reforma de um bandolim! semi luthieria

Autor Mensagem
kiki
Moderador
# dez/07


pros milhares de fãs ávidos por novidades luthieristicas, estou iniciando um projeto meio maluco que eu tinha em mente:

http://www.kiyoto.xpg.com.br/bandolim/

a página ainda tá em desenvolvimento, precisa explicar melhor tudo, mas resumindo é o seguinte:

eu tenho um bandolim caseiro, construído pela minha mãe há mais de vinte anos (antes de eu nascer). ele foi feito com um braço de bandolim de verdade, e com um corpo de capacete (!).

minha mãe já é falecida, então não sei detalhes sobre sua história. mas perguntei ao meu pai e ao meu tio, e ambos afirmaram que o som dele nunca foi grande coisa. provavelmente a caixa deixava a desejar, afinal ela não era luthier (nem eu sou).

mas desde que eu o conheço, está sem tampo. não sei o motivo, mas resolvi reforma-lo pra deixar utilizável.
tenho dois pontos de partida:
-aproveitar o braço, que é a parte mais complicada de um instrumento de corda;
-manter o corpo de capacete, pelo valor historico/artistico/sentimental.

mais tarde continuo a detalhar.

Dr.Pacheco
Veterano
# dez/07
· votar


kiki

Entra nesse site www.brazilianguitar.net
se cadastra e procura a parte de lutheria do forum que lá tem muitos luthieres brasileiros famosos que podem opinar a respeito!

Apesar de estranho achei interressante o bandolim-capacete!

Qual é o som dele?

Dr.Pacheco
Veterano
# dez/07
· votar


Deve ter um som um tanto quanto esquisito não?!

Spike good
Veterano
# dez/07
· votar


Ora o capacete é feito de fibra não? hehehehe interessante, você já começou a fazer o tampo...será feito de qual material, couro?
abraços.

Spike good
Veterano
# dez/07 · Editado por: Spike good
· votar


...

kiki
Moderador
# dez/07
· votar


olá. desculpem, as fotos do site ainda vão ser acompanhadas de texto, só não tive tempo de escrever ainda.

o som eu não sei, nunca ouvi ele. o capacete não é de fibra, é de plastico mesmo.
mas essa é uma das partes que eu quero discutir com a galera aqui (e quem sabe la no forum do brazilianguitar): o som do plastico, como ficaria?

Dr.Pacheco
valeu pelo site. vou ver com calma depois!

kiki
Moderador
# dez/07
· votar


bom, quem quiser ler, eu expliquei as fotos da pagina

http://www.kiyoto.xpg.com.br/bandolim/

acho que agora vai dar pra entender um pouco mais.

gualtersouza
Veterano
# dez/07 · Editado por: gualtersouza
· votar


kiki
Agora vai dar uma de McGuiver... heim..
Boa iniciativa. A parte de fixacao das cordas normalmente eh chamada de ponte... no capacete eh a aba (hehehehe).
Vamos acompanhar a arte, depois voce grava algo.
Abc

Pardal
Veterano
# dez/07
· votar


kiki

Um professor meu de flauta doce fez experimentos em construção de instrumentos de cordas e descobriu que isopor (isso mesmo, você leu isopor) como tampo produz um volume muito alto e com boa projeção.

Dr.Pacheco
Veterano
# dez/07
· votar


kiki

Vc disse que num é luthier mais fez uma guitarra elétrica?!

Dr.Pacheco
Veterano
# dez/07 · Editado por: Dr.Pacheco
· votar


kiki

Quando vc conseguir acabar o bandolim-Capacete! Se puder grave alguma coisa pra gente ver como ficou o som!

Dr.Pacheco
Veterano
# dez/07
· votar


kiki

Tente fazer o tampo de madeira mesmo. Ve se arruma uma madeira que seja boa e mais em conta.Pois o tampo de pvc deve ficar com um som ruim não?!

kiki
Moderador
# dez/07
· votar


Dr.Pacheco
Vc disse que num é luthier mais fez uma guitarra elétrica?!
só uma, e nem sei regular...

Quando vc conseguir acabar o bandolim-Capacete! Se puder grave alguma coisa pra gente ver como ficou o som!
com certeza!

Tente fazer o tampo de madeira mesmo. Ve se arruma uma madeira que seja boa e mais em conta.Pois o tampo de pvc deve ficar com um som ruim não?!
então, o lance do tampo de madeira é que é meio dificil de colar no plastico. eu achei que o pvc seria interessante, mesmo correndo o risco de não soar tão bem.

alias, é esta a grande questão agora, que eu queria saber do pessoal aqui do forum...

valeu pelos comentários!

Dr.Pacheco
Veterano
# dez/07
· votar


kiki

Realmente deve ser meio difícil de prender no plástico.

Tente a opção que o Pardal sitiou acima, o isopor.

Afinal é um experimento então, se não der certo basta tentar novamente com outro material!

Dr.Pacheco
Veterano
# dez/07
· votar


É tentando que se consegue não?!

kiki
Moderador
# dez/07
· votar


Pardal
Um professor meu de flauta doce fez experimentos em construção de instrumentos de cordas e descobriu que isopor (isso mesmo, você leu isopor) como tampo produz um volume muito alto e com boa projeção.
eita!

Dr.Pacheco
Afinal é um experimento então, se não der certo basta tentar novamente com outro material!
É tentando que se consegue não?!
é, acho que vale tentar sim... isopor é bem barato.

Pardal
Veterano
# dez/07
· votar


kiki

eita!

É mole? É mole, mas sobe!

O ideal é que você compre as madeiras. Não precisa comprar nada muito nobre, pode ser pinho brasileiro ou pinus mesmo (este último é muito usado em forros) para fazer o tampo, por exemplo. Ah, e lembre que a caixa acústica deve resistir tensão de oito cordas de aço, portanto não pode ser fraquinha!

Dr.Pacheco
Veterano
# dez/07
· votar


E ai kiki como anda o projeto?

kiki
Moderador
# dez/07
· votar


Dr.Pacheco
ih, agora tou parado, to de ferias... no começo de janeiro devo retomar!

vou tentar essa hipotese de isopor... e depois o pvc.

mas valeu por perguntar. quando houver alguma novidade vou postar aqui!

gualtersouza
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
Salve, parceiro.
Sugiro não utilizar o pvc, pois ele é afetado pela luz (resseca ao longo do tempo de exposição à luz, tornando-se quebradiço).
Quanto ao isopor, tenho minhas reservas. Mas vale como aprendizado.
Eu te sugiro seguir as indicações tradicionais de usar madeira.

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


gualtersouza
Salve, parceiro.
salve!

Sugiro não utilizar o pvc, pois ele é afetado pela luz (resseca ao longo do tempo de exposição à luz, tornando-se quebradiço).
olha, bom saber. não sabia disso.

Quanto ao isopor, tenho minhas reservas. Mas vale como aprendizado.
sim, pretendo fazer algum teste reversível, só pra ver o que dá. se ficar bom, até deixo um tempo.

Eu te sugiro seguir as indicações tradicionais de usar madeira.
pois é, essa era a minha ideia no começo. o problema é o lance de colar madeira no plástico.

valeu!

ainda não tive pique de retomar as atividades depois do feriado, mas aguardem que eu posto algo em breve.

Dr.Pacheco
Veterano
# jan/08 · Editado por: Dr.Pacheco
· votar


kiki

Esse negocio de colar no plástico vai ser algo bem difícil mesmo.

Por que quase nada vai colar.

Você vai ter que sair experimentando para ver o que realmente vai prender.

Spike good
Veterano
# jan/08
· votar


Cola de silicone cola...vai na fé.

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Dr.Pacheco
Você vai ter que sair experimentando para ver o que realmente vai prender.

pois é, é o que eu pretendo

Spike good
cola madeira no plastico? que tipo é essa cola de silicone? não é aquele lance de vedar pia e vidro, ne?

do-bandolim
Veterano
# jan/08
· votar


KiKi

É isso aí cara!! continue tentando!!! Quanto ao som que vai sair...não sei qual será. Mas as grandes coisas foram descobertas através de pesquisa, erros e acertos!! Talvez não venha a ser propriamente um bandolim em toda sua originalidade, mas quem sabe você consiga algo diferente e bastante original, com aquele som que vai deixar o pessoal curioso pra saber o que é. Sucessos pra você.

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


do-bandolim
valeu! é esse o espírito mesmo. como eu já não tinha um bandolim, eu não tenho muito a perder!

Spike good
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
Cola de silicone cola tudo até vidro, serve como vedação também, mas acho que esses utilisados para pia é o durepox.
A cola de cilicone voce encontra em papelaria, voce vai precisar dos seguintes equipamentos:

1- cilindros de cilicone, que são bem baratos custam alguns centavos.
2- Uma pistola para poder derreter o cilicone e usa-los, a pistola deve estar em torno de R$ 30,00 reais e é bem util no dia dia voce sempre vai precisar dela para alguma coisa.

Já que voce está testando materiais acho que será uma boa tentar essa, boa sorte.

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Spike good
é aquela cola quente? que usa uma pistolinha preta e uma barra branca meio transparente que vai derretendo?

se for, eu conheço.

do-bandolim
Veterano
# jan/08
· votar


KiKi

Experimente araldite, talvez dê certo. Aliás, porque você não faz um teste com as amostras (madeira, plastico, isopor, cola etc) em separado? aí sim você poderá decidir qual será o material e a cola própria para o seu projeto. Manda ver amigo!!!!

Spike good
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
é isso mesmo...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a reforma de um bandolim! semi luthieria