Pardal Veterano |
# out/07
· votar
dlima
Alguns exercícios envolvem primeiro se concentrar em um único movimento. Como você é iniciante e já vi estes problemas com alunos, existem exercícios que trabalham coordenação motora que devem ser feitos em separado, mão direita e esquerda, antes de unir os dois.
Antes, porém, é importante dizer da imnportância dos exercícios. Como eu começei a aprender sozinho te digo que se você fizer alguns exercícios antes de tocar, vai ficar mais fácil, e depois para tirar novas músicas você já terá um par de mãos acostumado a movimentos que com certeza você vai usar uma hora ou outra. Dito isto...
Primeiros exercícios: mão direita. Sim, mão direita!!! Sabe porque os destros dedilham com a mão direita? Porque por mais que não pareça, os movimentos dessa mão são mais difíceis de se realizar e devem ser automatizados, isto é, devem ser feitos quase sem se pensar neles.
Exercícios de batido:
Deixe a mão direita bem relaxada, mantendo os dedos unidos,um do lado do outro, e a ponta do polegar encostando no lado da ponta do indicador, como se você estivesse segurando uma caixa de óculos. A primeira coisa que você deve observar é que o braço não deve se mover de cima para baixo, antes o pulso deve girar, e o antebraço gira com ele. Isto torna o movimento menor e, por isso, cansa menos e permite maior velocidade e continuidade. Mas não vamos fazer rápido, vamos fazer certo, ok?
1-com as unhas dos quatro dedos (indicador, médio, anular e mínimo), vamos apenas descer, golpeando as cordas, e para subir usaremos o polegar. Faça isso girando o braço e não com ele subindo e descendo. Vamos tentar manter o mesmo tempo entre um golpe e outro. Se você não tiver metrônomo, use o relógio por enquanto, mas o mais adequado é ter o referido instrumento.
2-Agora vamos variar um pouco: vamos descer com os quatro dedos, esperar dois tempos (se quiser, pode fingir que golpeia com o polegar no tempo que vai ficar vazio, o que faz com que sua mão se preparepara golpear novamente), descer de novo com os mesmos quatro dedos e subir com o polegar, e tentar repetir isso de forma que tenhamos golpe para baixo durando dois tempos/golpe para baixo durando um tempo/golpe para cima durando um tempo / golpe para baixo durando dois tempos/golpe para baixo durando um tempo/golpe para cima durando um tempo / golpe para baixo durando dois tempos/golpe para baixo durando um tempo/golpe para cima durando um tempo etc...
Tá bom para começar, vamos à palheta (se você tiver). segure a palheta de forma semelhante à descrita anteriormente sem palheta. A ponta da palheta deve apontar não para o meio, perpendicular ao violão, masum pouco mais para dentro, em diagonal, com seu eixo criando um ângulo de 60° com as cordas. Deoutra forma, a palheta sairia da sua mão aos poucos.
1 e 2- Repita os exercícios para batido, mas com a palheta. Lembre do tempo, tente manter um ritmo (para isso, começe devagar) e evite colocar muita ou pouca força no golpe. Lembre-se de alternar o golpe: para cima, para baixo, etc...
3-nota por nota: com esse exercício, você se acostumará a tocar uma só corda de cada vez. deverá manter o ritmo também, e não se desespere por fazer rápido: façacerto. O movimento e a posição serão semelhantes aos já descritos, mas o movimento será menor pois ao invés de golpear todas as cordas, será apenas uma. Também alternando, toque três vezes a primeira corda (a mais aguda), depois três vezesa segunda, terceira, etc... quando chegar à sexta, toque mais três na quinta, depois na quarta, depois na terceira e repita até conseguir estabilizar o ritmo e a precisão do movimento. Novamente, não se desespere quanto à velocidade: faça beeeem devagar. O importante é fazer certo. Obs: vamos neste exercício alternar os golpes mesmo ao mudar de corda, isto é, na primeira corda, a ordem dos golpes será para cima/para baixo/para cima, então na segundaserá para baixo/para cima/para baixo. ok?
Agora, finalmente o dedilhado! Agora, deixe a palheta de lado e vamos trabalhar com os dedos. como na palheta nós alternamos o golpe, na hora de usar os dedos vamos alterná-los. temos aí quase que o mesmo exercício descrito anteriormente, mas temos mais possibilidades. vamos a elas.
1a-alterne os dedos indicador e médio e, a cada corda, toque três vezes, começando da primeira e indo para a segunda. Novamente, quando chegar à sexta corda, recomeçe das graves para as agudas. Evite mexer a mão, o pulso, ao dedilhar. Para evitálo, começe apoiando o polegar sobre a sexta corda ou o tampo. Se apoiar sobre a sexta corda, deve levemente retirá-lo ao fazer o dedilhado nesta corda, por motivos óbvios. 1b-Ao invés dealternar o indicador e médio, alterne indicador e anular. 1c-Agora com médio e anular. É mais difícil, portanto deve ser feito mais vezes. 1d-Agora alterne os três, começando com o anular, depois golpeando com o médio e a terceira nota será dada pelo indicador. Lembre-se do ritmo e evitedar mais volume para uma ou outra nota (esta dica é para todos os exercícios de dedilhado)!! No máximo, dê mais volume ao primeiro golpe na corda.
2-Vamos agora usar o polegar e os três dedos. Golpeie a sexta corda com o polegar, a terceira com o indicador, a segunda com o médio e a primeira com o anelar, um de cada vez. Tente manter um ritmo. Depois o polegar irá golpear a quinta corda, os dedos continuarão a golpear as referidas cordas. Por fim, o dedão baterá na quarta corda. Faça várias vezes, e depois de acostumar, começe a variar livremente a corda que o polegar irá tocar.
3-Agora, o polegar só irá tocar a sexta corda, e serão os outros dedos que alternarão. você tocará uma destas alternativas de cada vez, mantendo um ritmo: indicador: quinta corda, médio quarta corda, anelar terceira corda; indicador quarta corda, médio terceira corda, anular segunda corda.
Existem vários exercícios de dedilhado no método de Abel Carlevaro, se você quiser adquirir, mas estão escritos em partitura, e envolvem mão esquerda também... Por enquanto estamos treinando só com uma mão de cada vez, ok?
Agora, vamos à mão esquerda. Finalmente, hein? Post gigante, que horror! Masnão dava pra resumir e ser claro, pelo menos eu não conseguiria. Mas vamos lá. Antes de tudo, procure apoiar o polegar no braço do violão; imagine que no meio do braço você colou uma tira de fita crepe, demarcando o meio do braço com uma margem dequase dois centímetros. É nesta área que seu polegar deve se apoiar, pois só com esta posição dá pra fazer pestana, pois ela dá mais apoio, aumenta a extensão que seus dedos podem percorrer sem que você mova a mão (lei do mínimo esforço, oba!!!) E ainda facilita na hora de tocar nas casas mais de dentro do violão (aquelas além do bojo, mais perto da boca).
1-Esse é muito usado também para guitarra. Começe na primeira corda, e como o exercício de dedilhado, este exercício de digitação tomará como base a idéia de tocar três notas em cada corda, isso porque as escalas mais comuns usam digitações com no máximo três notas por corda e você já se acostuma com os movimentos. No entanto, agora você não usará a mão direita, só a esquerda, e portanto não vai ouvir o exercício... Mas espere, depoisde fazer o exercício de dedilhado e se sentir segura, poderá começar a sincronizar os dois movimentos. Mas agora, assim de cara, vamos com calma. ok? Tente deixar os dedos o mais próximo possível da escala (ou espelho, ou ainda teclado) do violão. Essa peça é a em que você aperta os dedos contra as cordas. primeiro aperte, com o dedo indicador da mão esquerda que chamaremos de 1, a primeira casa da primeira corda; em seguida, aperte a segunda casa com o dedo dois que, quem diria! Éo médio da mão esquerda. Enfim, toque a terceira nota, com o mínimo (que chamaremos convenientemente de 4), na quarta casa. repita este movimento nas outras cordas, conforme descrito nos outros exercícios nota-por-nota. Depois de chegar à sexta corda, toque denovo na mesma, mas agora o dedo 1 tocará a segunda casa, o 2 a terceirae o 4 a quinta. quando chegar na primeira, faça o mesmo: "arrede" o movimento uma casa para frente. Lembre-se de manter o polegar da mão esquerda no meio do braço e de tocar com ritmo!!!
Aí você vai me perguntar: porque o mínimo e não o anular (dedo 3)? Porque se você começar com o anular, vai ficar que nem eu, que demorei muito para corrigir este problema, que deixava o mínimo muito longe da escala quando não era tocado ou não era um dos primeiros a ser tocado no exercício. Desta forma, você observará desde já o manter este dedo bem próximo à escala e não precisará resolver isto depois.
Existem várias variações deste exercício, de forma que, com três notas por corda, alternando os dedos da mão esquerda, temos uma combinação máxima de, sem repetir dedos, 24exercícios. Mastudo a seu tempo. ok?
2-Agora o famoso 4x4: agora sim, tocaremos quatro notas por corda, dedo 1 primeiracasa, dedo 2segunda, 3 terceira, e 4 quarta casa. Da mesma forma que o primeiro exercício de digitação, iremos pelas cordase, ao chegarmos num dos "limites" do violão, arredaremos o movimento uma casa.
Por enquanto acho que é o suficiente. Se você fizer cada exercício uma vez por dia, agora que está começando, já vai ser até muito. Recomendação importante: se está com dificuldade em um exercício, faça mais devagar e mais vezes.
|