O que vocês acham do bandolim?

    Autor Mensagem
    Matheusbrochi
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Matheusbrochi


    É legal, chato, fácil, difícil, complicado ou não de tocar?
    Qual é melhor, mais fácil de tocar e com o som mais bonito?Bandolim ou banjo?

    Obrigado.

    kiki
    Moderador
    # abr/08
    · votar


    Matheusbrochi
    olha amigo, eu acho que voce postou no forum errado.
    voce postou no de sax...

    peça na central de ajuda pra transferir este tópico pro forum de violão, que é o mais proximo.

    É legal, chato, fácil, difícil, complicado ou não de tocar?
    Qual é melhor, mais fácil de tocar e com o som mais bonito?Bandolim ou banjo?

    dificil qualquer instrumento é. não existe mais facil ou mais dificil. depende mais do tipo de musica que voce quer tocar, e da facilidade que voce tem.

    eu prefiro bandolim, pois tem mais a ver com música brasileira. usa-se muito em choro e afins, eu gosto.
    banjo é mais comum na música norte americana, country e etc.

    Matheusbrochi
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Obrigado Kiki, já mandei uma mensagem para o moderador.
    E obrigado pela resposta à pergunta.

    maggie
    Veterana
    # abr/08
    · votar


    ok

    haroldoeguchi
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    eu tentei tocar bandolim numa loja de instrumentos outro dia. Achei extremamente difícil, mas deve ser questão de costume. Quanto ao som, gosto bem mais do som do bandolim do que do banjo. Mas deve ser porque gosto bastante de choro.

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Nunca toquei mais deve ser extremamente difícil,já que são cordas duplas e tem hora que vc so toca uma, e ainda por cima com palheta oq torna a coisa ainda mais difícil.

    Vale a pena aprender pelo lindissimo som que o instrumento possui,procure escutar Jacob do Bandolim e vc vai querer aprender a tocar na hora!

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Nada como uma roda de choro com um 7 cordas fazendo as baixarias o violão de 6 fazendo a base,um pandeiro e o Bandolim como instrumento solo.E dependendo do gosto do fregues ainda da pra adicionar: Flauta,clarinete,cavaco e etc.

    Floydiano
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Floydiano
    · votar


    Quanto à questão da tocabilidade do bandolin eu não posso opinar, mas é um instrumento bem legal, tive até pensando em pega um tempo atrás.

    Atum Bluesman
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    kiki
    O banjo que ele está falando é o banjo pra pagode, é diferente do de musica Country.

    kiki
    Moderador
    # abr/08
    · votar


    Atum Bluesman
    O banjo que ele está falando é o banjo pra pagode, é diferente do de musica Country.

    sei, um que é do tamanho de cavaquinho...
    mas o som é mais estalado, mais estridente mesmo assim, ne?
    eu só toquei em loja, mas o bandolim me parece um som mais macio... sei la.

    Matheusbrochi
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Obrigado a todos pelas respostas.
    Continuem postando.

    do-bandolim
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Olhe amigo, é como o Kiki disse: não existe instrumento fácil. O que existe é persistência, esforço e dedicação; aliás um bom professor é fundamental também. Eu adoro chorinho, tanto que até comprei um bandolim pra mim também, mas infelizmente aqui no interior não existe conservatório, e também não conheço nenhum professor de bandolim. Enfim, toco de ouvidão mesmo. O instrumento tem a mesma afinação do violino, ou seja MI LA RE SOL, e o som é bastante agradável, muito melodioso e choroso por sinal, sendo usado tanto para solos, quanto para harmonia. Agora, a parte mais dificil do instrumento é em relação à tecnica empregada, mas se conseguir encontrar um professor, você irá tirar de letra, basta dedicação. Em relação ao banjo, nunca toquei, mas acho bonito também, mas são instrumentos com sons e peculiariedades distintas. Então cabe a você decidir qual será o instrumento de sua preferência, de acôrdo com o gênero de música que você propõe fazer, se é chorinho, samba, country, rock etc. e minha dica é: muito estudo e dedicação que você chega lá!!!
    Abraços e boa sorte!!!

    DENNYSRENGIER
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    do-bandolim;

    Eu toco bandolim há 15 anos e sinceramente é um instrumento que pode tocar desde música classica á mais simples música, pode-se usar o bandolim somente para acompanhamento, com acordes, apesar de não soar muito harmonico, pode ser o solista, mas ele pode fazer participação em um arranjo, este é com toda certeza a melhor aplicação.
    Há duas técnicas principais, uma delas é aquela escola americana (tipo Mike Marshall) em que se palheta como uma guitarra sem o vibrato de palheta, inclusive este estilo usa-se palhetas heavy (grossas 1,5mm) o bandolim soa seco, opaco, soa quase percursivo.
    Há a técnica portuguesa, na qual nós brasileiros a aprimoramos e que se toca as notas com muito vibrato de palheta (palhetada alternada) e palhetas de finas á media, com um som muito mais sentimental e brilhante.
    Há outras técnicas como appogiatura e legatto, porém é somente ouvir um disco de Jacob do Bandolim ou mais atual Hamilton de Holanda que já assimila as técnicas facilmente.
    Material para estudo é escasso, eu particularmente usava método de violino para o estudo das escalas e modos (possuem a mesma afinação), e partituras de choros e valsas antigas, na net acha muita coisa de fora no formato mandolim (mas tecnicamente são iguais) como acordes, escalas etc.
    No mais é um maravilhoso e abrangente instrumento, há um campo inesgotável de sons e formas para sua execução! Tanto microfonado como ligado em linha ele possui uma equalização e regulagem descomplicada, o único senão fica para a afinação, que é meio penoso fazer no começo.
    Pedais de equalização, delays e chorus são perfeitos para o bandolim, pode se usar amplis de violão, mas se tiver p.a aonde vai tocar, melhor ainda.
    Att;
    Dennys

    Private Pyle
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Eu tenho um bandolim. Toco há pouco tempo.

    Realmente a técnica, principalmente de mão direita é difícil de pegar, mas todo instrumento é.

    Eu já achava que o Hamilton de Holanda tocava muito, depois que eu comecei, não consigo acreditar no nível desse cara.

    quanto a método, tem esse que dizem que é bom:
    http://www.livrariamusimed.com.br/show_book.php?isbn=00014LUM

    Acho que vou comprar.

    Bandolim ou banjo?
    Creio que sejam instrumentos bem diferentes, com técnicas distintas. Agora não sei se você tá se referindo ao banjo ou àquele cavaquinho com corpo de banjo que usam.

    Private Pyle
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    DENNYSRENGIER
    o único senão fica para a afinação, que é meio penoso fazer no começo.

    eu acho que o bandolim tem uma tendência a ter uma escala meio desafinada. Dependendo do tom da música, eu às vez deixo um desafinadas as cordas soltas ou mesmo entre elas, pra ficar certo em outras posições.

    haroldoeguchi
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Pessoal, é o seguinte,

    tem um amigo interessado em comprar um bandolim estudo. Qual é melhor: Gianinni ou Rozini?

    As madeiras do Giannini parecem ser melhores e ele é mais bonito que o Rozini. No entanto, Rozini geralmente é considerado melhor nos instrumentos estudo. Precisava dessa resposta o mais rápido possível, antes que ele compre sem saber a opinião de quem toca.

    kiki
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    Private Pyle
    há uma frase sobre os bandolins que define isso:
    é um instrumento em que voce passa metade do tempo afinando, e metade tocando desafinado.

    o fato de serem cordas dobradas aumenta esse problema de desafinação.
    o que faz parte da caracteristica do instrumento, e torna-o tão util para solos. além de ter o dobro de som comparado a um cavaquinho (ele tem mais "ganho"), ele também tem o som dobrado levemente desafinado ("chorus" natural), o que dá a ele um timbre de destaque num grupo.

    haroldoeguchi
    não sei dizer (alias, pelo visto poucos aqui tocam bandolim mesmo).
    de qualquer forma, ambas as marcas são tradicionais, entre elas acredito que não vai haver muito problema. se estiverem na mesma faixa de preço, o lance é testar na hora da compra, e ver qual parece mais bem feito, tem melhor som, etc.

    Private Pyle
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    kiki
    o lance é testar na hora da compra

    Isso aí. Não esqueça de levar um afinador e já ir sabendo afinar. Pesquise no youtube que ensina.

    DENNYSRENGIER
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    haroldoeguchi;

    Na minha opinião, acho que os dois tem algumas diferenças (poucas mas tem):
    Giannini: muito bem acabado, boa afinação, custa um pouco mais caro, porém peca na qualidade das madeiras (mesmo sendo de tampo laminado)
    Rozini: acabamento mais rústico, suas tarrachas não seguram legal a afinação, porém as madeiras são bem melhores e mais bem tratadas.(por isto o som do rozini soa melhor).
    Sugiro se estiver em sampa olhar uns bandolins do JB e mais barato, o do carlinhos luthier que possuem boa relação custo benefício.

    Abraços;
    Dennys

    haroldoeguchi
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Meu amigo comprou um Rozini. Mas muito obrigado pelas dicas, talvez futuramente (bem futuramente) eu compre um :)

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    O Bandolim é muito usado pra solos naquelas rodas de chorinho ou em grupo de seresta, eu toco Bandolim, mas uso mais (como já disse) para solar, apesar de ter com fazer todos os acordes.
    Eu fiz um metódo pra Bandolim, com uma variação bem grande acordes, eu fiz prá poder dar aulas, e deixar alguma coisa registrada, se alguém quiser...
    Obs: Bandolim não tem nada a ver com banjo. São 04 pares de cordas e a afinação é totalmente diferente.
    Um abraço
    roselioaraujo@oi.com.br

    coroa legal
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Tenho um bandolim rozini que gosto muito de tocar. É um modelo simples,mas que é macio e tem timbre agradável. Mandei um luthier fazer uma revisão nele e ele ficou macio e com a escala perfeita.Comprei um captador de contato importado BARCUS BERRY , que eu mesmo coloquei na sua superficie( é facilimo faze-lo). Ficou muito agradável.Toca amplificado ou no modo acustico. Hoje comprei um bandolim que me suepreendeu: lindo é ótimo. Em madeiras massiças e com som alto e bonito. É acustico. è o bandolim clássico da Marquês. Se quizer poderei mandar um luthier instalar um captador nele .Gosto mais do som do bandolim que do banjo.

    coroa legal
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Revivendo o tópico. Tenho hj um bandolim Antonio Tavares de jacarandá e um Do Souto , tb de Jacarandá, ambos maravilhosos. O bandolim é um instrumento de sonoridade belíssima e que pode tocar qualquer tipo de música. Mas no choro ele é o rei. Vale a pena tocar bandolim.

    MMI
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    coroa legal

    Eu também sou fã, mas prefiro os da escola americana, de construção mais refinada com influência de construção dos violinos, mais para o estilo bluegrass. Os comuns no Brasil, tipo flatop, são legais, são bem do choro mesmo, mas gosto mais da sonoridade dos outros. Tenho 2 também um Eastman F-Style e um Gibson A-Style.

    coroa legal
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Tenho um bandolim vazado feito pelo luthier Aloysio Leivas, o Don Saviel, que é simplesmente sensacional!

    Velho Carioca
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Comprei há algum tempo um bandolim DO SOUTO de faia, que acho maravilhoso! Excelente acabamento, linda sonoridade e tocabilidade que adoro!

    Amago
    Membro Novato
    # nov/16 · Editado por: Amago
    · votar


    Nunca tentei tocar, mas vontade não falta, acho legal

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Queria um de 5 cordas...

    Velho Carioca
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    Atualmente a moda é tocar bandolim de 10 cordas. O instrumento ganha recursos! Parece-me que Rozini lançou. Os luthiers tb fabricam. É um instrumento maravilhoso!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que vocês acham do bandolim?