Como tocar Violão? Iniciante mesmo!

Autor Mensagem
ernanijr
Veterano
# jun/06


Parece ridicula a pergunta mas é isso mesmo.

Quero começar sozinho, mas preciso de uma ajuda, me desculpem por eu não saber nada ainda.

Peguei um programa para afinar o violão, aqueles que medem o tom com o microfone (Tune!It). Parece que deu certo, pois conferi com outro programa que emite o som de cada corda. Quanto à isso, superado.

Peguei uma apostila super recomendada aqui no forum (esqueci o nome, tem umas 130 pags), li e entendi quase nada.

Pequei uma letra cifrada para ver se eu entendia. Ai sim passei a entender melhor.

Tentei tocar o C e o G só pra começar. Peguei a musica Será do Legião.

A posição dos dedos da mão esquerda acho que entendi pelo desenho. Mas o que faço com a mão direita? Bato em todas as cordas? Puxo as cordas? Quais? Como? hehehe... parece facil, mas não sei fazer...

Assim... Mal consigo posicionar a mão esquerda pra fazer o C. Ou seja, trocar rapidamente para o G ta impossivel. É normal isso?

Por favor, respondam educadamente, não sei tocar, tenho medo da minha pergunta parecer ridicula. Mas não é. Quem pega no violão pela primeira vez tem dúvidas semelhantes. Obrigado mesmo!

be yourself
Veterano
# jun/06
· votar


Cara,relaxa...

Vou te ajudar..Vamos lá?

Sobre os acordes cara, A (Lá) Você toca (Mão direita) apartir da penultima corda...
E (Mi) Toca todas
C (Dó) Toca apartir da penultima corda
B (Si) Apartir da penultima corda tambem
D (Ré) Apartir da 4° Corda
F (Fá) Todas
G (Sol) Todas

Vou botar as formas de cada acordes,Bem basico ok?

be yourself
Veterano
# jun/06
· votar


Dó (C)


e---0---------------------------------------------------
B---1---------------------------------------------------
G---0---------------------------------------------------
D---2---------------------------------------------------
A---3---------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


Ré (D)


e---2---------------------------------------------------
B---3---------------------------------------------------
G---2---------------------------------------------------
D---0---------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


Mi (E)


e---0---------------------------------------------------
B---0---------------------------------------------------
G---1---------------------------------------------------
D---2---------------------------------------------------
A---2---------------------------------------------------
E---0---------------------------------------------------


Fá (F)


e---1---------------------------------------------------
B---1---------------------------------------------------
G---2---------------------------------------------------
D---3---------------------------------------------------
A---3---------------------------------------------------
E---1---------------------------------------------------


Sol (G)


e---3---------------------------------------------------
B---3---------------------------------------------------
G---0---------------------------------------------------
D---0---------------------------------------------------
A---2---------------------------------------------------
E---3---------------------------------------------------


Lá (A)


e--0----------------------------------------------------
B--3----------------------------------------------------
G--3----------------------------------------------------
D--3----------------------------------------------------
A--0----------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


B (Si)


e--2----------------------------------------------------
B--5----------------------------------------------------
G--5----------------------------------------------------
D--5----------------------------------------------------
A--2----------------------------------------------------
E------------------------------------------------------



--

Pronto cara,trate de treinar estes acordes!!! Até estar montando eles com rapidez..E relaxa,não é impossivel trocar acordes de A para G...Eu tô tocando uma música Jazz que tem os acordes mais dificeis da música,Ou seja,Acordes que não são perfeitos...

E treine tambem exercicio de cromatismo

Em qualquer corda: 1-2-3-4
Com a ajuda de um metronomo
www.metronomeonline.com

Abraços e espero ter ajudado! E não desista!!!!! :)

ernanijr
Veterano
# jun/06
· votar


AAAAAAAAaahh... entendi a ultima que você se refere é a de cima (mais perto do rosto)? ou a de baixo (mais perto da perna)? hehehe Foi mal a ignorancia mesmo.. hehehe... eu vi que elas são contadas de baixo pra cima, é isso mesmo?

e, B, G, D, A, E são as cordas, certo? e os números do lado, o que significam? Mas a ordem de cima pra baixo é o contrario, certo?

Rifferman
Veterano
# jun/06
· votar


ernanijr
os numeros, são as casas q vc vai por os dedos

use isso: http://www.cifraclub.com.br/dicionario.php

digita o nome do acorde, ex: C
ele vai te passa um desenho com numeros, os numeros são dedos
indicador = 1
medio = 2
anelar = 3
minimo = 4

a risca grossa é o capotraste (parte q fica antes da 1ª casa)
as riscas finas são os trastes, demarcando as casas

Rifferman
Veterano
# jun/06
· votar


vão sair varios desenhos, o 1º é o mais comum e mais facil

be yourself
Veterano
# jun/06
· votar


ernanijr

Isso,A primeira é a mais fina e a ultima a mais grossa..

Sim.. e,B,G,D,A,E são são os nomes das cordas!

_Douglas_
Veterano
# jun/06 · Editado por: _Douglas_
· votar


Abre um site aí e escolhe uma música fácil de tocar (tipo Legiao Urbana) aí vai vendo o desenho de como fazer o acorde.

Na mão direita acho que o segredo é ouvir a música e tentar "imitar o ritmo" tocando no violão...

ernanijr
Veterano
# jun/06
· votar


Obrigado galera...

Vou continuar tentando, a medida que sugirem minhas dúvidas vou solicita-los novamente... hehehe

Quando eu souber prometo ter a mesma paciencia e ensinar tbm...

Obrigado!

Rifferman
Veterano
# jun/06 · Editado por: Rifferman
· votar


e, B, G, D, A, E são as cordas, certo?

e = 1ª (mais fina)
B = 2ª
G = 3ª
D = 4ª
A = 5ª
E = 6ª (mais grossa)


segue o link com uma imagem que mostra todas as notas da escala das soltas (0) até a casa 13
com os sustenidos, sustenido é um semitom em cima da nota, ex: C, com um semiton a mais C# (# = sustenido) (uma casa pra frente, pra cima)
existem tb o bemol, q é um semiton abaixo da nota, ex: B, com um semiton abaixo Bb (b = bemol) (uma casa pra tras, pra baixo)

LINK: http://img372.imageshack.us/img372/4818/escala9hx.jpg

salva no teu pc pra tu num perde

é oq o be yourself disse, treina bem esses primeiros acordes, até todos sairem bem definidos e vc conseguir mudar de um para o outro.
depois passe para acordes sustenidos e bemois, e assim por diante...

tdo munda q começa ja quer sair tocando rsrsrs
compra na banca de jornal, aquelas revistinhas de cifras sabe?
pega uma da legião urbana q é bem facil e fica treinando

se num tiver força de vontade nem adianta, pq ninguem vai te falar q vai ser facil aprender

pega tb cifras do site do cifraclub das musicas q vc gosta, pra vc ir aprendendo
mas num va cata umas mto dificil, ja q vc ta começando.

boa sorte, e pode conta com a nossa ajuda aew!!!

ernanijr
Veterano
# jun/06
· votar


e---0---------------------
B---1--------------------
G---0--------------------
D---2--------------------
A---3--------------------
E-------------------------

Restou uma dúvida...
Entendi o e, B, G... agora... o que é o 0, 1, 0, 2, 3?
Tem um que é 2, 5, 5, 5, 2...

O que são?

MatheusMX
Veterano
# jun/06
· votar


ernanijr

Entendi o e, B, G... agora... o que é o 0, 1, 0, 2, 3?
Tem um que é 2, 5, 5, 5, 2...

O que são?


as casas de cada corda :
corda e = casa 0 (corda solta)
corda B = casa 1
corda G = solta
corda D = casa 2
corda A = casa 3

isso é um acorde de C (dó)

o 2, 5, 5, 5, 2 é um B (si)

Rifferman
Veterano
# jun/06
· votar


ernanijr
0 é a corda solta

faça uma pestana na casa 2
pestana, é segurar (precionar) todas as cordas de uma vez com o 1 dedo esticado.

http://www.cifraclub.com.br/dicionario.php
entra e digita B
veja o desenho dele ai

ernanijr
Veterano
# jun/06 · Editado por: ernanijr
· votar


Entendi... vou observar os desenhos... obrigado.

TonyMad
Veterano
# jun/06
· votar


emanjir, sempre faça perguntas, mesmo q te pareçam extremamente idiotas. Alias, não existem perguntas idiotas. Idiota é ficar com a duvida e não perguntar.
Todos nós começamos do zero um dia, e tivemos as mesmas duvidas. No começo é complicado mesmo fazer os acordes, principalmente o F (lá) e B(Si), que envolvem pestana. Mas treinando, com o tempo vc pega o jeito e tudo se torna natural.
Boa sorte no aprendizado, e pergunte sempre que precisar.

TONY BLANCO
Veterano
# jun/06
· votar


ernanijr

Na boa mesmo, trate de entrar numa escola, de nada adianta métodos e métodos, apostilas e apostilas e afins, se não tiver um bom professor ao seu lado(palavras do Helder Bello) Procure uma escola e seja feliz.

Enfim...

ernanijr
Veterano
# jun/06
· votar


Obrigado pelo apoio!

Quanto a questão sobre entrar numa escola de música... é óbivio que ao lado de um professor as coisas ficam mais faceis, mas infelizmente nem todos tem dinheiro ou tempo para buscar tal ajuda.

Acredito na capacidade das pessoas e que com vontade, determinação e alguns amigos para ajudar (como vocês, por exemplo), podemos superar as dificuldades e tocar um instrumento musical sim.

As dúvidas que eu dizia que eram bobas foram esclarecidas e me ajudou a entender e a fazer a leitura dos acordes (não sei se é acorde mesmo).

Mas enfim, de ontem para hoje já consegui tocar algumas notas, acredito eu, com perfeição, e para quem nunca tinha pego num violão, foi um sucesso absoluto.

Em breve consiguirei fazer as combinações e tocar minha primeira música. Até lá, não desistirei.

Obrigado àqueles que apoiam minha iniciativa. E que esse tópico sirva de ajuda a outras pessoas.

TonyMad
Veterano
# jun/06
· votar


Obrigado pelo apoio!

Quanto a questão sobre entrar numa escola de música... é óbivio que ao lado de um professor as coisas ficam mais faceis, mas infelizmente nem todos tem dinheiro ou tempo para buscar tal ajuda.

Acredito na capacidade das pessoas e que com vontade, determinação e alguns amigos para ajudar (como vocês, por exemplo), podemos superar as dificuldades e tocar um instrumento musical sim.


Kra, da pra aprender mta coisa sozinho sim. Eu ja toco violão a 7 anos. Não sou maravilhoso, mas tiro bastante musica. Mas é fundamental alguem te mostrar e ensinar algumas coisas ao vivo, saca? Tem mta coisa q não da pra aprender so lendo. Mtos dedilhados q aprendi foi pq um primo me ensinou. Agora, com a guitarra, vou ver se pego umas aulas nas ferias pra aprender algumas coisas.

ernanijr
Veterano
# jun/06
· votar


Boto fé... claro que presencialmente é outra coisa... quando eu soúber ao menos um pouquinho vou sentar com amigos para melhorar...

Agora tenho mais uma dúvida... só como exemplo:
A7+
Quando Deus te desenhou

Tipo... nunca entendi isso, quer dizer que nesse trecho da música só toco UMA VEZ esse acorde? Ou toco esse mesmo acorde mais de uma vez? A mão só desce ou desce e sobre?

E.K
Veterano
# out/06
· votar


Gente, sinceramente gostei pra caramba das explicações deste fórum!
Até estava meio sem graça de fazer perguntas, pois sou extremamente leigo no assunto! Na verdade, sobre violão, só aprendi que as pontas dos dedos doem pra caramba! hehehe
Mas vamos lá às dúvidas:
Neste desenho me pede pra usar 5 cordas... oras, mas eu só consigo usar 4 dedos!!!
Vejam:

e--2----------------------------------------------------

B--5----------------------------------------------------

G--5----------------------------------------------------

D--5----------------------------------------------------

A--2----------------------------------------------------

E------------------------------------------------------

O que devo fazer?
Ou melhor, é pra eu tocar uma nota de cada vez?
Mas li que quando os números estão um abaixo do outro devo tocar todos d’uma vez.

Xí, acho que fiz pergunta demais né?
Desculpae glr, mas é que minha vontade em aprender ta gigaaaaante e se v6 não me expulsarem antes, prometo encher o saco com minhas dúvidas!

Obrigado à tds!!!
{EK}

Bog
Veterano
# out/06 · Editado por: Bog
· votar


E.K

Em 1 palavra: "pestana"
Em 4 palavras: "pestana na segunda casa"

Pestana você faz colocando o indicador esticado por sobre as cordas. Todas elas, normalmente (tem uns acordes esquisitos que não, mas ignore-os por enquanto).

Hahhah, agora não serão mais só as pontas dos dedos a doer...

Pardal
Veterano
# out/06
· votar


A7+ É um acorde feito da seguinte maneira:

e= 0
B= 2
G= 1
D= 2
A= 0
E= X

É um acorde com dissonância. Não dápara eu te explicar, é muito grande, mas é um dos acordes mais bonitos que tem.

TheChaosSpirit
Veterano
# out/06
· votar


http://www.mvhp.com.br/violaob.htm

El_Cabong
Veterano
# out/06
· votar


Alguém sabe onde eu posso encontrar tablaturas ou cifras de todos os acordes possíveis no violão.
Maiores, menores, sétimos, diminutos, 5+, menores sétimos, sétimos aumentados, ...
Eu só conheço os acordes básicos, alguma coisa de escalas, etc.

TheChaosSpirit
Veterano
# out/06 · Editado por: TheChaosSpirit
· votar


pesquizando no google

exemplo penta ou 12 bar
http://www.google.com.br/search?hs=3UE&hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=o rg.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial_s&q=pentat%C3%B4nica&btnG=Pesquisar&meta =

12 bar
http://www.google.com.br/search?hs=ppt&hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=o rg.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial_s&q=12+bar+blues&btnG=Pesquisar&meta=

E.K
Veterano
# out/06
· votar


KKKKKKKK
Vlw Bog, vou tentar, mas acho q tenho defeito no dedo, pq em forma de pestana está impossível pressionar a corda "B".
Em todo caso, vou tentando!
OBRIGADO!!!

Bog
Veterano
# out/06
· votar


E.K

Vai tentando que uma hora você descobre uma posição. A dica que eu dou só é que não é tanto uma questão de força. Tem sim que fazer um pouco de força, mas não como muita gente pensa, fazendo uma "pinça" e apertando com o polegar. A força tem que ser de "puxar" o braço para trás. Outra dica: afaste o braço do corpo, para não deixar o pulso muito dobrado para dentro.

anonymous4
Veterano
# out/06
· votar


E.K

Quando vc começa a fazer pestanas, vá com um pouco de calma pq elas exigem bastante força da mão.
Regra básica: Doeu, Para.

Vai treinando um pouco cada dia até vc ir ganhando força... ou então faça academia antes de tocar, pensou que tua vida ia ser fácil? euahe
Zuera man, mas vá com calma pegando força.

kiki
Moderador
# nov/06
· votar


ernanijr
tem duas coisas basicas que voce perguntou

-como tocar as cordas.
Voce monta o Acorde com mão esquerda no braço do violão, e tem que faze-las soar com a mao direita perto da boca do viõlão. (se voce for destro).
Voce pode tocar como Batida ou como Dedilhado, basicamente.

Batida é quando voce passa com os dedos ou com uma palheta em todas, ou quase todas as cordas, para soar todas as notas do acorde juntas. Pode ser pra cima ou para baixo. É o mais comum em músicas Pop rock. Vale a pena ver pessoas tocando, ou videos.
Começe com notas simples (A, E por exemplo) e desça passando o dedão em todas as cordas, e suba com o indicador.

Dedilhado é quando voce toca as cordas individualmente, para as notas de cada corda soar individualmente.
Cada um serve a um tipo de musica diferente. O legal é voce ver vídeos dos musicos que voce gosta, e ver pessoas tocando ao vivo, e ver o que acha.

-Mudança dos acordes.
Sim, é perfeitamente normal não conseguir mudar os acordes. A mudança de C para G é bastante dificil no começo.
Mai importante que mudar rápido, é montar o acorde direito. Recomendo a seguinte sequencia:
D - A - D - D7 - G - A7 e volta pro começo
toque cada acorde apenas uma vez, com o dedão. passe o dedão por todas as cordas, menos no D e no D7, evite a ultima corda (a mais grave).
Os acordes tem que soar limpos. Comece motando o acorde na mão esquerda, e toque as cordas uma a uma. todas tem que soar, cuidado para um dedo não esbarra em outra corda e abafar o som. Use sempre a ponta dos dedos, e não a "barriga" do dedo. Exceto nas pestanas, claro.

Faça essa sequencia bem devagar. Lembre-se que o importante é fazer o acorde soar limpo.

esse exercício é pra aprimorar a mudança dos acordes. depois, pode ir inventando outras sequencias com outros acordes.

Uma dica: não encane com acordes complicados no começo. A7+, G7/5-, etc. Comece com os Maiores (A, C, G, etc.) e os menores (Am, Dm, Em).

E.K
Pestana é uma coisa sem pressa. Vá treinando aos poucos, e enquanto isso vá tocando músicas sem pestana.
Eu ficava encanado, treinando que nem um doido, até doerem meus dedos, e não conseguia. Ai comecei a fugir de pestana (acho que todo mundo tem uma fase fugir da pestana). Depois, quando eu menos percebi, já tava fazendo.
não tenha pressa.

espero que ajude

boa sorte!

Ch4p0L1N
Veterano
# nov/06
· votar


vc ensinou o acorde de B errado

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como tocar Violão? Iniciante mesmo!