quem aqui aprendeu a tocar sozinho

Autor Mensagem
LoU guitar
Veterano
# dez/08


Eu to tentando aprender sozinho e gostaria de saber se é possivel chegar a um alto nivel assim ?
esse nivel alto que eu digo não é tocar bem e sim tocar muito bem por que eu acho que tocar perfeito é impossivel
mas o importante é que eu quero saber se é possivel e quem conseguiu

mais uma duvida

o basico pra começar eu já sei
mas as regras de postura eu não tenho muito conhecimento eu gostaria de saber se influencia muito ou não no som e qual a postura correta
e tambem quero saber no movimento de batida como posicionar o braço e a mão
e se pode mexer a mão inteira o braço inteiro ou só os dedos
são essas algumas das duvidas que me restam

qew
Veterano
# dez/08
· votar


quem aqui aprendeu a tocar sozinho

eu

kiki
Moderador
# dez/08
· votar


eu

fiz uns 2 meses de aula de baixo
e muita "aula" de guitarra, baixo e violão com meus amigos, alguns que faziam aula, outros não

Carina K
Veterano
# dez/08
· votar


quem aqui aprendeu a tocar sozinho
eu aprendi com a internet ^^

Rafa-Ban
Veterano
# dez/08
· votar


eu com aquelas revistinha de cifra que ensinam td errado
;)

kiki
Moderador
# dez/08
· votar


Carina K
na minha época eram as revistinhas de banca, nossas apostilas...

hoje é o cifra club

Bog
Veterano
# dez/08
· votar


Eu!

E na minha época eram as revistinhas de banca [2].

Mas como não tenho um alto nivel assim, não acho que seja o exemplo que o colega procura, hehe.

lindoso
Veterano
# dez/08
· votar


eu aprendi sozinho, e posso dizer que ja to no nivel intermediario, quase passando para o avançado, faltando apenas algumas praticas

tive no maximo, 1 mes de aula teorica, que nada influenciou na minha pratica

eu aprendi na net muita coisa, essas revistinhas sao apenas para quem quer aprender essas musikinha de banda famosa

da uma olhada no artigo do cifraclub, e da um role na net, vc vai aprender muita coisa se vc se dedicar



vlw

Carina K
Veterano
# dez/08
· votar


kiki
pior q a maioria nem foi aki no cifras...

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


LoU guitar
Eu to tentando aprender sozinho

Hoje voce precisa de um violão, vontade de aprender e um computador com internet. Consegue sim. Voce pode chegar à um nível bom, aprendendo sozinho.
Ops...Ía me esquecendo. Ser cadastrado no FCC.
Um abraço

LoU guitar
Veterano
# dez/08 · Editado por: LoU guitar
· votar


vou tentar sim
quando eu tiver uma base eu pego umas aulas com um professor pra consertar uns erros

Kiki teu topico de batidas ficou 10

vcs já viram mauricio masuda no you tube
ele é professor e toca pacas e disse que aprendeu com revistinhas de banca

eu vou tentar

LoU guitar
Veterano
# dez/08
· votar


disposição não falta

Pardal
Veterano
# dez/08
· votar


LoU guitar

Eu to tentando aprender sozinho e gostaria de saber se é possivel chegar a um alto nivel assim ?
esse nivel alto que eu digo não é tocar bem e sim tocar muito bem por que eu acho que tocar perfeito é impossivel


Tocar perfeito é possível, vide John Williams.

é impossível chegar a um alto nível sem conhecimentos advindos de pessoas de alto nível. Você poderá aprender observando ou em conversas informais, mas para isso você terá de ter constanto contato com pessoas de alto nível, o que é improvável. E ainda assim você não terá como pegar todos os macetes sozinho.

Mas o mais importante para alguém tocar bem não é ter ou não aulas, mas se dedicar muito e com disciplina, além de um treino correto.

o basico pra começar eu já sei
mas as regras de postura eu não tenho muito conhecimento eu gostaria de saber se influencia muito ou não no som e qual a postura correta


Postura é o básico, não subestime a postura. Tocar bem é mais do que tocar rápido, com sentimento, etc... Existem muitos, muitos fatores que determinam se uma pessoa toca bem, com uma prática instrumental completa, ou se é só rápido ou lírico.

Existem pelo menos sete posturas de se segurar o violão e sim elas influenciam na tocabilidade do instrumento e na projeção também. Pelo menos sete porque eu só conheço sete, então menos que isso não deve ter.

A posição clássica é a mais indicada na execução pois permite uma fixação maior do instrumento, pois há três pontos de apoio. Isso também ajuda o som a reverberar mais dentro da caixa acústica, sendo assim uma posição que permite um desempenho ligeiramente melhor acusticamente.

e tambem quero saber no movimento de batida como posicionar o braço e a mão

O antebraço, quase no cotovelo, deve ficar rigidamente apoiado mais ou menos no meio da "grande montanha" do violão. A cintura do violão deve ser apoiada sobre a perna esquerda levemente levantada por um apoio, enquanto que a "bunda" (o final das duas "grandes montanhas") fica rígida encostando na perna direita.

A mão esquerda deve ficar com o polegar atrás do braço, mais ou menos no meio dele, e não em cima. O eixo da mão deve estar preferencialmente perpendicular ao eixo do braço. Deixe sempre a mão relaxada, isso aumenta a velocidade da mão.

e se pode mexer a mão inteira o braço inteiro ou só os dedos

Pode-se fazer tudo, no violão. em geral, você terá o seu antebraço bem apoiado, então ele não irá mexer muito. O ideal é que você apenas gire o pulso para fazer batidas. Quando dedilhando, só os dedos se mexem. O ulso que fique parado.

são essas algumas das duvidas que me restam

Por ora. Você já pensou que você deve deixar as unhas da mão direita crescerem para tocar violão? Quanto que essas unhas devem crescer? Como definir o formato dessas unhas? Melhor voltar a assolar sua mente com dúvidas. Desculpe se entendi mal, mas sua frase pareceu muito pretensiosa.

Thio
Veterano
# dez/08
· votar


Cara, ouve bastante, cria. Tenta copiar...
Pega música de revistinha, aprende o que for possível, sempre se divertindo e sem se preocupar com quanto você vai aprender mas sim com o quê e como. Sempre que aprender algo, faça algo com aquilo.
Quando aprender acordes, por exemplo, não importa como, faça algo com eles.
E não tenha pressa, nunca.
=)

Bog
Veterano
# dez/08 · Editado por: Bog
· votar


Pardal

Se pudesse, votava 2 vezes nesse post.

Existem pelo menos sete posturas de se segurar o violão

Contando com a posição "tartaruga nervosa" (a que o Yamandu usa)?

hehehe

Pardal
Veterano
# dez/08
· votar


Bog

Contando com a posição "tartaruga nervosa" (a que o Yamandu usa)?

Tipo, aqui vai uma descrição tencionada e falha das quatro posições (todas sentadas):

1-Mais comum:

Com as pernas paralelas, o violão apoiado sobre a perna direita. O eixo do braço fica mais ou menos paralelo ao chão. A perna direita pode ser levemente levantada.

2-2º mais comum:

Com a perna direita cruzada sobre a esquerda, o violão apoiado sobre a perna direita. Muita gente da música popular toca assim.

3-Paco de Lucia:

Com a perna direita semicruzada sobre a esquerda, aquela apoiada pelo calcanhar desta, o violão sobre a perna direita. Paco de Lucia toca assim.

4-Chorões e sertanejos de raiz:

Com as duas pernas paralelas, o violão sobre o colo da perna direita. Note-se que o braço direito deve fazer força para baixo para o violão não cair, segurando o violão. Horondino da Silva tocava assim.

5-Clássica masculina:

Com a perna esquerda levemente levantada, o violão com a cintura apoiada sobre a perna esquerda, a "bunda" na direita. Mais o apoio do antebraço direito, ficam três pontos de apoio, o que é uma grande vantagem. Até eu toco assim, o Álvaro Henrique e o ricre também. Fábio Zanon é um exemplo de grande nome que toca assim mas, basicamente, todo mndo do erudito, com raras exceções, toca com essa posição.

6-Clássica feminina:

Com a perna esquerda levemente levantada, a perna direit\ com o joelho embaixo da perna esquerda. O violão apoiado na perna esquerda. Ideal para mulheres, que fica muito feio tocar com a masculina (sério). Além do mais, na masculino corre o risco de rasgar a saia... Ida Prest tocava assim (Quem é Ida Prest??? Antes da época do Segóvia, foi a maior musicista de violão do mundo, à frente de Tárrega sem dúvida. Timbre maravilhoso, imbatível na época de cordas de tripa. Sofreu preconceito e por isso quase ninguém sabe nada dela, só porque era mulher. Mas tem vídeo no youtube...)

7-Posição Clássica unissex:

Essa é chique, bem! (rsrsrsrs) Perna esquerda cruzada sobre a direita, violão aoiado na perna esquerda. Fica desconfortável no começo, mas é muito boa pra quando você não tem um banquinho (apoio de pé, escabelo, estrado, como quiser), melhor que a posição espelhada (na minha humilde opinião). Da próxima vez, leve o apoio de pé.

Carina K
Veterano
# dez/08
· votar


Pardal
tem fotos ou videos dessas posições?

Pardal
Veterano
# dez/08
· votar


Carina K

tem fotos ou videos dessas posições?

Alguns vídeos você pode pôr no youtube para achar. Mas não sei de uma fonte específica... Teria de fazê-la, tirando fotos aqui em casa. É possível.

Carina K
Veterano
# dez/08
· votar


Pardal
vlw pelas dicas ^^

C. Nascimento
Veterano
# dez/08
· votar


Ainda estou tentando aprender, vamos dizer que estou no inicio, porém com certeza um professor será muito fundamental não é.

Eu aprendo sozinho, não vamos dizer que aprendemos sozinho, pois o material de nosso estudo vem de alguém mais entendido, logo vem da NET, fórum, etc..

Então não aprendemos sozinho rsrsrs...
Aprendemos à distancia!!!

Abraços.

qew
Veterano
# dez/08
· votar


Carina K
tem fotos ou videos dessas posições?

hummmmmmmmmmmmmmmmmm!

[/OT]

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Eu sou "alto de data"!

LoU guitar
Veterano
# dez/08
· votar


eu tambem queria umas imagens pra ficar mais claro
principalmente da colocação do braço sobre o violão e posição do punho

LoU guitar
Veterano
# dez/08
· votar


http://www.violaopro.com.br/revista/violaopro/video.asp?NSHcSJWhQPDpQn zNvMyC

nesse video o cara ensina a postura direitinho só que é em ingles mas dá pra entender

flavio
Veterano
# dez/08
· votar


toco guitarra a 6 anos e aprendi sozinho.

gtrlv
Veterano
# dez/08
· votar


Estou aprendendo por conta própria com a ajuda de métodos. É difícil pra caramba, mas a gente consegue!

jlrocha
Veterano
# dez/08 · Editado por: jlrocha
· votar


vamos dizer que sim e que não... sim é possivel saber tocar bem sozinho sim é... mais o caminho é mais longo e demorah mais pra assimilar certas coisas ou até mesmo termos... por outro lado com aulas tudo se torna mais facil e rapido , as vezes não é nem pelo que vc vai aprender na pratica mais oq vc vai aprender conversando e trocando informações com um professor... fora que com o tempo certas curiosidades vão surgir e vc vai querer ter a quem perguntar...

fora que musica vai muito alem de tocar... da pra contar nos dedos quantos aqui que aprenderam sozinhos vc coloca uma partitura na frente de uma musica que ele nunca ouviu na vida e o cara sai tocando... vc quer ter esse poder?? aprenda musica e não a simplesmente tocar...

TG Aoshi
Veterano
# dez/08
· votar


quem aqui aprendeu a tocar sozinho

De uma certa forma, sim, e ainda continuo no mesmo caminho... Mas eu não me orgulho nem um pouco disso.

Mas o mais importante para alguém tocar bem não é ter ou não aulas, mas se dedicar muito e com disciplina, além de um treino correto.
E se me permite, ainda acrescento, MUITA paciência, MUITA auto-crítica, ser atencioso e observador, e por fim, e mais importante, não ter preguiça de pensar.

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/08
· votar


MauricioBahia
Eu sou "alto de data"!


Já se aposentou por idade?rsrsrsrsrsrrsrrs
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/08
· votar


gtrlv
Estou aprendendo por conta própria com a ajuda de métodos. É difícil pra caramba, mas a gente consegue!

Com um pouco de persistencia e boa vontade voce consegue ir bem longe. Mas se puder ter um professor, o seu caminho será bem mais curto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a quem aqui aprendeu a tocar sozinho