Dúvida - iniciante

    Autor Mensagem
    Stam
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Stam


    Boa tarde pessoal!

    Estou me interessando por violão.

    E aqui em casa temos um Di Giorgio Signorina n° 16 de 2002 e resolvi pegar ele pra aprender um pouco de violão.

    Só que ele está com uma corda arrebentada. então queria saber qual o melhor encordamento de Nylon indicado pro meu caso?
    Qual marca? Tensão apropriada pra iniciante e que também não seje muito cara.
    Vlw pessoal

    RockGuy
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Cara, eu tenho um violão faz cinco anos e nunca precisei trocar as cordas dele, por isso eu não sei nem a faixa de preço do encordoamento.

    Quanto à marca, tem a Elixir, a Rouxinol e várias outras aí. O importante é não se basear muito em preço baixo, mas sim no custo-benefício.

    Qual marca? Tensão apropriada pra iniciante e que também não seje muito cara.

    Não existe "seje", mas sim "seja".

    Falou, até mais.

    Stam
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Liga não cara, é que quando digito na net às vezes acontece de digitar palavras e verbos com grafia incorreta. Mas é assim, vivendo e aprendendo. Valeu pelo alerta
    e
    pela opnião!

    Aguardo mais opniões pessoal!
    Flw

    Pardal
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Stam

    D´addario não seria ruim, mas Gianinni tem qualidade semelhante àquela, quando esta está na faixa dos R$20,00, a série normal. A Gianinbni ficaria uns R$15,00.

    Não compre Canário, é um lixo.

    E bem-vindo ao Fórum!

    RockGuy

    eu tenho um violão faz cinco anos e nunca precisei trocar as cordas dele,

    E você já tocou nele? Você toca violão com que freqüência? Mesmo preservando as cordas, conservando da forma correta, um acordoamento não dura mais que três meses no meu violão... O máxmo que ficou foi no reserva (sim, tenho um violão reserva, inclusive já tive a oportunidade de usá-lo), dois anos e estava um horror a situação das cordas.

    RockGuy
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Pardal

    Cara, toda semana eu toco violão.
    As cordas são de nylon, e estão impecáveis. Eu estava até pensando em trocar mas vi que não tinha necessidade. Estranho né?

    Stam
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Pardal

    Se eu fosse comprar uma Gianini, que modelo é este que está 15 reais? é a MPB?

    e esta d'addario, que série é essa normal?
    Quanto está uma Pro arte por exemplo?
    eu queria comprar algo assim até 20 reais mesmo, com um custoxbenefício bom entende.
    Flw

    Pardal
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    RockGuy

    Cara, toda semana eu toco violão.

    Eu toco todo dia, quatro horas pelo menos. Uma vez por semana, duas três? Você não foi muito específico... Mas tudo bem.

    Stam

    A Gianinni mais simples, a D´adario também. A pró-artè está em torno de 32 reais. Mas se você pretende entrar no violão clássico de cabeça, mesmo agora no começo, recomendo Savarez (R$50,00) ou Augustine ou HannaBach (Minha preferida, mas não vende no Brasil, tem de importar).

    kiki
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    RockGuy
    bom, eu não sou profisisonal como o pardal, todo só em casa, mas após uns 3 meses acho que o som das cordas ficam imprestáveis, além de muito dificil de afinar.
    quando tenho dinheiro troco mais ou menos neste prazo de 3 meses, se não aguento mais.
    mas isso depende do nivel de exigencia do musico...

    Stam
    da giannini eu te recomendo o classico, o mpb eu não gosto muito não. é um pouco mais caro, mas acho que ainda custa menos de 20.
    eu gosto da daddario tambem, acho um pouco melhor que a giannini, dura um pouco mais, mas tem andado caro pois é importado.

    uma dica: na hora de trocar as cordas, preste atenção como estavam presas. e use a busca, que eu lembro de ter visto um tutorial de troca de cordas com fotos, aqui no forum, muito bom. trocar cordas de nylon exigem um pouco de manha.

    Stam
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    kiki
    E qual tensão eu usaria?
    média?
    flw

    Rock Charles
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    eu também sou iniciante, e queria saber se tem algum dicionário, ou algum guia com as expressões usadas nas cifras, pois estou me batendo com algumas...

    RockGuy
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Pardal

    Antes, nos meus tempos de ócio, eu tocava violão umas 4 vezes por semana, mas agora, já que estou trabalhando (infel.... felizmente) fica muito difícil tocar violão ou guitarra... só no fim de semana e olhe lá.

    Mas, quanto as cordas... é sério, não sofreram nenhum desgaste, o som está bom, e (pasmem!) em 5 anos, eu afinei as cordas umas 3 vezes no máximo... Estou me convencendo que esse violão retém algum poder sobrenatural... à noite eu até posso ouvi-lo tocando algumas músicas... eu hein!

    Bog
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    RockGuy

    Sinceramente, eu acho que não são as cordas que estão perfeitas, e sim o teu ouvido que está imperfeito. :P

    Heheheh, sério, não tem como ficar intacto em 5 anos. O que acontece é que o ouvido acostuma, e você passa a ACHAR que o som está igual, quando na verdade está beeeem diferente.

    Stam
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Stam
    · votar


    Pessoal! Pelo visto devo comprar a D'addario Pro Arte ou a Giannini Clássica!
    vai depender do preço da loja que eu for comprar. Então, o pessoal que já usou ou usa estas cordas o que acham delas?
    E qual tensão devo comprar? Sou iniciante e não quero arrebentar meus dedos assim de cara não, rs. acham melhor uma de tensão média? pesada?
    Flw pessoal.

    Stam
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Pessoal Achei uma loja aqui no Rio vendendo a Giannini Clássico com tensão leve ou alta por R$ 13,00. Só que está em falta a média. Devo comprar uma de alta tensão mesmo. Queria saber se ela é um bom custoxbenefício e se está com um preço bacana. Eu achei que sim.
    Flw

    strmaker
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    violão Signorina que eu saiba é feito para cordas de nylon, nunca tive um, mas acredito que seja.

    eu sou um apaixonado pelas cordas Elixir.

    Bog
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Stam

    Cuidado! Muitas vezes, "tensão leve" é a normal, hahaha...

    Cordas de nylon eu não sei, mas a tensão mais comum (de longe) para cordas de aço é aquela com a mizinha 010. E acredite ou não, esta é a tensão "extra-leve"!!!

    Bog
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Stam

    Ah, e eu acho essas Giannini são um bom meio-termo para cordas - não são horríveis, mas também não são caras. Aqui no Japão, a corda "médiona" é a D'addario.

    E nem pense em fazer como o colega ali que deixa o violão por 5 anos com as mesmas cordas. É bom trocar regularmente. ;)

    Private Pyle
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Compre giannini clássico tensão alta, que dá pro gasto.


    Não se acostume a tocar com tensão leve. São uma droga e não têm praticamente diferença de "esforço" pras pesadas se a sua técnica estiver adequada.

    Private Pyle
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    RockGuy

    Cara, toda semana eu toco violão.

    RockGuy
    faz cinco anos e nunca precisei trocar as cordas dele

    As cordas são de nylon, e estão impecáveis.


    Aposto minha vida que não.

    Stam
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Boa noite pessoal!
    então, acabei comprando Giannini clássico Tensão Extra Pesada, pois não tinha a Pesada. Fiz uma boa compra com 13 reais? Será que eu me adapto? rs, espero que sim!
    Amanhã de manhã devo coloca-las e qualquer coisa falo com o pessoal aí.

    Outra dúvida, Qual o lado que eu coloco as cordas? As primas vem com uma ponta transparente meio rocha, este lado vai para as tarrachas? e as outras 3 que são revestidas de metal vem com uma ponta meio molenga, este lado vai pra tarracha?

    Flw pessoal!

    Private Pyle
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Stam
    Tanto as pontas roxas quanto as molengas vão pro cavalete.

    Schiavon0
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Stam
    Giannini clássico Tensão Extra Pesada
    Extra pesada?Como iniciante vc pode sofrer um pokinho com elas xD melhor uma normal mais ja que ja comprou...
    RockGuy
    5 anos? =O se ta loko

    Stam
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Schiavon0

    Só tinha essa e a Super Extra pesada da linha clássico na loja! Tive que ir nela. Ainda mais tenho a mão meio pesada pra violão, o ruim vai ser acustumar os dedos da mão formadora de acordes(no caso a esquerda), mas blz. A Pro Arte só tinha tensão leve e também tava o dobro do preço desta. Mas vamos ver rs.

    Flw

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # mar/08
    · votar


    RockGuy
    Cara, eu tenho um violão faz cinco anos e nunca precisei trocar as cordas dele, por isso eu não sei nem a faixa de preço do encordoamento

    toda semana eu toco violão

    soh se for toda semana de carnaval e olhe lah!

    :p

    Schiavon0
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    A Pro Arte só tinha tensão leve e também tava o dobro do preço desta
    pow vc tem sorte xD onde eu moro a pro art custa uns 30reais com disconto^^mais ta bom sim se vc n se acostuma dps vc troca

    Stam
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    E ae pessoal! Blz! Troquei as cordas! Utilizei o método de um site que postaram aí que tem umas fotos ensinando. Foi tranquilo.
    Em relação a tensão, da pra se adaptar tranquilo. Só que Fiquei meio encucado com uma coisa. Não está pegando afinação. Até pega, mas sai rápido. Será que eu errei aqui ou é pq as cordas são novas? Flw

    Bog
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Stam

    É comum corda de nylon demorar um pouco para pegar a afinação.

    Private Pyle
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Stam
    Ainda mais tenho a mão meio pesada pra violão, o ruim vai ser acustumar os dedos da mão formadora de acordes(no caso a esquerda)

    Cuidado! A força pra apertar as cordas na mão esquerda não deve ser maior que a força que um bebê usa pra segurar um dedo, por exemplo. Mais do que isso não serve pra nada além de causa tendinite.

    Se trateja quando você segura fraco, veja se o seu dedo não está muito longe do traste.

    Private Pyle
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Stam
    Toque muito e afine muito que, no máximo, em um dia ou um dia e meio, as cordas vão segurar bem a afinação.

    Stam
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Ok pessoal! Vlw Vou ir tocando e afinando até ficar bom! Pensei que esta extra pesada fosse ruim pra apertar, mas até que ta dando tranquilamente. Não está incomodando mto não.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida - iniciante