Pede uma nota e conseguem tocar... como???

Autor Mensagem
Hudson88
Veterano
# jul/06


Bem, sou iniciante...

Eu vejo na TV os cantores pedem apenas uma nota (LA +, por exemplo) ai o músico consegue tocar a música inteira...

Existe alguns "grupos" de notas que sempre ou quase sempre podem ser usados???

Eu não consigo entender, alguém pode me explicar?!

PS.: Toco violão. (Ou pelo menos tento).

edmilson bueno ribeiro
Veterano
# jul/06
· votar


Nao é a nota, no caso é o tom,tipo o cara la que vc viu na televisao diz:me da um Lá Maior, dai o cara q for tocar toca as notas (acordes,etc..) que estao no tom que pertencem ao tom de La maior,pra eles tocare, no mesmo tom entendeu?

anonymous4
Veterano
# jul/06
· votar


Hudson88

Tipo man, isso é uma questão de mto estudo de teoria. Não é algo tão simples que vc vai ler aqui e sair tocando no violão.
Mas tem uma galera aqui que manja bastante e vai poder te ajudar.
Isso entra em harmonias e etc, algo meio complicado, mas depois que se aprende tu tem o mundo pela frente.
Abraços.

Hudson88
Veterano
# jul/06
· votar


hum... Então se o músico não conhecer a canção, fica quase impossível de ser tocada, certo?

Mas existe algumas notas que sempre se encaixam para determina musica? (Por exemplo, notas A B C, pra tocar musicas sertanejas).

Se existir mesmo e você souber alguns conjuntos de notas que possam ser usados, me passe por favor.

Obrigado. Estou muito grato!

Phantom Of Death
Veterano
# jul/06
· votar


Hudson88

hum... Então se o músico não conhecer a canção, fica quase impossível de ser tocada, certo?

pra isso existem partituras, onde tem os intervalos o tempo tom e notas da musica

Phantom Of Death
Veterano
# jul/06
· votar


Mas existe algumas notas que sempre se encaixam para determina musica? (Por exemplo, notas A B C, pra tocar musicas sertanejas).

depende do tom da música, procure sobre campo harmonico na busca e encontrará muitas respostas

Hudson88
Veterano
# jul/06
· votar


Putz vei... Issu tá ficando cada vez mais complicado.....

As I Lay Dying
Veterano
# jul/06
· votar


Hudson88

cara faz assim,pega uma nota de partida
por exemplo C
e conta,1 tom,1 tom,meio tom
voce vai axa a 4ª que da nota,no caso F
depois conta mais um tom,então G

isso funciona pra qualquer nota,tocado nessa ordem funciona : C,G,F

é um esquema de dominante,relativa,etc.. mas não se preocupa com nomes por enquanto

alguem me corrige se fiz alguma m*rda

flws !

Guitar_L
Veterano
# jul/06 · Editado por: Guitar_L
· votar


Hudson88
Se existir mesmo e você souber alguns conjuntos de notas que possam ser usados, me passe por favor.
Não é simples assim não amigo. Vc precisa conhecer Campo Harmônico. Dah uma pesquisada na busca q provavelmente tem bastante coisa sobre este assunto q já foi postada.
Pode parecer meio complicado num primeiro momento, mas depois q vc estuda, com atenção, vc terá um mundo de possibilidades.
Abraços

anonymous4
Veterano
# jul/06
· votar


Hudson88
Putz vei... Issu tá ficando cada vez mais complicado.....


Foi o que te disse man. Num eh qualquer baguá que sai tocando assim, requer mto estudo. Como disseram procure alguma coisa na busca que ja pode te ajudar mto.
Tente termos como "Campo Harmônico".

Hudson88
Veterano
# jul/06
· votar


Agora tá começando q ficar claro...

vlw ae todo mundo....

Obrigado....

Phantom Of Death
Veterano
# jul/06
· votar


Hudson88

de nada e boas vindas ao forum

Hudson88
Veterano
# jul/06
· votar


Hudson88
Membro Novato ¬¬

Guitar_L
Veterano
# jul/06
· votar


Hudson88
Uashuhsuasuhas fica tranquilo cara, afinal todo mundo jah foi assim \o/ Mas pesquisa lah. Esse assunto parece um bixo de 7 cabeças no início, mas vc vai adquirindo prática e no final vc percebe q se preucupou á toa ;)
Abraços

Hudson88
Veterano
# jul/06
· votar


tomara que seja assim mesmo.... por que nos forums de campo harmonico os membros ficam é brigando em vez de dar dicas...

:/

anonymous4
Veterano
# jul/06 · Editado por: anonymous4
· votar


Hudson88

Procure na pagina incial do cifraclub os cursos online, tem uns materiais interessantes.

Hudson88
Veterano
# jul/06
· votar


Eu vi issu num forum, mas quando eu tava começando a entender virou uma "brigaiada"...

C D E F G A B C
D E F G A B C D
E F G A B C D E
F G A B C D E F
G A B C D E F G
A B C D E F G A
B C D E F G A B
C D E F G A B C


Uma exelente noite pra todos!

Hudson88
Veterano
# jul/06
· votar


ai Sr [b][/b]anonymous4

eu olhei lá, super interessante mesmo...
achu que vou conseguir solucionar quase toodas minhas dúvidas lá

Obrigado, de coração.

Boa noite a todos!

tiago0101
Veterano
# jul/06
· votar


Isso é muito simples, de acordo com as notas que o cantor for "soltando" vc já sente qual dos acordes do campo harmonico que ele está pedindo.

gsprs
Veterano
# jul/06
· votar


Hudson88
fala com o panucci q ele te explica...

.:Anonimato:.
Veterano
# jul/06
· votar


gsprs

Hehehe passando a bola neh...

Hudson88

É pura questão de campo harmônico! Mt fácil de se entender! Procure e verás!

tzabegg
Veterano
# jul/06
· votar


tah, blz, eu sei CH, mas como que os cras sabem exatamente as progressões q tem q tocar? eles são TÃO foda assim?

como q eles sabem q depois do C não vem um G7 em vez do F7M????

Hudson88
Veterano
# jul/06
· votar


hehehhe....

eu tbm fiko encabulado com isso ai...

os são bem foda intaum....

hehehe

.:Anonimato:.
Veterano
# jul/06 · Editado por: .:Anonimato:.
· votar


Hudson88
tzabegg

Caras, também estou tentando descobrir isto pois aqui na minha Igreja 90% das músicas que os dois guitarristas tocam são tiradas na hora e a maioria das pessoas nem faz idéia sequer do tom em que elas vão cantar... então, meus caros, vamos botar o ouvidão pra trabalhar!

SauloMoreira
Veterano
# jul/06
· votar


Hudson88
Eh cara como muita gente jah falou o segredo eh campo harmonico... vou dar um exemplo soh pra voce se ligar:

Campo Harmonico de C:

C Dm Em F G Am Bb

Creio que seja esse msm.. entao... essas sao as notas que entrarao em uma musik com um tom C... eh regra? sim... tem exceção!? Milhares! Como sei qual nota dar? Ouvido.....

Em alguns casos existem sequencias bem manjadas tipo C G Am F que eh um intervalo muito usado... fora isso eh eh ouvido... tire musiks, procure o tom e estude o campo harmonico que ajuda tanto pra esses acompanhamentos quanto pra tirar musik em casa....

TONY BLANCO
Veterano
# jul/06
· votar


Hudson88

Se vc estiver interessado em saber como funciona vc achar um tom de uma música, vc tem que saber o que é uma Armadura de Clave.

Me passe seu e-mail, que eu te envio alguma coisa bem útil a respeito de tom musical

Hudson88
Veterano
# jul/06
· votar


......TONY BLANCO

pow jah era...


opior0000@yahoo.com.br

se tu tive um tempinho manda msm ...

brigadaum de coração......TONY BLANCO

Hudson88
Veterano
# jul/06
· votar


galera... brigadaum todo mundo mesmo....

jah me ajudaram pra kraio.....

sem noção....

mas se quizerem continuar ajudando melhor ainda neh..
hueahiuahaiu

boa noite

music_life
Veterano
# jul/06
· votar


Kra, é isso que a galera tah te falando, cada acorde tem uma determinada sequencia ligada ao seu campo armonico... e essa sequencia é formada pela escada daquele acorde...
por exemplo, o acorde de C é formado somente pelas notas isoladas sem sustenido... a escala de C é
C D E F G A B
então todas as notas da sequencia de C serão formadas utilizando-se dessas notas... por exemplo, pegue o acorde de C maior... a primeira corda é E q é a terceira de C, a segunda é C, a terceira é G, a quarta vc não toca, ou não deve tocar no caso de dedilhado e ai o baixo é C tbém na quinta corda... ai os outros acordes vão se formando, mas pra isso vc tem q conhecer teoria...
Mas assim, o básico é vc conhecer as sequencias...
C F G Am Dm
D G A Bm Em
E A B C#m F#m
F Bb C Dm Gm
G C D Em Am
A D E F#m Bm
B E F# G#m C#m

Qdo vc decorar isso e pegar um pouco de ouvido vc vai conseguir tirar mta coisa já, é como já te falaram, tem mtas excessões e mtas variações, mas isso q eu coloquei aki é basico... blz...

TONY BLANCO
Veterano
# jul/06
· votar


C F G Am Dm
D G A Bm Em
E A B C#m F#m
F Bb C Dm Gm
G C D Em Am
A D E F#m Bm
B E F# G#m C#m


Alguém poderia me explicar, o que significa isso?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pede uma nota e conseguem tocar... como???