Pede uma nota e conseguem tocar... como???

Autor Mensagem
O_Melhor_O_Modesto
Veterano
# jul/06 · Editado por: O_Melhor_O_Modesto
· votar


TONY BLANCO
C F G Am Dm
D G A Bm Em
E A B C#m F#m
F Bb C Dm Gm
G C D Em Am
A D E F#m Bm
B E F# G#m C#m

Alguém poderia me explicar, o que significa isso?


Creio que a primeira nota é um tom, os outros são seus respectivos tons vizinhos, exemplo, estando em tom de C, voce pode mudar para os tons de F, G, Am, Dm sem que a diferença seja perceptivel. Os tons vizinhos tem a diferença de no maximo 1 nota na escala.

tom de C, C D E F G A B

tom de F, F G A Bb C D E
tom de G, G A B C D E F#
tom de Am, A B C D E F G, igual ao de C pois é seu relativo menor.
tom de Dm, D E F G A Bb C, relativo de F.
tom de Em, E F# G A B C D, relativo de G

TONY BLANCO
Veterano
# jul/06
· votar


O_Melhor_O_Modesto

A parte de baixo está correto, mas a de cima, está complicado e os menos preparado, não vai entender

O_Melhor_O_Modesto
Veterano
# jul/06
· votar


TONY BLANCO
Editei mas acho que não mudou muita coisa, não sei como ser mais especifico.

TONY BLANCO
Veterano
# jul/06
· votar


O_Melhor_O_Modesto

O seu exemplo ficou legal, deu pra enter, o que não deu pra entender(para quem tem dificuldades em teoria) foi o exemplo do music_life

Ele fez certo mas depois ele complicou

Hudson88
Veterano
# jul/06
· votar


como assim "alguém pode me o que significa isso?"

essas sequencias estão erradas??????????

CaimDark
Veterano
# jul/06
· votar


tah, blz, eu sei CH, mas como que os cras sabem exatamente as progressões q tem q tocar? eles são TÃO foda assim?

como q eles sabem q depois do C não vem um G7 em vez do F7M????


Eles não sabem. E nem precisa. É isso que torna a harmonia tão interessante. Depois do C pode vir um G7, ou F7M. Ou Em, ou Dm, ou um Bb, Ou Bdim, ou um monte de outras coisas. E o cara não sabe "exatamente" qual é, mas qualquer uma dessas, ou de outras não citadas que ele fizer, vai estar certo, o que importa é a cara da harmonia que ele que dar. Ele pode fazer uma simples cadência autêntica, como Dm G7 C, ou usar acordes de empréstimo modal e SubV7s, e fazer C, F, Bb, Am, Dm7(9), G, Db7, C. E tudo isso está certo, e muitas outras coisas que não estão aqui também ficariam certo. Já repararam que cada vez que uma banda toca a mesma música ao vivo ela fica um pouco, ao as vezes muito, diferente?

É por isso que não dá pra decorar uma meia dúzia de progressões e já ficar fera em harmonia. Tem que estudar.

TONY BLANCO
Veterano
# jul/06
· votar


Hudson88

Vou tentar responder sua pergunta, no tópico que vc criou.

É simples e muito fácil de se aprender. Você tem que conhecer o que é uma "ARMADURA DE CLAVE" e depois ter algum conhecimento de "CAMPO HARMÔNICO".

E é bom decorar essas notas: F# C# G# D# A# E# B#(#) e Bb Eb Ab Db Gb Cb Fb (b)

Isso é um bom começo pra vc saber o tom de uma música

TONY BLANCO
Veterano
# jul/06
· votar


Hudson88

Recebeu meu material?

Se sim, me passe um e-mail, Ok?

The Blue Special Guitar
Veterano
# jul/06
· votar


Campo Harmonico de C:

C Dm Em F G Am Bb


:S

Hudson88
Veterano
# set/06
· votar


Olá a todos... depois de mto tempo sem postar eu voltei...

quero agradecer e dizer que aprendi muita coisa aqui com vocês...

" mas para aproveitar o tópico, estou aberto a mais dicas..."

pq msm estando um pouco mais por dentro do assunto, ainda tenho algumas duvidas, de como improvisar...


obrigado.......

Hudson88
Veterano
# set/06
· votar


[b]Como eu faço para ler solos..............


tem alguem ae que possa me ajudar.........???


Obrigado.







PS.: vou aproveitar o topico, antes que venha alguem dizer " essa assunta jah foi tratato, bla bla bla...".

Pardal
Veterano
# set/06
· votar


Hudson88:

Para você ler solos tem de estar familiarizado com a linguagem em que o mesmo está escrito, e isso requer prática com a linguagem. Se for partitura, moleza, você pode sair tocando músicas que nunca ouviu, agora se for tablatura... Aí tem de ter ouvido o solo pra saber quanto tempo dura cada nota, masa visualização de como fazer será mais rápida. Mas fique calmo: quanto À primeira pergunta do tópico, defato ajuda saber campo harmônico, mas você tem um fator complicador: os famigerados acordes substitutos...Não é horade eu tratar disso, inda mais com você que mal começou a engatinhar em teoria... mas tem músicos que tiram de ouvido na hora, eu já fiz muito isso, esabe como você consegue? Tentando! Pega primeiro umas músicas do Skank pra treinar, quesão bem fáceis harmonicamente, e depois vai complicando. Eu posso megabar de ter tirado samba do avião com solo e acompanhamento juntos de ouvido... mas começei com prática de ouvir CD´s e ir ''tirando'' as músicas enquanto ouvia. É mais prática que teoria, é assim que no interior o povo aprende a tocar... E tocam, um e outro, muito bem!

Hudson88
Veterano
# set/06
· votar


Hum...

Mas você Pardal, nunca teve um professor...?


Aberto a dicas.........

albertoellobo
Veterano
# set/06
· votar


Hudson88
Carinha, o "pulo do gato" para esta "façanha" está no conhecimento sobre harmonização, pois, como vc mesmo perguntou, existe sim um conjunto de notas e acordes que sempre acompanham um determinado tom , o que chamamos de Campo Harmônico. Esse assunto é muito complexo, diverso e até contraditório, pois algumas vezes os musicos subvertem regras de hamonizações, dentro de uma lógica de sempre obedecer ou retornar à tônica (resolver a música).

Com o tempo e a pratica do aprendizado vc entenderá melhor a funcionalidade dessa técnica.

Abraços!

Midgard
Veterano
# set/06
· votar


eu nao consigo isso =/

Pardal
Veterano
# out/06
· votar


Hudson88:

Eu começei sem professor, em 2003. Aí no começo de 2005, eu tive três aulas com um cara que tocava demais, pegava o violão e tocava Jesus Joy of men´s desirings que eu tava treinando de tablatura, só que ele não praticava a muito tempo a música e tocou muito melhor do que eu... Aí ele me disse que eu podia tocar melodia e acompanhamento ao mesmo tempo, e isso revolucionou minha forma de tocar. Depois dessas três aulas, nunca mais vi o cara, e começei a pegar várias músicas, Tom e Cantor Cristão, por exemplo, e tirava a melodia no violão, depois cantando tirava a harmonica e ficava às vezes dias às vezes 2o minutos fazendo um arranjo que combinasse melodia e harmonia, e tudo à base de experimentação, pois não tinha pego nenhuma partitura de violão pra estudar como se fazia isso. Aí, no meio do mesmo ano, começei a ter aula com o cara que tá até hoje como meu professor, e aí eu fui pegar partitura, técnica, fazer exercícios e tal. Ninguém admite isso, mas depois de treinamento orientado, você melhora o seu "ouvido", conseguindo pegar músicas de primeira (o acompanhamento). Antes de ter aula com ele é que eu peguei a samba do avião do jeito que falei. Agora, tô no segundo semestre de música na UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais), pretendendo ser professor, que é a profissão mais nobre que existe. Só tive professor, como pode bem ver, desde o ano passado, e dá um crescimento muito bom, portanto recomendo a todos que se esforçem por procurar um, se não tiverem. Existem também muita coisa boa escrita de tal forma que você pode estudar sozinho teoria, mas tem que ter paciência e o ideal é ter um professor só de TEORIA!!! Eu mesmo não tenho, mas na facu os professores são, alguns exibidos, outros humildes, mas todos conhecem muito de tudo em música, então vez por outra soltam umas informações preciosíssimas sobre várias coisas, inclusive harmonia. Eu por exemplo aprendi substituição de acordes com um professor de teclado (na aula ele estava explicando a harmonização de certas músicas e pintou o assunto). O albertoellobo até citou que certos músicos "subvertem regras de harmonização, dentro de uma lógica de sempre obedecer ou retornar à tônica", o que não é bem verdade: além de existirem os modos diatonais (pelo menos uns 18), você tem o que se chama de modulação: você tanto pode mudar o tom da música de uma hora para outra como fazer empréstimos modais, que envolvem tanto tonalidades diferentes quanto modos diferentes. Mas de fato o mais importante para desenvolver ouvido é tocar todo tipo de música, desde clássico e tal, até jazz, choro, bossa-nova, beattles, rock, MPB e etc... Pois aí seu ouvido vai acostumar a ouvir essas coisas (pois tem que acostumar o ouvido a ouvir, viu? Soa estranho, mas altamente necessário para desenvolver o ouvido) mesmo que você não goste, e além do mais, ao tocar, você estará condicionando sua mão também a produzir esses "barulhos". E quando ouvir qualquer música, vai ter enorme facilidade de tirá-la de ouvido. Regra ler "o ouvido pensante" também.

diditarra
Veterano
# out/06
· votar


Tony Blanco isso e Cifras... e as notas pertencentes a cada TOM

TOM= pod ser chamado VURGAMENTE como primeira nota da cançao (nem sempre)

Para tirar certas musicas vc prescisa de "ouvido " para perceber o TOM que a musica esta

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pede uma nota e conseguem tocar... como???