 ce,essa merda

    ;-)

    BrunoYudi

    Foi por experiencias desse tipo que eu resolvi aprender a regular meus proprios violoes...
    Mas no seu caso fale com o Vellozo novamente...Sem pagar e claro...

    A principio a regulagem do violao segue a seguinte ordem:

    1 - Curvatura do braco - Ajustado pelo tensor.

    2 - Altura do rastilho - Lixando a base o rastilho para abaixa-lo...

    3 - Regulagem da Pestana - Geralmente vem satisfatorio de fabrica...E uma regulagem muito delicada e deve ser feito por quem tem experiencia...

    Basta seguir esta sequencia e usar o bom senso...Outro detalhe importante: cada violoa responde de uma maneira diferente aos ajustes...por exemplo tem violao que voce ajusta o tensor e em 15 minutos ja aparece o resultado definitivo.. outros levam 3 dias ate uma semana para se estabilizar....


    Valeu....




    Valeu...

    Natanael Gama
    Veterano
    # set/11
    · votar


    BrunoYudi

    Humm é aquela velha historia.. se quer bem feito FAÇA VC MESMO!! os caras so querem ganhar dinheiro não estão preocupados na qualidade do serviço é bom Vc aprender fazer regulagens trocas de rastilho ;pestanas e trastes isso leva tempo e é necessario algum material de apoio tipo revistas veja uns videos no youtube não tem nada de complicado basta Vc ter paciencia

    é interessante Vc aprender a cuidar e regular sozinho Luthier só pra casos mais extremos

    BrunoYudi
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Sim, pensei exatamente nisso, bom agora tocando mais o violão, notei que não é apenas 1 corda que trasteja, são quase todas, liguei pra loja do vellozo e o cara falo "é tem qe ver que tem gente que toca com uma força maior que as outras" --" e sem exagero, eu toquei muito fraco, tipo mpb dedilhado, ou palhetadas bem leves e ta trastejando, não tem desculpa, já avisei que vou levar lá, e não vou deixar o instrumento lá denovo, quero que ele arrume na hora ,ele falou para eu levar que ele arruma..ele não o funcionário dele --"

    que desaforo ,vou aprender a regular, com cu na mão de estragar o instrumento, mas antes eu , do que pagar masi de 100 pilas pra esses bostas "profissionais"não fazerem o trabalho direito e eu sempre ter que voltar lá... pior que o problema é nítido, se ele ao menos tocasse o instrumento uma vez perceberia os problemas...

    mas enfim, valeu pelas respostas ,bom saber que não fui só eu que me fodi nessa de luthier vagabundo...

    tmarra
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Bruno,

    Pode ser que exista algum problema com os trastes de seu violão. É claro que existe um limite para que se possa abaixar a altura das cordas, e talvez seu violão esteja com as cordas abaixo desse limite. Mas também existe a possibilidade que eu comentei antes, de haver algum problema com os trastes.
    Eu recomendo que você procure um luthier.
    Tente ligar para o Murilo:

    http://www.muriloluthier.com.br/site/

    Como seu violão é de aço, acredito que ele possa ajudar.
    Abraços.

    amador_ssa
    Veterano
    # set/11
    · votar


    BrunoYudi
    É irmão, não sou expert em violão AINDA mas concordo com o tmarra. Também acho que TALVEZ os trastes estejam altos mas EU jamais mecheria nos trastes e acho que não confiaria em ninguém para tal procedimento. Deve existir profissionais competentes para tal arte mas eu sou muito desconfiado com meu violão. Minha pestana tinha perdido dai eu comprei uma de osso pra tentar pela primeira vez regula-la. Lixei feito um condenado e o negócio não descia... Peguei uma serra só que forcei no meio e ela quebrou no meio. Como tava muito desesperado pra tocar violão fui num Luthier que dizem que é bom, mas como ele disse que só fazia se eu deixasse o violão com ele pra pegar depois e como ele mentiu pra mim em outro quesito, não fui. Então fui num outro que eu não tinha referência nenhuma. Ele cobrou $ 20, me disseram que o serviço ia ser horrivel, porque a média de preço seria $ 30. O cara não tinha peça de osso, aceitei porque queria muito tocar, ai ele disse que não faz serviço na frente de cliente. Depois de uma conversa e eu ia desistir ai ele aceitou fazer a exceção, colocou roldanas também. Depois ele colocou na capa pensando que eu não ia testar...Fui preparado com diapasão e graças a Deus não tava trastejando. O comum é a pessoa deixar o instrumento mas meu violão não sai de minha vista. No dia que tiver serviço que eu não dê jeito, ou só seja feita com técnicas secretas, vendo.

    Meu caso é mais simples do que o seu mas pense bem se não quer se aventurar a lixar o proprio rastilho e pestana. Você é que sabe se quer arriscar, eu arrisquei, não deu certo passei no Luthier mas provavelmente sua pestana e rastilho estejam colados, ai se você quizer você mesmo fazer, cuidado na hora de tirar... Lembrando que não to dizendo pra você fazer o serviço mas se fosse eu, a depender do valor do violão, tentaria!

    Boa sorte aew amigo, e aproveitando o ensejo, não tem curso pra Luthier não? Se alguem souber de um avisa aew por favor?

    xavy
    Veterano
    # set/11
    · votar


    por exemplo tem violao que voce ajusta o tensor e em 15 minutos ja aparece o resultado definitivo.. outros levam 3 dias ate uma semana para se estabilizar....
    FATO!

    Meu violão teve que ficar 7 dias com o luthier por que ele ajustava o tensor e o braço voltava dentro de 1 hora. O jeito foi apertar um pouco durante todo o dia, por 7 dias consecutivos. Hoje tá uma maravilha, do mesmo jeito e ja tem 2 anos!!!

    Você disse que a tensão do teu instrumento era menor do que 0.011, possivelmente 0.010. Você aumentou a tensão das cordas não é mesmo? Será que a estrutura do instrumento suporta com tranquilidade cordas mais "pesadas?" O som do encordoamento 0,010 é bastante versatil, pois não fica tão dificil de se montar os acordes e nem é tão "leve" para se executar uma batida mais forte. Para mim 0.010 é suficiente.

    Pode ser o instrumento amigo, infelizmente não e bom dar essa noticia, mas pode ser que o teu violão esteja com algum defeito do tipo: rosca do tensor espanada(ainda que se aperte o tensor ele não fica a longo prazo) etc...

    Boa sorte na resolução do teu problema.

    Aprender a mexer no tensor é o básico para qualquer violonista sim, embora, EU não me arrisque ainda.

    Felicidades.

    BrunoYudi
    Veterano
    # set/11
    · votar


    entendi, em todo caso já liguei para o vellozo, e ele disse que fará o serviço no dia só eu chegar cedo, porém como as coisas andam corrida eu levarei no sabado que vem apenas, mas ficarei de olho e checarei na hora.

    em relação ao instrumento não aguentar o calibre, eu pesquisei bastante antes de colocar 0.12, e todos que tinham o mesmo modelo que o meu recomendaram e falaram que era tranquilo, será ruim se for o MEU instrumento em especifico, mas vamos torcer para que não seja, e tomara que esse vellozo concerte dessa vez.

    O Murillo ouvi muita gente falar mal ,que ele só faz regulagem para artista, e se vai algum outro cliente lá ele manda os alunos, ou funcionários dele fazer ,que muitas vezes cobram uma facada por ter bastante nome, e nem é ele que faz, e faz mal feito....

    Obrigado a todos,sabado que vem estarei levando lá denovo, regulo na hora, testo na hora e posto o resultado, ah só não testei na hora dessa vez ,pois meu amigo que foi buscar o violão para mim, por eu não ter condições de ir, por trabalhar no horário e etc...

    Natanael Gama
    Veterano
    # set/11
    · votar


    BrunoYudi

    Boa Sorte pra Você nessa questão!!
    igual falei pra Vc aprender mas geralmente a Gent pega o macete é em violões baratos tipo Kashima, Tonante, Michael, Vogga.. é bom ter um violão barato pra servir cobaia até a Gent entender direito pra depois pegar os violões preferidos pois errar em um violão bom é um problema

    MMJr
    Veterano
    # set/11
    · votar


    epiphon ej 200 ce vem de fabrica com cordas 0.012 / 0,052

    O seu violao se enquadra no primeiro da lista abaixo...

    http://epiphone.com/images/StringGauges.pdf


    Valeu...

    BrunoYudi
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Ahh, então eu senti que estavam duras e tal, logo que comprei mandie no luthier, e ele regulou para 0.11, agora voltou 0.12 então...mas 0.12 0,053

    Valeu pois eu nem sabia qual que veio de fábrica, não pesquisei pois logo mandei no luthier

    BrunoYudi
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Aproveitado meu próprio tópico, o Violão não está 100%, se eu toco com um pouco mais de força ele já trasteja na corda Si, isso me irrita as vezes. Como gostaria de trocar meu rastilho e pestana por de osso, já gostaria de mandar em algum luthier decente dessa vez, que realmente fizesse o trabalho bem feito, deixasse a altura nivelado, confortável, e ao mesmo tempo sem trastejar, se eu colocar mais pegada na musica.
    fiz uma lista de 4 luthiers que estou de olho, se puderem me indicar algum eu agradeço.

    http://www.nzaganin.com.br/manutencao/
    http://www.rgomesguitarshop.com.br/home-rg.html
    http://www.demilamusic.com/
    http://www.tiguez.com/

    estou querendo levar no tiguez pois a quantidade de gente uqe fala bem dele são muitas.

    Obrigado.

    BrunoYudi
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Ah, estou fugindo de velozzo pois me arrependi profundamente por levar lá, primeiro que essas lojas com nomes, nunca são os próprios luthiers que fazem, sempre são aprendizes, funcionários qualquer, que se metem a ser luthier, Por isso estava vendo esse demilamusic, pois parece que é só ele, independente, e o tal de Ricardo Gomes, porém não tenho mtas referências sobre eles.

    BrunoYudi
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    O Rgomes me cobrou 300 reais para fazer a retifica dos trastes, e troca nut e rastilho por osso, é muita coisa né ?
    estou querendo mandar meu violão neste cara : http://www.diskluthier.com.br/
    alguem conhece e pode me falar de experiências que tiveram com ele ?

    raules
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Pessoal, revivendo o tópico pra não precisar criar outro, mandei o violão do meu pai pro luthier dar uma revisada geral, a 4ª corda tava trastejando, e mandei ele por cordas novas também...
    Ele cobrou 50 reais pela manutenção + 20 reais pelas cordas, o problema é que eu não fiquei muito fã do violão, as cordas continuam muito baixas, e quando eu vou fazer um som forte, elas acabam trastejando...
    Eu toco violão a algum tempo, e o meu Kashima nunca fez esse som esquisito...
    Será q eu devo falar com o Luthier que o violão não fico bom?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema com Trastejamento x Luthier decente