Bandolim e cavaquinho

    Autor Mensagem
    Nelio Magina
    Veterano
    # nov/05


    Olá! Eu já toquei um pouco de violão há algum tempo. Penso em algum dia adquirir um cavaquinho ou bandolim, pra tocar só por diversão. Gostaria de saber, do pessoal que toca um desses instrumentos, a diferença com relação ao violão no que se refere a:

    - facilidade de aprendizado e de execução dos acordes
    - capacidade para fazer harmonias
    - capacidade para tocar melodias e solos
    - receptividade do público
    - prazer em tocar o instrumento

    Obrigado!

    albertoellobo
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Boa... eu tb pretendo adquirir um bandolim um dia, pra tocar Legião Urbana, principalmente Giz e Vinte e Nove.
    Tenho essas mesmas peerguntas do Nelio Magina.

    YES
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    - facilidade de aprendizado e de execução dos acordes.

    Difícil discutir "facilidade de aprendizado", pois cada instrumento necessita do mesmo grau de estudo para que seja aproveitado em todo o seu potencial. Mas o violão possui possibilidades harmônicas muito maiores, portanto, você tem um repertório maior de acordes para realizar.

    - capacidade para tocar melodias e solos

    1o. Violão - As possibilidades harmonicas e a extensão do instrumento permitem uma maior variedade de músicas a serem soladas.

    2o. Bandolin - Possui a mesma afinação do violino. É um instrumento de solo em sua essëncia, mas não possui as mesmas possibilidades que o violão tem de juntar harmonia e solo.

    3o. Cavaquinho - Possui uma extensão pequena para solos se comparado com o bandolim. Fundamentalmente é um instrumento para ser utilizado na marcação rítmico/harmônica no samba e no choro. Mas muitas obras foram compostas para cavaquinho solo - o maior representante destas obras é Waldir Azevedo.

    - receptividade do público

    Dane-se! Mas o violão possui maior receptividade.


    - prazer em tocar o instrumento

    Isso é muito pessoal.

    Botelho
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    dquirir um cavaquinho ou bandolim,


    escolhe direito porque um é bem diferente do outro.

    adriano da silva ribeiro
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Eu comprei um bandolim da Gianinni, série estudo, pq queria tocar Legião (e agora Engenheiros). É carinho... tem um da Phoenix no site da Submarino (ele é estilo bandolim americano). O braço parece ser maior. Eu só toco acordes. A afinação, são as cordas de cima do violão, só que ao contrário: sol, ré, lá e mi. O ruim é que não dá pra fazer alguns acordes, pois as casas são pequenas e não cabem dois dedos na mesma casa. Mas eu estou adorando!

    adriano da silva ribeiro
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    E ah, esqueci de dizer: se vc quer tocar por tocar, eu recomendo a compra. Tem uns modelos da Tonante (em média 150 reias) e da Rozzini, também. O da Gianinni (entra no site) é bem básico. Eu gostei pq queria um daquela cor. Mas meu sonho é um daqueles Crafter ou Ovation (preço inviável...)Se já toca violão, fica mais fácil. Agora se vc já quer estudar (pra tocar choro, etc), são outros 500...

    karnack_jm
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: Moderador
    · votar


    <br>
    <br>
    <br>
    <br>eu tbm tenho interesse em bandolim... sou fã de Engenheiros... o mais barato eh o da tonante mesmo?!?!

    albertoellobo
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    karnack_jm
    o mais barato eh o da tonante mesmo?!?!
    Rozini e Gianbini tb são baratos, e melhores que os tonantes

    Duda81
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    alguém tem conhecimento sobre Bandolim Napolitano? é aquele de antigamente, estilo abaulado... comprei um que a dona dizia ser da avó dela que era de Portugal... diz ter mais de 100 anos... a marca dele é "Ozelli". levei à um lutiê e o cara ficou pasmo com tamanha beleza do instrumento... mesmo sem ouvir o som... ele conseguiu fazê-lo tocar novamente, e acreditem um som impressionante... e olhem que eu toco é Contrabaixo viu? gostaria de mais informações
    obrigado...

    Vinicius de Abreu
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Bandolim é um OTIMO instrumento (opinião pessoal).
    O som é extremamente lindo, qualquer música tocada num bandolim fica uma maravilha.

    Caso alguém tenha interesse em materiais, procurem sobre Jacob do Bandolim.

    kiki
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Nelio Magina
    pra quem já toca violão, aprender cavaquinho ou bandolim por conta própria é perfeitamente viável. agora, tocar bem, já são outros quinhentos.

    as afinações são diferentes (o cavaquinho é D B G D e o cavaquinho E B G D, em quintas, não como o violão que é em quartas). mas é uma questão de treino.

    pela internet se encontra algum material sobre o assunto. pretendo aprender um dia, e já dei uma buscada. não tem tanto quanto guitarra e violão, mas tem.

    Jocax
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Oi pessoal...alguem sabe como fazer do meu cavaquinho algo agradável aos ouvidos??lol

    é que o som é tão agudo...não dá para trocar por poutras cordas...de nylos...ou outras que façam do meu cavaquinho um instrumento mais grave???

    Cumps Jorge Fernandes

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bandolim e cavaquinho