Dúvida Iniciante. (Algum Veterano Ajuda)

    Autor Mensagem
    C. Nascimento
    Veterano
    # set/08 · Editado por: C. Nascimento


    Bem, sempre tive vontade de aprender a tocar violão, e semana passada eu criei coragem e comprei um para mim, só que eu não sei como e por onde escolher o tipo de música que vou seguir.

    Tenho um irmão que toca Violão/Guitarra há mais de 15anos só que o mesmo esta morando em outro Estado. Eu já tenho alguma noção de violão, já toco algumas músicas. ( Música fácil é claro)

    Andei pesquisando sobre Violão Erudito e notei que para aprender esse estilo, um professor é fundamental, Música Classica a mesma coisa, pois essa coisa de Partitura é meio dificil.

    Eu agradei da Bossa Nova, gostei do modo como se toca a mesma, então resolvir partir para esse ramo, o que vocês acham?

    Como começar aprendendo esse método (Bossa Nova)?
    Se alguém tiver um bom material eu acradeceria muito.

    Agradeço desde já e será que alguém com quase 30anos aprende violão ainda? rsrs Abraços!!!

    Pardal
    Veterano
    # set/08
    · votar


    C. Nascimento

    Bem-vindo ao FCC!!!

    Bom, basicamente, música erudita e clássica são e não são a mesma coisa. Quando se fala em violão erudito, é a mesma coisa que se falar em violão clássico. Mas o clássico na música é um período de tempo, nahistória, e música erudita é toda a música composta à partir de erudição.

    Partitura é um mito: é muito fácil. é um gráfico: no eixo x, temos a variável tempo, e no eixo y temos a variável altura. Apenas que o sistema de grafia não é cartesiano...

    Eu agradei da Bossa Nova, gostei do modo como se toca a mesma, então resolvir partir para esse ramo, o que vocês acham?

    Cara, vai fundo, eu amo bossa-nova, é muito bom!!! Só que tem algumas coisas complicadas...

    Agradeço desde já e será que alguém com quase 30anos aprende violão ainda? rsrs Abraços!!!

    Tive um excelente professor de violão, que cobrava 60 reais a hora de aula (só tive quatro aulas com ele, direto, foi presente de natal...). Ele tocava tudo: eu tinha treinado uma música no mês inteiro e tava ruim, ele tirou de ouvido na minha frente, perfeitamente tocado. Ele começou a aprender violão com 36 anos. Sim, ainda dá, seja bem-vindo ao mundo das seis cordas!!!

    C. Nascimento
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Obrigado Pardal, tenho notado que o senhor é bem prestativo aqui no fórum, continue assim.

    Acho que vou partir para a Bossa Nova mesmo, e de mês em mês, vou la no meu irmão, tirar dúvidas.

    Só pra inicio, por onde começar a estudar Bossa Nova? Dedilhamento?

    Pardal
    Veterano
    # set/08
    · votar


    C. Nascimento

    Obrigado Pardal, tenho notado que o senhor é bem prestativo aqui no fórum, continue assim.

    Senhor??? Eu só tenho 21...

    Só pra inicio, por onde começar a estudar Bossa Nova? Dedilhamento?

    Com certeza não... O ritmo é uma das características mais fortes da bossa-nova. A levada, como chamamos, que conta com alternância entre o golpe de polegar e o golpe dos indicador, médio e anlear em plaquet (tudo junto, ao mesmo tempo), é o segredo para um bom acompanhamento, suave e característico. Se você quiser começar a treinar o polegar (o que seria interessante), faça assim:

    Apóie o violão no seu colo, como faz costumeiramente. Pode, se preferir, colocá-lo como na época era feito: cruze a perna direita sobre a esquerda e apóie o violão na perna direita. A seguir, deixe o braço levemente inclinado, como se o violão estivesse apontando para cima, em diagonal. Coloque o começo do braço direito sobre a quina entre a lateral do violão e o tampo, e segure firme. É o peso mais a força do braço direito para baixo que manterá o violão no lugar, e isso é importante para evitar que sua mão se mova ou erre, principalmente o polegar. Em algum tempo, você deve desenvolver um pequeno calo nesta parte do braço, o que é normal e desejável.

    Não vamos trabalhar a mão esquerda agora, mas pode usá-la para segurar o braço do violão, na ponta, para não cansar demais. Apóie o indicador na corda sol (3º), o médio na si(2º) e o anelar na mi (1º). Eles apoiarão a mão, para evitar que ela se movimente. O ideal é que o pulso da mão direitanão se mova com nenhum movimento que você faça, pois se a mão se mover, você provavelmente terá de reposicionar a mão para acertar as cordas, ou irá errar a levada (em outras palavras, vai perder a mira dos dedos).

    Agora, vamos começar a trabalhar o polegar. Note que o polegar não precisa arquear, formando um ângulo entre as falanges: ele deve ficar reto quando golpear a corda. Começe golpeando uma corda: a 6º, por exemplo ("Mizona"). Golpeie-a várias vezes, dando um intervalo regular entre os golpes, e sem muita força ou velocidade: o objetivo é você automatizar o movimento e, portanto, quanto mais vezes você acertar, melhor, e quando mais vezes você errar, pior. Mantenha, portanto, na cabeça: não posso errar...

    Agora vamos passar para a corda lá (5º). Vamos fazer várias vezes também, bem devagar. Não vai ser da noite para o dia que você vai virar um Almir Chediak, então tenha paciência (um dia você chega lá sim, calma...).

    Não vamos passar para a corda ré (4º): vamos alternar. Agora que temos bem decoradas as posições da 6º e 5º corda, vamos tocar as duas, em momentos alternados. Novamente, evite errar. Temos de treinar isso pois esse movimento é importante para a alternância das notas de baixo, como ocorre em todas as músicas de bossa-nova para violão. Toque uma vez a 6º, depois uma vez a 5º, e repita. Novamente, faça devagar, tente manter uma distância de tempo igual entre os golpes, vá com calam. Lembre de fazzer força pra baixo com o braço direito, e não soltar os dedos indicador, médio e anelar das primas.

    Bom, pra começar está bom... Depois eu posto mais, ok?

    qew
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Dúvida Iniciante. (Algum Veterano Ajuda)

    até gostaria de ajudar, mas, no entanto, sou "membro novato"...

    C. Nascimento
    Veterano
    # set/08
    · votar


    O "Senhor" foi por educação mesmo rsrs..

    Sim eu faço esses exercicios, muito bom. Obrigado novamente!!!

    Fuinhosila
    Veterano
    # set/08
    · votar


    C. Nascimento
    desculpa mas,


    C. Nascimento

    que audácia
    hiuahiuahuiahauihauihauihauihaiu

    Mestre Slash
    Veterano
    # set/08 · Editado por: Mestre Slash
    · votar


    C. Nascimento como tu já sabe tocar algumas músicas (como disseste), é bom procurar se familiarizar com os "acordes complicados". As fontes de pesquisas que eu recomendo são os songbooks de Almir Chediak que voçê encontra em livrarias ou para baixar na net mesmo ( http://www.4shared.com/network/search.jsp?searchmode=2&searchName=song book ) faz um pesquiza nesse site que tem muitos, não sugiro site de cifra pois alguns (há diversas exceções) possuem modificações feitas pela pessoa que postou ou outras, com a intenção de facilitar na execusão,e essas modificações nem sempre são compreendidas pela maioria.

    Essa foi minha dica de referência.

    Paciência e boa sorte.

    Pardal
    Veterano
    # set/08
    · votar


    C. Nascimento

    Sim eu faço esses exercicios, muito bom. Obrigado novamente!!!

    Que bom. Não tanto, eu fiz um textão e fui redundante... Mas disponha. Como disse o Mestre Slash, o Almir Chediak tem bastante coisa, vários songbooks de bossa-nova, Tom Jobim e muito mais. Bossa-nova em geral não tem uma música mais fácil, todas tem mudanças de acorde relativamente rápidas, com acordes usando os quatro dedos... É um bom treinamento, mas difícl quando se começa. Ah, lembre-se de tocar sempre devagar, não precisa tocar rápido. O importante é acertar, quando estiver treinando.

    C. Nascimento
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Mestre Slash
    Obrigado amigo, muito grato com o fórum, espero um dia ajudar também. Abraços

    C. Nascimento
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Pardal

    Obrigado novamente.
    Irei baixar o conteudo referido aqui, até breve caros amigos!

    Random_Rampager
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Eu comecei a tocar com 26. Não que eu toque alguma coisa que preste, mas enfim...
    Vou aproveitar que o amigo Mestre Slash postou aqui e baixar uns songbooks tb :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida Iniciante. (Algum Veterano Ajuda)